SóProvas


ID
2381788
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Em relação à identificação pelo DNA (ácido desoxirribonucleico), analise as afirmativas.

I. Qualquer resto de tecido orgânico, qualquer fragmento de osso, com exceção apenas dos carbonizados, pode ser utilizado para a pesquisa de DNA (ácido desoxirribonucleico).

II. Nos casos de traumatismos crânio-encefálicos graves, a identificação odontológica pode se tornar impossível.

III. Estruturalmente, os ácidos nucleicos encontram-se constituídos por polímeros, que são longas cadeias de nucleotídeos ligados entre si por um enlace 3’-5’-fosfo-diéster.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • I - "com exceção apenas dos carbonizados"

    Nos carbonizados é possível a coleta de DNA da polpa dentária, já que o esmalte (que só carboniza em 800ºC), devido ao seu elevado grau de mineralização, preserva a estrutura interna.

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em identificação humana, genética e genética forense.

    I. ERRADO. Mesmo nos carbonizados é possível fazer a pesquisa de DNA. Nesses casos, às vezes alguns tecidos mais internos estão suficientemente conservados para coleta de material, ou, ainda, utiliza-se os ossos ou dentes para extração de material genético. Uma vez que outras técnicas de identificação tornam-se inviáveis no caso de carbonizados, a análise de DNA tem ainda mais valia nesses casos.

    II. CERTO. Nos casos de traumatismos crânio-encefálicos graves, o trauma pode impossibilitar a comparação entre os registros ante-mortem e post-mortem, causando modificações extremas na estrutura do arco dentário.

    III. CERTO. A unidade básica do polímero de DNA é o nucleotídeo. Essas unidades estão unidas por meio da ligação fosfodiéster entre moléculas de açúcar e radicais fosfato que compõem os nucleotídeos. O radical fosfato se liga ao carbono 3' de um açúcar e ao carbono 5' do seguinte.

    Gabarito do professor: Alternativa C (estão corretas apenas as afirmativas II e III).

  • Segundo o livro Vanrell 3° Edição, página 320, cita-se:

    "Ainda que as estruturas dentárias sejam mais resistentes às alterações traumáticas ou aos processos putrefativos que outros meios de identificação perecíveis, é o DNA que tem maiores chances de sobrevivência. Qualquer resto de tecido orgânico, qualquer fragmento de osso, à exceção dos carbonizados ou dos que sofreram imersão prolongada em água salgada, podem ser utilizados para pesquisa de DNA."

    Acredito que o erro no inciso I, na verdade, esteja na restrição advinda da palavra APENAS, visto que a imersão em água salgada também faz parte desse contexto.

    Diante do exposto e da fonte, alguém tem alguma outra fundamentação bibliográfica, pois, aparentemente, o trecho foi retirado do Vanrell.