A questão avalia os conhecimentos do candidato em asfixiologia médico-legal.
A) CERTO. Esganadura é um tipo de asfixia mecânica que se verifica pela constrição do pescoço pelas mãos, ao obstruir a passagem do ar atmosférico pelas vias respiratórias até os pulmões.
B) ERRADO. No estrangulamento, a morte se dá principalmente pela constrição do pescoço por um laço acionado por uma força estranha, obstruindo a passagem do ar até os pulmões, interrompendo a circulação do sangue até o encéfalo e comprimindo os nervos do pescoço. Atualmente não existe diferenciação entre estrangulamento "direto" ou "indireto", sendo o estrangulamento sempre por laço; a constrição pelas mãos se chama esganadura.
C) ERRADO. A classificação de Afrânio Peixoto dividir as asfixias mecânicas em três grupos: puras, complexas e mistas. As asfixias puras são manifestadas pela anoxemia e hipercapnia. As asfixias completas ocorrem por constrição das vias respiratórias com anoxemia e excesso de gás carbônico, interrupção da circulação cerebral e inibição por compressão dos elementos nervosos do pescoço. As asfixias mistas são as que se confundem e se superarem, em graus variados, aos fenômenos circulatórios, respiratórios e nervosos.
D) ERRADO. A compressão, em grau suficiente, do tórax e abdome impede os movimentos respiratórios, levando, em consequência, à asfixia. Trata-se do fenômeno da sufocação indireta. A sufocação direta, por outro lado, refere-se aos casos devidos à oclusão dos orifícios ou dos condutos respiratórios.
E) ERRADO. Mesma explicação da alternativa B.
Gabarito do professor: Alternativa A.
ASFIXIAS MISTAS
Estrangulamento pela mão é chamado de ESGANADURAS. É a constrição do pescoço por armas naturais: mãos. Não há sulcos.
HIGYNO: esganadura é só com as mãos; os demais autores entendem que a esganadura pode ser feita também com o antebraço e com as pernas.
OBS: para GENIVAL VELOSO FRANÇA e se trata de morte sempre homicida. MAJORITÁRIA.
OBS: ACIDENTE: é considerada a inexistência de esganadura por acidente/culposa. Temos como causa jurídica da morte o homicídio e uma forma claramente intencional pelo próprio mecanismo de formação da esganadura. (constrição do pescoço pelas mãos). Assim, como REGRA a esganadura é SEMPRE HOMICIDA! Não havendo forma acidental, não havendo forma culposa.
OBS: o mecanismo nervoso de morte é mais importante na esganadura do que no enforcamento. O fator nervoso de morte na esganadura é a excitação dos seios carotídeos, que produz resposta reflexa através no nervo vago.
SINAIS EXTERNOS
1) Cianose ou palidez da face: varia de acordo com o grau de constrição do pescoço e da desproporção das forças de modo a interromper totalmente ou não a circulação de sangue para a cabeça;
2) Pontilhado escarlatiniforme/SINAL de LACASSAGNE: disseminado por área extensa da face e do pescoço;
3) Congestão conjuntival;
4) Exorbitismo: saliência dos olhos, é raro, mas pode ocorrer;
5) Otorragia: principalmente se houver ruptura do tímpano (pode não ocorrer);
6) Ocorrência de procidência da língua e de espuma sanguinolenta nas narinas (pode não ocorrer);
7) Fratura do osso hioide (gogó).
8) ESTIGMAS UNGUEAIS: são marcas pelas unhas do agente ativo.
9) Marcas de FRANÇA: em forma de meia lua/semilunares na túnica interna da artéria carótida.
OBS: se infanticídio, também há a fratura da coluna cervical.