I. A desidratação manifesta nos olhos a formação da tela viscosa e a mancha negra esclerótica.
CORRETA: São fenômenos cadavéricos conhecidos como: Viscosa de Stenon-Louis e Mancha Negra Ocular de Larcher-Sommer, respectivamente.
II. As manchas de hipóstases cutâneas surgem nos cadáveres e são encontradas preferencialmente na parte de declive dos corpos.
CORRETA: O livor mortis (ou manchas de hipóstase) representa a mudança de coloração que surge na pele dos cadáveres, decorrente do depósito do sangue estagnado pela ação da gravidade, nas partes mais baixas do corpo, e que indicam sua posição original.
III. Segundo a lei de Nysten, a rigidez cadavérica se manifesta em primeiro lugar nos membros superiores.
ERRADA: A rigidez cadavérica se instala da cabeça para os pés. É em sentido céfalo-caudal ou crânio-podálico. É a lei de Nysten-sommer-larcher. A Lei de Nysten sustenta que as massas musculares menores endurecem primeiro do que as massas musculares maiores. Como as menores estão em cima e as maiores estão em baixo, o endurecimento é de cima para baixo.
IV. A córnea, mesmo após semanas depois da morte, ainda se mantém transparente.
ERRADA: À medida que o tempo de morte vai passando, já não se vê a cor da íris, uma vez que a película vai cobrindo a superfície ocular. A córnea, que é transparente, vai ficando opaca. Esse é o aspecto médico legal da tela albuminoide ou viscosa de Stenon-Louis.
GABARITO: ALTERNATIVA E