SóProvas


ID
2379286
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Na sua origem, na década de 1950, o Sistema Toyota de Produção (STP) foi uma estratégia de manufatura adotada pela diretoria da empresa para evitar grandes estoques e flexibilizar a produção. A essa proposta inicial, foram adicionados outros elementos como: eliminação de desperdícios; valorização do funcionário e criação de ambiente de constante aprendizagem; e a lógica do just-in-time.

Além desses, há uma inversão na relação entre produção e demanda. A empresa apenas produz o que é demandado (a produção é “puxada”).

Isso posto, considera-se como um dos fatores que sustentam o STP

Alternativas
Comentários
  • Tanto kanban (A) quanto lean manufacturing (C) são utilizados no sistema toyota de produção!

    Esses caras só devem fumar um antes de elaborar o gabarito, só pode.

  • Just in time pra essa questão:

    Produção flexível que se adapta de acordo com a demanda do mercado, evitando a acumulação de estoque.

    Note que, apesar do toyotismo utilizar de bastante maquinário e tecnologia, é necessário que exista mão de obra qualificada para operar estas máquinas.

  • Produção flexível consiste em fabricar somente o que era demanda dos clientes, fabricar em pequenos lotes. A produção flexível da Toyota opõe-se a filosofia ocidental de fabricar lotes de grandes quantidades utilizando máquinas dedicadas. Segundo Maximiano (2005) Ohno (um dos criadores da Toyota) treinou os operários para que eles próprios fizessem as mudanças, varias vezes ao dia, dos moldes das prensas que fazem a lataria dos veículos. No final da década de 50, a Toyota havia conseguido fazer a mudança dos moldes das prensas em três minutos, ao passo que no resto do mundo o processo tomava um dia inteiro. O processo ficou conhecido como produção flexível.

    Fonte: https://administradores.com.br/artigos/sistema-toyota-de-producao

    Resposta certa: C

  • QUESTÃO MAL ELABORADA.......DEVERIA PEDIR EM QUAL DELAS NÃO FAZ PARTE DO STP.....AI SERIA ALETRA B

  • Na alterantiva "A", o erro está em afirmar que, se você precisar de material, irá lá no processo anterior, o pegará e deixará um kanban para que produzam mais. O correto seria você entregar o kanban para que fosse produzido o material e depois entregue a você.

    Já a "B" fala em força de trabalho com nativos apenas, pois eles se comprometeriam com o crescimento do país. Isso não tem a menor lógica.

    A letra "C", que foi a que marquei erroneamente, afirma que uma característica seria a busca pela produtividade (o correto seria eficiência), por meio da eliminação do desperdício (esta última parte está correta).

    Na alternativa "D", fala-se em diminuição da quantidade de lotes entregue - o que não faz sentido, pois o objetivo é aumentar a quantidade vendida, diminuindo os desperdícios em manter estoques desnecessários.

    Por fim, a última está correta quando afirma que o STP era flexível, sendo possível a mudança de toda a linha de produção em minutos para se adequar à demanda.

  • O erro da letra A é produção em "lote", massa. Isso é Fordismo.