SóProvas


ID
2377171
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Assinale a opção correta, a respeito dos sistemas de apropriação de custos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E

    A) O custeio por absorção considera o custos fixos e variáveis como componentes do custo total do produto, já o custeio variável apenas considera o custo variável como custo, o custo fixo é alocado no resultado.
    Por fim, não há o que se falar em rateio de custo direto, apenas dos custos indiretos.

    B) No custeio por absorção, o valor destinado ao aluguel da fábrica é contabilizado como custo indireto do período

    C) Custeio Pleno ou RKW: são apropriados aos produtos todos os custos e despesas do período, inclusive as despesas financeiras, administrativas e de vendas. É utilizado para fins gerenciais

    D) Errado, o custo padrão determina um "custo ideal" a ser perseguido pelo departamento de produção, cuja finalidade é fixar  uma base de comparação entre o que ocorreu de custo e o que deveria ter ocorrido. Visa, por exemplo, avaliar o desempenho e a eficácia operacional.

    E) CERTOActivity Based Costing (ABC): Aplica-se aos custos indiretos, pois tem como finalidade minimizar as distorções provocadas pelo rateio arbitrário deles. Nesse método, o operador se vale dos direcionadores de custo.

    bons estudos

  • Questão sobre CONTABILIDADE DE CUSTOS.

    Questão baba! Muito fácil. Ninguém errou.

     Gabarito "E".

    a) Errado. Pois, o custeio por absorção “consiste na apropriação de todos os custos incorridos, sejam fixos, variáveis, diretos ou indiretos, aos produtos fabricados “ou seja, CAbs = CF (direto, indireto) + CV (direto, indireto)

    b) Errado. Pois, o valor destinado ao aluguel da fábrica é um custo indireto e não uma despesa. Como “Custos” é o gasto relativo à bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços e que um custo indireto diz respeito à existência do setor fabril ou de prestação de serviços. Encaixa-se, portanto, o aluguel da fábrica na classificação de custo indireto, pois esses não podem ser diretamente apropriados aos produtos e sua alocação é feita de maneira estimada e muitas vezes arbitrária.

    c) Errado. No Sistema de custeio RKW, segundo Eliseu Martins (2003) é uma técnica disseminada originalmente na Alemanha e que “consiste no rateio não só dos custos de produção como também de todas as despesas da empresa, inclusive financeiras, a todos os produtos. Ou seja, C(u) = (CV + CF + DV + DF) / Total unidades produzidas

    d) Errado. O Custo padrão não idealiza o preço de vendas. Pois ele “é uma metodologia gerencial de avaliação entre custos reais e custos esperados, podendo também ser utilizado, desde que satisfeitas algumas condições, na escrituração contábil de custos de produção.”

    Uma das vantagens do Custo Padrão segundo Eliseu Martins é que ele “se enquadra como uma ferramenta de controle sobre as atividades produtivas, eliminando falhas nos processos produtivos com base nos estudos e análises das condições de produção, dentro de um nível aceito da eficiência da mão-de-obra, da matéria-prima e da utilização das máquinas e equipamentos. Além da rapidez na emissão de relatórios conclusivos.”

    O mesmo autor também descreve a seguinte desvantagem desse custo:” é que nele há grande ocorrência de variações entre os padrões definidos e os dados reais, que tem como consequência um aumento considerável dos lançamentos contábeis para registrar os fatos ocorridos.” vide questão Q769638.

    e) Correta. [..] – (E só pra complementar o Renato)...O método de custeio ABC busca amenizar distorções ocasionadas pela adoção do rateio de custos diretos ou indiretos. Também pode ser aplicado aos custos diretos, mas nesse caso não haverá grandes diferenças em relação aos sistemas tradicionais, que são o custeio por absorção e custeio variável. Portanto, o ABC  visa reduzir possíveis distorções decorrentes do rateio dos custos indiretos.




    Grupo de Estudo de Contabilidade de Custos
    https://www.facebook.com/groups/1208264532558823/

    Grupo de Estudo de Contabilidade Geral
    https://www.facebook.com/groups/603992823104104/