SóProvas



Questões de HD


ID
5086
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2007
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Um disco rígido X grava um determinado arquivo A em 10 segundos, enquanto que um disco rígido Y grava o mesmo arquivo A em 8 segundos. O desempenho de gravação de Y em relação a X é:

Alternativas
Comentários
  • Dx= 1/10 => Dx= 0,1Dy= 1/8 => Dy= 0,125Dy/Dx= 0,125/0,1 = 1,25=> 25% superior
  • Basta ver que 10/8 = 1,25. Então 10 é 25% maior que 8.  
    Logo o desempenho é 25% superior, já que menos tempo é melhor desempenho.
  • Costumo usar regra de 3 para o máximo de coisas possíveis, rs.
    8 ---------- 100%
    (10-8) ---- x%
    Isso dá=200/8= 25%



  • Essa agente chuta kkk


ID
7270
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2004
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Em um Disco Rígido, um cluster é a menor unidade de alocação de arquivos reconhecida pelo sistema operacional. Com relação a essa divisão em Discos Rígidos, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Qual é o erro da alternativa "a"?

    Até onde eu sabia, a FAT 16 permite a existência de 65.536 endereços diferentes, ou seja, 65.536 clusters diferentes!
  •  

    Na alternativa A não foi especificado o tamanho do cluster. Em FAT16 é possível ter mais de 65 mil clusters, mas de qual tamanho? Deve ser por isto que consideraram esta alternativa como incorreta.

    Na alternativa C, o limite máximo é de 2GB, com clusters de 32k.

    Na alternativa D, uau, cluster com 2GB? Para alguns pode fazer sentido, se considerar que um cluster de computadores (montados para parecer um único sistema na rede) pode ter mais que 2GB de várias unidades. Entretanto a questão fala sobre discos rígidos, logo não se aplica.

    Quanto a alternativa E, o site http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc940351(en-us).aspx fornece a resposta.

  • e)  De fato, ao converter uma partição FAT16 para FAT32 é normal conseguir de 10 a 20% de redução no espaço ocupado, devido à redução do espaço desperdiçado.
  • a) FAT16 é limitada a 65,536 clusters, mas certos clusters são reservados, o limite prático é de 65,524 clusters.
    http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc940351(en-us).aspx

    b)Item correto

    c)Justamente o contrário. Partições FAT16 com 2GB utilizam clusters de 32KB, enquanto que FAT32 utiliza clusters de 4KB. O uso é bem mais eficiente na FAT32.
    http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc940351(en-us).aspx

    d)O tamanho máximo dos clusters para FAT16 é 64KB em partições com mais de 2 e menos de 4 GB.
    Além de não fazer sentido usar um cluster de 2GB.
    http://support.microsoft.com/kb/140365

    e)A conversão de FAT16 para FAT32 traz economia de espaço (clusters menores) e aumento de velocidade.
    http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc940351(en-us).aspx

ID
19192
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Sobre o Disco Rígido (HD) é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A diferença encontrada ocorre porque a especificação do tamanho dos hds é informada pelos fabricantes em base decimal, mas o micro trabalha em base binária. Se quiser saber detalhes, vide a seguir (o cálculo é meio cansativo).

    Fazendo um paralelo entre estas duas bases, 1KB em base decimal seriam 1000 bytes (ou 10 elevado a 3 = 10 x 10 x 10). Em base binária, 1KB seriam 1024 bytes (ou 2 elevado a 10 = 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2).

    Assim sendo, 1MB seriam em base decimal seriam 1.000 x 1.000 = 1.000.000 bytes. Em base binária, 1MB seriam 1.024 x 1.024 = 1.048.576 bytes.

    Prosseguindo, 1GB em base decimal seriam 1.000 x 1.000 x 1.000 = 1.000.000.000 bytes. Em base binária, 1GB seriam 1.024 x 1.024 x 1.024 = 1.073.741.824 bytes.

    Finalizando: para saber o tamanho do HD que será de fato reconhecido pelo seu micro basta dividir o tamanho do HD informado pelo fabricante pelo valor do GB em base binária.

    Por exemplo, se você pegar um HD de 120GB e fizer as contas saberá que o seu micro reconhecerá este HD com o tamanho de 111,76GB (basta calcular 120.000.000.000 dividido por 1.073.741.824 = 111,76GB).

    Para facilitar o calculo na hora do concurso, multiplique o valor do HD por 0,93132.
  • a) Os sistemas operacionais consideram, na mensuração da capacidade de discos rígidos, 1 GB como sendo 230= 1024 X 1.048.576= 1.073.741.824 (Giga) ou 2^20= 1024 X 1024 = 1.048.576 (Mega).

     

    c) O disco Fibre Channel é o irmão mais novo dos discos SCSI e concorrente do SAS. Estes discos são definidos como parte dos discos SCSI-3. Permite maiores velocidades e um maior número de discos.

     

    d) Para que um dispositivo SCSI funcione em seu computador é necessário ter uma equipamento que realize a interface entre a máquina e o hardware SCSI. Essa interface é chamada de “Host Adapter”.

     

    e) No barramento SCSI existem transmissões síncronas e assíncronas. Enquanto o primeiro permite enviar até dois comandos e aguardar as duas respostas em todas as operações, o segundo funciona de maneira totalmente diferente, sendo capaz de enviar alguns comandos antes mesmo de receber a resposta do anterior.


ID
27406
Banca
FCC
Órgão
TRE-SE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Em cada porta das conexões ATA paralela, existente nos computadores da plataforma PC, é possível conectar

Alternativas
Comentários
  • Esta questão, foi formulada erradamente.
    Pois sua interpretação esta deixando a deseja.
    Contraladoras IDE´S ATIVADA E DESATIVADA, o que são isso.
    Todos nois sabemos que as controladoras ATA, são capazes de controlar dois "dispositivos" atraves de um cabo flat com dois conectores. Logo, se tenho duas controladoras, poderei poderei utilizar quatro "dispositivos". FAVOR ME EXPLICAR O HÁ QUE SERE REFERENTE: "com a controladora ativada e outro com a controladora desativada. "


    NO AGUARDO
  • A porta ATA com comunicação paralela usa um conector de 40 pinos. Nela é possível conectar dois discos IDE por porta. Como cada disco tem uma controladora integrada, as controladoras entram em conflito, pois ambas querem controlar a comunicação dos discos com o PC. Por isto é necessário desabilitar uma das controladoras para que os discos funcionem. Daí os nomes "master" (mestre) para o disco que mantém a controladora ativada e "slave" (escravo) para o disco que tem sua controladora desativada.
  • Serial ATA, SATA ou S-ATA (acrônimo para Serial Advanced Technology Attachment) é uma tecnologia de transferência de dados entre um computador e dispositivos de armazenamento em massa (mass storage devices) como unidades de disco rígido e drives ópticos.

    É o sucessor da tecnologia ATA (acrônimo de Advanced Technology Attachment também conhecido como IDE ou Integrated Drive Electronics) que foi renomeada para PATA (Parallel ATA) para se diferenciar de SATA.

    Diferentemente dos discos rígidos IDE, que transmitem os dados através de cabos de quarenta ou oitenta fios paralelos, o que resulta num cabo enorme, os discos rígidos SATA transferem os dados em série. Os cabos Serial ATA são formados por dois pares de fios (um par para transmissão e outro par para recepção) usando transmissão diferencial, e mais três fios terra, totalizando 7 fios,[1] o que permite usar cabos com menor diâmetro que não interferem na ventilação do gabinete.

    As principais vantagens sobre a interface do parallel ATA, é em relação a rapidez em transferir os dados, cuja habilidade é remover ou acrescentar dispositivos enquanto a operação (hot swapping) de cabos mais finos que permite o resfriamento de ar mais eficientemente e, uma operação mais confiável, com dados controlados vigorosamente.

    Designado como um sucessor para o padrão ATA (Advanced Technology Attachment), o qual eventualmente se espera substituir a tecnologia mais antiga, retroativamente com o nome( Parallel ATA ou PATA), os quais se denominam adaptadores e dispositivos do Serial ATA de comunicação de alta velocidade, ao longo de um serial cable.


  • Questão de atenção.1. ATA é o mesmo que o antigo IDE.2. Controladora ativada = master e desativada = Slave. Isso controlado através de jumpers.Porta é onde são conectados os cabos Flats. E cada cabo flat é possível conectar até dois discos rigidos.A respota certa eh a letra E. Pois ela diz que é possível dois discos. Um habilitado e outro não(Mater e Slave).
  • A questão é Em cada porta das conexões ATA paralela, existente nos computadores da plataforma PC, é possível conecta

    A única resposta possível é Um disco rígido (master), com a controladora ativada e outro (slave) com a controladora desativada.

    Abraços.

ID
76567
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

PATA e SATA [1] são tecnologias utilizadas em discos
rígidos, em que o nome de ambas já indica a principal diferença
entre elas: o padrão PATA faz transferência de dados de forma
paralela, ou seja, transmite vários bits por vez, como se estes
estivessem lado a lado, enquanto no padrão SATA a
transmissão é em série, tal como se cada bit estivesse um atrás
do outro. O padrão PATA utiliza o cabo IDE, no qual 50% das
vias (fios que conectam o HD à placa-mãe) [2]
destinam-se,
exclusivamente, à transmissão paralela dos bits, enquanto o
restante cuida da atenuação de ruídos. Essa tecnologia permite
a conexão de até 2 dispositivos por canal, havendo, portanto, a
possibilidade de instalação de até 4 HDs num computador
tipo PC [3].
No padrão SATA, a transmissão bit a bit é efetuada
através de um cabo blindado que, pela pouca quantidade de
vias [4],
se constitui em vantagem oferecida pela dimensão
reduzida do cabo, dado o melhor aproveitamento do espaço

interno do computador e facilitando inclusive a circulação de ar.
No SATA, cada dispositivo usa um único canal de transmissão,
atrelando sua capacidade total a um único HD; um recurso
interessante do SATA é a possibilidade de uso da técnica [5]
que torna possível a troca do dispositivo com o computador
ligado.

Em relação às tecnologias abordadas no texto no destaque [1], é correto afirmar que, nos computadores atuais, a relação custo-benefício é vantajosa para

Alternativas
Comentários
  • Como mencionado no enunciado, SATA (Serial Advanced Tecnology Attachment) é uma tecnologia de disco, criada em 2003, que utiliza transmissão serial de dados. Isto torna possível o uso de frequências maiores de clock e, consequentemente uma transmissão mais rápida de dados. A tecnologia IDE (PATA) usa transmissão paralela, o que favorece a ocorrência de interferências eletromagnéticas entre as vias,causando ruído nos dados e deixando a  transmissão mais lenta.

ID
76570
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

PATA e SATA [1] são tecnologias utilizadas em discos
rígidos, em que o nome de ambas já indica a principal diferença
entre elas: o padrão PATA faz transferência de dados de forma
paralela, ou seja, transmite vários bits por vez, como se estes
estivessem lado a lado, enquanto no padrão SATA a
transmissão é em série, tal como se cada bit estivesse um atrás
do outro. O padrão PATA utiliza o cabo IDE, no qual 50% das
vias (fios que conectam o HD à placa-mãe) [2]
destinam-se,
exclusivamente, à transmissão paralela dos bits, enquanto o
restante cuida da atenuação de ruídos. Essa tecnologia permite
a conexão de até 2 dispositivos por canal, havendo, portanto, a
possibilidade de instalação de até 4 HDs num computador
tipo PC [3].
No padrão SATA, a transmissão bit a bit é efetuada
através de um cabo blindado que, pela pouca quantidade de
vias [4],
se constitui em vantagem oferecida pela dimensão
reduzida do cabo, dado o melhor aproveitamento do espaço

interno do computador e facilitando inclusive a circulação de ar.
No SATA, cada dispositivo usa um único canal de transmissão,
atrelando sua capacidade total a um único HD; um recurso
interessante do SATA é a possibilidade de uso da técnica [5]
que torna possível a troca do dispositivo com o computador
ligado.

No que se refere aos itens [2] e [4], a velocidade, em rotações por minuto (rpm), com que giram os discos dos HDs é fator fundamental para o desempenho do dispo- sitivo. Nesse sentido, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Independente de ser SATA ou PATA, notebooks geralmente usam 5400rpm por questão de consumo de energia.
  • Caro colega carlos samuel domingues motta que tal colocar um comentário um pouco mais construtivo como o do leoh?

    Não acrescenta nada simplesmente repetir a resposta correta
  • Mas é bom quando a pessoa escreve o gabarito da questão, pq tem gente que já respondeu mais de 10 e não tem mais como saber se acertou ou não a questão...
  • Acertei essa questão na tática, eliminando as palavras que continham (somente), brincadeira. rsrsrs.


ID
76573
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

PATA e SATA [1] são tecnologias utilizadas em discos
rígidos, em que o nome de ambas já indica a principal diferença
entre elas: o padrão PATA faz transferência de dados de forma
paralela, ou seja, transmite vários bits por vez, como se estes
estivessem lado a lado, enquanto no padrão SATA a
transmissão é em série, tal como se cada bit estivesse um atrás
do outro. O padrão PATA utiliza o cabo IDE, no qual 50% das
vias (fios que conectam o HD à placa-mãe) [2]
destinam-se,
exclusivamente, à transmissão paralela dos bits, enquanto o
restante cuida da atenuação de ruídos. Essa tecnologia permite
a conexão de até 2 dispositivos por canal, havendo, portanto, a
possibilidade de instalação de até 4 HDs num computador
tipo PC [3].
No padrão SATA, a transmissão bit a bit é efetuada
através de um cabo blindado que, pela pouca quantidade de
vias [4],
se constitui em vantagem oferecida pela dimensão
reduzida do cabo, dado o melhor aproveitamento do espaço

interno do computador e facilitando inclusive a circulação de ar.
No SATA, cada dispositivo usa um único canal de transmissão,
atrelando sua capacidade total a um único HD; um recurso
interessante do SATA é a possibilidade de uso da técnica [5]
que torna possível a troca do dispositivo com o computador
ligado.

Em relação ao item [3], para que os HDs trabalhem adequadamente,

I. os discos instalados em cada canal devem ser identificados como master ou slave, segundo o tipo de particionamento efetuado em cada um deles.

II. os discos instalados no primeiro canal podem ser "jampeados" como master e os do segundo canal como slave.

III. os discos instalados em cada canal necessitam ser "jampeados", de maneira que sejam identificados como master e slave, sucessivamente.

IV. o disco que conterá o sistema operacional deve ser instalado no primeiro canal e "jampeado" como master.

É correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • I - O particionamento dos discos não influenciam em nada a disposição master/slave deles nos slots.II - Na verdade, cada canal, ou slot, terá um master e um slaveIII - Correto, conforme mencionado acimaIV - Tenho lá minhas dúvidas, mas acho que no caso do windows principalmente (SO burro) só mesmo colocando ele como master no disco 1 slot 1 para ele bootar :)
  • Discordo deste gabarito. Um hd PATA jumpeado como slave pode inicar o Sistema Operacional. A boa prática sugere que ele seja Master, mas nada impede que seja o Slave.

  • a IV está errada pois o disco com o sistema operacional não necessita estar obrigatoriamente no primeiro canal e, como disse nosso amigo aqui, nao necessita estar como master.....
    ahh e a III dá a entender que a sequência obrigatória é master e slave, mas não existe essa obrogatoriedade!!!

    acertei essa por exclusão das outras mas que tá mal formulada é fato!!!

ID
76576
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

PATA e SATA [1] são tecnologias utilizadas em discos
rígidos, em que o nome de ambas já indica a principal diferença
entre elas: o padrão PATA faz transferência de dados de forma
paralela, ou seja, transmite vários bits por vez, como se estes
estivessem lado a lado, enquanto no padrão SATA a
transmissão é em série, tal como se cada bit estivesse um atrás
do outro. O padrão PATA utiliza o cabo IDE, no qual 50% das
vias (fios que conectam o HD à placa-mãe) [2]
destinam-se,
exclusivamente, à transmissão paralela dos bits, enquanto o
restante cuida da atenuação de ruídos. Essa tecnologia permite
a conexão de até 2 dispositivos por canal, havendo, portanto, a
possibilidade de instalação de até 4 HDs num computador
tipo PC [3].
No padrão SATA, a transmissão bit a bit é efetuada
através de um cabo blindado que, pela pouca quantidade de
vias [4],
se constitui em vantagem oferecida pela dimensão
reduzida do cabo, dado o melhor aproveitamento do espaço

interno do computador e facilitando inclusive a circulação de ar.
No SATA, cada dispositivo usa um único canal de transmissão,
atrelando sua capacidade total a um único HD; um recurso
interessante do SATA é a possibilidade de uso da técnica [5]
que torna possível a troca do dispositivo com o computador
ligado.

A técnica referida no item [5] é denominada

Alternativas
Comentários
  • Na "hot-swap" pode-se instalar um dispositivo com o PC ligado ou desligado, já na "plug and play" apenas com o PC desligado!

  • Não é no "plug and play" que é possível adicionar um dipositivo com o computador ligado? Sendo assim, a alternativa correta não seria a "B"?

  • não poderia ser a B, pois em se tratanto de HD internor nao há conector do tipo USB.

    hot swap nada mais é do que a possibilidade de conectar e desconectar algo sem precisar desligar o sistema.


    plug and play é o dispositivo pelo qual podemos inserir algo na porta usb e nao precisarmos instalar nenhum driver.




  • Os dispositivos SATA admitem a técnica de hot swap ( "troca a quente"), que, essencialmente, significa que os discos nessa tecnologia podem ser conectados e desconectados do computador com a máquina ligada, sem risco de dano para o micro ou para o disco. Portanto, a alternativa correta é a letra A.

    Fonte: João Antonio

  • Conheço o HOT PLUGED , o hot swap, que pelo jeito é a mesma coisa, eu não conhecia.
  • Existe diferença entre hot plugged e hot -swap  sim:
    Hot swap e  hot plugging são termos usados para descrever separadamente as funções de substituir os componentes do sistema sem desligar o sistema. Hot swapping descreve a substituição de componentes sem interrupção significativa para o sistema, enquanto hot plugging descreve a adição de componentes que podem expandir o sistema, sem interrupção significativa para o funcionamento do sistema. [1] Para troca quente uma vez que o software apropriado instalado no computador , um usuário pode conectar e desconectar o componente sem reinicializar. Um exemplo bem conhecido desta funcionalidade é a (USB) que permite aos usuários adicionar ou remover componentes periféricos como mouse, teclado ou impressora.!

ID
104800
Banca
FCC
Órgão
TCM-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

O tempo que a cabeça de leitura demora em ir de uma trilha a outra do disco é um fator importante no desempenho geral do disco denominado

Alternativas
Comentários
  • Para acessar os dados, o S.O. precisa dirigir o disco por um processo de três passos:
    1. Seek (ou busca): consiste em posicionar a cabeça sobre a trilha apropriada
    2. Latência rotacional ou atraso rotacional: quando a cabeça tiver atingido a trilha correta, é preciso esperar até o setor desejado atingir a cabeça de escrita/gravação
    3. Tempo de Transferência: é o tempo para transferir um bloco de bits

    (Fonte: http://www.inf.ufsc.br/~guntzel/ine641400/AOC2_aula20.pdf - Slide 20.10)


ID
106222
Banca
FCC
Órgão
TRE-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Para instalação do OfficeScan Client 8.0 no Windows XP são requeridos, no mínimo, a memória RAM, o espaço em disco rígido e o Internet Explorer, respectivamente, de

Alternativas
Comentários
  • OfficeScan Client for Windows® XP e 2003 Requisitos mínimos do sistema: Processador Intel™ Pentium™ 300 MHz, Intel™ x64, AMD x64 ou equivalente 256MB de RAM (512MB recomendado) 350MB de espaço livre em disco Instalação web: Windows Internet Explorer 6.0 http://br.trendmicro.com/br/products/enterprise/officescan-client-server-edition/system-requirements/index.html
  • OfficeScan Client for Windows® XP and 2003* XP Professional with SP2 or later, XP Home with SP3 or later* 300MHz Intel™ Pentium™, Intel x64 Processor, AMD x64 processor or equivalent* 256MB of RAM (512MB recommended)(Atenção ao enunciado, NO MÍNIMO)* 350MB of available disk space* Web installation: Windows Internet Explorer 6.0 Fonte: http://us.trendmicro.com/us/products/enterprise/officescan/system-requirements/index.html

ID
113587
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

O padrão de disco rígido Serial ATA foi lançado, na sua primeira versão, para trabalhar com uma velocidade de

Alternativas
Comentários
  • A primeira geração Serial-ATA, também conhecida como SATA/150 ou mesmo SATA I, funciona em 1,5 gigahertz. A transferência de dados é de 1,2 gigabits por segundo ou 150 megabytes por segundo, o que permite cabos mais longos do que os antigos cabos IDE ou ATA/133. (fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Serial_ATA)
  • Nome Freqüência do barramento (MHz) MB/s Modo de transmissão
    SATA I (150, 1.0 ou 1.5 Gb/s) 1500 150 Serial
    SATA II (300, 2.0 ou 3 Gb/s) 3000 300 Serial
    SATA III (600, 3.0 ou 6 Gb/s) 6000 600 Serial

ID
113590
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Para acessar os dados em um disco rígido, o tempo de busca, ou tempo de seek, indica o tempo para a cabeça de leitura/gravação

Alternativas
Comentários
  • Para acessar os dados, o S.O. precisa dirigir o disco por um processo de três passos:1. Seek (ou busca): consiste em posicionar a cabeça sobre a trilha apropriada2. Latência rotacional ou atraso rotacional: quando a cabeça tiver atingido a trilha correta, é preciso esperar até o setor desejado atingir a cabeça de escrita/gravação3. Tempo de Transferência: é o tempo para transferir um bloco de bits(Fonte: http://www.inf.ufsc.br/~guntzel/ine641400/AOC2_aula20.pdf - Slide 20.10)
  • A opção C é o tempo de transferência. A opção D é o tempo de latência. A alternativa E é a correta, tempo de seek.


ID
113596
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Um disco rígido pode ter partições do tipo primária e estendida em números de

Alternativas
Comentários
  • um disco rígido admite um máximo de quatro partições. Destas, no mínimo uma tem que ser primaria. E no máximo uma pode ser estendida.http://www.bpiropo.com.br/MC950904.htm
  • O particionamento do tipo DOS é comumente encontrado num computador PC doméstico. Localiza-se no primeiro setor do disco, que é chamado MBR (Master Boot Record). Caracteriza-se por permitir até quatro partições, ditas primárias. Caso seja necessário um número maior, pode-se usar uma partição primária como estendida. Neste caso, essa partição será um repositório de unidades lógicas (ou partições lógicas). http://pt.wikipedia.org/wiki/Partição
  • A questão se refere ao particionamento dos computadores baseados em BIOS. As regras para computadores baseados em UEFI são outras: https://technet.microsoft.com/pt-br/library/dd799232(v=ws.10).aspx


ID
126163
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Para o processo de gravação e leitura dos dados em um disco rígido, a superfície de uma face do disco é dividida fisicamente em trilhas

Alternativas
Comentários
  • TRILHAS E SETORESPara organizar o processo de gravação e leitura dos dados gravados no disco rígido, a superfície dos discos é dividida em trilhas e setores. As trilhas são círculos concêntricos, que começam no final do disco e vão se tornando menores conforme se aproximam do centro. Cada trilha recebe um número, que permite sua fácil localização. A trilha mais externa recebe o número 0 e as seguintes recebem os números 1, 2, 3, e assim por diante. Para facilitar ainda mais o acesso aos dados, as trilhas se dividem em setores, que são pequenos pedaços onde são armazenados os dados, sendo que cada setor guarda 512 bytes de informações. Um disco rígido atual possui entre 150 ou 300 setores em cada trilha (o número varia de acordo com a marca e modelo), possuindo em torno de 2000 ou 3000 trilhas.
  • Trilhas e Setores, apenas!!!
  • A divisão do disco é em trilhas e setores. Cada segmento de trilha em um setor específico chama-se CLUSTER.
  • OBS: Trilha são áreas concentricas. Setores são blocos que dividem as trilhas. Cluster é a menor unidade  de alocação de arquivos no disco. Atenção: o Cluster pode ser formado por um ou mais setores, porém, ele (cluster) só pode armazenar  o conteúdo de um arquivo. Assim, a resposta seria apenas setores,  pois a questão pede como o disco é dividido FISICAMENTE e o cluster não se trata de divisão física. 
  • E onde entra os cilindros? Eis uma questão interessante: você já sabe que um HD pode conter vários pratos, sendo que há uma cabeça de leitura e gravação para cada lado dos discos. Imagine que é necessário ler a trilha 42 do lado superior do disco 1. O braço movimentará a cabeça até esta trilha, mas fará com que as demais se posicionem de forma igual. Isso ocorre porque o braço se movimenta de uma só vez, isto é, ele não é capaz de mover uma cabeça para uma trilha e uma segunda cabeça para outra trilha.

    Isso significa que, quando a cabeça é direcionada à trilha 42 do lado superior do disco 1, todas as demais cabeças ficam posicionadas sobre a mesma trilha, só que em seus respectivos discos. Quando isso ocorre, damos o nome de cilindro. Em outras palavras, cilindro é a posição das cabeças sobre as mesmas trilhas de seus respectivos discos.
    http://www.infowester.com/hd.php

  • A questão fala da gravação e leitura dos dados ba superfície de uma face do disco.
    "Para o processo de gravação e leitura dos dados em um disco rígido, a superfície de uma face do disco é dividida fisicamente em trilhas"

  • Se a questão não falasse especifcamente em divisão "FÍSICA", então o cilindro também entraria no contexto.

    Ou seja, Para a "ordenação" dos dados no HD, é utilizado um esquema conhecido como geometria dos discos. Nele, o disco é "dividido" em cilindros, trilhas e setores.

    Lembrando que 'Cluster é o bloco lógico que é gerenciado pelo Sistema Operacional.

     

  • d-

    O hdd é dividido em circulos concentricos chamados cilindros ou trilhas, e cada trilha possui setores.


ID
142207
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Um disco rígido X gasta 30 segundos para realizar a leitura de Z, que é um arquivo. Se um disco rígido Y tem um desempenho de leitura 50% superior em relação a X, em quantos segundos Y realiza a leitura de Z?

Alternativas
Comentários
  •  Gabarito: C

    A questão afirma que o disco Y tem um desempenho de leitura 50% superior em relação ao disco X, ora se o tempo gasto por X é de 30 segundos, então o valor de leitura do disco Y terá que ser um tempo que somado a sua metade resulte em 30, é o caso do valor 20, pois a metade de 20 é 10 e 20 + 10 = 30.

  • Outra forma de calcular seria: se X gasta 30 segundos pra ler Z,  e como  Y possui desempenho  50% melhor:  30  /  1,50 = 20

  • Dizer que o desempenho de y é 50 % superior ao desempenho de x é o mesmo que dizer que o desempenho de y acrescido de 50% é igual ao desempenho de x.

    Sendo dx o desempenho de x e dy o desempenho de y, então:
    dy + 0.5dy = dx
    1.5dy = dx
    Se dx = 30s, temos: dy = 30/1.5 = 20s  resposta da letra C

  • Temos a grandeza  desempenho (D) e a grandeza tempo (T). Quando o desempenho aumenta, o tempo diminui já que estamos efetuando a operação mais rapidamente, por isto as duas grandezas são inversamente proporcionais.

    Logo aplica-se a Regra de três simples inversa:

    D         T
    100     30
    150     X


    30 * 100 = 150X

    X = 3000/150=20



     

  • Y tem o desempenho 50% maior do que X. Logo:
    30 segundos equivale a 150% do tempo
    x segundos equivale a 100% do tempo

    Fazendo uma regra de três:
    30 - 150
    x   - 100
    Resposta: 20

ID
149347
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A formatação de baixo nível dos discos rígidos também conhecida como formatação

Alternativas
Comentários
  • Quando se falar de baixo nível se fala em algo que chegue mais perto da máquina.

  • A formatação física, também conhecida por “formatação em baixo nível”, consiste em gravar na superfície magnética do disco rígido as informações necessárias para subdividi-lo em cilindros, trilhas e setores. Tal processo é realizado no momento da fabricação. Independe de sistema operacional.

    Formatação lógica: é a que normalmente é realizada pelos operadores do computador. Tem relação com o sistema de arquivo que o sistema operacional trabalha.


ID
175141
Banca
VUNESP
Órgão
CETESB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Em relação à formatação física de discos rígidos (HDs), é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Em poucas palavras, a formatação física é feita na fábrica, montando trilhas, setores, cilindros; já a formatação lógica é feita para adequar o disco ao formato aceito por um SO específico: FAT, NTFS, EXT etc.
    Ref: http://pt.wikipedia.org/wiki/Formata%C3%A7%C3%A3o

  • Lembrar que a formatação física também pode ser feita por um usuário comum através da utilização de softwares específicos.


ID
175144
Banca
VUNESP
Órgão
CETESB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Analise as afirmações sobre partições em discos rígidos (HDs):

I. todas as partições do HD deverão ser reformatadas concomitantemente;

II. criar várias partições em um HD o torna mais lento e mais susceptível a falhas;

III. uma das razões em se criar várias partições em um HD é possibilitar a instalação de mais de um sistema operacional no computador.

Sobre as afirmações, pode-se dizer que está correto o contido apenas em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra "C"

    ERRADA I - todas as partições do HD deverão ser reformatadas concomitantemente; 

    Comentário: não há necessidade de FORMATAR os HDs concomitantemente. Afinal, em time que ta ganhando não se meche, se seu HD está particionado e rodando Normalmente, porque Formatar? Né?

    O que podemos afirmar é sobre a Desfragmentação, essa sim deve ser feita periodicamente.

    ERRADA II. criar várias partições em um HD o torna mais lento e mais susceptível a falhas; 

    Comentário: justamente ao contrário, várias partições deixam o HD mais seguro de falhas. 

    CERTA III. uma das razões em se criar várias partições em um HD é possibilitar a instalação de mais de um sistema operacional no computador. 

    Comentário: Particionar o HD nos dar vários benefícios incluindo o Citado na Assertiva acima, nos dar a possibilidade da Instalação de Vários Sistemas Operacionais diferentes.


  • Não há necessidade de se particionar um disco para se instalar outro sistema operacional.

    Questão meio controvérsia.

  • @Mateus Ferreira Zanetti, em nenhum momento a questão informou que há necessidade de se particionar um disco para instalar outro SO, apenas informou que há uma possibilidade de instalar vários SOs, lembrando sempre em prestar atenção nessas palavrinhas chaves!


ID
178933
Banca
VUNESP
Órgão
CETESB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Em relação à formatação lógica de discos rígidos (HDs), é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Formatação física: os discos são divididos em trilhas, setores e cilindros. Também são gravadas as marcações servo, que permite o posicionamento correto da cabeça de leitura. É feita em fábrica, durante a fabricação dos discos.

    Formatação lógica: adiciona as estruturas utilizadas pelo sistema operacional. É feita via software e pode ser refeita quantas vezes for necessário. Os dados são perdidos, mas podem ser recuperados por meio de ferramentas especiais.

    Referência: http://www.guiadohardware.net/tutoriais/formatacao-sistemas-arquivo/


ID
178936
Banca
VUNESP
Órgão
CETESB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Ao se particionar e formatar discos rígidos (HDs), deve-se

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    A melhor resposta e correta era realmente a letra A.

     

    Sistema de arquivos. Um sistema de arquivos é um conjunto de estruturas lógicas e de rotinas, que permitem ao sistema operacional controlar o acesso ao disco rígido. Diferentes sistemas operacionais usam diferentes sistemas de arquivos. ... No mundo Windows, temos apenas três sistemas de arquivos: FAT16, FAT32 e NTFS. No Linux vou sitar alguns: EXT1, EXT2, EXT3, EXT4 e Reiserfs.

     

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
201277
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

O chipset é um circuito oscilador cuja função é sincronizar os dados da memória principal e o disco rígido.

Alternativas
Comentários
  • O relógio possui essa função

  • O chipset interliga os dispositivos(DVD/HD/Memória/processador etc).

  • Um Chipset é o nome dado ao conjunto de chips (ou circuitos integrados) utilizado na placa-mãe e cuja função é realizar diversas funções de hardware, como controle dos barramentos (PCI, AGP e o antigo ISA), controle e acesso à memória, controle da interface IDE e USB, Timer, controle dos sinais de interrupção IRQ e DMA, entre outras.
  • O chipset (conjunto de chips - north bridge e South bridge) não tem a função de sincronizar, mas sim de interconectar os dispositivos presentes na placa-mãe. Mais detalhes em: http://www.clubedohardware.com.br/artigos/Tudo-o-Que-Voce-Precisa-Saber-Sobre-Chipsets/568

  • Errado. 


    Um Chipset é o nome dado ao conjunto de chips (ou circuitos integrados) utilizado na placa-mãe e cuja função é realizar diversas funções de hardware, como controle dos barramentos (PCI, AGP e o antigo ISA), controle e acesso à memória, controle da interface IDE e USB, Timer, controle dos sinais de interrupção IRQ e DMA, entre outras.

    Em uma analogia, seria mais ou menos como o cérebro, recolhendo informações e enviando à parte do corpo adequada para a execução da tarefa de forma que a função solicitada seja efetuada de forma satisfatória.

    Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/memoria/1402-o-que-e-chipset-.htm#ixzz2g08Qcl1o



     
  • A função principal do chipset é a de auxiliar o controle de tráfego que passa pela placa-mãe

  • Não podemos afirmar isso,pois não especificou o chipset !! Nesse caso   sincronizar os dados da memória principal e o disco rígido seria característica do CHIPSET PONTE SUL ...


    Já o CHIPSET PONTE NORTE irá controlar o tráfego que ocorre entre o processador, a placa de vídeo e a memória RAM,além de fornecer canal para a comunicação com o CHIPSET PONTE SUL

  • e-

    chipset:

    -um dos principais componentes lógicos de uma placa-mãe.

    - Divide-se entre “ponte norte” e “ponte sul”.

    -define, entre outras coisas, a quantidade máxima de memória RAM que uma placa-mãe pode ter.


ID
229837
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Em relação às interfaces, a tecnologia que surgiu no mercado por volta do ano 2000, que possui uma transferência de dados serial e permite a possibilidade de uso da técnica hot-swap para a troca de um dispositivo com o computador ligado, é conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • Não entendo porque o item "e" está errado. Tanto o SATA quanto o SCSI permitem o uso de hot-swap.

  • Acredito que o SCSI use interfaces paralelas.

  • A opção "e" não é a correta em função do enunciado citar um tecnologia de dados serial. Existe uma grande variedade de padrões de dispositivos SCSI, sendo que estes inicialmente usavam interfaces paralelas. Posteriormente foram também criadas interfaces seriais, como a SSA (Serial Storage Architecture).

  • @Rita,
    o SCSI não é dos anos 2000. É da década de 80 ou mais antiga que isso.

ID
240454
Banca
FCC
Órgão
TRT - 22ª Região (PI)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

É uma unidade de armazenamento que utiliza a interface SATA, e cujos componentes principais são memória flash, controlador e buffer:

Alternativas
Comentários
  • Resposta : Letra b)

    Os SSDs ou "Solid State Disks" (discos de estado sólido) de grande capacidade. Um SSD é um "HD" que utiliza chips de memória Flash no lugar de discos magnéticos. Eles são projetados para substituírem diretamente o HD, sendo conectados a uma porta SATA ou IDE.

    Embora as taxas de transferência (na maioria dos modelos) seja comparável à de um HD modesto, os SSDs oferecem tempos de acesso extremamente baixos, o que melhora o desempenho consideravelmente em uma grande gama de aplicativos e reduz bastante o tempo de boot. Os SSDs oferecem também a vantagem de consumirem muito menos eletricidade, serem mais resistentes mecanicamente (por não possuírem partes móveis), além de serem completamente silenciosos.

  • Os SSDs estão sendo amplamente utilizados em netbooks e smartphones, devido ao tamanho reduzido, baixo consumo de energia, velocidade de acesso e resistência mecânica.

  • a) pen drive: disco removível que possui memória flash e conexão usb. É um dispositivo eletro-eletrônico e possui micro chips que permitem a leitura através de eletricidade.

    e) EPROM: Tipo de memória ROM programável e apagável.
  • C) HD Sata

    é o padrão da atual tecnologia utilizada em HDs, é uma tecnologia que veio para substiruir o padrão IDE.
    Nos padrões anteriores a transferência de dados do computador se dava de forma paralela e no padrão atual(SATA) ele se dá em Série o que torna a transferência mais rápida. Tráz muitas outras vantagens como não precisar de jumpers para identificação do disco primário e secundário.
    Algumas placas mãe possuem as duas interfaces instaladas pelos fabricantes que colocam placas adptadoras para não dar conflito.
    Outra vantagem deste padrão sata é que vc pode trocar o HD com a máquina ligada, nos anteriores não era possivel.
    O grupo de fabricantes que controla o padra SATA se chama SATA - IO. anteriormente chamava-se SATA 2, portanto tem que se ter cuidado ao comprar o HD para não ser enganado pois algumas lojas oferecem SATA 2 como sendo uma segunda versão do SATA e na verdade é a versão 1 com outro nome.

    fonte: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080409085841AAgfsLd

    d) HD Pata
    O funcionamento interno dos HDs SATA e PATA atuais são idênticos.
    A única mudança mesmo é no barramento maior que o SATA permite, que por sinal, não faz praticamente nenhuma diferença prática de performance ainda.
    E a diferença e que os HDs SATA todos saem de fabrica com pelo menos 8MB de cache e os HDs Pata a grande maioria sai com 2MB.
    O que muda é a taxa de transferência:
    HD SATA = 150mb/s
    HD PATA = 130mb/s

    fonte: http://www.hardware.com.br/comunidade/diferenca-hd/322032/
  • Além da popularização dos pendrives e cartões, a queda no preço da memória Flash possibilitou o surgimento dos primeiros SSDs ou "Solid State Disks" (discos de estado sólido) de grande capacidade. Um SSD é um "HD" que utiliza chips de memória Flash no lugar de discos magnéticos. Eles são projetados para substituírem diretamente o HD, sendo conectados a uma porta SATA ou IDE.

    Embora as taxas de transferência (na maioria dos modelos) seja comparável à de um HD modesto, os SSDs oferecem tempos de acesso extremamente baixos, o que melhora o desempenho consideravelmente em uma grande gama de aplicativos e reduz bastante o tempo de boot. Os SSDs oferecem também a vantagem de consumirem muito menos eletricidade, serem mais resistentes mecanicamente (por não possuírem partes móveis), além de serem completamente silenciosos.

    Em compensação, eles possuem uma desvantagem fatal, que é a questão do custo. Em maio de 2007, um SSD de 32 GB da Ridata (um dos modelos mais acessíveis) custava US$ 475, isso se comprado em quantidade, diretamente do fabricante. Naturalmente, os preços devem cair com a passagem do tempo, mas isso será um processo gradual, acompanhando a queda no custo por megabyte da memória Flash.

    Devido à grande diferença de preço, os SSDs ficarão de início restritos aos notebooks ultraportáteis, onde suas vantagens são melhor aproveitadas. Conforme o custo da memória Flash for caindo, é possível que eles passem a concorrer com os discos magnéticos em outras áreas, mas isso ainda demorará algum tempo.

    Fonte: http://www.hardware.com.br/termos/ssd

  • Pode-se dizer q o pen drive é uma memoria flash e Memoria EPROM (uma vez q ele é gravável, regravável eletricamente?
  • HD's (discos rígidos) não utilizam memória flash, são discos magnéticos;
    O pen drive tem como componente a memória flash, porém não utiliza a inteface SATA;
    EPROM é uma espécie de memória ROM programável e apagável por meio de processos que utilizam luz ultravioleta.

    Sobrou mesmo a letra "b", apesar de não saber ainda detalhes sobre o funcionamento dos SSD's.



  • http://www.informaticaparatodos.com/?p=9
  • Os SSDs nada mais são do que um dispositivo para armazenamento de dados que, de certa forma, concorre com os discos rígidos. São baseados em chips, não voláteis, possui memória flash e interface SATA ou IDE(PATA).

  • memória flash = SSD


ID
242812
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Considere que determinada empresa planeje elaborar um manual
para orientar seus usuários de produtos e serviços de informática.
Nesse manual, devem constar informações acerca de fundamentos,
organização e componentes de computadores. Julgue se cada item
a seguir apresenta informação correta, a ser colocada no referido
manual.

Os netbooks normalmente utilizam discos de estado sólido (SSDs), que, em comparação aos discos rígidos mecânicos, são menores, apresentam menor tempo de acesso, consomem menos energia, são mais resistentes a vibrações e impactos, além de serem muito mais silenciosos.

Alternativas
Comentários
  • Os Netbooks é um termo usado para descrever uma classe de computadores portáteis tipo subnotebook  com características típicas: peso reduzido, dimensão pequena ou média e baixo custo. Suas características mais comuns incluem uma pequena tela, conexão sem fio, teclado reduzido em tamanho (em torno de 80 a 95%) e ausência de qualquer espécie de drive de cd/dvd. Existe, também, uma tendência de utilizar drives de estado sólido SSD em vez dos tradicionais HD. Essa utilização de dispositivos de armazenamento de estado sólido demanda menos energia, é mais leve, rápida e, geralmente, mais resistentes a impactos, porém, sua capacidade de armazenamento é muito inferior, com 8, 16 ou 32 GB. Eles também podem ser muito menores do que a média de 2,5'' do disco rígido de laptops, como eles não têm de se assemelhar a um HD, podem ter a forma de um pequeno chip, ou vários pequenos chips, comparáveis ao que está dentro de uma memória stick. Todos os netbooks no mercado hoje possuem suporte Wi-Fi, rede sem fio e muitos podem ser usados em rede de telefonia móvel (por exemplo, 3G). Alguns também incluem Ethernet e ou portas de modem para banda larga ou dial-up de acesso à internet.

  • As unidades SSD são “discos” de estado sólido, o que significa que eles não utilizam partes mecânicas; eles utilizam memórias flash para armazenar os dados. Por essa razão, eles são mais rápidos e imunes a choques físicos, além de consumirem menos energia. Em resumo, as unidades SSDs são melhores do que os discos rígidos convencionais, apesar de atualmente serem mais caros.

  • ah, tá! Em 2010 os netbooks usavam discos de estado sólido (SSDs)!
    até hj estes discos são raros em netbooks, quanto mais há 6 anos!
    Fala sério!
  • Sinceramente , nunca vi um netbook com SSD - "Os netbooks normalmente utilizam discos de estado sólido (SSDs) "-  cada uma mesmo...

  • Isso caberia recurso, raramente se vê um note com ssd, isso é uma pegadinha muito malandra
  • "Basicamente, a diferença entre notebook e netbook é o tamanho das telas. A partir de 13 polegadas, trata-se de um laptop tradicional. Já os pequenos e novatos netbooks têm suas telas medindo entre 7 polegadas e 12,9 polegadas. Como não é uma diferenciação oficial -- apesar do mercado adotar essas medidas e as diferentes nomenclaturas – vários fabricantes chamam seus computadores portáteis, independente do tamanho, de notebooks."

    Concordo que a definição sobre SSDs também está correta. Mas, provavelmente o examinador deve ter adotado a máxima dos fabricantes citado no texto acima. Padrão Cespe é fo...fa!!

  • Ha ta em 2010 SSD kkkkk,

  • Gente, tudo bem que é raridade um netbook usar SSD e tals, mas pra quem tá truncando com a questão tem que aprender brincar com a cebraspe, é só negar a premissa, se a questão falasse que os netbooks NÃO usam SSD a questão estaria errada!!!!! pois apesar de ser raridade existia netbook na época que usava, simples assim

    Esse raciocínio vale pra qualquer questão, abraços

  • Ta bom que em 2010 a maioria dos notebooks "normalmente" utilizavam SSD kkkkkk

  • Estamos em 2021 e meu note ainda utiliza HD suahsuahs


ID
246979
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Os termos PS2, 750GB SATA2 7200RPM, 2GB DDR3 e 10/100Mbps dizem respeito, respectivamente, aos seguintes componentes:

Alternativas
Comentários
  • PS2 - tipo de entrada para o dispositivo de entrada e saída (teclado/mouse)
    750GB SATA2 7200RPM - Informações referentes as características de dispositivos do tipo Hard Disk (HD)
    2GB DDR3 - Capacidade e tecnologia de Memória RAM
    10/100Mbps - Taxa de transmissão de interfaces de rede

ID
249379
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Acerca de conceitos básicos de informática, julgue os itens a seguir,
relativos a processamentos de dados, arquitetura de computadores,
hardware e software.

Os discos rígidos dos tipos IDE e ATA correspondem a padrões antigos que possuíam a controladora dentro do dispositivo. Atualmente, o disco do tipo IDE evoluiu para padrões cujas taxas de transmissão alcançam até 150 MBps.

Alternativas
Comentários
  • Não sei qual era o estado da arte dos discos ATA em 2010 quando deste concurso.
    Sei que a evolução do ATA (SATA) atinge atualmente taxas de 150, 300 ou 600MBps. Superiores ao limite de 150MBps estipulado pela questão.
  • Questão ERRADA

    OBS:Só um alerta para o colega do comentário anterior: A questão apenas citou o ATA. Ela esta pedindo a velocidade do IDE.(e não do ATA). (ou seja o "foco" da questão é o IDE).

    Só que o erro é quando o cara faz referência a IDE. Se estivesse escrito "Atualmente, o disco do tipo ATA evoluiu para padrões cujas taxas de transmissão alcançam até 150 MBps." estaria CERTO.

    Vejam:

    Conforme o clube do hardware:

    (...) as interfaces IDE/ATA passaram por um longo caminho evolutivo. As interfaces antigas, usadas em micros 386/486 e nos primeiros micros Pentium, suportam (de acordo com seu nível de atualização), cinco modos de operação, que vão do PIO mode 0, ao PIO mode 4:


        PIO mode 0: 3.3 MB/s

        PIO mode 1: 5.2 MB/s

        PIO mode 2: 8.3 MB/s

        PIO mode 3: 11.1 MB/s

        PIO mode 4: 16.6 MB/s (...)



    Ou seja, pelo que consta a interface IDE/ATA era até 16,6 MB. Já o SATA tem uma velocidade maior:

    A solução veio com o padrão ATA-4, ratificado em 1998. Ele nada mais é do que o padrão Ultra ATA/33 (o nome mais popularmente usado) que é usado em placas para micros Pentium II e K6-2 fabricadas até 2000. Nele, a taxa de transferência máxima é de 33 MB/s e é suportado o modo UDMA 33, que permite transferências diretas para a memória também a 33 MB/s. É graças a ele que você pode assistir a filmes em alta resolução e DVDs no seu PC sem falhas (...)

    ATA-4 (Ultra ATA/33, UDMA 33): 33 MB/s

    ATA-5 (Ultra ATA/66, UDMA 66): 66 MB/s

    ATA-6 (Ultra ATA/100, UDMA 100): 100 MB/s

    ATA-7 (Ultra ATA/133, UDMA 133): 133 MB/s


    Fonte: http://www.hardware.com.br/termos/ide

    Portanto o "disco do tipo ATA é que evoluiu para padrões cujas taxas de transmissão alcançam até 150 MBps."
  • Se realmente esta resposta estiver errada por favor atualizem o site
  • A questão está correta e atualizada. Veja http://www.cespe.unb.br/concursos/DETRAN_ES2010/, cargo 3.

    Existem duas perguntas na questão:
    1-Os discos rígidos dos tipos IDE e ATA correspondem a padrões antigos que possuíam a controladora dentro do dispositivo.
    Certo. A partir dos discos IDE (Eletrônica de Drives Integrados) todos possuem a controladora integrada.

    2-Atualmente, o disco do tipo IDE evoluiu para padrões cujas taxas de transmissão alcançam até 150 MBps.
    Certo. Realmente o IDE evoluiu, tornou-se ATA após a padronização, em seguida ATAPI 4,5 e 6 com velocidade e capacidade aumentada. O ATAPI-7 ou ATA-serial provocou algumas mudanças como transmissão de dados serial, tipo de cabo e etc. Concluindo, os discos atuais são uma evolução do IDE, pois todos possuem controladora integrada. Em relação a velocidade o SATA superou a velocidade de 150 MBps, mas a pergunta que deve ser respondida é a seguinte: A taxas de transmissão atuais alcançam 150 MBps, SIM.
  • O único problema da questão é o "ATÉ".
    Se ele for restritivo a questão está errada (pois o padrão pode chegar a mais de 150 MBps).
    Se ele for exemplificativo a questão está certa (pois o padrão chega 150 MBps ou mais).
  • Pinos e velocidade de transferência


    http://www.tecmundo.com.br/placa-mae/2580-quais-as-diferencas-entre-ide-sata-e-sata-ii-.htm

ID
249382
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Acerca de conceitos básicos de informática, julgue os itens a seguir,
relativos a processamentos de dados, arquitetura de computadores,
hardware e software.

O cluster corresponde à menor porção gerenciável de espaço no disco rígido, ou seja, ao agrupamento de setores adjacentes em que um arquivo inteiro ou uma parte desse arquivo pode ser armazenado sem que jamais dois arquivos ocupem um mesmo lugar.

Alternativas
Comentários
  • O termo CLUSTER pode ser utilizado em dois contextos na área de tecnologia de informação:

    CLUSTER em relação a ARMAZENAMENTO DE DADOS : é a menor quantidade de espaço em disco que pode ser alocada para gravar um arquivo pelo sistema operacional. Quanto menor o tamanho do cluster, também chamado de unidade de alocação, mais eficiente será o armazenamento de informações no disco. (é este uso a que se refere a  questão)

    CLUSTER  em relação à REDE DE COMPUTADORES: é um grupo de computadores independentes que funcionam juntos para fornecer um conjunto de serviços aparentando ser um único sistema para clientes.





  • Cluster é um termo que veio do inglês que, em português, significa "aglomerar" ou "aglomeração" e é comumente aplicado em vários contextos.

    No contexto da computação, o termo cluster faz referência à arquitetura de sistema que une dois ou mais computadores como se fossem apenas um.


ID
260809
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Trata-se de um recurso para otimizar o desempenho de HDs SATA, que consiste na controladora utilizar o tempo ocioso entre uma leitura e outra para avaliar e reorganizar a ordem das leituras seguintes para que sejam executadas no menor movimento possível dos discos:

Alternativas
Comentários
  • O padrão de interface dos controladores SATA é AHCI (Advanced Host Controller Interface) que permite a utilização de recursos avançados, como o SATA hot plug e NCQ (Native Command Queuing).

    Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Serial_ATA


    O Comando Nativo de Enfileiramento também conhecido como NCQ (do acrônimo do inglês Native Command Queuing), é um protocolo de comando para dispositivos com o padrão SATA que possibilita ter diversos comandos pendentes serem executados em uma ordem internamente determinada pelo dispositivo (disco rígido).

    Um dispositivo SATA que suporte NCQ tem uma fila interna em que os comandos podem dinamicamente ser reagendados e requisitados novamente. NCQ inclui um mecanismo de rastreamento para ambas parcelas proeminentes e terminadas do workload do dispositivo. Além disso, o NCQ pode deixar o host emitir comandos adicionais ao dispositivo enquanto o dispositivo atende outro comando.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Native_Command_Queuing
  • Native Command Queuing

    É uma forma de otimizar a leitura de dados em um HD. A controladora calcula, a partir de uma fila de comandos, a melhor ordem de leitura de dados para fazer o menor percurso. E como funciona um elevador. Ele não vai nos andares seguindo a sequência dos botões apertado. Ele calcula a melhor rota. (Presente em SATA)


ID
260812
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A menor quantidade de informação que um sistema operacional consegue gerenciar em um disco é:

Alternativas
Comentários
  • Segue o link com informações sobre a questão:

    http://www.concursospublicosonline.com/informacao/view/Apostilas/Informatica/Palavras-mais-usadas-nas-provas/

    Resp: Letra D
  • Letra D.
    Um disco quando é formatado (e atualmente vale para pendrives e SSDs), é dividido em trilhas em todo o diâmetro do disco, avançando para o seu interior (como os antigos discos de vinil). Estas trilhas são segmentadas em setores, divisões das trilhas. Cada setor em uma determinada trilha é um CLUSTER. Portanto, é a menor quantidade de informação gerenciável. Cada cluster recebe uma identificação do tipo - TRILHA+SETOR+NUMERO em hexadecimal, e este é informado na Tabela de Alocação de Arquivos da unidade. Cada pedaço de arquivo gravado em um cluster é identificado no índice da unidade, e assim a informação é localizada quando solicitada.
  • Trilha: Conjuntos círculos concêntricos.
    Cilindro: Conjunto de trilhas na mesma posição em discos diferentes.
    Setor: Menor porção física de um HD. Tamanho de 512 bytes cada.
    Cluster: Conjunto de setores. Menor unidade de informação lógica que o sistema operacional reconhece.


ID
260815
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

O MBR (Master Boot Record) é um espaço de 512 bytes que contém a estrutura organizacional da mídia magnética. Ele reside no

Alternativas
Comentários
  • http://www.dicas-l.com.br/arquivo/backup_da_mbr__master_boot_record__com_o_comando_dd.php

    SEGUNDO O QUE SE ENCONTRA NESSE LINK A RESPOSTA CORRETA SERIA A LETRA C
  • Até onde conheço, é neste espaço que o cumputador irá fazer a leitura para buscar algum programa para jogar em memória na posição 0000:7C00h e passa a responsabilidade para o processador. Para criar um SO geralmente se cria um loader (geralmente em assembly) que este será carregado pelo processador na posição de memória que falei anteriormente e este loader vai fazer o carregamento de um segundo executável, o Kernel.

    Então no meu entendimento já hoje que isso é possivel ser feito até em pen-drive, e já tendo feito testes utilizando somente assembly em hd, disquete, cd e em um Pen-drive seguramente respondi a letra E.

    Mas pelo que vi estou enganado quanto ao conceito, pois em testes até funcionou mas não é a resposta.

    Se alguém puder me dizer por quê é somente em HD que existe a MBR e como nas outras unidades funcionam?

  • http://members.iinet.net.au/~herman546/p6.html#What_is_the_MBR_or_Boot_Sector

    u
    m HD novo não tem MBR, necessita ser formatado para criação do índice.A boot sector is a sector of a hard disk, floppy disk, or similar data storage device that contains code for booting programs (usually, but not necessarily, operating systems) stored in other parts of the disk.On an IBM PC compatible machine, the BIOS selects a boot device, then it copies the first sector from the device (which may be an MBR, VBR or any executable code), to address location 0x7C00.http://en.wikipedia.org/wiki/Boot_sector
  • A MBR só existe no HD. As outras midias apenas podem recontrui-la
  • Questão antiga, então, tomem cuidado.

    Hoje conseguimos iniciar um sistema operacional por CD\DVD e pendrives. Logo, eles têm MBR.

    MBR (Master Boot Record) é fator essencial para inicializar um sistema por algum dispositivo, seja ele CD\DVD, pendrive ou outro.

  • Como alguns dos colegas citaram, que o MBR existe em outros dispositivos. SIM! correto! se tivesse perguntando sobre a questão do MBR somente, independentemente da mídia, sim seria letra E, porém a questão especifica, " a estrutura organizacional da mídia magnética..."  que ai ja nos leva a um ponto :

    #Por meios magnéticos. Exemplos: Disco Rígidodisquete.

    #Por meios ópticos. Exemplos: CDDVD.

    #Por meios eletrônicos (SSDs) - chip - Exemplos: cartão de memóriapen drive.

    Contudo levaria ao gabarito a LETRA C, isso na minha concepção e entendimento. 

    por favor comentem...


ID
290407
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A fragmentação em um HD pode ser eliminada pela (o)

Alternativas
Comentários
  • Analisando as alternativas

     

    a) reinicialização do sistema.

    Errada. Procedimento não atenderá o que se pede no comando da questão

     

    b) eliminação dos cookies.

    Errada. Procedimento não atenderá o que se pede no comando da questão

     

     

    d) uso de antivirus.

    Errada. Utilização do recurso citado acima é para outra finalidade.

     

     

    e) uso da memória cache.

    Muito longe de ser a correta!

  • A desfragmentação de disco é uma tarefa imprescindível para manter o computador ágil, principalmente no caso de servidores.

    A fragmentação ocorre quando arquivos do disco rígido são constantemente modificados, fazendo com que eles sejam armazenados "em pedaços" (fragmentos). Isso causa uma lentidão maior na leitura e gravação dos mesmos, do que se estivessem armazenados em um único "pedaço". Quando se desfragmenta uma partição, utilizando um bom programa ou o próprio desfragmentador do Windows, praticamente todos os arquivos que estavam desfragmentados ficam em um único fragmento, agilizando muito o acesso a eles, o que na prática significa maior velocidade de trabalho.

    Para a maioria dos usuários, executar semanalmente o desfragmentador é suficiente para manter o disco rígido desfragmentado.

    Antes de realizar a desfragmentação, tenha certeza que nenhum outro aplicativo atrapalhará essa tarefa: proteção de tela, recebimento de e-mail, verificação de antivírus (apenas verifique se não há nenhuma tarefa programada para os próximos minutos, não havendo necessidade de desativar o antivírus). Os usuários assíduos de jogos devem manter o HD sempre desfragmentado, pois muitos jogos acessam constantemente o HD para ler e salvar informações.


ID
290521
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Atualmente é possível encontrar discos rígidos de 1 terabyte. Um terabyte corresponde a 2 10 gigabytes, que corresponde a 2 10 megabytes, que corresponde a 2 10 kilobytes, que corresponde a 2 10 bytes. Deste modo, podemos afirmar que 1 terabyte corresponde a

Alternativas
Comentários
  • Letra E. 

    1024 x 1024 x 1024 = 1 GB. 

    1024 x 1024 x 1024 x 1024 = 1 TB. 

    Na sequência, temos PB = pettabyte, EB = exabyte, YB = yottabyte (o PB já foi cobrado na prova oral da Polícia Civil SP para Investigador).


ID
308605
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Com referência à arquitetura de computadores, julgue os itens
seguintes.

Diferentemente do padrão SATA, o SAS (Serial Attached SCSI), um barramento serial, possui um custo reduzido, sendo, por essa razão, padrão nos desktops.

Alternativas
Comentários
  • Serial Attached SCSI ou SCSI anexado serial é um protocolo de gerenciamento e armazenamento de dados (por exemplo discos rígidos de computadores). Foi espelhado no sistema SATA.

    O SAS é um barramento serial que tende a ser utilizado em servidores, por ser mais confiável, rápido e versátil que o SCSI. O custo do SAS tende a ser inferior ao SCSI, mas superior ao SATA, portanto sua aplicação deverá se manter para os servidores de alto padrão. As primeiras versões do SAS possuíam taxas de transferência de até 300 MB/s e atualmente as taxas atingem 1200 MB/s. O grande diferencial do SAS é a possibilidade de ligar os HDs com extensores a uma única porta SAS. A configuração típica é de um enorme rack com os discos SAS, que pode ser posicionado até 5 metros do servidor. O rack permite que os discos sejam gerenciados de maneira mais eficiente e até mesmo trocados sem a parada do servidor (hotswap), sendo as informações restabelecidas via RAID diretamente pelas controladoras SAS, geralmente instaladas no barramento PCI Express do servidor.

  • Diferentemente do padrão SATA, o SAS (Serial Attached SCSI), um barramento serial (Mesmo Padrão), possui um custo reduzido (Custo elevado comparado com sata), sendo, por essa razão, padrão nos desktops.

    resposta errada.
  • Errada!
    O SAS (Serial Attached SCSI) é um novo padrão SCSI, porém com comunicação em série, não paralela. É como o SATA está para o ATA. Inclusive, ele foi inspirado no próprio SATA e tem uma grande compatibilidade com este padrão. A comunicação SAS é realizada com transmissão serial, full-duplex, taxa de transmissão máxima de 3 Gbps (375 MB/s), frequência máxima de 3.0 GHz, comprimento de cabo de no máximo 8 metros, suporta hot-plug, permite 4 dispositivos por cabo, cabo de 32 pinos e o consumo de 800mV. O SAS é um padrão que tende a ser utilizado em servidores – e não em computadores caseiros.

    Fonte: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2014/04/qual-a-diferenca-entre-hd-sata-e-sas.html

ID
326224
Banca
FUMARC
Órgão
CEMIG-TELECOM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Um analista de redes deseja conectar um drive PATA no controlador SATA do novo servidor. Para isso, o que o analista precisará fazer?

Alternativas
Comentários
  • Letra B
    Precisará de um SATA BRIDGE (Figura abaixo). Em que voce conecta o drive PATA ou ATA em controlador Sata


ID
329227
Banca
FGV
Órgão
DETRAN-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Sobre discos magnéticos, hard-disk, analise:

I.   Podem ser classificados como memória secundária e dispositivos de entrada e saída.

II.  Latência é o tempo gasto para interpretação do endereço pela unidade de controle.

III. Tempo de transferência é a efetiva transmissão dos bits para o destinatário.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Comentários
  • Letra E.
    Latência pode ser entendido como o tempo de espera forçado de um componente para esperar o sincronismo com outro mais lento, possibilitando a transmissão da resposta no mesmo pulso de clock.
  • O tempo utilizado para leitura/gravação no HD é função de 3 fatores:
    - tempo de seek (movimento radial do braço de leitura/gravação até o cilindro)
    - tempo de latência (tempo de rotação até que o setor esteja posicionado sobre o mecanismo de leitura/gravação)
    - tempo de transferência (tempo efetivo da leitura do bloco até sua transferência para a memória).
  • Alguem pode explciar porque a I esta correta?
    hard Disck pode ser considerada memoria secundaria???
    Na minha cabeca eu jurava que HD era considerada memoria principal, nao?
  • Leandro,

    HD é considerado memória secundária. Também é considerado um dispositivo de E/S.
    As memórias primárias são memórias ligadas diretamente ao processo de operações pela CPU (ciclo busca-decodificação-execução), são rápidas. Por ordem de velocidade (Maior para menor): registradores-> Caches(1 a n) -> memória RAM.
    Durante a execução de um programa, o mesmo é carregado na RAM, em máquinas com cache os dados que serão utilizados durante a execução são trazidos para a cache e as intruções são "trabalhadas" dentro dos registradores.  

    A questão II e III nosso colega já deixou claro no outro comentário.


  • Responta: E


ID
334690
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

São tecnologias relacionadas ao padrão SATA, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • - NCQ (Native Command Queuing): o NCQ é tido como obrigatório no SATA II e no SATA III, mas era opcional no padrão SATA I. Trata-se de uma tecnologia que permite ao HD organizar as solicitações de gravação ou leitura de dados numa ordem que faz com que as cabeças se movimentem o mínimo possível, aumentando (pelo menos teoricamente) o desempenho do dispositivo e sua vida útil. Para usufruir dessa tecnologia, não só o HD tem que ser compatível com o recurso, mas também a placa-mãe, através de uma controladora apropriada;

    - eSATA: proveniente do termo "external SATA", o eSATA é um tipo de porta que permite a conexão de dispositivos externos a uma interface SATA do computador. Essa funcionalidade é particularmente interessante aos usuários que desejam aproveitar a compatibilidade de HDs externos com a tecnologia SATA para obter maiores taxas de transferência de dados. Muitos fabricantes oferecem computadores que contam com uma porta que funciona como eSATA e também como USB;

    Link Power Management: esse recurso permite ao HD utilizar menos energia elétrica. Para isso, o disco rígido pode assumir três estados: ativo (active), parcialmente ativo (partial) ou inativo (slumber). Com isso, o HD recebe energia de acordo com sua utilização no momento;

    Staggered Spin-Up: esse é um recurso muito útil em sistemas RAID, por exemplo, pois permite ativar ou desativar HDs trabalhando em conjunto sem interferir no funcionamento do grupo de discos. Além disso, a tecnologia Staggered Spin-Up também melhora a distribuição de energia entre os discos;

    Hot Plug: em sua essência, essa funcionalidade permite conectar o disco ao computador com o sistema operacional em funcionamento. Esse é um recurso muito usado em HDs do tipo removível.

    fonte: http://www.infowester.com/serialata.php 

  • Enhanced IDE
    Abreviação de Enhanced IDE, uma nova versão do IDE desenvolvida pela Western Digital. Suporta transmissão de dados entre 4 a 16.6MBps, mais ou menos 3 vezes mais rápido que o antigo padrão IDE (veja que isso é antigo né gente). Em adição, poderia suportar HDs de até 8.4GB onde o limite anterior era HDs de 528mb. Por causa do baixo custo, substituiu o SCSI em várias áreas, principalmente os pcs de mesa, ou para consumidores, os desktops.

    Algumas vezes EIDE é referido como Fast ATA ou Fast IDE que é a mesma coisa, mas foi desenvolvido e promovido pela Seagate. Também chamado de ATA-2.

    https://sites.google.com/site/jogosdinheirointernet/tutorial-sobre-hds

ID
463348
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Com relação aos diversos componentes de um computador com
arquitetura compatível com Pentium IV ou superior, julgue os
itens a seguir.

Para que uma placa-mãe tenha suporte a dispositivos do tipo firewire, é necessário que exista um conector do tipo DB9 com conversor para micro SATA.

Alternativas
Comentários
  • Errado. Beeeem errado.
    Firewire é um tipo de conexão de alta qualidade, serial, desenvolvida pela Apple (parecida com USB, mas da Apple)... Conector DB9 era usado pelos mouses seriais... E SATA (micro SATA) é de disco rígido.
  • Existem dois tipos de conectores FireWire, a versão FireWire 400 apresenta conector chamado Alfa, já a versão FireWire 800 apresenta conector chamado Beta. 


ID
492646
Banca
FCC
Órgão
TRE-PB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Considerando a tecnologia utilizada nos discos rígidos:
I. O padrão SATA ( Serial ATA) permite o uso da técnica hot-swap que torna possível a troca do dispositivo com o computador ligado.
II. O padrão PATA (Paralell ATA) faz transferência de dados de forma paralela, transmitindo vários bits por vez, como se estes estivessem lado a lado, o que o torna mais veloz que o SATA.
III. Numa única implementação SCSI é possível conectar até cinco periféricos.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • 1) Correto
    2) Apesar da interface P-ata transmitir vários bits por vez, ainda sim é mais lenta que o padrão S-ata
    3) O máximo de conexões permitidas no padrão SCSI é de 15 dispositivos que são identificados por um código binário, chamado ID SCSI. Só é permitida a transmissão entre dois dispositivos de cada vez.


ID
605602
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A respeito de componentes de um computador, sistemas de entrada,
saída e armazenamento, julgue os itens subsequentes.

Para executar tarefas que demandem grande quantidade de acessos ao disco rígido para leitura e gravação de dados, o uso de um computador com disco rígido padrão IDE é melhor que o de um computador com padrão SCSI.

Alternativas
Comentários
  • SCSI é mais velox que IDE
  • QUESTÃO ERRADA!

    "SCSI é sigla para Small Computer System Interface. Trata-se de uma tecnologia criada para acelerar a taxa de transferência de dados entre dispositivos de um computador, desde que tais periféricos sejam compatíveis com a tecnologia. O padrão SCSI é muito utilizado para conexões de HD (disco rígido), scanners, impressoras, CD-ROM ou qualquer outro dispositivo que necessite de alta transferência de dados."
    "IDE, que vem de Integrated Device Electronic (ou eletrônica de integração de unidade, uma alusão ao fato da controladora de disco estar integrada ao disco)", veio como uma evolução da série de discos rígidos ATA, que, em relação a esse, era mais estável e por consequência um pouco mais rápida.
    De qualquer forma, falou-se em velocidade de transferência de dados devemos lembrar da tecnologia de HD SCSI.

    FONTE: www.gta.ufrj.br/grad/01_1/levitan/caracide.htm

  • • IDE/ATA: transmissão paralela, half-duplex (tipo comunicação que não permite enviar e receber dados ao mesmo tempo), taxa de transmissão máxima de 133MB/s, freqüência máxima de 66 MHz, comprimento de cabo de no máximo 46 centímetro, não suporta hot-plug(não insere ou remove dispositivos com o computador ligado), permite 2 dispositivos por cabo, cabo de 40/80pinos e o consumo de 5V.  

    • SATA: transmissão serial, full-duplex (envia e recebe dados ao mesmo tempo), taxa de transmissão máxima de 600 MB/s, freqüência máxima de 6.0 GHz, comprimento de cabo de no máximo 8 metros, suportahot-plug, permite 1 dispositivo por cabo, cabo de 7pinos e o consumo de 250mV.  

    • SCSI: transmissão serial, full-duplex, taxa de transmissão máxima de 640 MB/s, freqüência máximade 160 MHz, comprimento de cabo de no máximo 12metros, suporta hot-plug, permite 16 dispositivos por cabo, cabo de 60/80 pinos e o consumo de 5V.  

    • SAS: transmissão serial, full-duplex, taxa de transmissão máxima de 375 MB/s, freqüência máximade 3.0 GHz, comprimento de cabo de no máximo 8metros, suporta hot-plug, permite 4 dispositivo por cabo, cabo de 32 pinos e o consumo de 800mV.  


ID
675460
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TSE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

No funcionamento dos discos rígidos, um tempo é necessário para que o HD atinja a velocidade de rotação, 5400/7200/10000 RPM, por exemplo, situação que viabiliza e em que ocorrem as leituras e gravações dos dados, enquanto outro tempo é gasto com o posicionamento das cabeças de leitura/gravação sobre a trilha na face dos discos. Estes tempos são denominados, respectivamente, de

Alternativas
Comentários
  • Latência é a diferença de tempo entre o início de um evento e o momento em que seus efeitos tornam-se perceptíveis e sim conceito de engenharia, o débito. Embora de certa forma sejam ambos uma medida de velocidade, não são, de todo, a mesma coisa. Latência é a sua conclusão, enquanto que débito é o número total de tais actividades durante um determinado espaço de tempo.

    busca - o tempo de leitura se dar com a busca dos dados atras da leitura do disco.
  • Em se tratando de tempo no hd. Há 3:

    1. Tempo de busca: movimenta a cabeça para a trilha correta;
    2. Tempo de latência: espera os dados daquele rolar. É também entendido como o tempo de leitura e gravações dos dados;
    3. Tempo de acesso: a soma dos anteriores.

    Gabarito letra B


ID
700150
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Os discos rígidos são um dos tipos de unidades de armazenamento não-volátil utilizados nos computadores. Considerando os tipos de discos rígidos e sua organização, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Com a introdução do Serial ATA, o barramento SCSI perdeu grande parte de seus atrativos, já que o SATA oferece uma grande parte das vantagens que antes eram atribuídas ao SCSI e, ao mesmo tempo, oferece um sistema de cabeamento mais simples.

    Para preencher a lacuna, surgiu o SAS (Serial Attached SCSI),     um barramento serial, muito similar ao SATA em diversos aspectos, que adiciona várias possibilidades interessantes voltadas para o uso em servidores. Ele preserva o mesmo conjunto de comandos e é por isso compatível a nível de software. Não estou falando aqui do Windows e de programas como os que utilizamos em desktops, mas sim de aplicativos personalizados, complexos e caros, utilizados em grandes servidores.

    Fonte:http://www.hardware.com.br/termos/sas
  • SCISI: Small Computer System Interface. Repare no SYSTEM e não SERIAL.
    Passivo e ativo: são tipos de terminação. Já o LVD é um tipo de sinalização de barramento.


    Pelo Wikipedia, Fibre Channel:
    "Apesar do nome, e de ser utilizado principalmente com fibras ópticas, o Fibre Channel também pode ser utilizado com cabeamento metálico."
    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fibre_channel. Acessado em 21/11/2012 as 22h40.
  • Com a introdução do Serial ATA, o barramento SCSI perdeu grande parte de seus atrativos, já que o SATA oferece uma grande parte das vantagens que antes eram atribuídas ao SCSI e, ao mesmo tempo, oferece um sistema de cabeamento mais simples.

    Para preencher a lacuna, surgiu o SAS (Serial Attached SCSI), um barramento serial, muito similar ao SATA em diversos aspectos, que adiciona várias possibilidades interessantes voltadas para o uso em servidores. Ele preserva o mesmo conjunto de comandos e é por isso compatível a nível de software. Não estou falando aqui do Windows e de programas como os que utilizamos em desktops, mas sim de aplicativos personalizados, complexos e caros, utilizados em grandes servidores.

    Assim como o SCSI conviveu com o padrão IDE por mais de duas décadas, o SAS está destinado a concorrer com o SATA, com cada um entrincheirado em seu respectivo nicho: o SATA nos micros domésticos e servidores de baixo custo e o SAS em servidores maiores e estações de trabalho.

    http://www.hardware.com.br/termos/sas

  • Gabarito Letra A

    SAS (Serial Attached SCSI), ou SCSI com Serial Anexado. Esse modelo, assim como o SATA, é uma evolução do SCSI, que antes utilizava comunicação paralela, e agora utiliza um tipo de transferência serial.

     

    Ele foi inspirado no SATA e por isso mantém uma grande compatibilidade com esse modelo de armazenamento. O diferencial encontrado nos dispositivos SAS é a ligação dos HDs com extensores a uma única porta SAS.

    "ESTUDE HOJE PARA VENCER AMANHÃ"

  • a-

    SCSI trata-se de um barramento paralelo, voltado para o mercado de servidores.

    In computing, Serial Attached SCSI (SAS) is a point-to-point serial protocol that moves data to and from computer-storage devices such as hard disk drives and tape drives. This allows the connection of SATA drives to most SAS backplanes or controllers.

    https://en.wikipedia.org/wiki/Serial_Attached_SCSI


ID
702913
Banca
AOCP
Órgão
BRDE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Sobre Discos Magnéticos, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Entre os diversos dispositivos de entrada/saída, os discos magnéticos merecem atenção especial, por serem o depositório de dados da grande maioria das aplicações comerciais. Como o fator tempo é crucial no acesso a esses dados, aspectos como desempenho e segurança devem ser considerados.

II. O tempo seek é o tempo de espera até que o setor desejado se posicione sob a cabeça de leitura/gravação.

III. Na realidade, um disco magnético é constituído por vários discos sobrepostos, unidos por um eixo vertical, girando a uma velocidade constante.

IV. O tempo necessário para ler/gravar um bloco de dados de/para o disco é função de três fatores: tempo de seek, latência e transferência.

Alternativas
Comentários
  • II. O tempo seek é o tempo de espera até que o setor desejado se posicione sob a cabeça de leitura/gravação.
    Na verdade o Seek é o tempo que a cabeça de leitura/gravação leva para chegar ao local onde o dado esta no Disco ( também conhecida como Seek Time )
    O processo de busca dessa informação é chamada de Seeking ( ou busca)
  • Achei o termo "crucial" no item I um pouco forte demais, pois acredito que o tempo seja importante sim, porém, é valido lembrar que a função principal seria o armazenamento nao-volatil dos dados.
    Alguem concorda? discorda?
    Bons Estudos!!!
  • De acordo com [1], o tempo necessário é determinado por três fatores:

    1 - Tempo de posicionamento: tempo necessário para mover o braço para o colindro correto (seek);
    2 - Atraso de rotação: tempo necessário para rotar o setor correto sob o cabeçote de leitura/gravação (latência);
    3 - Tempo de transferência real do dado;

    [1]: Tanembaum, Sistemas Operacionais Modernos, 2ª Edição, página 243
  • Não sabia que Segurança era um aspecto que devia ser levando em consideração qdo estamos falando de Discos Magnéticos. Talvez o mais certo seria confiabilidade !!

ID
703033
Banca
AOCP
Órgão
BRDE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Sobre Discos Magnéticos, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Um disco magnético é composto de um ou mais pratos de alumínio com um revestimento magnetizável.

II. Um cabeçote de disco, que contém uma bobina de indução, flutua logo acima da superfície, apoiado sobre um colchão de ar (exceto para discos flexíveis, onde tocam a superfície).

III.Quando uma corrente negativa ou positiva passa pelo cabeçote, ele magnetiza a superfície logo abaixo dele, alinhando as partículas magnéticas para esquerda ou direita, dependendo da polaridade da corrente.

IV. A sequência circular de bits escritos quando o disco faz uma rotação completa é denominada trilha.

Alternativas
Comentários
  • Eu tbm pensei o mesmo!

  • Tbm percebi.


ID
703036
Banca
AOCP
Órgão
BRDE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Sobre Discos SCSI, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Discos SCSI não são diferentes de discos IDE em relação ao modo como seus cilindros, trilhas e setores são organizados.

II. Discos SCSI possuem um interface diferente e taxas de transferência muito mais elevadas em relação aos Discos IDEs.

III. O SCSI é mais do que apenas uma interface de disco rígido. É um barramento ao qual podem ser conectados um controlador SCSI e até sete dispositivos.

IV. Apesar de todas essas diferenças, discos SCSI não se popularizaram no mercado de Pcs Desktop, pela dificuldade de manutenção.

Alternativas
Comentários
  • IV. Apesar de todas essas diferenças, discos SCSI não se popularizaram no mercado de Pcs Desktop, pela dificuldade de manutenção.
  • Não se popularizaram porque são muito caro.
  • A Questão está errada: 



    III. O SCSI é mais do que apenas uma interface de disco rígido. É um barramento ao qual podem ser conectados um controlador SCSI e até sete dispositivos.   

    Atualmente os dispositivos SCSI suportam conexões de ate 15 dispositivos. 

    "Além da diferença na velocidade, as antigas controladoras de 8 bits permitiam a conexão de apenas 7 dispositivos, enquanto as atuais, de 16 bits, permitem a conexão de até 15."

    Fonte: http://www.hardware.com.br/termos/scsi,    2005


    O máximo de conexões permitidas no padrão SCSI é de 15 dispositivos que são identificados por um código binário, chamado ID SCSI. Só é permitida a transmissão entre dois dispositivos de cada vez.

           https://pt.wikipedia.org/wiki/SCSI



    Portando a resposta correta seria   I, II e IV.    Neste caso a questão deveria ser anulada, pois não há essa alternativa.

  • LETRA B

    SCSI são bem populares.


ID
740347
Banca
CEPERJ
Órgão
PROCON-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

No funcionamento dos discos rígidos, um parâmetro importante é conhecido por tempo de latência. Para um disco rígido SATA de 5400 rpm, o valor nominal para o tempo de latência corresponde a:

Alternativas
Comentários
  • 60 ÷ 5200 x 1000 = 11.11.
  • Latência rotacional é o tempo gasto pela cabeça de leitura/gravação encontrar o setor desejado, partindo-se do princípio que ela já está posicionada na trilha correta. A questão pede o valor nominal do tempo de latência. Entendo que precisamos calcular o tempo gasto pela cabeça para dar uma volta completa na trilha.
    O disco citado pela questão possui uma rotação = 5.400 rpm, isso significa que a cada minuto (60 seg.) o disco roda 5.400 vezes.
    Dividindo 60 seg / 5.400 rotações = 0,01111 seg. encontramos, em segundos, o tempo da volta completa.
    Como os valores das respostas são dados em milisegundos, basta multiplicarmos 0,01111 x 1000.
    Resposta: 11,1ms
  • 1 minuto = 60 segundos = 60.000 milissegundos

    60.000 / 5400 = 11,1ms


ID
783361
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Uma das responsabilidades do sistema operacional é usar o hardware com eficiência. Para as unidades de disco magnético, isso significa ter um rápido tempo de acesso e largura de banda de disco. Técnicas de escalonamento de disco podem ser utilizadas para melhorar o tempo de busca, que é o tempo utilizado pelo braço do disco para mover as cabeças para o cilindro que contém o setor desejado.

Qual a técnica de escalonamento na qual o braço do disco percorre continuamente todo o disco, iniciando em uma ponta e indo em direção à outra ponta, atendendo os pedidos ao longo do percurso assim que chega em cada cilindro, e que inverte a direção do percurso de atendimento quando atinge uma das pontas?

Alternativas
Comentários
  • A política de escalonamento dos acessos a discos rígidos tem um impacto importante no throughput de um sistema (número de bytes lidos ou escritos no disco por segundo). Algumas políticas bem conhecidas são:

    • First Come, First Served (FCFS): os pedidos são atendidos na ordem em que são gerados pelas tarefas; sua implementação é simples, mas não oferece um bom desempenho;
    • Shortest Seek-Time First (SSTF): os acessos a disco são ordenados conforme sua distância relativa: primeiro são atendidos os pedidos mais próximos à posição atual da cabeça de leitura do disco.
    •  Circular Scan (CSCAN): os pedidos são atendidos sempre em ordem crescente de suas posições no disco; após tratar o pedido com a maior posição, a cabeça do disco retorna ao próximo pedido com a menor posição no disco
  • Complementando o comentário do colega acima:

    SCAN (algoritmo do elevador): Atende requisições em uma direção preferencial, ao atingir os cilindros mais interno ou mais externos, ele apenas muda de direção e continua a varredura.
    C-SCAN: Idem ao SCAN, porém as requisições são atendidas apenas em um sentido, ou seja, ao final do varredura, o cabeçote é posicionado no inicio do disco.

    Bons estudos

ID
802918
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Considerando que um disco possua 407 setores por trilha e 512 bytes por setor e tenha velocidade de 7.200 rpm, tempo de posicionamento igual a 10 ms e tempo de latência de 8,3 ms, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
947413
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, relativos a armazenamento de informações.

Os discos de baixo custo vêm substituindo os cartuchos de fita como dispositivo principal para armazenamento de becape devido a sua vantagem em termos de desempenho.

Alternativas
Comentários
  • Correto... Os discos externos de 2TB, por exemplo, estão muito mais baratos que um conjunto de fitas magnéticas de capacidade semelhante... e tem a praticidade do acesso aleatório.
  • Conceito DDT, Disk to Disk to Tape ou D2D2T.


  • CERTO

    Segundo Manoel Veras(2009,p.250),"A utilização de discos de baixo custo em relação à unidade de fita para backup oferece as seguintes vantagens em relação a fita,segundo a CommVault:

    -Recuperação de dados mais rápida;

    -Os discos são,normalmente,mais rápidos do que as fitas,especialmente quando se leva em consideração o tempo de montagem e de busca dos dados em fitas;

    -Os discos têm acesso aleatório e são otimizados para pesquisas-as fitas têm acesso sequencial e podem ser muito mais lentas para buscas aleatórias de arquivos."

    Bibliografia:

    DATACENTER-COMPONENTE CENTRAL DA INFRAESTRUTURA DE TI-MANOEL VERAS-2009



ID
947653
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Acerca de sistemas de armazenamento em disco, julgue os itens subsequentes.

Latência rotacional é o tempo para que o início do bloco de um disco que contenha o registro a ser lido passe pelo cabeçote de leitura/gravação.

Alternativas
Comentários
  • • Para ler/escrever dados é necessário que o cabeçote
    de leitura/escrita esteja posicionado na trilha e no
    ínicio do setor desejados
    Três tempos envolvidos:
         – Tempo de busca (seek time)
                 Tempo necessário para posicionar o cabeçote na trilha desejada
          – Tempo de latência rotacional
                 Tempo necessário para atingir o início do setor a ser lido/escrito
          – Tempo de transferência
                 Tempo para escrita/leitura efetiva dos dados

    fonte: http://www.inf.ufrgs.br/~johann/sisop1/aula21.disk.pdf
  • Prezados,
    Segundo Stallings, página 168, o tempo decorrido até que o início do setor esteja sob o cabeçote é denominado atraso rotacional ou latência rotacional
    Segundo Tanenbaum, página 48, o atraso denominado latência rotacional é o tempo até que o setor desejado gire sob o cabeçote.
    Portanto, questão correta.
    Fonte :
    - Stallings, Arquitetura e Organização de computadores, 5º edição
    - Tanenbaum , Organização estruturada de computadores, 5º edição
  • Latência rotacional é tempo necessário para que a cabeça se posicione no setor do disco que deve ser lido ou gravado. É associado ao movimento do disco.

  • Certo.

    Seek time: tempo necessário até o braço localizar a trilha e o setor desejados.

    Latência rotacional: tempo necessário para que o início do bloco de um disco que contenha o registro a ser lido passe pelo cabeçote de leitura/gravação.

    Tempo de transferência: tempo entre o início da transferência dos dados até a conclusão da transferência.

    Tempo de transferência total: seek time + latência rotacional + tempo de transferência.
     

     


ID
947656
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Acerca de sistemas de armazenamento em disco, julgue os itens subsequentes.

O armazenamento dinamicamente expansível ocupa espaço no disco rígido físico e pode crescer ilimitadamente, chegando a ocupar todo o espaço do disco.

Alternativas
Comentários
  • "O armazenamento dinamicamente expansível ocupa espaço no disco rígido físico ". Acredito que o examinador queria dizer que ele ocupa todo o espaço disponibilizado a ele já de início. Se é dinamicamente expansível, inicialmente ele ocupa um espaço pequeno. A medida que for necessário mais espaço, ele é aumentado.
    "e pode crescer ilimitadamente,". É definido um tamanho máximo para o armazenamento. Ao atingir o tamanho máximo, é dado o "disco" como cheio.
    "chegando a ocupar todo o espaço do disco."  É possível se o tamanho reservado for igual ao tamanho máximo do disco.
  • Acredito que o erro está em crescer ilimitadamente. Procurei na internet e vi o conceito de armazenamento dinamicamente expansível em virtualização. Neste conceito, é alocado um espaço no disco rígido físico que irá crescer dinamicamente até o tamanho especificado. Existe também o conceito de armazenamento de tamanho fixo que não cresce.

    http://books.google.com.br/books?id=tBmTs7ujtqUC&pg=PA35&lpg=PA35&dq=armazenamento+dinamicamente+expans%C3%ADvel&source=bl&ots=EnniDattWn&sig=HmyBllmG5wyADGg13VoKO1vohq0&hl=pt-BR&sa=X&ei=m5fDUa7qJenC0gGuloDQCA&ved=0CE0Q6AEwBQ#v=onepage&q=armazenamento%20dinamicamente%20expans%C3%ADvel&f=false
  • Na verdade, penso que o problema está em "ocupar todo o espaço do disco", isso nunca irá acontecer, pois o espaço disponível para a VM sempre será menor do que o do disco. Ele poderia "ocupar todo o espaço DISPONÍVEL do disco"
  • Típica questão para deixar de ser respondida.

  • Sempre que tiver termos como ilimitado, infinito... desconfie, geralmente, está ERRADO.

    Na informática existem limitações!!

  • O armazenamento dinamicamente expansível ocupa espaço no disco rígido físico e pode crescer ilimitadamente, chegando a ocupar todo o espaço do disco.

    Dá pra matar só pelo português. Como algo pode crescer ilimitadamente se terá o limite de ''todo o espaço do disco''? Simples assim.

  • Item Incorreto. Ao criar uma máquina virtual, podemos definir um dos seguintes tipos de armazenamento:

    a) armazenamento dinamicamente expansível:  ocupa um espaço inicial pequeno e no seu disco rígido físico e cresce dinamicamente, até o tamanho especificado, à medida em que o sistema operacional convidado exige mais espaço;

    b) armazenamento de tamanho fixo: Ocupa um determinado espaço no disco rígido físico e não cresce. 

    Portanto, o erro está em afirmar que o crescimento é ilimitado.

    Fonte: http://www.meubizu.com.br/arquitetura-de-computadores-quest%C3%B5es-comentadas


  • Se vc tiver o conhecimento de que armazenamento dinamicamente expansível esta ligado a virtualização, vc irá raciocinar que quando se cria uma máquina virtual todos seus periféricos recebem valores determinados de uma subtração do valor total, ou seja, se vc tem em sua máquina 1 Giga de memória pode definir a metade para a maquina virtual. 

  • O armazenamento dinamicamente expansível ocupa espaço no disco rígido físico e pode crescer ilimitadamente, chegando a ocupar todo o espaço do disco.

    acredito que o erro é essa parte em vermelho tendo em vista que não ocupa todo o espaço do disco porque nos disco tem sistema de inicialização entre outros dados.


ID
969148
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

São vantagens da utilização dos discos SSD ( Solid State Disks ) em substituição aos discos rígidos, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • As memórias SSD são memórias eletrônicas, sem partes móveis/mecânicas. São evoluções das memóridas Flash, as quais são do tipo não volátil.

    Além das vantagens citadas nas alternativas (a), (b), (c) e (d), podemos incluir a miniaturização, menor peso e resistência a impactos.

    Quanto a resposta incorreta, não há problemas de incompatibilidade, pois a interface de comunicação é a mesma utilizada nos discos rígidos convencionais.
  • marquei a b) maior durabilidade, pois o SSD suporta um menor número de gravações que os HDs convencionais, o que diminui a sua vida útil, e portanto, a sua durabilidade. Eu entraria com recurso, mas sem muita expectativa de sucesso =\
  • Concordo com ambos.

    A durabilidade é medida em IOPS, e é bem menor que os HDs com tecnologia magnética tradicionais.

    Discordo da resposta ser a letra E visto que a interface é a mesma, seja SATA II, SATA III, ou o que for...são todas feitas para deixar a tecnologia por trás da interface independente e transparente.

  • Tendo em vista que cada tecnologia pode mudar constantemente e analisando a ultima resposta:  " maior compatibilidade do hardware", não existe maior compatibilidade, já que as interfaces de conexão e o reconhecimento do SO ser o mesmo, acho a alternativa "E" razoável como resposta correta, mas como os colegas analisaram poderia dar recurso

  • Errei tb, mas pensando melhor, os SSDs novos têm uma durabilidade altíssima, décadas de uso intenso. Um disco magnético dura quanto tempo?


ID
990859
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Quantas partições primárias podem ser criadas em uma HD usando-se MBR?

Alternativas
Comentários
  • MBR (Master Boot Record). Caracteriza-se por permitir até quatro partições, ditas primárias. Caso seja necessário um número maior, pode-se usar uma partição primária como estendida. Neste caso, essa partição será um repositório de unidades lógicas (ou partições lógicas). Por pré-definição, MBR possibilita 4 primárias, e no máximo apenas poderá incluir 32 partições (primárias e extendidas)

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Parti%C3%A7%C3%A3o

ID
1022167
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Um disco rígido é um meio magnético onde são gravados dados. A capacidade de um disco rígido de 3 ½ polegadas com 9 cabeças de leitura e gravação, setor de 65.536 Bytes e 32.768 setores por trilha é de:

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    Peguei o valor em Bytes e transformei em GB, depois multipliquei por 3, cheguei ao valor aproximado de 18GB. Pode ter sido pura sorte, espero que coloquem um comentário concreto, pois o meu não tenho certeza se é o correto.

  • Minha lógica:

    65536 bytes * 32768 trilhas =  2147483648 bytes * 9 cabeças de leitura/gravação = 19327352832 bytes.

    Conversão: 

    19327352832 B / 1024 -> 18874368 KB
    18874368 KB / 1024 -> 18432 MB
    18432 MB / 1024 -> 18GB

  • Eu fiz parecido com o que os colegas fizeram.  Pensei da seguinte forma:

    Cada cabeça lê um lado de um prato do HD, portanto 9 cabeças lerão 4 pratos e meio do HD.  Faz mais sentido pensar em faces pois o último prato somente terá uma face sendo usada.  Portanto, uma cabeça por face.

    Sendo 9 faces em que cada uma tem 65.535 * 32.768 Bytes = 2147450880 Bytes = 2Gb, totalizando 18Gb.

  • Esse tipo de questão é mais rápida de resolver se raciocinar-mos em potências de 2:

    65.536 = 2^16

    32.768 = 2^15

    Com os valores dados na questão dá pra "sacar" sem ter que fazer contas, (UNICODE=65.536 carcteres=2^16, 32.768 é a metade)

    Fazendo o cálculo : 9 * 2^16 * 2^15 = 9 * 2^31 = 9 * 2 * 2^10 * 2^10 * 2^10 = 18 * 2^30

    Lembrando que: 2^10 = K; 2^20 = M; 2^30 = G, e assim por diante:

    Temos o resultado de 18G


  • Fiz diferente arredondando os números, peguei o valor de 65,536 Bytes e  arredondei para  65,5 multipliquei por 9 que é a quantidade de cabeças obtendo assim o valor de 589,5 Bytes. Com este resultado multipliquei pela quantidade de setores ao qual arredondei para mais de 32.768 setores para 33  isso resultou em 19453,5 Bytes. que é o valor aproximado de 18Gb. Conta

    65,5 * 9 = 589,5

    589,5 * 33 =19453,5  (aproximadamente 18 Gb)

    Foi uma forma rápida de chegar ao valor mais próximo

  • Faltou o número de trilhas na questão.... E outra, tb é preciso saber se cada disco é escrito em ambas as faces. Totalmente jegue essa questão. Acertei pq multipliquei tudo... Essas bancas, viu?


ID
1022170
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

O disco rígido, independente do sistema de arquivos que se esteja usando, para armazenar informações sobre a localização do sistema operacional, que permitem ao BIOS iniciar seu carregamento, reserva para isso:

Alternativas
Comentários
  • Letra E.
    É o setor de boot, o primeiro setor, onde estão as informações sobre o(s) sistema(s) operacional(is) instalado(s) no computador. 
  • Resposta Correta: Letra E.

    As Informações para localização do Sistema Operacional, através da BIOS, devem se gravadas no setor chamado MBR(Master Boot Record) localizado no 1º setor, do 1º disco e do 1º canal da controladora.

    MBR contém 512 bytes de informação da estrutura organizacional do disco (partições, código de arranque do sistema operativo, e assinatura desse código).
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Master_Boot_Record

  • O primeiro setor letra E, também conhecido TRILHA ZERO

  • Gabarito E

    Pessoal é a famosa trilha 0 !

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Primeiros 512bytes também conhecido como Master Boot Record.


ID
1115896
Banca
UFSJ
Órgão
UFSJ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

O disco rígido é a parte do computador onde são armazenados os dados. Assim QUESTÃO 31 como as demais partes do computador, ele foi evoluindo com o tempo, permitindo maior velocidade de acesso e, consequentemente, colaborando significativamente na melhora do desempenho dos computadores.

Sobre os discos rígidos, analise as seguintes afirmações

I. Diferentemente dos discos rígidos IDE, que transferem os dados em série com dois pares de fios, os discos rígidos SATA transmitem os dados por meio de cabos de 40 ou 80 fios paralelos, o que lhes garante melhor desempenho com relação aos discos rígidos IDE.

II. O controlador SATA pode ser encontrado na placa-mãe ou instalado em um slo PCI. Além disso, alguns controladores SATA podem ter múltiplas portas SATA ou seja, podem ser ligados a vários dispositivos de armazenamento.

III. Cluster é um conjunto de setores do disco rígido que é endereçado pelo sistema operacional como uma única unidade lógica e seu tamanho varia de acordo com o sistema de arquivos escolhido na formatação do disco rígido.

IV. Um cluster poderá conter mais de um arquivo, mas um arquivo não poderá estar em mais de um cluster, por maior que seja.

Estão CORRETAS as afirmações

Alternativas
Comentários
  • I. ERRADO. Diferentemente dos discos rígidos SATA, que transferem os dados em série com dois pares de fios, os discos rígidos IDE transmitem os dados por meio de cabos de 40 ou 80 fios paralelos, o que lhes garante melhor desempenho com relação aos discos rígidos IDE.

     

    IV: ERRADO. Um cluster é a menor parcela do HD que pode ser acessada pelo sistema operacional. Cada cluster tem um endereço único, um arquivo grande é dividido em vários clusters, mas um cluster não pode conter mais de um arquivo, por menor que seja.

  • b-

    Pinout:

    SATA: 15

    IDE: 40

    setor < bloco < cluster


ID
1149472
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Considere um microcomputador ligado corretamente a um monitor (tela) e a uma impressora, ambos em bom estado ambos possuindo alimentação elétrica adequada, assim como o próprio microcomputador. Ao ligar o microcomputador, a tela não exibe nenhuma informação.

Este sintoma é um indicativo de que há um ou mais problemas com:

1. O disco rígido.
2. A impressora.
3. A placa-mãe.
4. O sistema operacional.
5. A placa de vídeo.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Placa-mãe e placa de vídeo. Gaba: Letra A

ID
1191340
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Um computador (servidor) hospeda uma aplicação de software que é crítica para as atividades de uma determinada empresa. Sobre essa aplicação sabe-se que: a) precisa atender (receber, processar e responder) às requisições de clientes em tempos curtos; b) as mensagens trocadas entre a aplicação servidora e seus clientes possuem tamanho máximo da ordem de algumas centenas de quilobytes; c) o pico do tráfego de dados entre o computador servidor e os clientes é inferior a 500 megabits por segundo no total; d) a aplicação sempre manipula grande volume de dados (80 MB) por requisição; e) a aplicação é projetada para atender 175 requisições concorrentes e trabalha em sua capacidade máxima; f) a aplicação nunca realiza cálculos que exijam uso intensivo da CPU; e g) os usuários observaram que o tempo de resposta às requisições é insatisfatório.

O computador em questão possui a seguinte configuração: 01 (um) HD 100 GB SATA II; 02 (duas) CPU de 3.6 GHz, com 12 núcleos cada; 01 (uma) memória RAM ECC DDR3 1333 MHz 8 GB; 02 (duas) interfaces de rede Gigabit ethernet; Sistema Operacional GNU/Linux 64 bits; Placa de vídeo VGA 32 MB; e placa-mãe com 03 (três) slots de memória por CPU.

Nessas condições, qual procedimento deve ser adotado com relação ao conjunto computador/aplicação para melhorar o tempo de resposta observado pelos usuários?

Alternativas
Comentários
  • Acrescentar um segundo pente de memória RAM idêntico à outra CPU.

  • Essa é a tipica questão que a banca coloca pra fazer o candidato perder tempo fazendo. Muitos detalhes,muita coisa pra ler e resolução muito facil. Parecendo ENEM.

  • So estaria errada se ele falasse é necessário. Esse termo quer dizer que só temos uma possibilidade.


ID
1193416
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Acerca da organização de computadores, julgue o  item  subsequente.

As unidades de armazenamento de dados que utilizam discos rotativos possuem menor tempo de acesso que as unidades de armazenamento por estado sólido.

Alternativas
Comentários
  • SSD (sigla do inglês solid-state drive) ou unidade de estado sólido é um tipo de dispositivo, sem partes móveis, para armazenamento não volátil de dados digitais. Diferentemente do que acontece com discos rígidos comuns (discos rotativos - HD), eles não utilizam processos mecânicos para a gravação e a leitura de arquivos no disco magnético (HDs funcionam de maneira similar aos toca-discos).

    No lugar da agulha e do disco, os SSDs são constituídos por dispositivos de memória Flash. Dessa forma, o processo de escrita e leitura dos arquivos é feito de maneira elétrica, quase instantânea. O motivo para isso é o acesso facilitado do processador aos dados gravados, pois não é necessário dissipar energia com o movimento das faixas magnéticas (Muito mais rápido que o HD comum)..

  • ERRADO.

    Na verdade, as unidades de armazenamento de memória que usam discos rotativos ou outros processos eletromecânicos possuem MAIOR TEMPO DE ACESSO que unidades de estado sólido.

    As memórias de estado sólido, como a SSD (Solid-State Drive) não possuem partes móveis, sendo compostas apenas por circuitos eletrônicos (chips) que fazem a armazenagem dos dados por processos eletrônicos. Por esse motivo, esse processo é muito mais rápido do que a armazenagem por meios magnéticos, como acontece na maioria dos HDs.

    Esse processo de gravação das memórias SSD é chamado de memória FLASH!

    Exemplos de memórias SSD: cartão de memória e pen drive.

    Com isso, o gabarito ficou ERRADO.

    Fonte: estratégia

  • GABARITO ERRADO!

    .

    .

    Traduzindo:

    As unidades de armazenamento de dados que utilizam HD's possuem menor tempo de acesso que os SSD's.

    ERRADO!


ID
1216909
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Com relação a microcomputadores modernos, julgue os itens seguintes.

Os discos rígidos rotativos são utilizados como unidade de armazenamento de dados de massa não voláteis e apresentam menor tempo de acesso que as memórias RAM.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E.

     

    Os discos rígidos rotativos são utilizados como unidade de armazenamento de dados de massa não voláteis - ok

     

    Apresentam menor tempo de acesso que as memórias RAM - errado. Apresentam maior tempo de acesso.

  • Os discos rígidos rotativos são utilizados como unidade de armazenamento de dados de massa não voláteis e apresentam menor tempo de acesso que as memórias RAM.

    O tempo de acesso aos discos rígidos, memória secundaria, memória em massa... são MAIORES que os tempo de acesso à memória RAM primária.


ID
1239517
Banca
FCC
Órgão
MPE-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Em relação às portas USB e aos discos rígidos, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Galera, tenham muito atenção em todas as provas da FCC. USB 2.0 tem uma taxa de transferência de 480 Mbps por segundo e não gigabits como afirma a assertiva.

  • A USB 3.0 (ou SuperSpeed USB) chegará ao mercado em um momento basicamente crítico em relação a transmissão de dados. Isso porque a tecnologia 2.0, a qual possui uma taxa de transferência de 480 Mbps (60 MB/s), já não está dando conta de transferir, por exemplo, vídeos em alta definição. Por sua vez, a USB 3.0 promete solucionar tal problema, uma vez que possuirá taxa de transferência de dados de 4,8 Gbps (600 MB/s), ou seja, dez vezes mais rápida que a tecnologia anterior!

    Fonte: http://www.tecmundo.com.br/microsoft/2719-o-que-mudara-na-usb-3-0-em-relacao-a-2-0-.htm

  • Descobri hoje que a impressora usa minimamente a energia do barramento USB.
  • b-

    USB 2.0 - 480 Mbps

    USB 3.0 - 5 Gbit/s

    That's all. Ye know on Earth, and that's Ye need to know.


ID
1239547
Banca
FCC
Órgão
MPE-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A partição do sistema contém os arquivos relativos ao hardware e a pasta Boot que indicam ao computador onde procurar informações para iniciar o Windows. Por padrão, o Windows 7 cria uma partição de sistema separada, quando ele é instalado do zero (ao contrário de quando é atualizado de uma versão anterior do Windows) em um disco rígido não particionado. O tamanho dessa partição é

Alternativas
Comentários
  • A partição do sistema contém os arquivos relativos ao hardware e a pasta Boot que indicam ao computador onde procurar para iniciar o Windows. Por padrão, o Windows 7 cria uma partição de sistema separada quando ele é instalado do zero (ao contrário de quando é atualizado de uma versão anterior do Windows) em um disco rígido não particionado. Essa partição tem tamanho de 100 MB.

    Questão retirada do link abaixo:

    http://windows.microsoft.com/pt-br/windows/what-are-system-boot-partitions#1TC=windows-7


ID
1266022
Banca
IBFC
Órgão
TRE-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Referente aos atuais discos rígidos que são utilizados em computadores, selecione a única alternativa que esteja tecnicamente correta:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    A) Errado - ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Master_Boot_Record ) O MBR contém 512 bytes de informação da estrutura organizacional do disco (partições, código de arranque do sistema operativo, e assinatura desse código)

    C) Errado - Memória Não Volátil, pois permite a recuperação das informações em data posterior.

    D) Errado - NTFS ou FAT




  • "Interface"??


ID
1267882
Banca
FUNCAB
Órgão
PRODAM-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

São características dos discos de estado sólido (SSDs), EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Ano: 2014 Banca: FGV Órgão: COMPESA Prova: Analista de Gestão - Administrador

     

    Na comparação com os discos rígidos, é um dispositivo fabricado  com  uma memória  de  armazenamento  do  tipo  Flash  RAM,  não  possui partes mecânicas, apresenta maior resistência a  impactos  e  menor  consumo  de  energia  na  comparação  com  aos  atuais  discos  rígidos.  Por  outro  lado,  é mais  caro  e  não  possui  grande  capacidade de armazenamento.  
     
    Esse dispositivo é conhecido pela seguinte sigla: 

     

     a) SCSI 

     b) AGP 

     c) SSD

     d) PCI 

     e) HDMI 

     

    Resposta: C


ID
1271293
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Considere as seguintes afirmações, acerca de discos rígidos.

I. Particionamento e formatação lógica são procedimentos equivalentes.

II. Apenas os discos rígidos podem ser formatados logicamente.

III. As partições definidas em um mesmo disco rígido podem possuir diferentes sistemas de arquivos.

Quais estão corretas?

Alternativas

ID
1271839
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Na sua revisão 1.0, a taxa de transferência do padrão SATA, em MB/s, é

Alternativas
Comentários
  • Lembrem-se ::


    SATA I >> 150 MB/s




    SATA II >> 300 MB/s




    SATA III >> 600 MB/s


ID
1271890
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Suponha a seguinte especificação de um disco rígido:

Rotação: 7200 RPM
Latência média: 4,17 ms
Número de cabeças: 4
Capacidade: 250GB
Número de zonas: 30
Setores/trilha zona 0: 5888 setores
Setores/trilha zona 29: 1792 setores
Full stroke seek time: 15,6 ms
Interface: SATA rev2.0 (SATA 3 Gbps)
Nro. Bytes/setor: 512 bytes

Considerando-se leituras na zona zero, qual é, em MB/s, a taxa máxima de transferência possível desse disco para a placa mãe?

Alternativas
Comentários
  • só olhar revisão 2 = sata 2 = 300

    sata1=150, sata2=300, sata3=600


ID
1272457
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Considere o enunciado abaixo e as três propostas para completá-lo.

Os discos rígidos (HDs) são compostos por uma mídia magnética que precisa ser preparada para receber a estrutura de arquivos de um sistema operacional. Nesse processo, a formatação lógica é responsável por

1. dividir um disco físico em dois ou mais discos lógicos (particionamento) e sobre eles criar a noção de setor, de trilha e de cilindros.

2. criar em um disco, ou partição, a noção de blocos lógicos e todas as estruturas de dados necessários à gerência de um determinado sistema de arquivos.

3. efetuar a montagem dos sistemas de arquivos de forma a integrar todos os diretórios de diferentes dispositivos em uma mesma hierarquia de diretórios.

Quais propostas estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Existem dois tipos de formatação, chamados de formatação física e formatação lógica.

    A formatação física é feita na fábrica ao final do processo de produção, que consiste em dividir o disco virgem em trilhas, setores, cilindros e isolar os bad blocks (danos no HD). Essas marcações funcionam como as faixas de uma estrada, permitindo à cabeça de leitura saber em que parte do disco está e onde ela deve gravar dados.

    A formatação física é feita apenas uma vez e não pode ser desfeita ou refeita por meio de software. Porém, para que esse disco possa ser reconhecido e utilizado pelo sistema operacional, é necessária uma nova formatação, chamada de formatação lógica.

    Ao contrário da formatação física, a formatação lógica não altera a estrutura física do disco rígido e pode ser desfeita e refeita quantas vezes for preciso. O processo de formatação é quase automático: basta executar o programa formatador que é fornecido junto com o sistema operacional.


ID
1284415
Banca
FCC
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Um dispositivo de armazenamento que vem cada vez mais sendo utilizado nos computadores é o solid-state drive (SSD). Sobre esses dispositivos, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • SSD (Unidade de Estado Sólido) é um dispositivo de armazenamento que dispensa o uso de partes móveis para a gravação na unidade, como a "agulha", por exemplo. Em consequência disso, é um dispositivo mais resistente do que os HD's, porém mais lento no quesito leitura.

  • "Mais lento no quesito leitura?"

    Não entendi.

    • SSD-Largura de banda muito superior aos demais dispositivos, apresentando até 250 MB/s na gravação  e até 700 MB/s nas operações de leitura 

  • consome mais energia, mas a resposta é sempre a mais correta.

  •  a) possuem tempo de acesso equivalente ao tempo de acesso dos HDs. ERRADO, pois os discos SSD possuem tempo de acesso bem menor que o HD.

     b) utilizam memória RAM. ERRADO, pois utilizam memória FEPROM.

     c) consomem mais energia do que os HDs. ERRADO, pois são mais econômicos. 

     d) possuem custo inferior ao dos HDs. ERRADO, os discos SSD são mais caros.

     e) não possuem partes mecânicas como os HDs. CERTO.

     

    Professor Vitor Dalton - Estratégia


ID
1289155
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Um usuário comprou um HD cuja etiqueta do fabrican- te indicava que ele teria 120GB. Ao formatá-lo, sem que houvesse nenhum erro, o usuário reclamou com o suporte técnico ter encontrado um tamanho diferente daquele indicado na etiqueta. Os dados técnicos do disco são 200000 cilindros, 15 cabeças e 60 setores por cilindro, sendo que, em cada setor, cabem 500 bytes.

Com base nos dados técnicos, o suporte técnico informou que o disco formatado possui, em GB, uma capacidade real

Dado: Considere que 1GB = 1000*1000*1000 bytes

Alternativas
Comentários
  • 1ª Parte:

    200.000 * 15 * 60 * 500 = 90.000.000.000 bytes

    O problema manda considerar 1GB = 1.000 * 1.000  * 1.000 bytes,  então 90.000.000.000 bytes  = 90 GB.

    2ª Parte:

    120GB = 100%

    90GB = X%

    Logo:

    X = (90*100/120) = 75%

    Podemos concluir que 90GB é 25% menor que o valor indicado no rótulo do HD.




ID
1347283
Banca
VUNESP
Órgão
SP-URBANISMO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

No contexto de arquitetura de computadores, os discos rígidos e as memórias do tipo RAM são exemplos, respectivamente, na hierarquia de memória de um computador, de componentes denominados

Alternativas
Comentários
  • Letra C. 


    Memória principal = memória primária = memória RAM = memória temporária = memória de acesso aleatório = memória volátil

    Memória secundária = disco rígido = armazenamento permanente = memória não-volátil

  • TIPOS DE MEMORIAS

    discos rígidos = são memórias auxiliares ou secundárias

    tipo RAM = memória primaria ou principal

  • Memória Primária (RAM e ROM).

     

    Memória Secundária (Dispositivos de armazenamentos ) .

  • Gabarito: Letra C

    só complementando os colegas, há autores que defendem CD, DVD e Bluray como memórias terciárias, ou seja, não foi da imaginação do examinador! veja abaixo a FCC cobrando essa nomenclatura

    Q869110


ID
1377643
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Com relação à interface SATA são realizadas as seguintes afirmativas:

1. Na interface SATA os dados são transferidos de forma paralela.

2. A interface SATA III (Revisão 3.x) é uma interface conhecida como SATA 6 Gb/s e é uma terceira geração da interface SATA.

3. O padrão SATA III permite, teoricamente, taxas de transferências de até 600 MB por segundo.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas

Alternativas
Comentários
  • Serial ATASATA ou S-ATA (acrônimo para Serial AT Attachment) é uma tecnologia de transferência de dados em série entre um computador e dispositivos de armazenamento em massa (mass storage devices) como unidades de disco rígido e drives ópticos.

     

    NameRaw            - data rate  -  Data rate

    SATA revision 3.0 - 6 Gbit/s  -  600 MB/s

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Serial_ATA#SATA_6.0_Gbit.2Fs

    https://en.wikipedia.org/wiki/Serial_ATA#SATA_1.5.C2.A0Gbit.2Fs_and_SATA_6.C2.A0Gbit.2Fs

  • d-

    IDE e SATA são padrões de interface de discos rígidos. Sata é serial


ID
1377676
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Com relação aos dispositivos de armazenamento SSD, SSHD e HDD são realizadas as seguintes afirmativas:

1. Os HDDs são baseados em discos giratórios magnéticos. Os dados são gravados e lidos nestes discos giratórios através de cabeçotes móveis.
2. Em uma unidade SSD, os discos e cabeçotes são substituídos por chips de memória, semelhantes a produtos USB, SD e CompactFlash comuns.
3. SSDs não possuem partes móveis, o que virtualmente elimina as latências de rotação associadas aos HDDs.
4. É comum usar SSD como uma unidade de inicialização para manter o sistema operacional e os aplicativos e um HDD para manter os arquivos de dados.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • todas certas my friend


ID
1387819
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Um disco magnético, usado como repositório para armazenamento secundário por computadores, é, normalmente, constituído por várias superfícies magnéticas que giram em torno de um mesmo eixo a velocidade constante.

A estrutura de um disco é composta por

Alternativas
Comentários
  • Trilha: Conjuntos círculos concêntricos.
    Cilindro: Conjunto de trilhas na mesma posição em discos diferentes.
    Setor: Menor porção física de um HD. Tamanho de 512 bytes cada.
    Cluster: Conjunto de setores. Menor unidade de informação lógica que o sistema operacional reconhece.


ID
1389484
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Julgue o item que se segue, acerca de arquitetura de computadores.

O acesso direto à memória (DMA) controla a transferência de dados entre a memória principal e a CPU do computador.

Alternativas
Comentários
  • A transferência de dados é entre a memória principal e o dispositivo de e/s.

  • DMA controla a transferência de dados entre as Controladoras dos dispositivos de E/S e a memória principal.

  • Gabarito Errado

    DMA (Direct Memory Access) é uma funcionalidade implementada nos processadores e sistemas computacionais em geral, com o objetivo melhorar o desempenho e aumentar a velocidade do processamento de dados. 
     

    No geral, o processo consiste em ler ou gravar dados diretamente em um periférico sem a necessidade de ocupar o processador com essa tarefa. É um processo muito útil principalmente em sistemas que tem pouco poder de processamento, e por isso se popularizou rapidamente com a chegada dos computadores pessoais. 
     

    Um exemplo prático e muito claro da utilidade do DMA é o monitor. A quantidade de dados a ser processados para mostrar uma imagem na tela em tempo real é muito grande. Se apenas o processador do PC trabalhasse para realizar essa tarefa, provavelmente, ao colocarmos um vídeo para rodar, não conseguiríamos fazer mais nada. Porém, como podemos perceber, não é bem isso que acontece.

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • A técnica alternativa é conhecida como acesso direto à memória (direct memory access - DMA). Nesse caso, a transferência de dados entre o módulo de E/S e a memória principal é feita diretamente sem envolver o processador.

    Stallings, William

    Arquitetura e Organização de Computadores:

    Errada


ID
1389892
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Os discos rígidos modernos (HDs) necessitam de formatação para serem utilizados. O tipo de formatação feita pelo fabricante, que consiste em dividir o disco em trilhas, setores e cilindros, é denominado Formatação

Alternativas
Comentários
  • Existem dois tipos de formatação do disco rígido: a física, descrita pelo enunciado, e a lógica, que adiciona as estruturais utilizadas pelo sistema operacional. Ela é feita via software e pode ser refeita quantas vezes você quiser.

  • Gabarito E

    Existem dois tipos de formatação, chamados de formatação física e formatação lógica. A formatação física é feita na fábrica ao final do processo de fabricação, que consiste em dividir o disco virgem em trilhas, setores, cilindros e isola os bad blocks (danos no HD). Estas marcações funcionam como as faixas de uma estrada, permitindo à cabeça de leitura saber em que parte do disco está, e onde ela deve gravar dados. A formatação física é feita apenas uma vez, e não pode ser desfeita ou refeita através de software. Porém, para que este disco possa ser reconhecido e utilizado pelo sistema operacional, é necessária uma nova formatação, chamada de formatação lógica. Ao contrário da formatação física, a formatação lógica não altera a estrutura física do disco rígido, e pode ser desfeita e refeita quantas vezes for preciso, através do comando Format do DOS, por exemplo. O processo de formatação é quase automático: basta executar o programa formatador que é fornecido junto com o sistema operacional.

    Quando um disco é formatado, ele simplesmente é organizado à maneira do sistema operacional, preparado para receber dados. A esta organização damos o nome de “sistema de arquivos”. Um sistema de arquivos é um conjunto de estruturas lógicas e de rotinas que permitem ao sistema operacional controlar o acesso ao disco rígido. Diferentes sistemas operacionais usam diferentes sistemas de arquivos. O computador, no decorrer de sua utilização, tem seu desempenho geral afetado, em decorrência da instalação e remoção de diversos softwares, inclusive alguns que não removem todos os arquivos e informações do seu computador, ocasionando lentidão na sua execução. O software básico (o sistema operacional) pode apresentar falhas de funcionamento (travamentos), instabilidade no uso, espera no carregamento de programas e softwares diversos, ou casos extremos de corrompimento do sistema operacional (falhas na execução do próprio) em decorrência de uso ilegal ou ataques de vírus de computador. Uma formatação lógica apaga todos os dados do disco rígido, inclusive o sistema operacional. Deve-se fazer isso com conhecimento técnico, para salvar/guardar dados e informações (os backups de arquivos). O processo de formatação é longo, e as informações contidas no disco rígido serão totalmente apagadas (embora não definitivamente, ainda é possível recuperar alguns dados com softwares especiais). Ações preventivas de manutenção de computador podem evitar que seja necessária a formatação.

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
1401532
Banca
FGV
Órgão
TJ-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Em equipamentos que permitem hot-swap dos seus discos, isso significa que os discos conectados:

Alternativas
Comentários
  • Hot swap ou Hot swapping (A tradução literal é Troca quente) é a capacidade de retirar e de substituir componentes de uma máquina, normalmente um computador, enquanto opera (ou seja não é necessário reiniciar o computador).

    A tecnologia hot-swap presente em disco rígido e em controladoras SCSI permite que a troca de um disco defeituoso possa ser feita com o sistema operativo em execução.

    Os exemplos mais comuns são os dispositivos USB e FireWire tais como: mouse, teclado, impressoras e pen drive. Normalmente exige software do tipo "Ligar e Usar" (Plug-and-Play).

    Os discos RAID, de maior nível, são hot-swap, ou seja um disco com falha pode ser removido ou substituído sem perda de dados ou interrupções do servidor graças a controladora de hardware RAID e o carregador de disco. Com o hot-swap RAID, o sistema continua operando, enquanto o conteúdo do disco avariado é reconstruído em um disco sobressalente, usando informação redundante ou paridade.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hot_swapping


ID
1401538
Banca
FGV
Órgão
TJ-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Um usuário precisa expandir o armazenamento em disco de sua estação de trabalho, e verificou que ela possui uma controladora SAS. Para que ocorra essa expansão, pode ser adquirido um disco do tipo:

Alternativas
Comentários
  • "Um detalhe interessante é que o padrão SAS oferece compatibilidade retroativa com os HDs SATA, permitindo que você use HDs SATA convencionais como uma forma de cortar custos, sem ter que abrir mão da possibilidade de usar os extensores.

    A relação, entretanto, não é recíproca: embora o conector seja o mesmo, HDs SAS não são reconhecidos caso instalados numa porta SATA convencional, pois eles utilizam comandos específicos, que vão bem além do conjunto suportado pelas controladoras SATA."

    Fonte: http://www.hardware.com.br/livros/hardware/sas.html

  • O erro da letra A) é o seguinte:

    SCSI é uma interface paralela, enquanto SAS é uma interface serial. Por isso, a retrocompatibilidade se dá com o HD SATA, que também é serial.

  • Pessoal, devemos ter o cuidado de não confundir o protocolo SCSI com um barramento SATA.

    O SAS significa Serial Attached SCSI. De fato ele é retrocompatível com o barramento SATA, mas utiliza o protocolo SCSI.

    https://www.seagate.com/staticfiles/support/disc/manuals/Interface%20manuals/100293071c.pdf (pg 1)

  • e-

    In computing, Serial Attached SCSI (SAS) is a point-to-point serial protocol that moves data to and from computer-storage devices such as hard disk drives and tape drives. This allows the connection of SATA drives to most SAS backplanes or controllers.

    https://en.wikipedia.org/wiki/Serial_Attached_SCSI


ID
1460731
Banca
CESGRANRIO
Órgão
PETROQUÍMICA SUAPE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Considere os computadores pessoais (PC - Personal Computer) para responder à questão.

Entre os controladores de discos rígidos utilizados nos computadores, inclui-se o

Alternativas
Comentários
  • Componentes SCSI, além de serem mais caros naturalmente, ainda exigiam a instalação de uma placa controladora para fazer a interface entre o disco rígido e o computador, scanner ou impressora utilizada.


    Em sua melhor forma, o Ultra 640 SCSI alcançava 640MB/s. Pra variar, o SCSI também foi vítima da evolução serial. Atualmente, o padrão SASCSI (Serial Attached SCSI) entrega velocidades de até 6 Gbps (gigabits por segundo), e suporta conexão simultânea de até 128 dispositivos.


    Letra D

  •  a)AGP - barramento interno para placas de videos.Usa freqeuncia 66Mhz com words de 32 bit. Tranferencia: 266MB/s.

     b)TCP - protocolo usado em redes. 

     c)HTML - linguagem para criação de paginas web

     d)SCSI (small computer system interface) interface em paralelo para macinstosh, apple & perifericos para sistemas unix. Transferencia de 40MB/s. Permite ate 7 dispositivos. SCSI pode ser considerado I/O bus. O cabo pode ter 50,68 & 80 vias. Ha 2 padroes de transferencia SCSI: wide SCSI - com cabo adicional de 16 & 32 bits. Narrow SCSI- somente 8 bits. 

     e)DIMM - circuito integrado a RAM com 168 vias & contatos nas 2 pontas. usa palavras de 64 bits. exemplo: SDRAM PC-166.


ID
1493467
Banca
FCC
Órgão
TRE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Um Técnico Judiciário especializado em Operação de Computadores deve indicar discos rígidos para serem utilizados nas seguintes situações:

I. Uma workstation requer um HD com rotação de 15.000 RPM, certificado para operação contínua e com garantia de 5 anos.
II. Uma máquina desktop requer um HD de menos de 1 TeraByte para armazenamento local. Há restrições orçamentárias. Esta solução deve ser replicada em diversas máquinas desktop de outros funcionários. O cabo de conexão do HD ao computador deve ser blindado e curto (menos de 1 m) para que o espaço interno do computador seja melhor aproveitado, facilitando a circulação de ar.

O Técnico indicou, correta e respectivamente, as tecnologias de discos rígidos capazes de atender adequadamente as situações I e II:

Alternativas
Comentários
  • "Um detalhe interessante é que o padrão SAS é compatível com HDs SATA, permitindo que você use HDs SATA convencionais como uma forma de cortar custos, sem ter que abrir mão da possibilidade de usar os extensores, entretanto HDs SAS não são reconhecidos se instalados numa porta SATA convencional, pois eles utilizam comandos específicos, que vão bem além do conjunto suportado pelas controladoras SATA. HDs SAS podem trabalhar com 10.000 ou 15.000 RPM, mas não são adequados para o publico doméstico, pois são caros e possuem capacidade reduzida devido ao uso de discos de 2.5”. O principal diferencial é que eles são certificados para operação contínua e possuem garantias maiores, geralmente de 5 anos."

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Serial_Attached_SCSI


    "Os conectores e cabos são as partes mais visíveis da diferença entre SATA e o drives Parallel ATA. Ao contrário PATA, os mesmos são utilizados em conectores 3.5-in (90 mm )nos discos rígidos SATA, para computadores desktop e servidor e 2.5-in (70 mm), discos para computadores portáteis ou pequenos, o que permitem 2,5 drives para serem usados em computadores desktop sem a necessidade de cabos adaptadores (montando um adaptador que ainda seja necessário montar um drive firmemente)"

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Serial_ATA

  • HDs SAS podem trabalhar com 10.000 ou 15.000 RPM, mas não são adequados para o publico doméstico, pois são caros e possuem capacidade reduzida devido ao uso de discos de 2.5”. O principal diferencial é que eles são certificados para operação contínua e possuem garantias maiores, geralmente de 5 anos.


    https://pt.wikipedia.org/wiki/Serial_Attached_SCSI


ID
1493473
Banca
FCC
Órgão
TRE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Um Técnico Judiciário especializado em Operação de Computadores deve identificar as portas disponíveis em um gabinete de um desktop, assim descritas:

As portas do tipo I suportam as velocidades de 100 Mbps, 200 Mbps e 400 Mbps (chamadas respectivamente de s100, s200 e s400). As portas do tipo II suportam a velocidade de 800 Mbps (chamadas de s800). Essa velocidade é usada apenas quando o cabo possui um plugue com certa quantidade de pinos em cada extremidade.
A transmissão de dados através da tecnologia destas portas conta com um recurso importante: um modo de funcionamento "isócrono", que na prática, torna possível transmitir dados de um dispositivo para outro em tempo real, sem influência de qualquer mecanismo que retarde significantemente a transmissão. Essa funcionalidade é especialmente atraente para uso em câmeras de vídeo digitais ou HDs externos, por exemplo, uma vez que usuários desses dispositivos podem trabalhar com grande volume de dados sem perder muito tempo.


O Técnico identificou corretamente as portas como:

Alternativas
Comentários
  • O FireWire 400 pode transferir dados entre dispositivos em índices de 100, 200, ou 400 Mbit/s (na realidade: 98,304, 196,608 ou 393,216 Mbit/s, mas comummente referidos como S100, S200, e S400).

    O FireWire 800 (nome da Apple para a conexão de 9 pinos S800 bilíngüe - versão do padrão IEEE 1394b) foi introduzido comercialmente pela Apple em 2003. Esta nova especificação 1394 possui mais um par de condutores para blindagem com ligação à terra e um terceiro pino reservado para futura utilização, permitindo uma taxa de transferência de 786,432 Mbit/s
  • Gabarito E

    Firewire (também conhecido como i.LinkIEEE 1394 ou High Performance Serial Bus/HPSB) é uma interface serial, criada pela Apple, Inc., para computadores pessoais e aparelhos digitais de áudio e vídeo, que oferece comunicações de alta velocidade e serviços de dados em tempo real. Pode ser considerado uma tecnologia sucessora da quase obsoleta interface paralela SCSI.

     

    O FireWire 400 pode transferir dados entre dispositivos em índices de 100, 200, ou 400 Mbit/s (na realidade: 98,304, 196,608 ou 393,216 Mbit/s, mas comummente referidos como S100, S200, e S400). Embora o USB 2.0 reivindique ser capaz de velocidades mais elevadas (480 Mbit/s), o FireWire, devido à sua baixa latência , é, na prática, mais rápido. O comprimento do cabo é limitado a 4,5 metros mas podem ser ligados até 16 cabos o que perfaz um comprimento total de 72 metros, em concordância com as especificações.

     

    O FireWire 800 (nome da Apple para a conexão de 9 pinos S800 bilíngüe - versão do padrão IEEE 1394b) foi introduzido comercialmente pela Apple em 2003. Esta nova especificação 1394 possui mais um par de condutores para blindagem com ligação à terra e um terceiro pino reservado para futura utilização, permitindo uma taxa de transferência de 786,432 Mbit/s face aos periféricos mais lentos com FireWire 400 e conexões de 6 pinos.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
1525570
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

O proprietário de um notebook cuja placa-mãe queimou deseja ter acesso aos seus documentos armazenados no HD (disco rígido) desse notebook. Considerando-se que se trata de um modelo de notebook recente, e que o HD ainda funciona normalmente, o usuário pode remover o HD do notebook e colocá-lo em uma case (gaveta) para

Alternativas
Comentários
  • O padrão Serial (SATA) nas conexões de HD's é normalmente usado atualmente ao invés do Paralelo (IDE/PATA). Os HD's em notebooks são geralmente de tamanho 2,5'', enquanto os computadores de mesa (desktops) são os de 3,5''.

    Letra B

  • b-

    As características do SATA laptop são: conector 15 + 7 Pinos; suporta disco Rígido de até 2TB; taxa de transferência de até 5 Gbps; compatível apenas com HDD ou SSD de 2,5 polegadas.


ID
1552471
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Atecnologia que permite que um disco rígido com falha, ou defeituoso, possa ser removido ou substituído, sem perda de dados ou interrupções do servidor, mesmo se o sistema operacional esteja em execução, é denominada pelo termo inglês:

Alternativas
Comentários
  • Hot swapping, também conhecido como hot swap, é a faculdade de substituir ou retirar componentes presentes em uma máquina sem que haja a necessidade de desligá-la. Ou seja, esses componentes podem ser manuseados em uma máquina, geralmente um computador, enquanto ele ainda funciona. A tradução literal da nomenclatura significa "troca quente", o que indica bem as suas características.


    Fonte: http://canaltech.com.br/o-que-e/o-que-e/O-que-e-hot-swapping/

  • Gabarito E

    Hot swap ou Hot swapping (A tradução literal é Troca quente) é a capacidade de retirar e de substituir componentes de uma máquina, normalmente um computador, enquanto opera (ou seja não é necessário reiniciar o computador).

    A tecnologia hot-swap presente em disco rígido e em controladoras SCSI permite que a troca de um disco defeituoso possa ser feita com o sistema operativo em execução.

    Os exemplos mais comuns são os dispositivos USB e FireWire tais como: mouse, teclado, impressoras e pen drive. Normalmente exige software do tipo "Ligar e Usar" (Plug-and-Play).

    Os discos RAID, de maior nível, são hot-swap, ou seja um disco com falha pode ser removido ou substituído sem perda de dados ou interrupções do servidor graças a controladora de hardware RAID e o carregador de disco. Com o hot-swap RAID, o sistema continua operando, enquanto o conteúdo do disco avariado é reconstruído em um disco sobressalente, usando informação redundante ou paridade.



    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
1565425
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

O Armazenamento Estável é uma técnica para assegurar a consistência de dados gravados em discos rígidos que

Alternativas
Comentários
  • O que é possível é um subsistema de disco que tenha a seguinte propriedade: quando uma escrita é lançada para ele, o disco ou escre- ve corretamente os dados ou não faz nada, deixando os dados existentes intactos. Esse sistema é chamado de armazenamento estável e é implementado no s ­ oftware (LAMPSON e STURGIS, 1979). A meta é manter o disco consistente a todo custo. A seguir descreveremos uma pequena variante da ideia original.


ID
1576504
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A respeito dos discos magnéticos, que são considerados dispositivos de armazenamento secundário de dados, julgue o próximo item.


Os discos magnéticos são constituídos de uma única camada de material magnetizável, na qual os dados são gravados.


Alternativas
Comentários
  • Um Hd é, normalmente, constituído por vários discos magnéticos.

  • Fisicamente, os HDs são constituídos por discos(isto é, por mais de um disco), consequentemente, mais de uma camada. São divididos em trilhas e estas são formadas por setores. Para serem usados pelo computador, os HDs precisam de uma interface de controle. Utiliza-se a IDE ("Intergrated Drive Electronics"), que já esta em desuso; SCSI ("Small Computer System Interface"), focada em servidores(Computadores de alto desempenho com diversas finalidades para empresas); e SATA (Serial ATA), que já esta na versão III Essa última, é a preferência dos fabricantes nas novas placas-mãe.

  • Um disco é um prato circular construído de material não magnético, chamado de substrato, coberto por um material magnetizável.

    Tradicionalmente, o substrato tem sido alumínio ou um material de liga de alumínio. Mais recentemente, foram introduzidos substratos de vidro.
    prato não magnético + cobertura magnetizável, portanto questão errada.
    Fonte - Arquitetura e organização de computadores - Stallings
  • Acho que o erro é pq tem discos que tem duas camadas magnetizáveis, uma em cada face do disco.

  • Galera, a questão não fala em quantidade de discos e nem em quantidade de superfícies. Existem discos que utilizam só um lado e outros que utilizam os dois lados. A questão fala de camadas de material magnetizável sobre o disco. 

  • A maioria dos discos rígidos disponíveis no mercado utiliza múltiplos discos de gravação e leitura, o que permite aumentar a capacidade do dispositivo. Embora existam exceções à regra, o mais comum é que cada HD possua quatro discos em sua composição.

    Fonte: TecMundo


ID
1619926
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Os discos rígidos são conectados nos computadores através de interfaces que têm a capacidade de transmitir os dados entre os dispositivos de forma segura e eficiente. São interfaces utilizadas para a conexão dos HDs, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • O DMA (Acesso Direto à Memória)

    O DMA visa melhorar a performance geral do micro, permitindo que os periféricos transmitam dados diretamente para a memória, poupando o processador de mais esta tarefa.

  • Gabarito D

    DMA é abreviação de "Direct Memory Access". O DMA permite que os periféricos acessem diretamente a memória RAM, sem ocupar o processador.

    Os canais de DMA são utilizados apenas por dispositivos de legado (placas ISA, portas paralelas e drives de disquete) para transferir dados diretamente para a memória RAM, reduzindo dessa forma a utilização do processador.

    Existem 8 canais de DMA, numerados de 0 a 7. Os canais de 0 a 3 são herança do PC original e trabalham a 8 bits, assim como o barramento externo no processador 8080. Os canais de 4 a 7 foram introduzidos com o 286 e, acompanhando o barramento de dados do processador, são canais de 16 bits. Os canais de DMA são relacionados ao barramento ISA e, justamente por isso, nunca foram introduzidos canais de 32 bits. Em vez disso, o barramento PCI (seguido pelos demais barramentos modernos) trouxe o Bus Mastering, um sistema muito mais eficiente e rápido.

    Tipicamente, o canal DMA 2 era reservado para a controladora do drive de disquetes, o 3 para a porta paralela (quando configurada para operar em modo ECP), enquanto uma placa de som ISA utilizava os endereços 1 e 5.

    Justamente por serem muito lentos, os canais de DMA caíram em desuso desde a década de 1990 e continuaram sendo utilizados apenas por periféricos de legado, como drives de disquete, placas de som ISA e portas paralelas padrão ECP. Conforme esses periféricos foram caindo em desuso, os canais de DMA simplesmente deixaram de ser usados, embora permaneçam disponíveis mesmo nos PCs atuais.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • d-

    DMA (direct access memory) premite controlador trnaferiri dados para memoria - o device driver grava no buffer do controlador, deixando CPU livre. DMA deixa hardware acessar memoria para R/W independente de CPU


ID
1619932
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Um cliente deixou o seu computador em uma loja de informática alegando o não funcionamento do equipamento. Ao receber o orçamento, foi informado que o dispositivo responsável por mover o braço acima da superfície dos pratos do disco rígido deixou de funcionar.” Pode‐se concluir que o dispositivo do disco rígido que está danificado é o(a)

Alternativas
Comentários
  • Atuador: também chamado de voice coil, o atuador é o responsável por mover o braço acima da superfície dos pratos e assim permitir que as cabeças façam o seu trabalho. Para que a movimentação ocorra, o atuador contém em seu interior uma bobina que é "induzida" por imãs.

     

     

    http://www.infowester.com/hd.php

  • putz, achei ridiculo a banca usar uma observacao feita ha mais de 100 anos sobre uma CF que nem eh a atual!


ID
1659448
Banca
Quadrix
Órgão
COBRA Tecnologia S/A (BB)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Um Hard Disk é um periférico de armazenamento de dados não volátil. Sua capacidade é relativamente grande em relação aos demais tipos de armazenamento de dados. Há diversos tipos de HDs, para os mais diversos fins. Assinale a alternativa que representa tipos de particionamento, ou sistema de arquivos permitidos em um HD.

Alternativas
Comentários
  • Quando falamos de particionamento ou sistema de arquivos nos referimos ao tipo de extensão que um sistema operacional reconhece o HD.

    Portanto, se seu HD é Híbrido (SSHD), de estado sólido (SSD) ou de disco rígido (HD) pouco importa.
    Seu sistema operacional o reconhecerá com uma das diversas raizes que podem ser:
    FAT32 (comum em Pen Drives e Cartões de memória)
    NTFS (comum em HD's, muito utilizada por sistemas operacionais da Microsoft)
    EXT2 (referente ao Linux)

    Portanto, C 

  • c-

    FAT32: flash drive

    NTFS: windows

    The ext2 or second extended file system is a file system for the Linux kernel. It was meant as a replacement for the extended file system.

    File allocation: bitmap (free space), table (metadata)

    Max. file size: 16 GiB – 2 TiB

    https://en.wikipedia.org/wiki/Ext2


ID
1667035
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Os discos rígidos padrão SATA-III, portanto de 3a geração, operam com uma taxa de transferência externa máxima teórica (taxa da interface), em Mbps, de

Alternativas
Comentários
  • SATA 6.0 Gbit/s
    A Serial ATA International Organization apresentou o projeto de especificação da SATA 6 Gb / s da camada física em julho de 2008, e ratificou sua especificação da camada física em 18 de agosto de 2008. O padrão 3.0 completo (throughput de pico cerca de 600 MB / s (10b/8b codificação mais de 8 bits para um byte, sem o protocolo, ou sobrecarga de codificação) foi lançado em 27 de maio de 2009. Embora até mesmo os mais rápidos discos rígidos convencionais mal possam chegar ao limite do original SATA 1.5 Gbit/s de largura de banda , Solid-State Drives já saturou o SATA de 3 Gb limite / s em 285 MB / s de velocidade de leitura líquido e 250 MB / s velocidade de gravação líquido com o SandForce 1200 e 1500 controlador. dez canais de memória flash rapidamente pode chegar a mais de 500 MB / s, com novas ONFI unidades, então mover um SATA de 3 Gb / s para SATA 6 Gbit / s seria benéfica para o flash ler velocidades. Quanto aos discos rígidos padrão, as leituras de sua built-in cache DRAM irá acabar mais rápido nos a nova interface. HDs e Placas mãe SATA 6 Gbit/s já estão sendo enviadas a partir de vários fornecedores, e já podem ser encontradas em muitos locais.

  • http://kb-pt.sandisk.com/app/answers/detail/a_id/8701/~/diferen%C3%A7as-entre-sata-i,-sata-ii-e-sata-iii

  • Desculpem-me a ignorância no assunto (não tenho qualquer curso técnico ou superior em informática), mas na apostila do Estratégia se disse que o padrão SATA-III suporta até 600 MB/s. Mas "B" (no maiúsculo) não representa bytes? Por que a questão deu a resposta em Mbs (bits por segundo)?

  • Prezados,

    O SATA 3 foi lançado em 2009 apresentando o dobro de velocidade da sua antecessora , de 300mb/s para 600 mb/s  

    Portanto a alternativa correta é a letra A

  • GABARITO: LETRA A

    O padrão SATA III suporta transferir dados, teoricamente, até 600Mbps.

  • Questão deveria ter sido anulada. SATA III ou SATA 6Gb/s. 600 é em bytes por segundo, B maiúsculo, não em bits, b minúsculo.

    SATA I = 1,5 Gb/s = 150MB/s

    SATA II = 3,0 Gb/s = 300MB/s

    SATA III = 6,0 Gb/s = 600MB/s


ID
1687672
Banca
OBJETIVA
Órgão
EPTC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

José deseja comprar um disco óptico para armazenar os arquivos dos projetos de arquitetura que constrói. Os arquivos do engenheiro ocupam um espaço de aproximadamente 2,1GB. Ele também deseja criar, modificar e excluir os arquivos desse disco. Qual das seguintes opções de disco óptico atende aos requisitos colocados por José?

Alternativas
Comentários
  • Prezados,

    Um CD tem capacidade de aproximadamente 700mb, portanto podemos excluir as alternativas A e B.

    Se o comando da questão pediu um disco que o usuário possa criar, modificar e excluir os arquivos, ele tem que ter a função RW (read e write) e não apenas read.

    Portanto a alternativa correta é a letra D

  • d-

    read-write dvd, o qua possui 4.5 GB

  • Os discos DVD RW (regraváveis) foram projetados para armazenar até 4,7 GB ou 120 minutos de vídeo com qualidade de DVD. Diferente dos discos DVD-R, é possível acrescentar ou regravar conteúdos nos discos DVD RW, sendo estes ideais para realização de cópias de segurança de coleções de filmes ou vídeos domésticos.

ID
1687720
Banca
OBJETIVA
Órgão
EPTC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Por padrão, um novo disco rígido em um computador é configurado como Master, ou seja, o disco principal a ser usado pelo sistema operacional. Caso o usuário deseje instalar dois ou mais discos rígidos, eles devem ser configurados como:

Alternativas
Comentários
  • Prezados,

    O computador pode ter apenas um disco Master, o restante deve ser configurado como slave.

    Portanto a alternativa correta é a letra A.
  • a-

    arquitetura master-slave


ID
1692700
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

O Tempo de Acesso de um disco rígido é medido pelo tempo gasto entre o instante de início da leitura/escrita e o seu término. Esse tempo é constituído pelo somatório dos tempos de uma série de etapas distintas que podem ser medidas individualmente.

Assinale qual destas etapas contribui com a maior parte do Tempo de Acesso.

Alternativas
Comentários
  • Prezados,

    O tempo de busca é o tempo para que o braço do disco atinja a trilha que contém o setor desejado. Ele é o que representa a maior parte do tempo de acesso.

    Portanto a alternativa correta é a letra C.

  • Para a maioria dos discos, o tempo de busca predomina sobre os outros dois (atraso rotacional e tempo de transferência); portanto, reduzir o tempo de busca médio pode melhorar substancialmente o desempenho do sistema.
     
    Fonte: Sistemas Operacionais: Projetjos e Implementação - Andrew S. Tanenbaum, Albert S. Woodhull


ID
1755880
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Os SSDs NÃO devem ser chamados de discos porque eles 

Alternativas
Comentários
  • Alternativa E

    Os aparelhos SSD, o armazenamento é feito em um ou mais chips de memória, dispensando totalmente o uso de sistemas mecânicos para o seu funcionamento. Como consequência desta característica, unidades do tipo acabam sendo mais econômicas no consumo de energia, afinal, não precisam alimentar motores ou componentes semelhantes. Essas característica também faz com que utilizem menos espaço físico, já que os dados são armazenados em chips especiais, de tamanho reduzido. 

    E todas essas característica de dispensar um sistema mecânico, sendo 100% eletrônicos, diferentemente dos Discos Rígidos. 


ID
1760044
Banca
FCC
Órgão
TRE-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

O técnico de informática deve adquirir um novo disco rígido para ser instalado internamente em um computador do tipo Desktop. Considerando o requisito de maior taxa de transferência, o disco rígido deve ter interface padrão 

Alternativas
Comentários
  • SATA > IDE

     

    HDMI - VÍDEO

    USB - DADOS

    PCI é um slot

     

    Gabarito D

  • Questão desatualizada. Hj existem SSDs PCI Express (PCIe), uma conexão que possui boa eficiência energética, e sendo usados para conexões de altíssima velocidade de armazenamento.

  • SATA / MAIOR TRANFERÊNCIA QUE IDE

    HDMI- VIDEO

    USB- DADOS E CONEXÃO EXTERNA

    PCI- SLOT INTERNO E HOJE TEMOS O PCI(EXPRES)

    OBS: Hoje os SSDs são mais rápidos na taixa de tranferência que os HDs convencionais.

    FORÇA GUERREIRO!

  • SATA / MAIOR TRANFERÊNCIA QUE IDE

    HDMI- VIDEO

    USB- DADOS E CONEXÃO EXTERNA

    PCI- SLOT INTERNO E HOJE TEMOS O PCI(EXPRES)

    OBS: Hoje os SSDs são mais rápidos na taixa de tranferência que os HDs convencionais.

    FORÇA GUERREIRO!

  • d-

    SATA > IDE

    nao existe hd pci


ID
1796251
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Um Programador observou que no HD de seu computador havia espaço para armazenar 100.000.000.000 bytes. Este valor pode ser corretamente aproximado a

Alternativas
Comentários
  • Pessoal, a cada divisão do valor por 1024 você anda na escala --> KB - MB -GB -TB -PB ,portanto na 3ª divisão por 1024 encontraríamos um valor aproximado de 93,1 GB.

    eu vejo uma forma rápida de resolver aproximado. colocando valores para o conjunto de casas decimais.

    ex. 100.000.000.000 --> casa dos bytes

    100.000.000.000 --> casa dos KB

    100.000.000.000 --> casa dos MB

    100.000.000.000 --> casa dos GB.

    só não dá para usar o macete se os resultados forem próximos na mesma escala, neste caso teríamos que sair dividindo mesmo.

  • GABARITO: A

     

    100.000.000.000/1024=97656250 KB

     

    97656250/1024=95367,431640625 MB

     

    95367,431640625/1024=93,13225746154785 GB


ID
1823566
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara Municipal de Descalvado - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

No processo de manutenção de um equipamento do tipo IBM-PC, foi recomendado a um usuário que desfragmentasse o disco rígido. A ação de desfragmentação terá como benefício principal

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D. A desfragmentação do disco realoca os arquivos que estão espalhados pelo discos em setores sequenciais, facilitando assim a leitira pela cabeça de leitura e gravação do HD.


ID
1827736
Banca
IF-PB
Órgão
IF-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Para um sistema Linux Debian com 2 discos SCSI, um no endereço 2 do SCSI e outro no endereço 4 do SCSI, o primeiro disco (no endereço 2) tem o nome de sda, e o segundo, sdb. Com base nessas afirmativas e no princípio de discos e partições em Linux, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
1892431
Banca
IF-SE
Órgão
IF-SE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Sobre discos magnéticos, hard-disk, analise as afirmativas a seguir:

I. Taxa de transferência interna é a efetiva velocidade do HD ao ler arquivos gravados em setores sequenciais.

II. O tempo gasto para interpretação do endereço pela unidade de controle é chamado Latência.

III. Podem ser ligados apenas através de conectores SATA.

Está CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

     

    I - Afirmativa correta

    II - Dentro do disco rígido, os discos magnéticos giram continuamente. Por isso, dificilmente os setores a serem lidos estarão sob a cabeça de leitura/gravação no exato momento de executar a operação. No pior dos casos, pode ser necessária uma volta completa do disco até o setor desejado passar novamente sob a cabeça de leitura.

    O tempo de latência é tão importante quanto o tempo de busca. Felizmente, ele é fácil de ser calculado, bastando dividir 60 pela velocidade de rotação do HD em RPM (rotações por minuto), e multiplicar o resultado por 1000. Teremos então o tempo de latência em milissegundos. Um HD de 5400 RPM, por exemplo, terá um tempo de latência de 11.11 milissegundos (o tempo de uma rotação), já que 60 ÷ 5200 x 1000 = 11.11.

    Geralmente é usado o tempo médio de latência, que corresponde à metade de uma rotação do disco (assumindo que os setores desejados estarão, em média, a meio caminho da cabeça de leitura). Um HD de 5400 RPM teria um tempo de latência médio de 5.55 ms, um de 7.200 RPM de 4.15 ms e um de 10.000 RPM de apenas 3 ms.

    Muitos fabricantes publicam o tempo de latência médio nas especificações ao invés do tempo de busca ou o tempo de acesso (já que ele é menor), o que acaba confundindo os desavisados.

    3 - Podem ser ligados TAMBÉM por conectores SATA.

    Boa Questão !

     

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
1949695
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Considere um disco rígido que possui as seguintes características:

• gira a 3600 rpm (rotações por minuto);

• possui um bloco de 16 KB;

• tem um tempo médio de acesso a blocos de 25 ms (milissegundos);

• taxa de transferência de blocos do disco é de 4 MBps (Megabytes por segundo).

Nesse cenário, o seu seektime, em milissegundos, é de:

Alternativas

ID
1965316
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Assinale a alternativa que corretamente demonstra uma vantagem do dispositivo SSD (Solid State Drive ou Unidade de Estado Sólido) em relação ao disco rígido.

Alternativas
Comentários
  • A

    Os SSDs são mais rápidos do que os discos rígidos.


ID
1980355
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Leia a afirmação abaixo e assinale a alternativa que preenche as lacunas correta e respectivamente.

____________ é formado(a) pelo conjunto acionador e vários(as) _______ de alumínio revestidos(as) com materiais magnéticos, acessados(as) por um braço com cabeças de leitura e gravação.

Alternativas
Comentários
  • B

    Disco rígido/ discos