SóProvas


ID
238408
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Com referência à contratação de bens e serviços de TI no âmbito da
administração pública, julgue os itens de 101 a 105.

A contratação mensurada por resultados, definida como "principal fundamento" constitui princípio constitucional da eficiência, pois o pagamento pelo resultado incentiva o contratado a alcançar os padrões desejados de qualidade do produto ou serviço fornecido e dirige a atenção da administração para o controle da eficácia da contratação.

Alternativas
Comentários
  • NSTRUÇÃO NORMATIVA Nº  4

    Art.  14.    A Estratégia da Contratação,  elaborada a partir  da Análise de Viabilidade da Contratação, compreende as seguintes tarefas:

    (...)

    II - indicação,  pela Área de Tecnologia da Informação com o a poio do Requisitante do Serviço, dos termos contratuais, observado o disposto nos parágrafos 1º e 2º deste artigo, sem prejuízo do estabelecido na Lei nº 8.666, de 1993, relativos a:

    (...)

    i) forma de pagamento, que deverá ser efetuado em função dos resultados obtidos; e

    Fonte: http://www.governoeletronico.gov.br/anexos/instrucao-normativa-n-04

  • Mas baseado em qual lei pode-se afirmar que isso é um princirpio constitucional???? ("..constitui princípio constitucional")
    Nunca vi nada sobre isso na constituição.
  • Instrução Normativa nº 4 

    Art. 15. A Estratégia da Contratação será elaborada a partir da Análise de Viabilidade da

    Contratação e do Plano de Sustentação, contendo no mínimo:

    (...)

    III - indicação, pela Equipe de Planejamento da Contratação, dos termos contratuais, observado o disposto nos §§ 1º e 2º deste artigo, sem prejuízo do estabelecido na Lei nº 8.666, de 1993, relativos a:

    (...)

    e) forma de pagamento, que será efetuado em função dos resultados obtidos;

  • A própria IN 04/2014 aborda o Modelo de Gestão de Contrato que faz parte do Termo de Referência ou Projeto Básico, da fase de planejamento da contratação.


    "Art. 20. O Modelo de Gestão do contrato (...)  deverá contemplar as condições para gestão e fiscalização do contrato de fornecimento da Solução de Tecnologia da Informação, observando, quando possível:


    I - fixação dos Critérios de Aceitação dos serviços prestados ou bens fornecidos, abrangendo métricas, indicadores e níveis de serviços com os valores mínimos aceitáveis para os principais elementos que compõe a Solução de Tecnologia da Informação;"

  • Prezados,

    Essa questão é baseada no paradoxo lucro incompetência estabelecido pelo TCU. Antes , as contratações eram remuneradas em homem hora , ou seja, quanto mais horas utilizadas, maior o pagamento, então , quanto mais incompetente o trabalho fosse , mais horas seriam gastas , e maior seria o lucro da empresa.
    Ao postular esse paradoxo, o TCU mudou o paradigma das contratações de TI onde elas devem agora, sempre que possível, serem remuneradas por resultado , e não pela mera disponibilização da mão de obra.

    Portanto a questão está correta.

  • Não...definitivamente eu recuso assistir aulas ou comentários de professor para essa questão!!!

    Alô, alô, professores do QC, direcionem o tempo e esforço de vcs pra questões q realmente carecem de comentários...e existem aos zilhões qui no QC, aquelas questões cascas grossas q ngm responde com exatidão e todo mundo fica com alguma duvida!!

    É esse o tipo de questao q queremos q vcs comentem...não essa rabiola daqui!!

    E outra, Lucas Moraes:

    [1]

    L: egalidade

    I: impessoalidade

    M: moralidade

    P: publicidade

    E: eficiencia

    Grato!!!

    Fonte:

    [1] CF88, Art. 37, caput!!!