-
Gabarito: b) incluem configurações mentais que nunca se tornaram conscientes, assim como o material que foi considerado inaceitável pela consciência.
O ID refere-se à parte inacessível da personalidade. Corresponde ao conceito inicial de inconsciente, apesar de também o ego e o superego possuírem aspectos inconscientes. Além disso, o ID é o reservatório das pulsões ( tanto de vida quanto de morte) , da energia libidinal. É ele que satisfaz as exigências do EGO e do Superego, fornecendo toda a energia para eles. Apesar de seus conteúdos serem quase todos inconscientes, o ID tem o poder de agir na vida mental de um indivíduo.
Características do ID: - Caótico e desorganizado: dessa maneira, não se pode aplicar as leis lógicas do pensamento do ID. Essa condição permite que impulsos conflitantes coexistam, sem que um anule ou diminua o outro. - Atemporal: essa condição permite que fatos passados e presentes convivam juntamente sem desvantagem de intensidade. - Orientação pelo princípio do prazer: por não levar em conta a realidade, procura não considerar atrasos e adiamentos em favor de reduzir a tensão e, pelo processo primário, buscar satisfação imediata pelos atos reflexos e pelas fantasias.
-
Nunca vi uma definiçao de id tao horrivel. Forca a barra demais!! Nunca ser tornaram conscientes?
-
Conteúdos do ID
--> incluem configurações mentais que nunca se tornaram conscientes, assim como o material que foi considerado inaceitável pela consciência
--> refere-se à parte inacessível da personalidade
--> corresponde ao conceito inicial de inconsciente, apesar de também o ego e o superego possuírem aspectos inconscientes
--> é o reservatório das pulsões ( tanto de vida quanto de morte) , da energia libidinal
--. satisfaz as exigências do Ego e do Superego, fornecendo toda a energia para eles
--> apesar de seus conteúdos serem quase todos inconscientes, o ID tem o poder de agir na vida mental de um indivíduo