SóProvas


ID
238402
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Com referência à contratação de bens e serviços de TI no âmbito da
administração pública, julgue os itens de 101 a 105.

Segundo o TCU, o problema não é terceirizar e sim terceirizar mal. Uma das deficiências detectadas nesse tipo de procedimento é deixar de avaliar os riscos e não criar mecanismos de controle relativos. Ainda de acordo com o TCU, a estratégia de terceirização é decisiva para uma boa governança de TI.

Alternativas
Comentários
  • Olá Concurseiros, vamos comentar e fundamentar o assunto?

    Tal questão tem sua fundamentação histórica inicial no Decreto Lei 200 de 1967, Art. 10, evoluindo ainda com sua regulamentação na IN 02, com alterações na IN 03, e de acordo com a jurisprudência do TCU a terceirização (contratação de serviços de TI) deve ocorrer de forma adequada e alinhada estrategicamente ao PDTI e à governança de TI da organização, conforme pode ser verificado em seus Acórdãos 1.521/2003 ? TCU, 2.094/2004 ? TCU e 1.970/2006 ? TCU.

    Acórdão 1.521/2003-TCU-Plenário.
    ? 9.2.2.3. a licitação deve ser precedida de minucioso planejamento, realizado em harmonia com o planejamento estratégico da instituição e com o seu plano diretor de informática, em que fique precisamente definido, dentro dos limites exigidos na Lei nº 8.666/93, os produtos a serem adquiridos, sua quantidade e o prazo para entrega das parcelas, se houver entrega parcelada;

    Acórdão 2.094/2004-TCU-Plenário.
    ? 9.1.1. todas as aquisições devem ser realizadas em harmonia com o planejamento estratégico da instituição e com seu plano diretor de informática, quando houver, devendo o projeto básico guardar compatibilidade com essas duas peças, situação que deve estar demonstrada nos autos referentes às aquisições;

    Acórdão 1.970/2006-TCU-Segunda Câmara.
    ? [Relatório]15. Fica evidente que as ações orçamentárias devem ser pautadas por um planejamento prévio do órgão, inclusive, dada a aproximação do orçamento ao planejamento, aquele, dentre as muitas funções de possui, pode ser considerado como instrumento de execução do que se planeja.

     

    Lembrando ainda que o único documento citado na IN 04 como obrigatório para evidenciar o planejamento estratégico de TI é o PDTI no que diz respeito às contratações de TI, não confunda-o com o PETI nas suas provas.

    Lembre-se sempre, seu maior adversário é você!!!

    Professor Gabriel Pacheco (Pacheco)

  • A questão está se baseando em algum outro texto ou só na lei?
    Se for na lei seca, de onde ele tirou que ela deixou de avaliar riscos?

    Art. 10. A fase de Planejamento da Contratação consiste nas seguintes etapas:
    I - Análise de Viabilidade da Contratação;
    II - Plano de Sustentação;
    III - Estratégia da Contratação;
    IV - Análise de Riscos; e
    V - Termo de Referência ou Projeto Básico.
  • (...) o problema não é terceirizar, mas terceirizar mal, visto que a estratégia de terceirização é decisiva para uma boa governança de TI (...)

    http://portal2.tcu.gov.br/portal/page/portal/TCU/comunidades/tecnologia_informacao/sefti_noticias/sefti_uniao/2008/4-24-2008%20%20%20%20%20Servidor%20da%20Sefti%20ministra%20palestra%20em%20eve.pdf



  • Prezados,

    Pelo principio positivado da eficiência , a terceirização nunca foi o problema. Não sendo , o TCU e diversos órgãos da administração vem buscando aprimorar a forma de terceirização a fim de aprimorar esse modelo e fazer ele ajudar os órgãos a melhorar sua governança de TI.

    Portanto a questão está correta.

  • Phonorio, a questão se baseia em jurisprudência do TCU, como citado pelo primeiro comentário q, ao q parece, vc não leu!