-
Duplicidade de atribuições: Planejamento, controle e avaliação são exemplos de ações que por vezes são delegadas a um órgão específico, porém que acabam sendo realizadas também por órgãos menores em cada um de seus setores. Em um processo de avaliação, por exemplo, o estabelecimento de padrões de desempenho pode não atender peculiaridades especificas de determinados órgãos, fazendo com que estes desenvolvam os seus próprios e acabem por gerar conflito em razão da duplicidade de atribuições.
-
Gabarito: B
Estruturas com alto grau de ambigüidade quanto à divisão de tarefas e quanto à autoridade para tomada de decisões. A indefinição de papéis e responsabilidades é sem dúvida um dos problemas mais freqüentemente encontrados nas organizações brasileiras. A falta de definição clara dos papéis parece constituir, de forma isolada, a maior fonte de conflitos interpessoais entre membros de uma organização.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75901980000200006
-
Departamentalização por território ou geográfico: cada departamento possui seus próprios recursos, com isso ocorre uma duplicidade de esforços e recursos (pessoas, instalações e equipamentos), o que provoca maiores investimentos e custos operacionais.