SóProvas


ID
2384185
Banca
IADES
Órgão
Fundação Hemocentro de Brasília - DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A construção de Brasília seria o ápice de um grande projeto de interiorização do desenvolvimento do Brasil. Sendo assim, as avaliações feitas ao longo do tempo tinham um caráter físico, econômico, político, social e, com menor intensidade naquela época, ambiental. Mais ampla territorialmente, a área do Distrito Federal também seguiu os mesmos princípios, mas sem a verve do planejamento. O desenvolvimento e o crescimento de Brasília e do Distrito Federal (DF) eram inevitáveis, e os graves problemas apareceram e não pouparam, de forma geral, a população. Considerando essas informações, em relação aos processos de estruturação e desenvolvimento, bem como aos problemas atuais de Brasília e do DF, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

     

    Um dos motivos para que se chegasse a esse cenário foi o aumento drástico no consumo nos últimos anos. Isso porque a população do Distrito Federal tem crescido em cerca de 60 mil pessoas anualmente, o que reflete diretamente no abastecimento da cidade.

    "A região é uma das que mais consomem água no país, segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). quase o dobro do que o preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para a manutenção de necessidades básicas"

    Somada ao comprometimento nas reservas de água pelo período de estiagem, a ocupação urbana desordenada, sobretudo nas proximidades das bacias que alimentam a cidade, trouxe sérias consequências à reposição de aquíferos subterrâneos pelas águas pluviais.

    https://noticias.unb.br/publicacoes/117-pesquisa/1155-olhares-sobre-a-crise-hidrica-no-distrito-federal

    =====

    Sobre a assertiva A...

    A RIDE tem como objetivo articular e harmonizar as ações administrativas da União, dos Estados e dos municípios para a promoção de projetos que visem à dinamização econômica e provisão de infraestruturas necessárias ao desenvolvimento em escala regional.

    Abrangência  :  É constituída pelo Distrito Federal, pelos municípios de Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cabeceiras, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Mimoso de Goiás, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso de Goiás e Vila Boa, no Estado de Goiás, e de Unaí, Buritis e Cabeceira Grande, no Estado de Minas Gerais.

    http://www.mi.gov.br/regioes_integradas_df_rides

     

    Bons estudos :)

     

  • Assertiva "b" correta. Corrigindo os erros das outras assertivas:

    a) Errada. A RIDE abrange: DF; Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cabeceiras, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Mimoso de Goiás, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso de Goiás e Vila Boa (todos esses 19 municípios de GO); e Unaí, Buritis e Cabeceira Grande (MG). O único município mineiro que faz fronteira com o DF é Cabeceira Grande.

    c) Errada. Os problemas citados não foram resolvidos. Em vez disso, agravam-se com o elevado crescimento populacional do DF (um dois maiores do Brasil), o qual se deve principalmente ao número de imigrantes, já que o crescimento vegetativo em si (número de nascidos - número de mortos) é relativamente baixo, um dos menores do país.

    d) Errada. As atividades produtivas do DF realmente estão concentradas no setor terciário da economia (serviços), o qual responde por cerca de 90% do PIB do DF. No entanto, não se pode dizer que não existem grandes empresas no setor secundário, que responde por 8% do PIB local. O maior pólo industrial do DF está em Santa Maria (Pólo Industrial JK), o qual abriga até um porto seco e conta com mais de 20 indústrias de grande porte, como União Química, Bimbo, PepsiCo, Asa Alimentos, e mais de 100 de pequeno e médio porte. Finalmente, o DF não possui altas taxas de produção agrícola, muito menos de produção pecuária, mas isso não quer dizer que a produtividade é baixa, em razão da não utilização de recursos tecnológicos adequados.

    e) Errada. Brasília foi tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, não pelo IPHAN. Não foi este fato que promoveu elevado crescimento econômico do DF. Brasília tem realmente o pior (mais elevado) índice de Gini do Brasil, o qual mede a concentração de renda da população.

     

  • A) A Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE) é composta pelo Distrito Federal, por municípios de Goiás e por três cidades de Minas Gerais, sendo essas fronteiriças com o DF.

    São somente duas cidades de MG: UNAI E BURITIS. Cabeceira Grande, apesar de fazer fronteira com o DF, não faz parte da RIDE por que não foi incluído no documento oficial da RIDE.

    B) correta

    C) A mobilidade urbana é um dos grandes avanços da organização socioespacial do DF. Graves problemas (como o deslocamento e a falta de estacionamentos) foram resolvidos com a construção do sistema metroviário e a ampliação de rodovias internas, que evitam extensos congestionamentos.

    O sistema metróviário pode ter amenizado o problema de mobilidade urbana mas não resolveu por completo essa mazela social.

    D) As atividades produtivas do DF estão concentradas no setor terciário da economia, não havendo grandes empresas no setor secundário, além de um setor primário de baixa produtividade, principalmente a agricultura, em razão da não utilização de recursos tecnológicos adequados.

    Além de haver empresas no setor secundário como a construção civil, o DF também possui produtividade agricola com recursos tecnológicos.

    E) O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), ao tombar a cidade de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade, promoveu um elevado crescimento econômico para todo o DF, fazendo com que essa unidade da federação detenha o título de pior índice de Gini do País.

    Orgão responsável por tombar Brasília é a UNESCO.

  • Pessoal, leiam direito a lei de criação da RIDE.... saibam interpretar a lei, entendê-la e também olhem a história do município de Unaí e Cabeceira Grande.... somente a partir da perspectiva histórica vocês entenderão que CABECEIRA GRANDE faz parte da RIDE de modo legal e direto!  E isso está previsto na própria lei de criação da RIDE, mesmo que ela não cite textualmente este município. Leiam a lei!

  • Olá Pessoal! 
    Realmente o Senado Federal aprovou a inclusão de 10 municípios goianos e 2 mineiros. No entanto, ainda vai para sanção presidencial. Então quem for fazer a prova do SES-DF nessas próximas semanas. Continua com a informação antiga, pois ainda é muito recente. Agora a partir da sanção presidencial (é bom ficarmos de olho), devemos considerar que a RIDE é composta por 29 municípios goianos e 4 mineiros. 
    Sendo eles:
    Goianos: Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas, Alexânia, Cabeceiras, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Mimoso de Goiás, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso, Vila Boa + Alto Paraíso, Alvorada do Norte, Barro Alto, Cavalcante, Flores de Goiás, Goianésia, Niquelândia, São João d’Aliança, Simolândia e Vila Propício. TOTALIZANDO: 29 municípios. 
    Mineiros:
     Unaí, Buritis + Arinos e Cabeceira Grande. TOTALIZANDO: 4 municípios. 
     

    Devemos considerar também que essa questão é de 2017 e esse projeto de lei só foi aprovado agora e mesmo que já tivesse em vigor... a questão A estaria errada, seriam no caso 4 municípios de MG. Alternativa correta letra B. Espero ter ajudado =) 
    FONTE: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/realidade-do-df-e-ride-senado-aprova-inclusao-de-12-municipios-na-ride/

     

  • CABECEIRA GRANDE NÃO FAZ PARTE DA RIDE.

  • Gente... olha ai o que eu disse, o presidente sancionou a lei que inclui esses 10 municípios de GO e 2 de MG na RIDE:

    FONTE: 
    https://g1.globo.com/google/amp/g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/temer-sanciona-expansao-da-regiao-integrada-do-df-veja-municipios-de-mg-e-go-incluidos.ghtml
    DATA: 14/06/2018 

    Então fiquem de olhos abertos nas próximas provas!!! É bom sempre nos mantermos atualizados, porque estou vendo muitaaa gente comentando que Cabeceira Grande não faz parte da RIDE. Ela faz parte SIM se cair na prova de vocês. Espero ter ajudado!

     

  • Para não esquecer: na férias coletivas vc sai para tirar férias em um dos 3 municipios goianos, dentre eles cabeceira grande. De qual vc não esquece? do cabeceira grande. Sim, cabeceiras compõem a Ride.

  • Nova redação dada pela Lei Complementar nº 163, de 14 de junho de 2018. (resultante do PL 102/2015)

    Dá nova redação ao § 1º do art. 1º da Lei Complementar nº 94, de 19 de fevereiro de 1998, que autoriza o Poder Executivo a criar a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno - RIDE e instituir o Programa Especial de Desenvolvimento do Entorno do Distrito Federal, e dá outras providências.

    § 1º  A Região Administrativa de que trata este artigo é constituída pelo Distrito Federal, pelos Municípios de:

    Abadiânia,

    Água Fria de Goiás,

    Águas Lindas de Goiás,

    Alexânia,

    Alto Paraíso de Goiás,

    Alvorada do Norte,

    Barro Alto,

    Cabeceiras,

    Cavalcante,

    Cidade Ocidental,

    Cocalzinho de Goiás,

    Corumbá de Goiás,

    Cristalina,

    Flores de Goiás,

    Formosa,

    Goianésia,

    Luziânia,

    Mimoso de Goiás,

    Niquelândia,

    Novo Gama,

    Padre Bernardo,

    Pirenópolis,

    Planaltina,

    Santo Antônio do Descoberto,

    São João d’Aliança,

    Simolândia,

    Valparaíso de Goiás,

    Vila Boa e

    Vila Propício, no Estado de Goiás,

    e de Arinos,

    Buritis,

    Cabeceira Grande e

    Unaí, no Estado de Minas Gerais. (Redação dada pela Lei Complementar nº 163, de 2018)

    Os municípios destacados foram incluídos recentemente.

  • Pessoal, o erro da  alternativa A está em sua parte final,

     

    "A Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE) é composta pelo Distrito Federal, por municípios de Goiás e por três cidades de Minas Gerais, sendo essas fronteiriças com o DF."

     

    independente da quantidade de municípios mineiros que integram a RIDE, o DF está quase todo localizado dentro do Estado do Goiás, fazendo fronteira apenas com um único municpio mineiro - Cabeceira Grande - e por uma faixa curtíssima de pouco mais de 2 km. Isso mesmo, 2.000 metros apenas.

     

    Espero ter ajudado.

     

  • Houve alteracoes na RIDE no mes 6/2018.Foram acrescentados mais 12 municipios,sendo 10 do GO e 2 de MG.

     

    https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2018/06/14/interna_cidadesdf,688655/lei-agrega-12-novos-municipios-a-ride-df.shtml

  • Antes: LEI COMPLEMENTAR Nº 94, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998

    19 GO e 2 MG

    Atual: LEI COMPLEMENTAR Nº 163, DE 14 DE JUNHO DE 2018

    29 GO e 4 MG

  • a alteração da RIDE em junho já cai no concurso da CLDF?

  • Espero que caia mesmo, pois será um ponto de graça, uma vez que o edital foi publicado em Maio, como poderia cobrar lei que foi publicada em Junho 2018.

    obvío que não nè cara pálida, a lei do concurso é o edital conforme norma vigente à época, isso já é pacífico.

  • A LC 163/2018 foi publicada em 15/06/2018, assim como a LEI Nº 13.675, DE 11/06/2018, que revogou os arts. 1º a 8º da Lei nº 12.681, de 4 de julho de 2012.

    O edital prevê nas disposições finais que a legislação com vigência após a publicação dele não serão objeto de avaliação, apenas são cobradas as alterações ATÉ a publicação do edital, ou seja, 30/05/2018.

    Resumindo, não podem ser cobradas nessa prova!

     

  • Cair, pelo que consta no edital, acredito que não cai; mas nunca se sabe o que esperar da "Fundação Capiroto". 

  • Gab: B

     

    A crise hídrica no DF foi causada por fatores naturais e de gestão, ou seja, humanos. Devido aos baixos níveis de chuva, os reservatórios do DF reduziram drásticamente o volume da água. Com isso, diante dessa escassez, foram adotadas medidas pelo governo como a redução da pressão nas redes de fornecimento gerando o racionamento. Obras de ampliação dos sistemas de captação e tratamento de água nasceram tais como a construção do reservatório de bananal, lago paranoá e a de corumbá. Porém, apenas a de bananal e do lago paranoá foram concluídas.

  • Questão desatualizada.

    GABARITO: B

    § 1º  A Região Administrativa de que trata este artigo é

    constituída pelo Distrito Federal, pelos Municípios de

    1.     Abadiânia,

    2.     Água Fria de Goiás,

    3.     Águas Lindas de Goiás,

    4.     Alexânia,

    5.     Alto Paraíso de Goiás,

    6.     Alvorada do Norte,

    7.     Barro Alto,

    8.     Cabeceiras,

    9.     Cavalcante,

    10.  Cidade Ocidental,

    11.  Cocalzinho de Goiás,

    12.  Corumbá de Goiás,

    13.  Cristalina,

    14.  Flores de Goiás,

    15.  Formosa,

    16.  Goianésia,

    17.  Luziânia,

    18.  Mimoso de Goiás,

    19.  Niquelândia,

    20.  Novo Gama,

    21.  Padre Bernardo,

    22.  Pirenópolis,

    23.  Planaltina,

    24.  Santo Antônio do Descoberto,

    25.  São João d’Aliança,

    26.  Simolândia,

    27.  Valparaíso de Goiás,

    28.  Vila Boa

    29.  Vila Propício

    no Estado de Minas Gerais.

    1.     Arinos,

    2.     Buritis,

    3.     Cabeceira Grande e

    4. Unaí

  • Questão desatualizada!

    A RIDE é composta por 29 municípios goianos , 4 municípios mineiros mais o DISTRITO FEDERAL.

    MACETE

    C-U-B-A >CABECEIRA GRANDE - UNAÍ - BURITÍS DOS LOPES - ARINOS

  • # IADES PCDF

  • A RIDE É FORMADA POR :

    DISTRITO FEDERAL

    +

    29 Municípios  GO

    +

    4 MG

  • Gabarito: B

  • a) São quatro os municípios mineiros que compõem a RIDE. ITEM INCORRETO.

    b) A crise hídrica, que afetou o DF especialmente em 2017, foi causada por vários fatores, como expansão populacional com políticas habitacionais inadequadas ou inexistentes, grilagem de terras, crescimento populacional desordenado e pelo uso irresponsável da água, inclusive em setores produtivos, como a agricultura. ITEM CORRETO.

    c) A rede do metrô em Brasília, atualmente, possui apenas duas linhas (Linha Verde e Linha Amarela), num total de 24 estações e extensão de 42,38 km. Por conta de seus modestos números, o metrô não foi a solução do problema da mobilidade urbana do DF, que continua a dar dor de cabeça para a população local. ITEM INCORRETO.

    d) Há grandes empresas no setor secundário do DF, que, ainda assim, é um setor pouco representativo da economia local. ITEM INCORRETO.

    e) Não há correlação entre o tombamento da cidade de Brasília pelo IPHAN e o índice de Gini. ITEM INCORRETO.

    Resposta: B

  • "políticas habitacionais inadequadas ou inexistentes???," No DF existe política habitacional, SEDHAB, SEDUHR,programa morar bem, TERRCAP ainda atua com vendas de lotes;...

  • Comentários onde o João colocou Buritis dos Lopes como cidade pertecente a RID, na verdade é apenas Buritis-MG, Buritis dos Lopes estar no Piaui. pesquise e escreva.

  • O erro do item A: Falar que os municípios fazem fronteira com o DF.

  • Boa noite,guerreiros(as)

    Vamos ser mais objetivos!

    RIDE

    >DF

    >GO(29)

    >MG(4)

    MG >>C A B U

    >Cabeceira Grande

    >Arinus

    >Buritis

    >Unai

    "CA"--> são novos

    "BU'-->já existiam

    Boa noite a todos!

    Mande-me msg,caso esteja enganado!

  • Quem foi tombado pelo IPHAN foi o Plano Piloto!

  • Ué... "FRONTEIRIÇAS" DF e Minas Gerais são países agora? mds!

  • Letra B.

    a) Errado. Fazem parte da RIDE, atualmente, quatro municípios de Minas Gerais, conforme previsão do artigo 1º da Lei Complementar n. 94:

    Art. 1º, § 1º A Região Administrativa de que trata este artigo é constituída pelo Distrito Federal, pelos Municípios de Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Alto Paraíso de Goiás, Alvorada do Norte, Barro Alto, Cabeceiras, Cavalcante, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Flores de Goiás, Formosa, Goianésia, Luziânia, Mimoso de Goiás, Niquelândia, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, São João d’Aliança, Simolândia, Valparaíso de Goiás, Vila Boa e Vila Propício, no Estado de Goiás, e de Arinos, Buritis, Cabeceira Grande e Unaí, no Estado de Minas Gerais.

    b) Certo. Questão que poderia ser respondida com o bom senso. Nos dias atuais, são fatores que desencadeiam as crises hídricas tanto a expansão das políticas habitacionais (muitas vezes inadequadas ou até mesmo inexistentes) quanto o crescimento populacional desordenado e o uso inadequado da água.

    Questão comentada pelo Prof. Diogo Surdi

  • estão marcando como desatualizadas questões que não estão, o qc precisa rever isso.

  • Dizer que essa B tá correta é brabo, crise hídrica tem a ver com a distribuição de chuva do local e falta de reservatórios. O fato de ter aumentado a população, uso inadequado da água, grilagem... é uma pequenina parte do todo. É tipo falar que a alta criminalidade no Brasil é devido ao aborto. Questão muito mal feita.

  • Sobre a letra "A", são quatro municípios mineiros que compõem a RIDE:

    • Cabeceira Grande
    • Unaí
    • Buritis
    • Arinos
  • "Graves problemas (como o deslocamento e a falta de estacionamentos) foram resolvidos com a construção do sistema metroviário e a ampliação de rodovias internas, que evitam extensos congestionamentos.

    EPNB/W3/EPIA que o digam kkkkkkkkk

  • Só um adendo sobre a letra E :

    UNESCO >>>>>TOMBOU BRASÍLIA >>>>> 1987

    IPHAN>>>>>TOMBOU O PLANO PILOTO >>>>> 1990