SóProvas


ID
2382913
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Na medicina legal, segundo a classificação de asfixias de Afrânio Peixoto, temos os grupos das asfixias puras, asfixias complexas e asfixias mistas. A respeito do assunto, analise as afirmativas abaixo.

I. No enforcamento, sempre há a suspensão completa do indivíduo, sendo que o corpo fica totalmente sem tocar em qualquer ponto de apoio.

II. O período inicial da evolução do enforcamento caracteriza-se por convulsões e excitação do corpo proveniente dos fenômenos respiratórios.

III. O sulco do enforcamento é proporcional à consistência do laço, mas, mesmo sendo um laço mole, o sulco permanece, não desaparecendo posteriormente.

Está/estão incorreta(s) a(s) afirmativa(s).

Alternativas
Comentários
  • I. No enforcamento, sempre há a suspensão completa do indivíduo, sendo que o corpo fica totalmente sem tocar em qualquer ponto de apoio. Enforcamento incompleto: parte do corpo pode tocar o chão.

    II. O período inicial a segunda fase da evolução do enforcamento caracteriza-se por convulsões e excitação do corpo proveniente dos fenômenos respiratórios.

    III. O sulco do enforcamento é proporcional à consistência do laço, mas, mesmo sendo um laço mole, o sulco permanece, não desaparecendo posteriormente. Nas aulas do prof Guilherme Behr ele diz que em caso de suicídio, quando a família tenta ainda socorrer, sendo o enforcamento bem recente e retirado o laço, esse sulco pode sim desaparecer.

  • Prestem atenção! A questão pediu pelos itens incorretos!

              Item I: incorreto! No enforcamento também pode ocorrer a modalidade incompleta ou atípica.

              Item II: incorreto! O período do enforcamento caracterizado pela ocorrência de convulsões é o segundo período.

              Item III: também incorreto, pois, dependendo da situação, pode ocorrer o desaparecimento do sulco.

              Portanto, todos os itens estão incorretos.