SóProvas


ID
2382991
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

A respeito dos usos de fármacos na dependência de substâncias psicoativas, analise os itens a seguir.

I. A nicotina, no curto prazo, é agente de escolha como adjunto na terapia comportamental em tabagistas com o compromisso de abandonar o tabagismo.

II. O dissulfram é usado como adjunto na terapia comportamental em alcoólatras adequadamente motivados ainda antes da desintoxicação.

III. O dissulfram é contraindicado em pacientes nos quais a reação hipotensiva seria perigosa.

IV. Os agonistas ou agonistas parciais dos opioides (por exemplo, metadona e buprenorfna) administrados por via oral ou sublingual, podem ser usados como substitutos dos narcóticos injetáveis, muitos dos quais têm efeitos prejudiciais atribuíveis à via de administração.

V. A naltrexona, um antagonista dos opioides de ação curta, é usada como adjunto para ajudar a impedir a recidiva em dependentes desintoxicados.

Assinale a alternativa que contém o número de itens incorretos.

Alternativas
Comentários
  • I - correta

    II - incorreta - DEPOIS

    III - correta

    IV - correta

    V - incorreta - LONGA

    Nicotina: a curto prazo, é o agente de escolha como adjunto na terapia comportamental em tabagistas com o compromisso de abandonar o tabagismo.

    Dissulfiram: usado como adjunto na terapia comportamental em alcóolatras adequadamente motivados depois da desintoxicação; é contra-indicado em pacientes nos quais a reação hipotensiva induzida pelo acetaldeído seria perigosa (doença coronariana ou vascular cerebral).

    Acamprosato: pode ajudar a manter a abstinência; é iniciado assim que a abstinência tenha sido atingida e mantido se ocorrer recidiva, continuando por 1 ano.

    Metadona e Buprenorfina (agonistas e agonistas parciais dos opióides, respectivamente): administrados via oral ou sublingual, podem ser usados como substitutos dos narcóticos injetáveis, muitos dos quais têm efeitos prejudiciais atribuíveis à via de administração.

    Naltrexona: antagonista opióide de ação longa, é usado como adjunto para ajudar a impedir a recidiva em dependentes desintoxicados (livres de opióides há pelo menos 1 semana)

    fonte: Rang & Dale