A preservação do meio ambiente, o uso racional de recursos naturais e a mudança de postura da sociedade frente às questões ambientais têm levado as indústrias a buscar um melhor desempenho nessa área. Aliado a esses fatores, está a constatação de que a geração de rejeitos é sinônimo de perdas econômicas. Desta forma, um melhor desempenho ambiental representa ganhos financeiros para a organização. Em vista disso, este artigo apresenta a Metodologia MAICAPI, desenvolvida para avaliar os impactos e os custos ambientais de processos industriais. Sua aplicação em uma indústria metal-mecânica, fabricante de incineradores industriais, permitiu identificar quais as etapas do processo produtivo apresentam impactos ambientais críticos, revelando as operações que mais contribuem para os custos ambientais dessa empresa.
Eu acho que cada alternativa tem um errinho. Nunca tinha ouvido falar de MAICAPI mas fui por eliminatória das alternativas que eu achava estranhas.
a) acho que na classificação de RCC, brita e areia não são classe C
b) o monitoramento deve ser feito a jusante e não a montante
c) quando a água não sai do sistema, ele é fechado e não aberto
e) certificado de gestão ambiental é ISO 14001 e não 19001
daí só sobrou a (d).
Questão bem complicada, demanda MUITA atenção. Longas afirmativas corretas, citando pequena informação incorreta em cada alternativa.
A)(...) podem proporcionar redução dos custos de obras públicas, bem como maior oferta de agregado reciclado Classe C (como brita, areia etc.) que pode ser reutilizado para a produção de materiais de construção de baixo custo.
Agregados reciclados , como brita e areia, são classe A, segundo a conama 307.
Classe C são residuos sem tecnologias de reciclagem disponivel.
B) Estudos e monitoramento contínuos de PH, alcalinidade e condutividade elétrica podem evidenciar a evolução do impacto das atividades de mineração sobre os recursos hídricos superficiais, desde que as investigações de campo nas proximidades e à montante das mineradoras sejam comparadas com os pontos onde não existem tais atividades.
Monitoramento tem de ser feito tambem à jusante, ou seja, após o lançamento para comparação.
C) (...) uma indústria pode sobrecarregar os processos de tratamento dessa ETE e comprometer sua eficiência, pois, quando a água de reuso não sai do sistema (ou seja, quando o sistema é aberto), os poluentes têm sua concentração aumentada a cada ciclo de reuso.
Se a agua não sai do sistema ele é fechado.
D) GABARITO
E) Os sistemas certificáveis de gestão ambiental, como a norma ISO 19001, têm sido uma opção cada vez mais utilizada (...)
ISO 14001.