SóProvas


ID
2377162
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

No contexto de políticas públicas do Estado brasileiro, o conjunto de práticas que visam demolir barreiras sociais, culturais, econômicas e políticas que impliquem em exclusão ou desigualdade corresponde a

Alternativas
Comentários
  •  

    A equidade social é um conjunto de práticas que pretende demolir todas as barreiras sociais, culturais, econômicas e políticas que impliquem em exclusão ou desigualdade. Seu objetivo final está independente das circunstâncias que se encontram. Todos os membros da sociedade têm as mesmas oportunidades e direitos.


    ... Via conceitos.com: https://conceitos.com/silogismo/

     

    Ps. Tema da prova de Redação do TRE/SP

  • Gab. "E" 

     

    Equidade social também revela o uso da imparcialidade para reconhecer o direito de cada um, usando a equivalência para se tornarem iguais. A equidade adapta a regra para um determinado caso específico, a fim de deixá-la mais justa.

     

    #DeusnoControle 

  • GABARITO: E

    A queda de qualquer barreira se dá pela equidade. Quando temos o tratamento igual para os iguais e desigual para os desiguais na medida dessas desigualdades, temos a equidade.

     

    #Ponto do Concursos - Prof. Vinicius Ribeiro

  • O professor Gustavo Knoplock sempre aconselha : aprenda muito bem o português, pq ele pode ajudar e muito em todas as questões de prova. Olha o exemplo nessa questão:

    equidade qü,qu/ substantivo feminino

    1. apreciação, julgamento justo.

    2. virtude de quem ou do que (atitude, comportamento, fato etc.) manifesta senso de justiça, imparcialidade, respeito à igualdade de direitos.

  • De acordo com o Caderno de Orientações Técnicas do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, a equidade social pode ser definida como um conjunto de práticas que pretende demolir todas as barreiras sociais, culturais, econômicas e políticas que impliquem em exclusão ou desigualdade.

    Sobre a letra A, os conceitos de centralização e descentralização não são desconhecidos, por serem decorrentes da simples formação das palavras. Pensando na vida real, sabemos que “pessoas centralizadoras” são aquelas que realizam as tarefas sem qualquer distribuição de parcela da atribuição a outras pessoas, ao passo que a descentralização pressupõe a existência de, pelo menos, duas pessoas distintas.

     

    Sobre a letra B, democracia pode ser entendida como um governo em que o povo exerce a soberania ou sistema político em que os cidadãos elegem os seus dirigentes por meio de eleições periódicas.

     

    Sobre a letra C, gestão local significa o gerenciamento ou a administração específica de uma instituição, empresa, entidade ou território.

     

    Sobre a letra D, a cidadania envolve a condição de pessoa que, como membro de um Estado, acha-se no gozo de direitos que lhe permitem participar da vida política.

  • "...impliquem em..."