-
O DNA mitocondrial possui inúmeras cópias por célula, enquanto que o nuclear possui apenas duas.
-
Importante lembrar que as hemácias, embora desprovidas de núcleo, possuem mitocôndrias! Portanto, excluindo as alternativas A e D.
-
A questão avalia os conhecimentos do candidato em genética. Observação: as diferenças entre o DNA nuclear e o DNA mitocondrial são muito exploradas em provas da área! Recomendo o uso de tabelas comparativas e desenhos para facilitar a memorização.
A) ERRADO. A alternativa tentou confundir com o DNA nuclear (este, sim, ocorre apenas em células nucleadas). O DNA mitocondrial também pode estar presente em células anucleadas.
B) ERRADO. Ocorre em centenas de cópias, e não apenas duas por célula.
C) CERTO. O DNA mitocondrial está presente na casa das dezenas a centenas de cópias por célula; ao contrário do DNA nuclear, presente em apenas uma cópia por célula.
D) ERRADO. Hemácias possuem DNA mitocondrial, sim.
E) ERRADO. Dois erros:
*O DNA mitocondrial permite a identificação das gerações da linhagem materna, e não de ambas as linhagens. (os homens herdam o DNA mitocondrial da mãe apenas)
*O DNA mitocondrial permite a identificação de gerações distantes também, não apenas gerações próximas.
Gabarito do professor: alternativa C.
-
Hemácias não contém mitocôndrias! Dessa forma, elas não realizam respiração aeróbica!
-
AO SE ESTUDAR HEMATOLOGIA, LOGO SE APRENDE QUE HEMACIAS SO REALIZAM A GLICOLISE, POIS NÃO POSSUEM MITOCONDRIAS. QUANDO CHEGAMOS AQUI EM GENETICA, VEMOS QUE AS HEMACIAS POSSUEM MITOCONDRIAS. VAI ENTENDER!!!!!!!!!!!!
APESAR DE QUE NO SANGUE É COMPREENSIVEL QUE SE POSSUA MITOCONDRIAS, POR CAUSA DOS LEUCOCITOS.