SóProvas


ID
2382619
Banca
ESPP
Órgão
MPE-PR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Quando o projeto de um banco de dados é finalizado e um sistema gerenciador de banco de dados é escolhido para implementá-lo, o primeiro passo é especificar esquemas conceituais e internos para o banco de dados e quaisquer mapeamentos entre os dois. Em muitos sistemas gerenciadores de bancos de dados, onde não é mantida nenhuma separação estrita de níveis, uma linguagem, chamada___________________________ , é usada pelo DBAe pelos projetistas de bancos de dados para definir os dois esquemas. O sistema gerenciador de banco de dados terá um compilador dessa linguagem cuja função é processar instruções da mesma, a fim de identificar as descrições dos construtores de esquema e armazená-los no catálogo do sistema. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D
     

    DDL (Data Definition Language) – serve para a definição de estruturas de dados, incluindo linhas, colunas, tabelas, índices e localizações de arquivos.

    Ex: CREATE (cria tabelas), ALTER (modifica a tabela, como para incluir um atributo), DROP (elimina a tabela) e ADD.

     

    DML (Data Manipulation Language) – voltada para a manipulação dos dados, como o próprio nome diz.

    Ex: INSERT (inserir), SELECT (consultar), UPDATE (atualizar, modificando alguns atributos), DELETE (autoexplicativo), CALL, DO e HANDLER

     

    DTL (Data Transaction Language) – para a transação no banco de dados.

    Ex: BEGIN WORK (iniciar uma transação), COMMIT (gravar a transação no disco rígido – atomicidade), ROLLBACK (desfazer transação).

     

    DCL (Data Control Language) – controla aspectos de autorização de dados e licenças de usuários para controlar quem tem acesso dentro do banco.

    Ex: GRANT (dar acesso), REVOKE (retirar acesso), DENY (nega permissão para realizar operação em um objeto ou recurso).

     

    VDL (View Definition Language) – voltada para especificar as visões dos usuários e seus mapeamentos para o esquema conceitual.

    Ex: CREATE VIEW, DROP VIEW.

    bons estudos