SóProvas


ID
2377861
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A bioética é apoiada por quatro princípios e um deles assegura o bem-estar das pessoas, evitando danos, e garante que sejam atendidos seus interesses. Busca-se a maximização do benefício e a minimização dos agravos. Esse é o princípio da

Alternativas
Comentários
  • Beneficência (fazer o bem).

  • Gabarito: Letra C.

     

    Complementando

     

     

    Segundo a Teoria Principialista destacando os 4 princípios da Bioética:

     

     

    autonomia é o respeito às pessoas por suas opiniões e escolhas segundo seus valores e crenças;

     

    A beneficência é a obrigação de sempre buscar o bemmaximizando os benefícios;

     

    não maleficência é o princípio que diz que não se pode causar males a outros;

     

    e a justiça diz respeito à imparcialidade na distribuição dos riscos e benefícios.

     

     

  • PRINCÍPIOS DA BIOÉTICA: autonomia, beneficência, não-maleficência e justiça.

  • Princípios da bioética | Os princípios da bioética norteiam as práticas,  decisões, procedimentos e discussões relacionadas aos cuidados em saúde. São eles:

     

    Autonomia: refere-se ao direito que o indivíduo assistido tem sobre si, a sua liberdade de escolha e poder de decisão. Para que os profissionais de saúde exerçam esse principio é necessário respeitar o indivíduo, sua cultura, ideias e crenças.

     

    Beneficência: este princípio impõe ao profissional da área da saúde o dever de promover o bem ao paciente por meio do desempenho de suas funções. Pautado nesse princípio o profissional deve promover atitudes, práticas e procedimentos em benefícios do outro.

     

    Justiça: este conceito fundamenta-se na premissa de que as pessoas tem direito a terem suas necessidades de saúde atendidas livres de  preconceitos ou segregações sociais. O princípio da justiça fortalece- se na lei 8080 que dispõe: “a saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o estado prover condições indispensáveis ao seu pleno exercício”.

     

    Não maleficência: esse princípio determina a obrigação de não infligir dano intencionalmente. Ou seja, o desempenho das atribuições dos profissionais de saúde não devem ocasionar nenhum dano ao paciente assistido.

  • Questão batida. Cobrada no Enare de dez/2021