SóProvas


ID
2379298
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Durante a 3° Conferência das Partes (COP-3), realizada em 1997 no Japão com a presença de representantes de mais de 160 países, foi celebrado o Protocolo de Quioto, com o propósito de minimizar o acúmulo de gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera. Com relação ao Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), principal instrumento proposto por este protocolo relativo à redução ou à limitação das emissões futuras de dióxido de carbono e outros gases responsáveis pelo efeito estufa, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) O Protocolo de Quioto dispõe sobre o MDL como dispositivo de flexibilidade concebido para o favorecimento dos países EM DESENVOLVIMENTO, prometendo incentivar o desenvolvimento sustentável.


    b) O MDL oferece aos países EM DESENVOLVIMENTO possibilidade de se beneficiarem economicamente dos projetos de redução de emissões (posto que são os maiores países poluidores), os quais darão origem aos chamados “créditos de carbono”, que são basicamente toneladas de CO2 que deixam de ser emitidas ou são retiradas da atmosfera, e que podem ser negociados no mercado mundial.


    c) No Brasil, a COMISSÃO INTERMINISTERIAL DE MUDANÇA GLOBAL DO CLIMA, estabelecida em 1999, atua como AUTORIDADE NACIONAL DESIGNADA para avaliação desse projetos MDL.


    d) O Brasil ocupa a TERCEIRA posição mundial entre os países que participam desse mercado, com cerca de 5% do total mundial e 268 projetos. A expectativa inicial era absorver 20%.


    e) CORRETO

  • Não consigo enxergar o erro dessa letra A, o país favorecido pelo MDL é o desenvolvido mesmo, pois ele precisa cumprir as metas, o MDL se tornou o mecanismo para auxiliar a cumpri-las.