SóProvas


ID
2384512
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Criminalística
Assuntos

Durante os trabalhos periciais, em casos em que são encontradas manchas com suspeição de que se trate de sangue, as principais questões a serem respondidas pelos peritos estão relacionadas a saber se trata de sangue e, em caso positivo, se tal sangue é sangue humano.
Abaixo está apresentada uma descrição de uma técnica relacionada a esse tipo de exame pericial.
“A primeira providência é saber se o material pesquisado é sangue. Podemos utilizar uma técnica muito simples. Após a técnica, e em caso positivo, observa-se a presença de cristais de forma rômbica, alongados, cor de chocolate, isolados ou em grupos, na forma de charutos ou rosetas, conforme as disposições em que se encontraram”.
Assinale a alternativa que contém a técnica à qual se refere a descrição acima.

Alternativas
Comentários
  • a) Cristais de Westenhofer - Rocha - Valverde: surgem no 3º dia e ficam até o 35º dia pós morte (cristais de sangue putrefeito)

    b) Cristais de Takayama - identificação de sangue, mas o formato é bem diferente de um charuto. Não sei descrever. Joguem no google imagens.

    c) Cristais de Florence: identificação de sêmen

    d) Cristais de Teichmann: certa

    e) Cristais de barbério: identificação de sêmen

  • Os testes que consistem em confirmar a presença de sangue na mancha e/ou material analisado, são os testes de certeza. São divididos em quatro grupos: Microscópicas, cristalográficas, espectroscópicas e cromatográficas. Dentre o grupo cristalográfico, são descritos dois testes: Teste de Takayama e Teste de Teichmann. O teste de Teichmann consiste em formar cristais de hemina através de uma reação do ácido acético na presença de um sal com o sangue, sob aquecimento, confirmando assim a presença de sangue na amostra analisada. Ele é utilizado em medicina legal para certeza da presença de sangue através da formação de cristais derivados do heme da hemoglobina do sangue em manchas suspeitas. Estes cristais são resultantes da combinação da Ferriprotoporfirina com um Halógeno (Cloro, Bromo ou Iodo) e podem apresentar vários tamanhos sob a forma de paralelogramos de cor marrom escura, podendo no final estar de forma agrupada ou isolada e serem visualizados em microscopia.

  • RESOLUÇÃO:

    Referidos cristais, descritos no enunciado da questão e formados a partir de um teste definitivo para sangue com resultado positivo, consiste nos cristais de Teichmann. Letra D.

    (A) são cristais que estudamos na aula de Tanatologia Forense, relacionado ao sangue putrefeito e que podem ser utilizados como ferramentas para a estimativa do tempo de morte, juntamente com outras variáveis.

              (B) cristais de hemocromogênio sob a forma de bastões e/ou penas de dimensões variadas, formados a partir da reação do sangue com a piridina, na presença de hidróxido de sódio e ação de um açúcar redutor (como a glicose), sob aquecimento, em um meio alcalino.

              (C) cristais romboides e de cor parda, de iodeto de colina, os quais se encontram presentes no sêmen sob a forma de fosforil-colina e lecitina.

              (E) cristais de coloração amarela também provenientes da reação entre a espermina presente no fluido seminal com o reagente ácido pícrico.

    Gabarito: D

  • Gab. D

    Cristais de Teichman são formados quando uma solução de brometo de potássio, iodeto de potássio e cloreto de potássio dissolvidos em ácido acético glacial reage com a hemoglobina mediante aquecimento. Inicialmente, a reação converte a hemoglobina em hemina e, em seguida, os haletos inorgânicos reagem com a hemina, formando cristais de hemina com morfologia rombóide e de coloração acastanhada.

  • Cristais de Teichman: são formados quando uma solução de brometo de potássio, iodeto de potássio e cloreto de potássio dissolvidos em ácido acético glacial reage com a hemoglobina mediante aquecimento formando os cristais.

    Cristais de Takayama: o grupo prostético da hemoglobina tem a propriedade de se ligar a moléculas nitrogenadas, como amônia, nicotina e piridina, formando complexos chamados de hemocromogênio cuja estrutura é característica em coloração e forma de cristal. A reação consiste em uma hidrólise alcalina, separando o grupo prostético da globina.

    Mecanismos imunológicos: são reações envolvendo anticorpos contra componentes moleculares do sangue humano. Neste caso, o resultado positivo não apenas confirma a presença de sangue, como atesta que o sangue é de origem humana. Por este motivo, são por vezes chamados de teste de origem humana.

    Fonte: https://kasvi.com.br/hematologia-forense/