SóProvas


ID
2382148
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto abaixo é referência para a questão.

O que é e onde fica o mesentério, o ‘novo’ órgão do corpo humano identificado por cientistas 
 
   A primeira menção ao mesentério publicamente conhecida foi feita por Leonardo da Vinci em um de seus escritos sobre a anatomia humana no início do século 16.
  Mas essa parte do corpo, que até bem pouco tempo era considerada apenas um ligamento do aparelho digestivo, acaba de ser reclassificada.
  Ao fim de um estudo que durou mais de seis anos, cientistas acreditam agora que a estrutura é, na verdade, um órgão único e contínuo.
 Trata-se, portanto, da mais nova descoberta no corpo humano.
  “A descrição anatômica de cem anos atrás era incorreta. Este órgão está longe de ser fragmentado; é uma estrutura simples, contínua e única”, assinalou J. Calvin Coffey, pesquisador do University Hospital Limerick, na Irlanda, responsável pela equipe que realizou a descoberta.
  A reclassificação foi publicada em um artigo assinado por Coffey e por seu colega Peter O’Leary na prestigiada revista científica The Lancet Gastroenterology & Hepatology.
  “No estudo, que foi revisado e aprovado por colegas, dizemos que agora temos um órgão no corpo que até esta data não era reconhecido como tal”, assinalou Coffey. […]
(BBC Brasil, 4 jan. 2017. Disponível em: . Acesso em 7 jan. 2017.)

Sobre o gênero textual do texto, considere as seguintes afirmativas:

1. Trata-se de um texto argumentativo, em que o autor expressa sua opinião sobre o assunto.
2. Trata-se de um texto descritivo, por apresentar uma descrição do novo órgão do corpo humano.
3. Trata-se de um texto informativo, caracterizado por informações dadas pelo autor, sem contudo expressar a própria opinião sobre o assunto.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Os textos informativos tem o objetivo de abordar algum tema e transmitir conhecimento a respeito desse tema, transmitir dados e conceitos.

    Isso é o que acontecem em reportagens de revistas e jornais, verbetes de dicionários e enciclopédias, artigos de divulgação cientifica e livros didáticos.

    A maioria dos leitores quando tem em mãos um texto informativos tem a expectativa de aprender alguma coisa com a leitura.

  • O texto é claramente informativo, porém a parte do terceiro parágrafo onde a citação do autor em destaque faz descrições me deixou com dívidas. 

    Porém, escolhi o gênero ( ou tipologia,desculpem a ignorância) predominante. 

  • Que banca FDP .. Eu tinha certeza que o texto era prodominantemente informativo, mas há traços descritivos tbm. Um texto não pode conter os dois gêneros ao mesmo tempo? #VSF

  • O texto é TOTALMENTE informativo, na medida em que busca informar o leitor utilizando-se de fontes e citações, o que demonstra, claramente, sua intenção de informar e não de expressar sua opinão. Vale observar que  no trecho " “A descrição anatômica de cem anos atrás era incorreta. Este órgão está longe de ser fragmentado; é uma estrutura simples, contínua e única”, assinalou J. Calvin Coffey, pesquisador do University Hospital Limerick, na Irlanda, responsável pela equipe que realizou a descoberta." Ele cita a fonte e, portanto, não é ele que descreve, caracterizando, assim, sua intenção informativa.

  • Assistindo às aulas da professora Isabel aqui do Qconcursos, tenho conseguido ir bem nessas questões de interpretação e gêneros textuais. Vale a pena!

  • Gabarito (C)

    Somente a afirmativa 3 é verdadeira.

  • mesmo que tenha alguns traços de texto descritivo, a segunda parte desta afirmação está errada, pois o texto não descreve o novo órgão.

  • Se atente a fonte da texto ajuda a responder esse tipo de questão (BBC Brasil, 4 jan. 2017. Disponível em: . Acesso em 7 jan. 2017.)

  • TIPOLOGIA TEXTUAL

    TEXTO NARRATIVO -> conta-se um fato, fictício ou não, que ocorreu num determinado tempo e lugar, envolvendo certos personagens.  Toda a narração tem um enredo ou intriga – o encadeamento, a sucessão de fatos, o conflito que se desenvolve.

    (tempo verbal predominante é o PASSADO, pretérito perfeito e o mais que perfeito). Os gêneros que se apropriam da estrutura narrativa são: contos, crônicas, fábulas, romance, biografias etc.

    TEXTO DESCRITIVO -> é uma modalidade de composição textual cujo objetivo é fazer um retrato por escrito (ou não) de um lugar, uma pessoa, um animal, um pensamento, um sentimento, um objetivo, um movimento (descrição objetiva ou subjetiva de coisas, pessoas ou situações, normalmente numa enumeração, contém verbos de ligação. Os gêneros que se apropriam da estrutura descritiva são: laudo, relatório, ata, guia de viagem, manuais, anúncios, propaganda, relatórios, biografia, tutorial, etc. Também podem ser encontrados em textos literários através da descrição subjetiva.

    TEXTO INJUNTIVO/INSTRUCIONAL-> é o texto que visa a dar instruções, ordens, avisos, conselhos, fazer advertências ou prescrever procedimentos, com o propósito de instruir o leitor/interlocutor. Exemplos: receitas culinárias ou médicas, manuais de instrução, bulas de medicamentos, regulamentos, editais, placas de sinalização, campanhas comunitárias. Predomina os verbos no Imperativo.

    TEXTO DISSERTATIVO:>>> tempo verbal predominante é o PRESENTE.
    a) ARGUMENTATIVO -> 
    apresenta posicionamentos pessoais e exposição de ideias/opiniões apresentadas de forma lógica. Com razoável grau de objetividade, clareza, respeito pelo registro formal da língua e coerência. Seu intuito é a defesa de um ponto de vista que convença o interlocutor. Os gêneros que se apropriam da estrutura dissertativa são: ensaio, carta argumentativa, dissertação-argumentativa, editorial etc.

    Dica: Em textos argumentativos, a expressão “na verdade” é um modalizador e exprime um juízo de valor, um modo de ver, uma opinião do autor.

    b) EXPOSITIVO -> caracterizado por esclarecer um assunto de maneira atemporal com o objetivo de explicá-lo de maneira clara, concisa, sem intenção de convencer o leitor. Neste tipo de texto, o autor procura somente informar, explicar ou interpretar ideias, conceitos ou pontos de vista, por meio de uma explanação imparcial – que não conduza à polêmica e não tenha o propósito imediato de persuadir ou formar a opinião do leitor. Tem finalidade informativa com o objetivo de abordar algum tema e transmitir conhecimento a respeito desse tema, transmitir dados e conceitos.

    Ao contrário dos textos poéticos ou literários, que utilizam a linguagem conotativa, o texto informativo utiliza linguagem denotativa.

    Além de apresentar dados e referências, não há interferência de subjetividade, ou seja, o texto é isento de sentimentos, sensações, apreciações do autor ou opiniões.

  • c)Somente a afirmativa III é verdadeira.

  • O texto não descreve o novo órgão, portanto não é descritivo.

  • COMO QUE NÃO DESCREVE?

     →“A descrição anatômica de cem anos atrás era incorreta. Este órgão está longe de ser fragmentado; é uma estrutura simples, contínua e única”, assinalou J. Calvin Coffey, pesquisador do University Hospital Limerick, na Irlanda, responsável pela equipe que realizou a descoberta.

  • 3. Trata-se de um texto informativo, caracterizado por informações dadas pelo autor, sem contudo expressar a própria opinião sobre o assunto.

    "A reclassificação foi publicada em um artigo assinado por Coffey e por seu colega Peter O’Leary na prestigiada revista científica The Lancet Gastroenterology & Hepatology."

    Adjetivou a revista, ou seja, expressou opinião própria.

    Então não tem nenhuma alternativa certa caramba (se eu estiver errado por favor me corrijam).

  • Para ajudá-los nesse tipo de questão, temos que tomar buscar o gênero do texto como um todo.

    O texto, como um todo, é escrito sobre um viés informativo, isso torna-se ainda mais claro pela fonte de onde foi tirado, BBC Brasil, cujo é um site de notícias.

    Se formos olhar para os detalhes veremos vários resquícios de outros gêneros, mas a questão sempre vai pedir sobre qual, o texto foi escrito.

    Sempre olhe para a fonte do texto, isso já vai dar 90% da resposta.

    #PERTENCEREMOS

  • É uma questão capciosa, quando o examinador diz que é um "texto argumentativo, em que o autor expressa sua opinião sobre o assunto" ele está tentando enganar o candidato...

    Você claramente vê traços argumentativos, mas são citações diretas do autor do artigo que fui publicado. Se você ler como um todo e notar esses detalhes irá ver que o verdadeiro autor (BBC Brasil) não argumenta nada, isto é, ele apenas informa...

    Acerca da alternativa "Trata-se de um texto descritivo, por apresentar uma descrição do novo órgão do corpo humano" não marquei como correta por entender que o texto é predominantemente informativo.

    Vale ponderar que dificilmente você irá encontrar textos de somente um gênero, por isso é recomendável fazer uma análise para ver qual predomina mais.

  • testos decritivos são MAJORITARIAMENTE formados por adjetivos, tais textos visam a formação de uma imagem na cabeça do leitor.

    "A vítima, Solange dos Santos (22 anos), moradora da cidade de Marília, era magra, alta (1,75), cabelos pretos e curtos; nariz fino e rosto ligeiramente alongado."

    a intenção PRINCIPAL do texto descritivo é fazer o leitor imaginar oque está sendo descrito.

  • Avante PMPR! #Pertenceremos!