SóProvas


ID
2381698
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Ao analisar um ferimento perfurocontuso ocasionado por disparo de arma de fogo no tórax de um cadáver, foram verificadas as seguintes características: forma ovalar, halo de tatuagem, concentrado na parte superior e disperso na parte inferior, halo de enxugo e bordas invertidas. Assinale a alternativa que representa uma conclusão correta com base nessas características analisadas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    O disparo foi a curta distância porque apresenta halo de tatuagem.

    O disparo foi de cima para baixo porque apresenta a tatuagem está concentrada na parte superior e dispersa na parte inferior do ferimento.

    O disparo NÃO foi reto porque o ferimento é ovalar, se fosse reto seria circular...

    "Deus não te daria um sonho tão grande se ele não fosse possível".

  • A questão avalia o conhecimento do candidato a respeito das características dos ferimentos de entrada em tiros.
    Vamos analisar os elementos apresentados:
    Forma ovalar: a forma ovalar pode estar relacionada tanto aos tiros à distância, quanto aos tiros a curta distância.
    Halo de tatuagem: trata-se de um efeito secundário do tiro, ou seja, dentre aqueles causados pela ação dos resíduos de combustão ou semi combustão da pólvora e das partículas sólidas do próprio projetil expelido pelo cano da arma. O halo de tatuagem, assim como outros efeitos secundários, estão presentes em tiros a curta distância, onde esses resíduos possuem energia o suficiente para atingir o alvo. O halo de tatuagem é um sinal indiscutível de tiros a curta distância, segundo Genival V. de França.
    Halo de tatuagem concentrado na parte superior e disperso na parte inferior: nos tiros oblíquos, a tatuagem é mais intensa e menos extensa do lado do ângulo menor de inclinação da arma. Então se o halo está concentrado na parte superior, quer dizer que a arma estava posicionada de cima pra baixo, deixando uma concentração maior de resíduos na parte superior do ferimento.
    Halo de enxugo: o halo de enxugo é explicado pela passagem do projétil através dos tecidos, atritando e contundindo, limpando neles suas impurezas. Trata-se de efeito primário do tiro, ou seja, produzido pelo próprio impacto do projetil, portanto, pode estar presente em tiros a qualquer distância.
    Bordas invertidas: diz respeito principalmente ao sentido em que o projetil agiu (de fora para dentro), nos casos de tiros à distância e tiros a curta distância.

    Assim, analisando as características em conjunto, a única possibilidade comum a todas é que o tiro foi a curta distânciainclinado de cima para baixo.

    A) ERRADO. Disparos à distância não produzem efeitos secundários, como o halo de tatuagem.

    B) ERRADO. Disparo encostado teria produzido um ferimento irregular, de bordas evertidas, e com características diferentes das citadas acima, por exemplo, com câmara de mina de Hoffmann ou sinal de Werkgaertner. Além disso, pelas características do halo de tatuagem, o disparo foi de cima para baixo e não de baixo para cima.

    C) ERRADO. Pelas características do halo de tatuagem, o disparo foi de cima para baixo e não de baixo para cima.

    D) CERTO. Conforme explicações acima.

    E) ERRADO. Disparos à distância não apresentam efeitos secundários do tiro, pois os resíduos expelidos caem pela ação da gravidade ou atingem outros anteparos antes de chegar ao alvo (não possuem energia o suficiente para atingir maiores distâncias).

    Gabarito do professor: Alternativa D.