SóProvas


ID
238426
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Considerando a Instrução Normativa n.º 4/2008, do Ministério do
Planejamento, Orçamento e Gestão, julgue os itens a seguir.

Exigir atestados de capacidade técnica em relação a itens não significativos para a obra ou serviço como um todo, de forma a evitar restrições ao caráter competitivo da licitação, é solicitação indevida na seleção de fornecedores.

Alternativas
Comentários
  • VII - prever em edital exigência que os fornecedores apresentem, em seus quadros, funcionários capacitados
    ou certificados para o fornecimento da Solução, antes da contratação.

    Fonte: http://www.governoeletronico.gov.br/biblioteca/arquivos/instrucao-normativa-no-04-de-12-de-novembro-de-2010 
    ATENÇÃO!! A INSTRUÇÃO NORMATIVA 04/2010 REVOGOU A 04/2008!!!
    Cuidado porque apesar de ser praticamente igual, tem algumas diferenças!! por exemplo: o acréscimo da etapa Termo de Referência ou Projeto Básico no Planejamento.
  • Não faz sentido exigir atestados de capacidade técnica relacionados a itens não significativos para o objeto da contratação. Portanto, esse tipo de exigência é indevido! Os critérios técnicos devem estar diretamente relacionados com os requisitos da solução a ser contratada.
  • Fugindo um pouco do assunto da lei, essa questão está meio esquisita.
    Quando se exige restrições a licitação, como no caso o atestado de capacidade, está se dificultando a competição na licitação. 
    Quando se evita restrições a licitação, esta se facilitando a competição na licitação. 

    Exigir atestados de capacidade técnica (P) de forma a evitar restrições (~P)

    Usando a lógica:

     Λ ~P (Contradição)
  • Concordo com o colega Paulo Honório,
    mais uma questão mal elaborada, "exigir atestados de capacidade técnica em relação a itens não significativos para a obra ou serviço como um todo [...] é solicitação indevida na seleção de fornecedores." essas duas orações estão corretas, no entanto a oração do meio que é explicativa da primeira ao dizer que a exigência de atestados de capacidade técnica de itens não significativos evita restrições ao caráter competitivo da licitação está invalidando a questão pois a exigência deste tipo de atestado irá no máximo restringir a competitividade uma vez que eventualmente algumas empresas podem não ter tal atestado.
  • Critérios técnicos obrigatórios. No caso de licitações tipo técnica e preço, ou, melhor técnica, os critérios são PONTUÁVEIS.
    * Reqs de Habilitação q excedam a necessidade real NÂO PODERÃO ser utilizados.

    Logo  "itens não significativos para a obra ou serviço como um todo, de forma a evitar restrições ao caráter competitivo da licitação, é solicitação indevida na seleção de fornecedores" CORRETO 

  • Acho que a banca tomou algum remedio maluco na hora de preparar essa questao...como que a exigência de atestados evita restrições à competitividade? Muito pelo contrário, ela amplia as restrições. Vou ver se Buda me responde essa...
  • Também errei essa. Depois vendo com mais calma, colocar a frase na ordem correta, sem deslocamento, deixa mais claro.
    Exigir atestados de capacidade técnica em relação a itens não significativos para a obra ou serviço como um todo é solicitação indevida na seleção de fornecedores de forma a evitar restrições ao caráter competitivo da licitação.

    O "de forma a evitar restrições ao caráter competitivo da licitação" complementa o sentido da frase toda e não apenas da primeira parte "Exigir atestados de capacidade técnica em relação a itens não significativos para a obra ou serviço como um todo". 


  • Essa questão é de interpretação de texto e não de direito administrativo/contratação de TI. Uma frase paradoxal que deve ser tida como errada.

     

    Enfim questão provavelmente feita nas coxas, na qual o examinador provavelmente recortou de algum lugar e trocou o "provocar restrições", para "evitar restrições" produzindo uma sentença que não é fundamentalmente errada do ponto de vista do direito, mas sim paradoxal.

     

     

     

  • Prezados,

    Exigir atestado de capacidade técnica em relação a itens não significativos é uma forma de frustrar a licitude da licitação , o que é vedado pela 8.666.

    Portanto a questão está correta.

  • Aqui parece haver um joguinho de interpretações q o CESPE meteu o pé pelas mãos e se enrolou mais q cobra sucuri faminta!!!

    Veja o q diz a questão:

    Exigir atestados de capacidade técnica em relação a itens não significativos para a obra ou serviço como um todo, de forma a evitar restrições ao caráter competitivo da licitação, é solicitação indevida na seleção de fornecedores.

    Agora vja o q diz o Art. 5º É vedado:

    XI - nas licitações do tipo técnica e preço:

    a) incluir critérios de pontuação técnica que não estejam diretamente relacionados com os requisitos da solução de TIC a ser contratada ou que frustrem o caráter competitivo do certame; 

    Vamos analisar o inciso XI em paralelo com a questão:

    a) incluir critérios de pontuação técnica que não estejam diretamente relacionados com os requisitos da solução de TIC a ser contratada ou que frustrem o caráter competitivo do certame;

    "Exigir atestados de capacidade técnica em relação a itens não significativos para a obra ou serviço como um todo, de forma a evitar restrições ao caráter competitivo da licitação, é solicitação indevida na seleção de fornecedores".

    Agora, vc analisa a corresponencia entre os trecho (por partes como o Chico Picadinho):

    Trecho 1:

    "incluir critérios de pontuação técnica" (IN) é o mesmo que "Exigir atestados de capacidade técnica"(questão)?

    Sim, tem o mesmo sentido!!!

    Trecho 2:

    "que não estejam diretamente relacionados com os requisitos da solução de TIC a ser contratada(IN)" é o mesmo que

    "em relação a itens não significativos para a obra ou serviço como um todo(questão)"?

    Sim, também acho razoável!!!

    Trecho 3:

    "ou que frustrem o caráter competitivo do certame(IN)" é o mesmo que "de forma a evitar restrições ao caráter competitivo da licitação"(questão)?

    Aqui eu já discordo!!!

    O errado da estória é justamente impor restrições, não o de evita-las. Evitar restrições ao carater competitivo está correto.

    Se eu tiver falado bobagens, fiquem à vontade pra tacar pedras.