SóProvas


ID
2382214
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                          O que a vitória de Donald Trump pode ensinar à esquerda global

      Após as eleições municipais, velhos clichês voltaram à tona, como que o povo brasileiro não sabe votar porque é ignorante e manipulado. A coisa fica mais complexa quando vemos que essa fórmula, em tese, não se aplicaria para o eleitorado do país mais rico do mundo que votou em Donald Trump, nem para a classe trabalhadora britânica, que virou pró-Brexit.

      Tal como no início do século XX, a onda conservadora é uma reação global às diversas insurgências de massas por mudanças radicais que caracterizaram o século XXI.

      O quadro piora quando pensamos que as esquerdas e o campo progressista de um modo geral estão muito mais fragmentados hoje, em comparação com a onda fascista do século passado.

      O cenário do século XXI, portanto, não é uma cópia do século XX. Da China ao Brasil, passando pelas potências do norte global, o neoliberalismo atual se caracteriza justamente pelo esvaziamento da vontade política e democrática em meio ao pleno desmonte da classe trabalhadora.

      O capitalismo se transformou e atua agora de forma muito mais molecular e inteligente do que no passado. O resultado disso é que a subjetividade política é substituída pelo niilismo político e a aversão à política institucional.

      Essa revolução subjetiva, em curso no mundo todo, é o que precisamos entender, pois ela esvazia o senso de coletivo e aniquila a identidade de classe trabalhadora. […]

(<http://www.cartacapital.com.br/internacional/o-que-a-vitoria-de-donald-trump-pode-ensinar-a-esquerda-global>. Acessado em 10/01/2017.)

Com base no texto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) Os votos mais conservadores, em diversas partes do mundo, podem ser considerados uma reação global às diversas mudanças políticas, sociais e econômicas que caracterizam o século XXI.

( ) O cenário atual conservador é similar ao do início do século XX, com a esquerda e o campo progressista mitigando essa reação, como o fascismo no século passado.

( ) A fragmentação da esquerda e do campo progressista leva a essa reação conservadora, segundo o autor.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • O gabarito considerou correta a assertiva que diz "a fragmentação da esquerda e do campo progressista leva a essa reação conservadora, segundo o autor", mas eu hei de discordar.

     

    Analisemos este trecho:

     

    Tal como no início do século XX, a onda conservadora é uma reação global às diversas insurgências de massas por mudanças radicais que caracterizaram o século XXI. O quadro piora quando pensamos que as esquerdas e o campo progressista de um modo geral estão muito mais fragmentados hoje (...)


    É evidente que o que leva a reação convervadora a tomar corpo são as insergências de massas por mudanças radicais nos âmbitos político, social e econômico, isso está claro no texto. Igualmente está claro que o fato de a esquerda e o campo progressista estarem fragmentados (separados) dá espaço para o fortalecimento da onda conservadora. 

     

    A assertiva em questão, da forma como está estruturada, passa uma ideia de causa e consequência, o que não é verdade. Quando o autor diz que "o quadro piora", ele cita um agravante, e não uma causa.

  • Em outra prova é outro gabarito.

  • No site da banca, onde o resultado definitivo do concurso foi publicado, a letra B) V-F-V foi considerada como correta mesmo após os recursos.

    http://www.nc.ufpr.br/concursos_institucionais/progepe/progepe_2016_2/provas/201.pdf

    Discordo da resposta, e comprtilho das considerações feitas pelos outros colegas em comentários anteriores.

     

  • Na minha opinião, a primeira assertiva também é um pouco duvidosa devido a troca do ''caracterizaram'' do texto  por ''caracterizam''. essa mudança do tempo verbal muda o sentido da oração.

    Quanto a terceira assertiva, realmente é bem difícil ter certeza se é mesmo  essa a idéia que o autor quis passar.

  • Banca capciosa no Português!

  • GAB B

  • Eu considerei a primeira assertiva falsa pois o texto original diz "mudanças radicais "

    Não acho que seja a mesma coisa que "mudanças políticas, sociais e econômicas ". Ele não especifica quais foram essas mudanças radicais.

  • Gustavo KA, tive o mesmo raciocínio do colega.

  • Um professor minimamente sério não elabora uma questão como essa.

  • Banca ruim em diversos sentidos, mormente por não ter anulado uma questão dessa, claramente equivocada.

  • A fragmentação da esquerda e do campo progressista leva a essa reação conservadora, segundo o autor.

     O quadro piora quando pensamos que as esquerdas e o campo progressista de um modo geral estão muito mais fragmentados hoje, em comparação com a onda fascista do século passado.

    --- Agravamento não é causa.

    Cheirinho de...

  • Na verdade, o pessoal está muito acostumado com o "jeito" Cespe de elaborar questões - explorando os mínimos detalhes.

  • Minha duvida sobre a primeira questão ser Verdadeira. Peço aos colegas que me auxiliem:

    O texto diz: "Tal como no início do século XX, a onda conservadora é uma reação global às diversas insurgências de massas por mudanças radicais que caracterizaram o século XXI".

    Se a insurgências de mas é POR mudanças, logo as mudanças ainda não aconteceram, correto? Então no meu entendimento falar que: "...ser considerados uma reação global às diversas mudanças políticas..." estaria errado, pois no texto original as mudanças ainda não teriam acontecido e na primeira assertiva as mudanças já aconteceram.

    Meu pensamento está errado?

  • Mais um ponto negativo à credibilidade da Federal do Paraná.

    Boa sorte a todos nós.

  • rumo a pc pr papi

  • Em uma questão fala que no sentido de revoltas, ja nessa em mudanças, em qual lugar do teexto fica claro isso, que as mudanças políticas, sociais e econômicas, no caso vc tem que adivinhar e assimilar que essas são as mudanças, muito subjetivo! ufpr viaja demais.

  • Ufa! Pensei que fosse só eu a ficar pistola.

  • Os professores de POR dessa banca usam droga. Não é possível. Uma questão pior que a outra. Só questão maconha nada a ver. Tudo tem extrapolação.

    Deus nos proteja na PC PR

  • Em 20/07/21 às 11:09, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!Em 09/06/21 às 17:46, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!Em 03/05/21 às 10:18, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!

  • "Com base no texto..."

    Essa é a primeira informação que temos, logo, como encontrar todos esses dados da primeira assertiva, se eles não existem no texto?

    Em que situações é possível extrapolar e quais não é possível?

    Questões de interpretação viraram loteria.

  • A resposta correta deveria ser a alternativa E (V-F-F), tendo em vista que a ultima assertiva não está correta, vejamos:

    ( ) A fragmentação da esquerda e do campo progressista leva a essa reação conservadora, segundo o autor.

    "Tal como no início do século XX, a onda conservadora é uma reação global às diversas insurgências de massas por mudanças radicais que caracterizaram o século XXI.

    O quadro piora (o “quadro” faz referência à “onda conservadora”) quando pensamos que as esquerdas e o campo progressista de um modo geral estão muito mais fragmentados hoje, em comparação com a onda fascista do século passado.”

    O texto é claro quando diz que a reação conservadora é causada por diversas insurgências de massas que buscam mudanças radicais, A FREGMENTAÇÃO DA ESQUERDA E DO CAMPO PROGRESSISTA são responsáveis por AGRAVAR (piorar) a ONDA CONSERVADORA, logo, mesmo que não houvesse a BENDITA fragmentação de que trata o texto, ainda assim haveria a DITA ONDA CONSERVADORA.

    UFPR, sempre tão clara como a neve.