SóProvas


ID
2383534
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Em relação aos tipos de cromatografia, analise os itens abaixo.

I. Em cromatografia líquida, a cromatografia de adsorção é método também conhecido como cromatografia líquido-sólido (CLS).

II. A cromatografia de adsorção utiliza o mesmo material tanto na fase estacionária quanto no suporte.

III. A cromatografia de troca iônica é uma técnica na qual os solutos são separados com base em sua partição, entre uma fase móvel líquida e uma estacionária revestida em um suporte sólido.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • III. A cromatografia de troca iônica é uma técnica na qual os solutos são separados com base em sua partição, entre uma fase móvel líquida e uma estacionária revestida em um suporte sólidoErradaIsso é a cromatografia líquida com fase quimicamente ligada a um suporte sólido. Já a cromatografia de troca iônica pode ser tanto: (Pensemos em uma rede de pesca que utiliza uma isca para poder pegar o íon de interesse. Essa isca prescisa ser carregada de forma contrária ao análito que se quer capturar). Vejamos:

     

    1) Catiônica (apresenta sítio ativo carregado negativamente - ácido sulfônico ou carboxílico -, e também apresenta um contra-íon que é carregado possitivamente (ele serve como trocador do analito, presente no meio, que é um cátion). 

     

    2) Aniônica (apresenta sítio ativo carregado postivamente-  amina quaternária,  trielamino e dimetilaminopropil -, e também apresenta um contra-íon  que é carregado negativamente (ele serve como trocador do analito, presente no meio, que é um ânion).