SóProvas


ID
2378923
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O princípio apresentado a seguir aborda um traço característico da atual sociedade capitalista que explora a relação de poder, vigia e controle social.

“É um tipo de poder que se exerce sobre os indivíduos sob a forma de vigilância individual e contínua, sob a forma do controle, do castigo e da recompensa e sob a forma de correções, ou seja, da formação e da transformação dos indivíduos em função de certas normas. Atualmente, vivemos em uma sociedade de vigilância, em que a cada momento podemos observar ou notar que estamos sendo controlados ou vigiados. E, muitas vezes, essa vigilância é tão mascarada ou tão natural que, às vezes, nem notamos a sua presença. Dessa forma, a disciplina é um mecanismo utilizado para garantir o controle dos indivíduos que fazem parte de uma determinada sociedade e, com isso, as instituições, em geral, passam a adotar mecanismos disciplinares para garantir a vigilância e o controle de seus integrantes”.

                                                                             (Pergaminho, (5): 69-76, dez. 2014)

Esse princípio é conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • Poderia explicar o que é o modelo panóptico?

    - Como o próprio nome diz, panóptico nos remete à ideia de visão total, sendo que “pan” significa tudo e “óptico” visão. Um dos grandes estudiosos do panóptico foi o filósofo francês Michel Foucault, com obras importantes nessa área, incluindo o livro “Vigiar e punir: o nascimento da prisão”, de 1976. Nele, Foucault estuda as instituições disciplinares da sociedade moderna, que tem como modelo de panoptismo o conceito de prisão criado no século 18 pelo também filósofo inglês Jeremy Bentham. Ele pensou em uma arquitetura de prisão na qual as celas formam um anel em torno de uma grande torre. Nela fica um guarda que não pode ser visto pelos presos, que são vigiados o tempo todo. As celas são vazadas, ou seja, somente com paredes laterais, de modo que os encarcerados não conseguem fugir da vigilância permanente do guarda na torre central. Mesmo que uma ou outra prisão dos EUA siga esse conceito, esse modelo nunca chegou a ser plenamente implantado.

    Qual foi a grande contribuição de Foucault para o panoptismo?

    - Foucault extrapolou o modelo concreto da arquitetura da prisão para todo um sistema moderno de pensamento, influenciando escolas, fábricas, asilos e outras instituições com um conceito de vigilância permanente, sem zonas de obscurantismo. O panóptico se traduz na obsessão pela visibilidade total.

    Poderia citar alguns desses conceitos panópticos?

    - No modelo de escola que temos hoje, o professor fica na frente da sala de aula, em um patamar mais elevando, permitindo a ele ter uma visão de cima da classe. Esse é um modelo clássico do panoptismo. Outro exemplo nas escolas é a própria arquitetura dos banheiros coletivos, cujas portas das cabines privativas não vão até o chão e nem são tão altas, fazendo com que os pés fiquem aparecendo.

    A própria ideia do jornalismo investigativo, que apura todas as áreas obscuras de um governo, informando a sociedade, por exemplo, é uma ideia iluminista de controle dos mecanismos de poder. O livro “Microfísica do Poder” traz uma entrevista com Foucault, intitulada “O olho do poder”, na qual o filósofo fala sobre o jornalismo como mecanismo de panoptismo no sentido de não haver zonas obscuras no próprio poder.

  • Obrigado Leo

  • É um tipo de poder que se exerce sobre os indivíduos sob a forma de vigilância individual e contínua, sob a forma do controle, do castigo e da recompensa e sob a forma de correções, ou seja, da formação e da transformação dos indivíduos em função de certas normas. Atualmente, vivemos em uma sociedade de vigilância, em que a cada momento podemos observar ou notar que estamos sendo controlados ou vigiados. E, muitas vezes, essa vigilância é tão mascarada ou tão natural que, às vezes, nem notamos a sua presença. Dessa forma, a disciplina é um mecanismo utilizado para garantir o controle dos indivíduos que fazem parte de uma determinada sociedade e, com isso, as instituições, em geral, passam a adotar mecanismos disciplinares para garantir a vigilância e o controle de seus integrantes

    Pontos importantes para entender o modelo panóptico.