-
Acho que essa questão está errada (E) e não certa (C). O enunciado fala em "principais entregas", mas onde fica a regra dos 100%? A EAP (ou WBS) deve incluir 100% do escopo e não somente as principais entregas, certo?
A Regra 100%... estabelece que a WBS inclui 100% do trabalho definido pelo escopo do projeto e captura todas as entregas – internas, externas, intermediarias – de forma ao trabalho estar completo, incluído o gerenciamento do projeto. A regra dos 100% é um dos mais importantes princípios que guia o desenvolvimento, decomposição e avaliação da WBS. A aplicação desta regra vale para todos os níveis na hierarquia: a soma de todos o trabalho dos níveis "filhos" deve ser igual a 100% do trabalho representado pelo "pai" e a WBS não deve incluir qualquer trabalho que saia do escopo existente do projeto, isto é, ele não pode incluir mais do que 100% do trabalho... É importante lembrar-se que a regra dos 100% também se aplica ao nível de atividades. O trabalho representado pelas atividades de cada pacote deve produzir 100% do trabalho necessário para completar o trabalho do pacote. (p. 8)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Estrutura_anal%C3%ADtica_do_projeto#A_regra_dos_100.25
-
Confuso mesmo.
Na internet existe milhares de documentos que usam a frase "realiza-se a subdivisão das principais entregas do projeto". No entando, no PMBoK não há restrição da EAP às principais entregas do projeto, conforme vejos no excerto abaixo
5.3 Criar a EAP
Criar a EAP é o processo de subdivisão das entregas e do trabalho do projeto em componentes
menores e de gerenciamento mais fácil. A estrutura analítica do projeto (EAP) é uma
decomposição hierárquica orientada às entregas do trabalho a ser executado pela equipe para
atingir os objetivos do projeto e criar as entregas requisitadas, sendo que cada nível
descendente da EAP representa uma definição gradualmente mais detalhada da definição do
trabalho do projeto. A EAP organiza e define o escopo total e representa o trabalho
especificado na atual declaração do escopo do projeto aprovada.
PMBoK 2008
-
Ao meu ver, uma das possíveis explicações para isso seria que, uma EAP pode ser desenvolvida de forma iterativa, ou seja, no começo do projeto(quando nem todos os objetivos e entregas são claros) decompomos as principais entregas do projeto e posteriormente(elaboração progressiva ou em ondas sucessivas), decompomos o resto das entregas de acordo com o fluxo de execução do projeto e do conhecimento adquirido sobre o mesmo.
-
Retirado do PMBOK 2004 - página 49.
"Criar EAP
Este é o processo necessário para subdividir as principais entregas do projeto e do trabalho do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis."
Ou seja, questão com duas possíveis respostas. Como o item cita o PMI como referência e o PMBOK considera correta a questão. Seria difícil conseguir a anulação dela.
-
Ao meu ver a questão está correta. Entendi que a parte da questão: "realiza-se a subdivisão das principais entregas do projeto", não exclui as outras entregas e vendo que a banca é o CESPE e eles adoram fazer esse tipo de jogo de palavras, acredito eu, TOTALMENTE não-intencional, mas que depois eles defendem com unhas e dentes, eu marcaria correta.
Se a questão dissese "realiza-se a subdivisão APENAS das principais entregas do projeto", eu marcaria como ERRADA e caso o gabarito discordase, entraria com um mega recurso na questão.
Porém, concordo com todos acima de que a questão está confusa.
-
Gabarito Certo
Criar a EAP é o processo de subdividir os produtos do projeto e o trabalho do projeto em componentes menores e mais gerenciáveis.
A EAP é fundamental para o projeto, pois, fornece uma visão estruturada do que será entregue facilitando o entendimento das partes interessadas em relação ao que deve ser feito (escopo) no projeto, além, de servir de base para o planejamento das outras áreas de conhecimento.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
-
ATUALMENTE O GABARITO ESTÁ ERRADO
PMBOK 6ª
"Criar a EAP é o processo de decompor as entregas e o trabalho do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis."
P. 197