SóProvas


ID
2377507
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

As tendências de gestão de pessoas no setor público incluem

Alternativas
Comentários
  • Letra (a)

     

    Fortalecimento da avaliação de desempenho a revisão da remuneração será complementada com o aperfeiçoamento dos instrumentos que associam incentivos ao desempenho do servidor, em conformidade com os princípios da administração gerencial, voltada para resultados. A complexidade do ambiente no qual o governo exerce suas funções é tal que a realização de suas atividades depende da operação de redes nas quais responsabilidade é distribuída pelos que nele atuam. Para criar e encorajar essa relação de distribuição de responsabilidades e garantir a motivação dos servidores é necessário disponibilizar aos gerentes um sistema de incentivos na gestão de seus servidores, tais como objetivos claros, aferição dos resultados e prêmios monetários pelo sucesso.

     

    Nesse sentido, um sistema de incentivos visando elevar o desempenho dos servidores e corrigir as distorções salariais está sendo implementado por meio da criação de gratificação de desempenho. Os servidores recebem a gratificação calculada com base no resultado da avaliação individual, realizada por seu chefe imediato e da avaliação institucional. Para garantir que os chefes realizem avaliações efetivas, devem ajustar as notas dadas de acordo com uma curva normal, que impede que avaliem todos os funcionários com a nota máxima.

     

    Fonte: Diretrizes da Nova Política de Recursos Humanos

  • É por essas e outras que a cespe é triste...

     

  • Quem ficou em dúvida entre a A e a D é só analisar qual o maior interesse da gestão de pessoas no setor público....É investir para que o servidor tenha maior formação acadêmica (item D) ou que gere mais resultados (elevar o desempenho - item A)? 

    Gabarito: A

    Giovanna Carranza - Curso Prime

     

  • Tendencia não é sinonimo de objetivo, criação de incentivos para elevar o desempenho dos servidores e "corrigir distorções salariais" certmente não é uma tendencia da administração publica. A segunda parte da afirmação condena toda a acertiva. Instituir programas de capacitação continuada com o objetivo de ampliar a formação acadêmica dos servidores me parece mais plausível, tendo em vista até a existencia de programas de interrupção remunerada para cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado. A correta, pela primazia da realidade, deveria ser a alternativa D.

  • A gestão de pessoas no setor público tem se preocupado com uma atuação pautada no desempenho. Assim, a avaliação de desempenho é fortalecida (na teoria) e cria-se remuneração atrelada a essa atuação diferenciada.

    Qualquer política de RH no setor público deve aliar melhor desempenho individual com remuneração diferenciada. Assim, a atuação individual pode refletir na melhoria da prestação do serviço público.

    É importante dizer que capacitar o servidor é fundamental. Isso concorre para a melhoria do desempenho. Mas não podemos tratar isso de forma isolada, ou seja, pensando somente na capacitação em si.

    Da mesma forma, não faz sentido uma política remuneratória diferenciada sem estar atrelada ao desempenho.

    Gabarito: A

    Fonte: https://www.pontodosconcursos.com.br/artigo/14550/vinicius-ribeiro/adm-publica-tre-pe-tjaa

  • QUANTO AOS ERROS...

    B-priorizar a definição de atribuições especializadas para os cargos públicos para que os integrantes das carreiras atuem em órgãos específicos no Poder Executivo.

    Sabe-se que uma das tendências da nova administração é diminuir a especialização, o objetivo é obter colaboradores com habilidades e visão sistêmica.

    C-rever a política remuneratória das carreiras de nível superior para recompor as perdas acumuladas pela inflação e uniformizar os índices de reajustes.

    Isso não é uma tendência da moderna gestão de pessoas. É uma política basica de correção monetária

    D-instituir programas de capacitação continuada com o objetivo de ampliar a formação acadêmica dos servidores.

    Ampliar a formação acadêmica para o quê? A questão A foca no desempenho, essa não. O mais importante no setor publico é em ultima analise o desempenho. A formação acadêmica por si só não garante que o serviço será melhor desempenhado.

     

    E-estabelecer política de concursos públicos para constituir quadro de reserva que garanta a existência de candidatos habilitados no período de vigência do concurso.

    Não é uma política da gestão de pessoas. é simplesmente uma pratica corrente nos orgãos que fazem concursos.

     

  • Apenas para elogiar a agradecer o comentário da Juliana Gomes. É importante saber o erro de cada questão para não errarmos na próxima. Fiquei classificado nesse concurso, quem sabe vai ser dessa vez.

     

    Obrigado

  • GABARITO:A

     

    Gestão de Pessoas no setor público


    A gestão de pessoas no setor público possui algumas particularidades. Ao contrário do que acontece no setor privado, onde o gestor pode contratar indivíduos que aprensentem características vantajosas para a empresa, no setor público, a lei exige que as contratações sejam feitas mediante concursos públicos. É por esse motivo que no âmbito do setor público ações de desenvolvimento profissional são cruciais, pois os elementos podem aprender a progredir na carreira, e não aprendem só a cumprir as suas funções atuais de forma mais eficaz.


    Os responsáveis pela gestão de pessoas no setor público devem saber motivar os funcionários, para que estes sintam que são uma peça importante na empresa. Se isto acontecer, seguramente terão um melhor desempenho no trabalho. Além disso, a área de gestão de pessoas tem também a responsabilidade de exercer práticas de gerenciamento, planejamento, avaliação e recompensas, criando e mantendo um ambiente profissional e positivo na organização. 

  • O FOCO DA GESTÃO DE PESSOAS NO SETOR PÚBLICO ESTÁ NA BUSCA DOS MELHORES RESULTADOS (EFICIÊNCIA E EFICÁCIA). PARA ISSO, NÃO BASTA APENAS CAPACITAR O AGENTE PÚBLICO, MAS SIM FORTALECER A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DELE. 

     

    B - ERRADO - PRIORIZAR A ESPECIALIZAÇÃO DO SERVIDOR É BUROCRATIZAR A ESTRUTURA.

    C - ERRADO - ACREDITAR QUE AS PESSOAS SE MOVEM EM RAZÃO DE RECOMPENSAS MATERIAIS E ECONÔMICAS É CARACTERÍSTICA DA ERA INDUSTRIAL.

    D - ERRADO - A CAPACITAÇÃO ACADÊMICA É UM REQUISITO PARA O INGRESSO, EMBORA O CONHECIMENTO SEJA UM DOS INSUMOS DA COMPETÊNCIA.

    E - ERRADO - A IDEIA DE QUADRO DE RESERVA NÃO É BEM VISTA. O IDEIAL É ESTABELECER PRAZO DE VALIDADE DO CERTAME.

     

     

     

     

    GABARITO ''A''

  • Nossa fui com cede ao pote achando que era a D :/

  • a) certa! A avaliação de desempenho e a criação de incentivos, positivos e negativos, assim como a melhoria do desempenhos dos servidores e a correção de distorções salariais são tendências. Juntar tudo isso em um argumento lógico-interpretativo como a banca fez foi ótimo para construi uma boa questão!


    b) errada. Ao contrário, a tendência é de cargos mais amplos e que atuem em diferentes órgãos.


    c) errada. Ao contrário, a tendência é redução de salários iniciais e aumento da amplitude salaria com maior equilíbrio em relação ao setor privado.


    d) errada. O foco da formação dos servidores é nas competências necessárias, e não na formação acadêmica.


    e) errada. Ao contrário, a tendência é de redução dos cadastros de reserva e a realização de concursos periódicos.

     

    At.te, CW.

    CARLOS XAVIER. Administração (tópicos 1 a 5) p/ MPU. Aula 03. Estratégia Concursos, 2018.

  • d) instituir programas de capacitação continuada com o objetivo de ampliar a formação acadêmica dos servidores.

     

    SE DEPENDER DA GALERA, CLARO QUE ELES VÃO PEDIR LICENÇA REMUNERADA PRA AMPLIAR A FORMAÇÃO ACADÊMICA... mas isso vai servir pra alguma coisa em prol do desempenho da administração pública?!

  • e como vai elevar o desempenho dos servidores sem programas de capacitação?

  • é uma tendência de GP no setor público algo relacionado com corrigir distorções salariais (???)

    Aham...

  • LETRA A

  • eu ouvi a voz da professora Giovanna Carranzo na minha mente agora kkkk

  • Então "corrigir distorções salariais" é tendência, mas "programas para capacitação continuada para ampliar a formação acadêmica" não é?