SóProvas


ID
2381266
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I

Afinal: o que é a “morte cerebral”?

A declaração de morte cerebral é um conceito relativamente novo na medicina e envolve o preenchimento de critérios clínicos e laboratoriais

      O cérebro humano é o órgão que nos torna únicos. Possibilita que pensemos, falemos e organiza, de uma forma ou outra, todo nosso consciente e inconsciente. Claro, todos os órgãos são relevantes, e, sem o conjunto, não poderíamos funcionar de maneira adequada. Mas a verdade é que, do ponto de vista evolutivo, todos os órgãos desenvolveram-se para permitir manter um cérebro cada vez mais exigente e complexo. Aprimoraram-se os mecanismos de defesa, de alimentação, de locomoção, entre outros, para que as sensações e ordens trabalhadas no cérebro fossem elaboradas.

      E quando o cérebro deixa de funcionar, ou seja, morre, todas as outras funções deixam de ser necessárias; muitas delas ficam descoordenadas pela simples falta da atividade cerebral adequada.

      Até pouco tempo atrás, o indivíduo morria quando seu coração parava de bater. Hoje sabemos que o indivíduo está morto quando seu cérebro morre. Mas, não há muito tempo, também achávamos que as sensações (o amor, por exemplo), emanavam do coração.

      Apesar disto parecer “bom senso”, o conceito de “morte cerebral” e seu adequado diagnóstico são tópicos recentes e datam de apenas algumas décadas. A necessidade de conceituar formalmente a “morte cerebral” ou “morte encefálica” tomou impulso quando se iniciou a era dos transplantes de órgãos, e tornou-se necessário protocolizar seu diagnóstico, já que indivíduos com morte cerebral poderiam então ser considerados possíveis doadores.

      Existem algumas diferenças para a defnição de morte cerebral em diferentes países, mas muitos aspectos são comuns. Em primeiro lugar, o indivíduo deve ter algumas características clínicas, que são facilmente reconhecidas por um neurologista: falta de reação à dor, falta de movimentação, ausência de respiração, pupilas dilatadas e não responsivas à luz etc. Claro, o indivíduo não pode ter recebido nenhuma medicação nas 24 horas anteriores que possa causar isto. Cada um destes aspectos foi regulamentado: ver se o paciente respira, ver a reação à dor, as pupilas etc, de modo que a avaliação pudesse ser replicada, independente do ambiente em que o indivíduo esteja. [...]

      Uma vez defnida adequadamente a morte encefálica, o indivíduo poderá ter seus órgãos doados (caso tenha havido consentimento para tal), um ato que possivelmente poderá ajudar a salvar várias vidas. A partir deste momento, as medidas de suporte de vida são, em tese, desnecessárias.

(Disponível: http://veja.abril.com.br/blog/letra-de-medico/afnal-o-quee-a-morte-cerebral/ Acesso em: 07/02/17)

De acordo com o texto, ser considerada uma relativa novidade a declaração de morte cerebral ocorre em função de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito e)

    O embasamento da resposta está neste trecho, vejam:

    ''Até pouco tempo atrás, o indivíduo morria quando seu coração parava de bater. Hoje sabemos que o indivíduo está morto quando seu cérebro morre."

  • Pergunta mal formulada, não é claro o que está se pedindo.

  • verdade esta na questão 

  • TESTE

  • mal formulada

  • mal formulada possivelmente duas respostas certas.

     

  • A resposta exata desta questão seria a letra C, pois para ser decretada morte cerebral à realização de exames clínicos feita por um médico neurologista.

  • Não sei pra que tanto alvoroço se o que se pede está escrito de tal forma no próprio texto. 

    ''Até pouco tempo atrás, o indivíduo morria quando seu coração parava de bater. Hoje sabemos que o indivíduo está morto quando seu cérebro morre."

  • Sinceramente acho que nessa questão tanto a letra C como a letra E poderiam ser consideradas as respostas certas!!

  • Mal formulada. Por que não a letra "c"? Conforme esta na primeira linha. "conceito relativamente novo na medicina e envolve o preenchimento de critérios clínicos e laboratoriais" 

  • Percebam que as palavras "relativas" e " novidades" expressam exatamente o que as pessoas pensavam antes de existir tal " morte cerebral"

    Por isso que fui na alterna E

    De acordo com o texto, ser considerada uma relativa NOVIDADE a declaração de morte cerebral ocorre em função de:  até pouco tempo, acreditar-se que o indivíduo morria quando seu coração parava. 

  • achei estranho, a pergunta esta fora de conexão com o gabarito. a mais correta pra mim seria a letra c. A MORTE CEREBRAL OCORRE EM FUNÇÃO DE: não consigo  ver a opção E se encaixando aqui. 

  • Pra vocês que estão dizendo que a questão está errada, aconselho-os: treinem mais interpretação ( sem ironia/grosseria), pois a questão está perfeitamente correta.

  • Embora tenha ficado em dúvida e errado na escolha da alternativa, a questão está perfeitamente correta pois, conforme o texto, o diagnóstico para definir morte cerebral é bastante diferenciado nos países, mas no diagnóstico apresentado no texto, envolve, somente, critérios clínicos (ausencia de dor, dilatação de pupila e etc.) e não laboratoriais como diz a alternativa "C". 
    Portanto, correta é a letra "E"

  • A palavra chave pra resolver a questão é "novidade", o que faz com que a letra "e" seja, de fato, a resposta correta.

  • Entendi no enunciado do texto do que é novidade na medicina; um conceito relativamente novo na medicina e envolve o preenchimento de critérios clínicos e laboratoriais.

    achei mau formulada!com certeza! seria anulada.

  • QUESTÕES QUE CAUSAM MUITAS DÚVIDAS SOLICITO A OPINIÃO DOS PROFESSORES DO QC...FAÇAM O MESMO.

  • De acordo com o texto, ser considerada uma relativa novidade a declaração de morte cerebral ocorre em função de

    De acordo com a questão a "morte cerebral" era novidade. E o diagnóstico usado era "o coração parava de bater" 

    Resposta certa É

     

  • A dúvida é clara, pois a questão acima não pede para completar a frase, se assim fosse, na minha opnião, estaria correta a assertiva apontada.

    Ela deixa dúvidas sobre o que realmente se quer, mal formulada sim! 

    A questão pede o que se entende de acordo com o texto, e não "complete a frase".

    #MINHAOPNIÃO

     

  • Questão mal formulada:

    A declaração de morte cerebral é um conceito relativamente novo na medicina e envolve o preenchimento de critérios clínicos e laboratoriais. "

     

  • Questão mal formulada!! Deixa dúvidas

  • Mal formulada.

  • A questão refere-se à DECLARAÇÃO e não ao fato da em si da morte cerebral...

  • O NOME DESSA BANCA É "IBOSTA"

  • Questão que pega muitos na hora da prova... mas está claro que é letra  E.

  • A questão não se refere a a declaração de morte propriamente, mas o FATO de ser considerada uma RELATIVA novidade.

    A letra C diz respeito ao diagnóstico da morte cerebral, expresso na primeira linha do texto!

    Portanto, resposta E

    Espero ter esclarecido!

     

  • A declaração de morte cerebral ser considerada uma relativa novidade ocorre em função de....... Colocar a frase do enunciado nesta ordem facilita bastante a compreensão da questão e a consequente marcação da alternativa correta.

  • Achei Inconsistente a resposta, solicitei comentário do professor.

  • Volto a afirmar, os textos que o IBFC escolhe para as provas são os melhores. Torna-se excelente responder as questões.

  • O "x" da questão está no que Gustavo Rodrigues falou:

    Não se deve procurar nas alternativas o motivo ou a razão de ocorrer a declaração de morte cerebral.

    Deve-se procurar o motivo de a declaração de morte cerebral ser considerada uma relativa novidade:

    O motivo é que até pouco tempo, acreditava-se que o indivíduo morria quando seu coração parava.

     

  • Pra quem encucou com a letra C, sugiro responder a questão Q793758 (sobre o mesmo texto) e tentar sacar a diferença do que é pedido no enunciado de cada uma.

  • "A declaração de morte cerebral é um conceito relativamente novo na medicina e envolve o preenchimento de critérios clínicos e laboratoriais"

    A frase diz que a declaração de morte cerebral é um conceito relativamente novo E (adição) envolve tal coisa. Não disse "A declaração de morte cerebral é um conceito novo POIS envolve o preenchimento bla bla bla.

    É como eu dizer: "O carro é bonito e amarelo." Posso dizer que o carro é bonito pois é amarelo??? Não!!! A frase não disse isso!

    É TOTALMENTE DIFERENTE DE:

    "O carro é bonito pois é amarelo". Só posso afirmar que o carro é bonito pelo fato de ser amarelo na segunda frase. Na primeira se eu disser que o carro é bonito pois é amarelo estou INVENTANDO informação que não consta no texto.

    Imagine a pergunta na prova: "O carro ser bonito ocorre em função de ser amarelo?" Não, né!

    Gabarito letra E. 

  • Meu irmao que questao do Caralho...!!

    Eu não bati na minha mãe nao com costela de carneiro!  pra acertar um questão dessas, reamente nao intendi oque o enunciado quis dizer. 

  • Pior que a interpretação do enunciado é o comentário do professor. 

  • A questão é de compreensão de texto é só procurar a resposta no texto

  • A questão pergunta o sequinte: DE ACORDO COM O TEXTO, SER CONSIDERADA UMA RELATIVA NOVIDADE A DECLARAÇÃO DE MORTE CEREBRAL OCORRE EM FUNÇÃO DE:

    Ela quer saber o que pode ser considerada como uma NOVIDADE em relação a declaração de morte cerebral.

    Este trecho mostra a resposta: "Até pouco tempo atrás, o indivíduo morria quando seu coração parava de bater. Hoje sabemos que o indivíduo está morto quando seu cérebro morre."

    ALTERNATIVA C: "A declaração de morte cerebral é um conceito relativamente novo na medicina E envolve o preenchimento de critérios clínicos e laboratoriais"(Está errada porque não traz nenhuma novidade em relação a declaração de morte cerebral, apenas mostra como ela é feita.