-
Alternativa C - São as glândulas que não possuem ducto e eliminam secreções diretamente na corrente sanguínea
Uma glândula endócrina secreta substâncias que são lançadas directamente na corrente sanguínea, ao contrário das glândulas exócrinas. A tireoide é uma glândula endócrina. Existem ainda as glândulas anfícrinas, que são simultaneamente endócrinas e exócrinas.
Principais glândulas endócrinas do corpo humano:
- Hipófise
- Glândula Pineal
- Timo
- Glândula Tireóide
- Glândula Supra-Renal
- Testículo (nos homens)
- Ovário (nas mulheres)
- Pâncreas
Principais funções:
- Regular as atividades do corpo humano através dos hormônios transportados pelo sangue aos vários órgãos.
-
As glândulas do corpo humano são órgãos que fazem parte do sistema endócrino e exócrino, de modo que a principal função delas é a produção de hormônios e o equilíbrio do metabolismo para o bom funcionamento do corpo.
Feita essa consideração, as glândulas que fazem parte do sistema endócrino são: tireoide, paratireoide, hipófise, pâncreas, suprarrenais e as glândulas sexuais (masculina e feminina). Por sua vez, as glândulas que compõem o sistema exócrino do corpo humano são as glândulas: salivares, sudoríparas, lacrimais, mamárias e sebáceas.
As glândulas exócrinas lançam a secreção na superfície livre (superfície do corpo ou luz de órgãos) e apresentam canais ou ductos por onde a secreção passa até atingir o local onde será eliminada. Enquanto que, as glândulas endócrinas eliminam sua secreção diretamente na corrente sanguínea e, diferentemente das exócrinas, não possuem ducto glandular.
-
Apenas como complemento, as glandulas endocrinas são responsaveis pela secreção hormonal!
-
Glândula Exócrina - Lançam toda substancia produzida para fora do corpo. Possui ductos tubulares -- Secreção Externa
Glândula Endócrina - Elimina toda substancia produzida somente na corrente sanguínea. Não possui ductos -- Secreção Interna