SóProvas


ID
2382106
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em relação às formas de compras possíveis para a administração pública, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

     

    8.666. Art. 22.

     

    a) § 2o  Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.

     

    b) § 3o  Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.

     

    c) § 4o  Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias.

     

    d) § 5o  Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação. Lei 10.520, pregão eletrônico

     

    e) § 1º Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

  • Letra E

    A Concorrência é aquela modalidade que serve para contratações de qualquer valor. Por isso, nos procedimentos licitatórios, ela deve ser muito bem elaborada e deve ser tratada com bastante cautela.

    Lembrando que para as contratações acima de R$ 1,5 milhão (obras e serviços de engenharia) e de R$ 650 mil (demais casos), é obrigatório o uso desta modalidade.

  • Licitação ???????????? no tema do assunto Organização e Estrutura do Estado, Governo e Administração ,????

  • A questão exige conhecimento da Lei de Licitações (Lei 8666/93), em especial das modalidades de licitação nela previstas: concorrência (art. 22, §1º), tomada de preços (art. 22, §2º), convite (art. 22, §3º), concurso (art. 22, §4º), leilão (art. 22, §5º). Existem outras modalidades previstas em diplomas diversos, como o “pregão” (art. 1º, da Lei 10520/02), a “consulta” (art. 55, da Lei 9472/97) e o procedimento especial “Regime Diferenciado de Contratação” (RDC), da Lei 12462/11 (considerado uma modalidade de licitação por parte da doutrina), todas com suas particularidades.

    Vamos às alternativas.

    Letra A: incorreta. A alternativa ateve-se à literalidade da lei. A tomada de preços é a “modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior (...) qualificação” (art. 22, §2º, da Lei 8666/93). Não é qualquer interessado, pois haverá a necessidade de cadastro ou atendimento das condições exigidas. DICA: Tomada de Preços – “até o Terceiro dia (...)”.

    Letra B: incorreta. O instrumento convocatório da modalidade convite é a “carta-convite” (ou o próprio convite), que não traz qualquer exclusividade de preferência. Lembre-se que é possível ao licitante não convidado a participação na referida licitação. Consoante definição legal, convite é a “modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas” (art. 22, §3º, da Lei 8666/93). DICA:Convidou? É convite”.

    Letra C: incorreta. A modalidade concurso admite a participação de “quaisquer interessados” (não há a restrição contida na alternativa). Vejamos o que dispõe o art. 22, §4º, da Lei 8666/93: “Art. 22 (...) 4º Concurso é a “modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, (...) com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias”. DICA: Traz os termos “prêmio”, “remuneração”, “45 dias”.

    Letra D: incorreta. Há a modalidade pregão, voltada para a aquisição de bens e serviços comuns, do tipo menor preço, qualquer que seja o valor estimado, sendo a disputa através de lances sucessivos, em sessão pública, presencial ou eletrônico (Lei 10520/02). A forma eletrônica foi regulamentada por meio do Decreto 10024/19.

    Letra E: correta. Concorrência é a “modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto” (art. 22, §1º, da Lei 8666/93). DICA: “quaisquer interessados” + “habilitação preliminar”.

    Gabarito: Letra E.

  • Concorrência

    • Qualquer licitante
    • Valor e natureza do objeto
    • Fase de habilitação
    • Obras, serviços e compras de qualquer valor
    • Compra e alienação de imóveis (se dação em pagamento ou decisão judicial, pode ser leilão)
    • Contrato de concessão de serviço público (leilão se programa nacional de desestatização)
    • Concessão de direito real de uso
    • Empreitada integral – todas as etapas da obra
    • Licitações internacionais – não tenham sede no país (pode tomada de preços, se possuir cadastro, e convite, se não houver fornecedor)
    • Registro de preços - validade 1 ano
    • Comissão com no mínimo 3 membros (2 efetivos)