SóProvas


ID
2383225
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Discos Rígidos (HDD) estão constantemente aumentando sua capacidade de armazenamento frente a demanda dos usuários. Os atuais padrões de tamanho de disco estão na casa de terabytes (TB) de capacidade. Assim, novos padrões de organização e gerenciamento dos HDD são necessários. Assinale a alternativa que indica o padrão que evoluiu para se ter partições acima de 2 TB.

Alternativas
Comentários
  • O gabarito é a letra E.

     

    Em hardware a Tabela de Partição GUID (GPT) é um padrão para o layout da tabela de partição em um disco rígido físico. Embora seja parte do padrão de Extensible Firmware Interface (EFI) (a proposta de substituição da Intel para a BIOS da IBM), ele pode ser usado em sistemas BIOS sistemas devido às limitações das tabelas de partição na Ficha de Boot Principal, que limitam o tamanho máximo do disco a 2 TB.

  • Segundo a microsoft:  

    O NTFS aumentou muito o tamanho dos arquivos e volumes. Portanto, agora eles podem ter até 2^64 bytes (16 exabytes ou 18.446.744.073.709.551.616 bytes).

    OBSERVAÇÃO: As limitações de hardware subjacentes podem impor limitações de tamanho de partição adicional em qualquer sistema de arquivos. Particularmente, uma partição de inicialização pode ter apenas 7,8 GB de tamanho e há uma limitação de 2 terabyte na tabela de partição.

    https://support.microsoft.com/pt-br/help/100108/overview-of-fat,-hpfs,-and-ntfs-file-systems

    -----

    O MBR usa 32 bits para guardar informações da partições, cada partição apenas pode ter um tamanho máximo de 2 TB.

    O GPT Suporte para partições acima dos 2 TB (ou seja, 2^64 blocos, um máximo de 1 ZB).

    https://pplware.sapo.pt/gadgets/hardware/qual-a-diferena-entre-mbr-e-gpt/

  • Guid Partition Table (GPT)

    A estrutura GPT (Tabela de Partição Guid) é um novo layout relativo a particionamento de disco rígidos. O GPT traz muitos benefícios comparativamente ao tradicional MBR (Master boot record),dos quais se destacam:

    Suporte para partições acima dos 2 TB (ou seja, 2^64 blocos, um máximo de 1 ZB). De referir que no Windows, devido ao sistema de ficheiros NTFS, este tamanho está limitado para 256TB

    Apesar de poderem ser criadas um número ilimitado de partições, o GPT “apenas” suporta 128 partições primárias

    Melhor estrutura/organização ao nível das partições

    Possui mecanismos para detecção da dados e partições corrompidas

    Aumenta a probabilidade de recuperação de dados, na existência de sectores do disco danificados, uma vez que tem um cabeçalho secundário (Secondary GPT Header) que funciona como backup da tabela de partições.

    O campo Protective MBR funciona ao estilo do MBR, mas com suporte para 64 bits. Esta área funciona como como “mecanismo” de retro compatibilidade

    https://pplware.sapo.pt/gadgets/hardware/qual-a-diferena-entre-mbr-e-gpt/

  • Complementando: no NTFS o tamanho máximo de uma partição é de 2TB, e o tamanho máximo de um arquivo é de 16TB.