SóProvas


ID
2376388
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PEFOCE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

      No trigésimo dia após o evento gerador da ocorrência policial, determinado paciente compareceu ao instituto médico-legal para exame complementar. Conforme relatório médico apresentado, o paciente havia sofrido fratura exposta no membro superior direito e sido submetido a cirurgia ortopédica reparadora. As lesões estavam em evolução, no que se refere à consolidação óssea, mas já ocorrera a cicatrização da ferida na pele, com irregularidades e neoformações conjuntivas entre as bordas.

Com base no caso hipotético apresentado acima, julgue o item que se segue, acerca de traumatologia forense.

Caso a lesão descrita tenha sido produzida por projétil de arma de fogo, é correto inferir que se tratou de instrumento perfurocontundente. Adicionalmente, caso haja sinais de buraco de mina (Hoffman), será correto inferir que o tiro foi dado com a boca da arma encostada na pele da vítima.

Alternativas
Comentários
  • Onde está o erro?

  • Os sinais de Hoffman não se aplicam aos ossos do braço, conforme descreve o ferimento do texto.

  • Erro está em "na pele". Não necessariamente. Se fosse sinal de Benassi, estaria correta.

  • Pelo que entendi além do tiro ser encostado é necessário também que haja osso subjacente para que sejam produzidos os sinais de Hoffman. A questão dá a entender no enunciado que o disparo apenas passou pela pele, não comentando do osso.

  • tipo da questão sem vergonha ... mal formulada

  • Exame perinecroscópico: Para caracterização do ferimento de tiro encostado é necessária a exsitência de pelo menos um: Boca de mina ou Sinal de Werkgaertner.