SóProvas


ID
2382220
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                          O que a vitória de Donald Trump pode ensinar à esquerda global

      Após as eleições municipais, velhos clichês voltaram à tona, como que o povo brasileiro não sabe votar porque é ignorante e manipulado. A coisa fica mais complexa quando vemos que essa fórmula, em tese, não se aplicaria para o eleitorado do país mais rico do mundo que votou em Donald Trump, nem para a classe trabalhadora britânica, que virou pró-Brexit.

      Tal como no início do século XX, a onda conservadora é uma reação global às diversas insurgências de massas por mudanças radicais que caracterizaram o século XXI.

      O quadro piora quando pensamos que as esquerdas e o campo progressista de um modo geral estão muito mais fragmentados hoje, em comparação com a onda fascista do século passado.

      O cenário do século XXI, portanto, não é uma cópia do século XX. Da China ao Brasil, passando pelas potências do norte global, o neoliberalismo atual se caracteriza justamente pelo esvaziamento da vontade política e democrática em meio ao pleno desmonte da classe trabalhadora.

      O capitalismo se transformou e atua agora de forma muito mais molecular e inteligente do que no passado. O resultado disso é que a subjetividade política é substituída pelo niilismo político e a aversão à política institucional.

      Essa revolução subjetiva, em curso no mundo todo, é o que precisamos entender, pois ela esvazia o senso de coletivo e aniquila a identidade de classe trabalhadora. […]

(<http://www.cartacapital.com.br/internacional/o-que-a-vitoria-de-donald-trump-pode-ensinar-a-esquerda-global>. Acessado em 10/01/2017.)

Sobre o gênero textual, é correto afirmar que se trata de um texto:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra a: argumentativo, o que se evidencia pela presença da opinião autoral e pelo uso da primeira pessoa do plural

     

    Seguem alguns trechos que dão base ao gabarito:

     

    O quadro piora quando pensamos que as esquerdas ... (opinião do autor / emprego da primeria pessoa do plural)

     

    Essa revolução subjetiva, em curso no mundo todo, é o que precisamos entender (opinião do autor / emprego da primeira pessoa do plural), pois ela esvazia o senso de coletivo e aniquila a identidade de classe trabalhadora (opinião do autor).

  •   O quadro piora quando pensamos que as esquerdas e o campo progressista de um modo geral estão muito mais fragmentados hoje, em comparação com a onda fascista do século passado.

    GABARITO= A

    PENSAMOS= NÓS

    EU

    TU

    ELE

    NÓS

    VÓS

    ELES

  • Enquanto uns discutem sobre esquerda e direita eu estudo, obrigado por ajudarem minha aprovação, sugiro continuarem assim, obrigado!

  •  https://www.instagram.com/p/CKkmpKWpz-R/

    Post sobre esse tipo de questão da UFPR que pode ajudar.

    Bons estudos

  • Sabemos que, dentre os tipos textuais, destaca-se o argumentativo - que tem como objetivo discursivo convencer o interlocutor a respeito de determinado ponto de vista.

    Ante o exposto, não compreendo o gabarito, uma vez que a banca solicitou o Gênero Textual e não a Tipologia textual !

    Haja paciência para lhe dar com essa Banca ...

  • "é o que precisamos entender"

    QUEM? Nós --> uso da primeira pessoa do plural

    Gab: A

  • Eu fiz por eliminação e acertei a questão, observo sempre o comando da questão, pediu gênero, eliminei as que eram tipos, só sobrou a letra A. Se não fosse esse o gabarito, acredito que caberia recurso.

  • Argumentativo - Introdução uma explicação e a conceitua dando opiniões pessoais.

    Fonte - Da minha cabeça.

    GAB. A