SóProvas


ID
2382082
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A abordagem clássica da organização defende a organização racional do trabalho. Vários aspectos fundamentam essa abordagem, entre eles a supervisão funcional. Assinale a alternativa que apresenta uma situação relativa à supervisão funcional.

Alternativas
Comentários
  • Frederick Taylor propunha a chamada supervisão funcional, que nada mais é do que a existência de diversos supervisores, cada qual especializado em determinada área e que tem autoridade funcional (relativa somente à sua especialidade) sobre os mesmos subordinados.

     

    Para Taylor, "a característica mais marcante da administração funcional consiste no fato de que cada operário, em lugar de se pôr em contato direto com a administração num único ponto, isto é, por intermédio de seu chefe de turma, recebe orientação e ordens diárias de oito encarregados diferentes, cada um dos quais desempenhando sua própria função particular".

     

    A supervisão funcional representa a aplicação da divisão do trabalho e da especialização no nível dos supervisores e chefes. Essa concepção trouxe muitas críticas, pois se argumenta que um operário não pode subordinar-se a dois ou mais chefes. Apesar disso, o tipo funcional de Administração foi uma revolução e, mais do que isso, uma previsão notável, na época, do rumo que os problemas administrativos e empresariais haveriam de tomar com a crescente complexidade das empresas

  • Abordagem Clássica

    Teoria Clássica- Henry Fayol- Unidade de comando

    Admiistração Científica- Frederick Taylor​- Surpevisão Funcional

  •  supervisao funcional refere-se ao nível operacional, ele quer saber qual tarefa é do nivel operacional. A "C e atribuição do nivel tático (gerencia). pois ele falou mensal. na B ele falou semanal e ainda usou a palavra apoio. entao é operacional.

     

    gab.B

  • supervisão funcional = diversos supervisores  

     

  • Supervisão funcional como o próprio nome já diz! Supervisão por função, ou seja, um subordinado realiza diversas atividades com várias funções e cada chefe especialista em determinada área faz a sua supervisão na responsabilidade de atuação intelectual.
  • Frederick Taylor: a chamada supervisão funcional, que nada mais é do que a existência de diversos supervisores, cada qual especializado em determinada área e que tem autoridade funcional (relativa somente à sua especialidade) sobre os mesmos subordinados.