"Conforme Martinelli (2007) a cartografia se divide em dois ramos distintos: a Cartografia Topográfica e a Cartografia Temática.
A Cartografia descritiva, no século XVII e XVIII, tinha o propósito de inventariar objetos discerníveis, percebidos como distintos, compondo o conjunto daqueles que a sociedade, em cada época, produziu e considerou pertinentes à sua percepção de mundo.
Os primeiros mapas temáticos, no século XVIII, permitiam não de se preocupar com o inventário e descrição exaustiva de todos os objetos que podiam ser recenseados na superfície da Terra, para ressaltar apenas um desses elementos, com vistas à maior compreensão e controle do espaço. No final do século XIX, a Cartografia Temática, que consistia de métodos de representação. Os mapas temáticos interessam à Geografia na medida em que abordam, conjuntamente, um mesmo território e também quando o consideram em diferentes escalas.
Fonte: Mafalda Nesi Francischett como Recurso Didático. In Boletim Paulista de Geografia, N o.70, 2 o Semestre São Paulo: AGB, O Mapa como Meio de Comunicação e a Alfabetização Cartográfica. In. ALMEIDA, Rosângela Doin de (Org.). Cartografia Escolar, São Paulo: Contexto, 2007.
GAB-B
Coroplético.
Mapa coroplético ou mapa coropleto é um tipo de mapa temático: um mapa coroplético representa normalmente uma superfície estatística por meio de áreas simbolizadas com cores, sombreamentos ou padrões de acordo com uma escala que representa a proporcionalidade da variável estatística em causa.
Os mapas corocromáticos apresentam dados geográficos e utilizam diferenças de cor na implantação zonal. Este método deve ser empregado sempre que for preciso mostrar diferenças nominais em dados qualitativos, sem que haja ordem ou hierarquia.
Hipsometria, Geografia, é uma técnica de representação gráfica de altitudes, com aplicação de meios geodésicos ou barométricos. O mapa hipsométrico representa a variação de altitude de uma área em relação ao nível do mar, onde a altitude é zero, usando uma escala de cores.
- Isarítmico.
- Relacionar a variação visual das figuras com a variação das quantidades representadas em um mapa temático,
- Construir um mapa de figuras proporcionais para representar a população brasileira por região,
- Interpretar um mapa com base na relação visual dos dados e sua representação (relação de proporção).
GAB-B
ABRAÇO PARA TODOS.