-
Gabarito B:
A ação localizada do frio é conhecida como geladura e produz lesões muito parecidas com as queimaduras pelo calor. (Certo)
Queimadura de segundo grau, de acordo com a classificação de Hofmann, além do eritema, apresenta vesículas e fictenas, existindo em seu interior líquido amarelo-claro (Sinal de Chambert). (Certo)
A insolação é proveniente do calor ambiental em locais fechados ou ao ar livre, concorrendo para tanto, além da temperatura, os raios solares, a ausência da renovação do ar, a fadiga e o excesso de vapor d’água. (Certo).
Tudo no tempo de Deus, não no nosso.
-
A questão avalia os conhecimentos do candidato a respeito das lesões causadas pelas energias de ordem física.
I. CERTO. O frio pode atuar por ação generalizada, e também por ação localizada. A ação geral do frio leva à alteração do sistema nervoso, sonolência, convulsões, delírios, perturbações dos movimentos, anestesias, congestão ou isquemia das vísceras, podendo até advir a morte. A ação localizada do frio, também conhecida como geladura, produz lesões muito parecidas com as queimaduras, tendo sua classificação também em graus (primeiro, segundo, terceiro e quarto graus, de acordo com França).
II. ERRADO. A ação do calor direto tem por consequências as queimaduras, advindas não só da ação da chama, mas também do calor irradiante, de gases superaquecidos, líquidos escaldantes, sólidos quentes e até raios solares.
III. CERTO. A melhor classificação quanto aos graus das queimaduras é a de Hoffmann, que dividir essas lesões em quatro graus:
1. Primeiro grau: eritema simples, pele conserva-se íntegra
2. Segundo grau: eritema, vesículas ou flictenas com líquido seroso
3. Terceiro grau: coagulação necrótica dos tecidos moles; incide até os planos musculares.
4. Quarto grau: carbonização do plano ósseo
IV. CERTO. O calor difuso, segundo França, pode ocasionar ou insolação, ou intermação.
Insolação - proveniente do calor ambiental em locais abertos ou raramente em espaços confinados, concorrendo para tanto, além da temperatura, os raios solares, a ausência de renovação do ar, a fadiga, o excesso de vapor d'água.
Intermação - decorre capitalmente do excesso de calor ambiental, lugares mal arejados, quase sempre confinados ou pouco abertos e sem a necessária ventilação, surgindo, geralmente, de forma acidental.
Muito cuidado para não confundir insolação com intermação!
Gabarito do professor: Alternativa B.
-
II. O calor direto tem por consequência queimaduras advindas somente pela ação da chama. X
CALOR LOCALIZADO: Calor local tem como consequência as queimaduras, que podem ser causadas por chamas, gases, líquidos ou metais aquecidos por contato ou convecção.
GAB. (B)
" POLÍCIA E NADA MAIS! "
-
Né por nada não.... mas o item IV parece misturar com intermação......
-
Para quem ficou em duvida na Item IV
Intermação: Também conhecida como exaustão térmica ou prostração térmica. Decorre do excesso de calor ambiental em lugares mal arejados, quase sempre confinados ou pouco abertos e sem ventilação
Insolação: De acordo com Cenival França, "é proveniente do calor ambiental em locais abertos ou raramente em espaços confinados". Concorrem para o evento, além da temperatura, os raios solares, a ausência de renovação do ar e a fadiga.
Fonte: sinopse juspodvim Medicina legal 2020