SóProvas


ID
2380234
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A temperatura e a umidade contribuem significativamente para a destruição dos documentos, principalmente quando em suporte-papel. O controle ambiental beneficia todo o acervo arquivístico, na medida que reduz substancialmente o índice de deterioração dos documentos.
Analise as afirmativas abaixo relativas ao controle de umidade.
1. Para o controle da umidade e do microclima do ambiente, é necessário monitorar os níveis de umidade relativa através de aparelhos específicos e devidamente aferidos por especialistas.
2. Caso não tenha controle de umidade relativa e temperatura, recomenda-se o uso de sílica gel dentro dos locais de armazenamento, para reduzir a taxa de umidade interna.
3. Uma faixa de temperatura de 18 a 24°C e uma umidade relativa de 55%, com uma variação diária de apenas ±5%, são as indicações para uma ampla variedade de materiais.
4. Na fixação dos valores adequados de temperatura e umidade relativa, devem ser levadas em consideração as diferenças climáticas das diversas regiões do país.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Então vamos analisar todos os itens para descobrir quais estão corretos:

    1 - Correto. O monitoramentos níveis de umidade e temperatura devem ser constantes no local de guarda de documentos. Para se manter os níveis ideais, é necessário a utilização de equipamentos específicos para tal. Ainda, no caso de alterações indevidas, deve haver planos de contingência para sanar os problemas, bem como recuperar as perdas sofridas; daí a necessidade de especialistas para estas tarefas.

    2 - Correto. A sílica gel dessecante, devido às suas propriedades, tem a capacidade de absorver a umidade e a poeira do ambiente, auxiliando na diminuição de seus níveis.

    3 - Incorreto. Estes níveis de temperatura e umidade são indicados apenas para ambientes que contenham documentos em papel. Documentos em outros materiais possuem características diferentes, para o que lhes é recomendado níveis diferentes (ex. negativos fotográficos devem ser mantidos em temperaturas inferiores a 06 ºC).

    4 - Correto. A fixação dos níveis de temperatura e umidade para conservação de documentos deve considerar vários fatores, entre eles a temperatura e umidade do local onde o depósito está construído, e suas variações ao longo do tempo (ano, por exemplo). Por exemplo, em uma cidade de clima geralmente frio, os documentos em papel podem ser mantidos em temperaturas próximas à do ambiente, o que implica em redução de custos com equipamentos; o mesmo não ocorre em cidades de clima geralmente quentes, onde deve haver um maior esforço para a redução da temperatura do depósito.

    Portanto estão corretos os itens 1, 2 e 4.

    Gabarito do professor: Letra "D"
  • Gabarito D

  • Faixa ideal:

    Temperatura: 20C +-1C

    Umidade: 45 a 55% +-5%

     

  • temperatura: 15º a 22º 
    uminidade 45% a 60%

     

  • 1. Para o controle da umidade e do microclima do ambiente, é necessário monitorar os níveis de umidade relativa através de aparelhos específicos e devidamente aferidos por especialistas. CORRETA . TERMOHIGRÓGAFO.

    2. Caso não tenha controle de umidade relativa e temperatura, recomenda-se o uso de sílica gel dentro dos locais de armazenamento, para reduzir a taxa de umidade interna. CORRETA.

    3. Uma faixa de temperatura de 18 a 24°C e uma umidade relativa de 55%, com uma variação diária de apenas ±5%, são as indicações para uma ampla variedade de materiais. ERRADA . A Temperatura deve ficar entre 18 a 22.

    4. Na fixação dos valores adequados de temperatura e umidade relativa, devem ser levadas em consideração as diferenças climáticas das diversas regiões do país. correta.

  • Impressionante a péssima qualidade dos comentários. Se não tem nada para contribuir, então não comentada nada.

    A questão já apresenta o gabarito, não tem necessidade de reescrever a porra da resposta. Pega um caderno e anota, cacete....

  • Complementando os comentários dos colegas:

     

    Quando em suporte-papel:

    ·A faixa segura de umidade relativa é entre 45% e 55%, com variação diária de +/- 5%.

    ·A temperatura deve também estar relacionada com a umidade relativa.

    ·A temperatura ideal para documentos é 20º C, com variação diária de +/- 1º C.

    ·A estabilidade da temperatura e da UR é especialmente importante, e as mudanças bruscas ou constantes são muito danosas;

     

    Para outros documentos / suportes:

    Tipos de documentos                        Condições ambientais

    Fotografias em preto e branco             T 12ºC +/- 1ºC e UR 35% +/- 5%

    Fotografias em cor                               T 5ºC +/- 1ºC e UR 35% +/- 5%

    Registros magnéticos                          T 18ºC +/- 1ºC e UR 40% +/- 5%

     

    Mais informações no documento "RECOMENDAÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE ARQUIVOS", do CONARQ, disponível em:

    http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes_textos/recomendaes_para_construo_de_arquivos.pdf

     

     

  • Não consegui encarar a 2e 4 como corretas... Na 2: se vc ñ conhece a umidade vc vai colocar silica gel??? E se a umidade ja estiver baixa? O q também é prejudicial... vai colocar silica gel ainda? Na 4: Nada se fala sobre equipamentos que deverão ser usados nas respectivas regiões, mas apenas dos "valores adequados"... estes "valores" não irão mudar de região pra região.. terão que ser os mesmos pq o que importa é o material armazenado. Questão esquisita viu
  • 3. Uma faixa de temperatura de 18 a 24°C e uma umidade relativa de 55%, com uma variação diária de apenas ±5%, são as indicações para uma ampla variedade de materiais. (Se atentar nessa parte, pois não está falando exclusivamente do papel)

    O manual do ARQ SP diz " Uma faixa de temperatura de 18 a 24°C e uma umidade relativa de 45%, com uma variação diária de apenas ±3%, são as indicações para uma ampla variedade de materiais. "