SóProvas


ID
2382094
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A abordagem contingencial da administração enfatiza que não há nada absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. A respeito do assunto, assinale a alternativa que apresenta uma decisão administrativa na ótica da abordagem contingencial.

Alternativas
Comentários
  • A Teoria da contingência ou Teoria contingencial enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Tudo é relativo. Tudo depende. A abordagem contingencial explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização. As variáveis ambientais são variáveis independentes, enquanto as técnicas administrativas são variáveis dependentes dentro de uma relação funcional.

     

    Na realidade, não existe uma causalidade direta entre essas variáveis independentes e dependentes, pois o ambiente não causa a ocorrência de técnicas administrativas. Em vez de relação de causa e efeito entre as variáveis do ambiente (independentes) e as variáveis administrativas (dependentes), existe uma relação funcional entre elas. Essa relação funcional é do tipo "se então" e pode levar a um alcance eficaz dos objetivos da organização.

  • Que questão capiciosa, ele só muda praticamente entra a letra A e a letra B, a palavra fucionário por supervisor.

  • LETRA A -RESPOSTA CERTA

    Na abordagem contigencial as organizações são vistas como sistemas abertos, que interagem constantemente com ambiente, tendo que adaptar-se aos fatores externos para se adequar ao meio ambiente.

    Na letra A empresa de Call Center- terá que se adaptar ao fator cultural que esta inserida no ambiente externo da empresa, tendo que adequar a sua estrutura e os processos de trabalho (ambiente interno) aos fatores externos.

    São características da abordagem contigencial: flexibilidade gerencial, capacidade adaptar a mudanças, não ha uma melhor forma de administar (tudo depende do contexto que a organização esta inserida para escolher a melhor estrutura, estratégia, etc)

     

    A LETRA B ESTA errada, pois troca a palavra funcionário por supervisor.

    Nas outras alternativas as empresas não apresentam características da abordagem contigencial.

     

  • A diferença de A e B, é que a escala será de acordo com as crenças dos ATENDENTES e não dos SUPERVISORES. Imagina a situação de um SUPERVISOR que é ateu, ele não vai querer dar folga aos 50 funcionários que faz parte da sua equipe que possui suas respectivas crenças, por exemplo. Mas se a escala for de acordo com as necessidades dos ATENDENTES, organizando direitinho, todos os 50 atendentes ficam felizes :)

    GABARITO A

  • Qual o erro da C?