SóProvas


ID
237745
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Processual Civil - CPC 1973
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos às obrigações.

No caso de a execução recair sobre coisas incertas, cabendo a escolha ao credor, é necessário que o devedor seja citado para entregá-las individualizadas.

Alternativas
Comentários
  • Art. 629.  Quando a execução recair sobre coisas determinadas pelo gênero e quantidade, o devedor será citadopara entregá-las individualizadas, se Ihe couber a escolha; mas se essa couber ao credor, este a indicará na petiçãoinicial.

  • O dispositivo legal transcrito no comentário abaixo pertence ao CPC.

  • Código de Processo Civil

    Art. 629. Quando a execução recair sobre coisas determinadas pelo gênero e quantidade, o devedor será citado para entregá-las individualizadas, se lhe couber a escolha; mas se essa couber ao credor, este a indicará na petição inicial. 

    O Código de Processo Civil assim diz:

    Art. 461-A. Na ação que tenha por objeto a entrega de coisa, o juiz, ao conceder a tutela específica, fixará o prazo para o cumprimento da obrigação.
    § 1.º Tratando-se de entrega de coisa determinada pelo gênero e quantidade, o credor a individualizará na petição inicial, se lhe couber a escolha; cabendo ao devedor escolher, este a entregará individualizada, no prazo fixado pelo juiz.
    § 2.º Não cumprida a obrigação no prazo estabelecido, expedir-se-á em favor do credor mandado de busca e apreensão ou de imissão na posse, conforme se tratar de coisa móvel ou imóvel.
    § 3.º Aplica-se à ação prevista neste artigo o disposto nos §§ 1.º a 6.º do artigo 461.

    Acho que é isso !

  • Souza, entendo que vc ja respondeu a questao,, pelo texto legal apresentado, a questão está errada justamente porque trocou a hipostese legal, quando a escolha for do credor, o devedor nao é citado pra individualizar (tornar certa) mas apenas para entregar a coisa, ja individualizada pelo credor na inicial, no prazo fixado pelo juiz 

  • De acordo com art. 629 do CPC, o devedor apenas será citado para entragá-las individualizadas se lhe couber a escolha. Se a escolha couber ao credor, este deverá indicá-las na petição inicial.
  • GABARITO: Errado.

    Está no enunciado da questão: "No caso de a execução recair sobre coisas incertas, cabendo a escolha ao credor, é necessário que o devedor seja citado para entregá-las individualizadas".

    Ora está no CPC: Art. 629. Quando a execução recair sobre coisas determinadas pelo gênero e quantidade, o devedor será citado para entregá-las individualizadas, se Ihe couber a escolha; mas se essa couber ao credor, este a indicará na petição inicial.

    Conclusão: em execução, o devedor será citado para entregar as coisas DETERMINADAS individualizadas SE COUBER A ELE (DEVEDOR) A ESCOLHA.
  • A justificativa do colega acima está incorreta. Não erra o enunciado ao mencionar o fato da execução recair sobre coisas incertas, pois o próprio art. 629 do CPC, no qual a questão se baseia, encontra-se sob o título "da entrega da coisa incerta". O erro foi confundir credor e devedor.

    Quando a escolha couber ao credor, ele a indicará na petição inicial. Somente se a escolha couber ao devedor deverá ele ser citado para entregá-las individualizadas. Assim, é possível corrigir a assertiva apenas trocando a palavra "credor" por "devedor".
  • É verdade, o Thiago está correto! O Código Civil diz que a coisa incerta é determinada pelo seu gênero e quantidade. 

    CC, Art. 243. A coisa incerta será indicada, ao menos, pelo gênero e pela quantidade. 
     

    O que nós precisamos fazer é entender o Direito como um bloco intrinsecamente ligado, correlacionando as matérias e seus conceitos, e não ficar simplesmente decorando a letra da lei, pois é muito fácil dar um branco e a gente esquecer a palavra exata. Mas se soubermos o conceito geral conseguiremos acertar a questão. (Fundamento aprendido com William Douglas)

    Bons estudos ;)
  • É ÓBVIO QUE CABENDO A ESCOLHA AO CREDOR ELE AS INDICARÁ NA PETIÇÃO INICIAL. OU SEJA, O CREDOR AS INDIVIDUALIZARÁ NA PETIÇÃO INICIAL.
    SERÁ QUE O DEVEDOR NÃO PRECISARÁ SER CITADO? SERÁ QUE, SENDO CITADO, O DEVEDOR NÃO PRECISARÁ ENTREGAR AS COISAS INDIVIDUALIZADAS NA PETIÇÃO INICIAL?
    ACHO QUE A RESPOSTAS É POSITIVA ÀS DUAS PERGUNTAS, O QUE TORNA O ENUNCIADO CORRETO.
    É ISSO QUE OCORRE NA PRÁTICA.
    CONTUDO, O TEXTO DO ARTIGO 629 É CONFUSO E MAL REDIGIDO, POIS QUANDO A ESCOLHA COUBER AO DEVEDOR ELE SERÁ CITADO PARA INDIVIDUALIZAR A COISA INCERTA E ENTREGÁ-LA, NESSA ORDEM.
    O DEVEDOR EM QUALQUER HIPÓTESE, PERTENÇA A ESCOLHA A ELE OU AO CREDOR, SERÁ SEMPRE CITADO PARA ENTREGAR A COISA INDIVIDUALIZADA.
    A ÚNICA DISTINÇÃO É SOBRE QUEM INDIVIDUALIZARÁ A COISA INCERTA.
     
  • Na execução de obrigação de entrega de coisa incerta, observamos o seguinte regramento:

    (a) Se a escolha couber ao devedor/executado, ele deverá ser citado para entregá-la individualizada.

    (b) Se a escolha couber ao credor/exequente, este deverá indicá-la na petição inicial, que informará o devedor acerca da escolha realizada.

    Perceba, então, que o enunciado inverteu os procedimentos de escolha, o que o torna incorreto.