SóProvas


ID
2381665
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Podem existir problemas práticos no âmbito dos Institutos Médico-Legais, no que tange à efetivação da análise das marcas de mordida. A respeito desse assunto, analise as afirmativas a seguir.

I. Um dos problemas práticos para a análise das marcas de mordida é a dificuldade do reconhecimento das mordidas durante o exame perinecroscópico.

II. A alteração das lesões com o tempo é um problema prático para a análise das marcas de mordida.

III. Um problema prático para a análise das marcas de mordida é que a pele não é um suporte adequado para conservar essas marcas de mordida, nem para facilitar a coleta de impressões.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Problema prático só se o perito for preguiçoso. As mordidas geram lesões "por assinatura", esse tipo de equimose deixa várias pistas sobre o instrumento que deu origem a eles. Pra mim todas estão ERRADAS.

  •  dificuldade do reconhecimento das mordidas durante o exame perinecroscópico? o.O

  • Tá na literatura, gente. Não tem o que discutir.

    "Na maioria dos IML, a análise das marcas de mordidas oferece problemas práticos para sua efetivação, o que limita bastante o seu estudo. Entre essas dificuldades encontram-se:

    ►A dificuldade de reconhecimento das marcas de mordida, que, por vezes, passam inadvertidas durante a perinecroscopia;

    ►Por tratar-se de lesões que se alteram com o tempo, o lapso transcorrido entre a produção da lesão, do exame, e da coleta do material, pode ser de vital importância;

    ►Os padrões das mordidas soem ser bastante variáveis, já que se trata de uma ação entre dois instrumentos móveis: a mandíbula (os arcos dentais) e a pele (corpo da vítima);

    ►A pele não é um suporte adequado para conservar as marcas de mordida, nem para facilitar a coleta de impressões.

    Vanrell v.3 2019, pg 66

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato a respeito da perícias odontolegais.

    I. CERTO. A dificuldade do reconhecimento das mordeduras durante o exame perinecroscópico está associada ao encolhimento post-mortem a que estão sujeiras. Assim, o grau de deformação, encolhimento, e distorção presentes em padrões de marca de mordida continua a ser um dos maiores obstáculos ao analisar evidências para apresentação em tribunal.

    II. CERTO. A alteração da lesão durante tempo transcorrido entre a produção da lesão e a coleta do material também é uma dificuldade na análise das mordeduras. Dentre as distorções que podem ser causadas durante esse tempo, incluem-se aquelas causada pela contração tecidual, alteração de cor e forma no processo de cicatrização e nos cadáveres o “encolhimento post-mortem".

    III. CERTO. A pele não tem resistência adequada para se constituir como um bom material de moldagem da mordedura, nem para conservação desta.

    Gabarito do professor: Alternativa A.

  • Errei a questao, pois fiquei em duvida qnt as assertivas I e II. no q tange a assertiva I , França (2017, p. 322) explica assim: "Na maioria das vezes, o diagnóstico das dentadas não é difícil, notadamente se as lesões delas decorrentes são recentes e se foram produzidas pelo homem". Logo, nao sao difíceis de serem notadas em um exame mais detalhado. Da explicação dada por França no trecho acima já, em especial no trecho:"(...) não é difícil, notadamente se as lesões delas decorrentes são recentes " ou seja, com o decorrer do tempo a identificação de uma mordida fica em parte prejudicada, dificultando uma melhor analise da lesão. questão com divergência entre autores é necessário saber a bibliografia adotada pela banca para o certame.