Versões 64-bits do Windows Server 2003
As versões 64-bits do Windows Server são desenhadas para os processadores de alto desempenho disponíveis atualmente. Em linhas gerais, um processador de 64bits processa em um ciclo de clock, o que um processador de 32bits leva dois ciclos para concluir.
Estes processadores aumentam o desempenho e a escalabilidade, processando mais dados, endereçando mais memória e executando cálculos numéricos mais rápido. São ideais para cargas elevadas de processamento e uso de memória. Grandes conjuntos de dados podem ser carregados inteiramente na memória sem a necessidade de tabelas de referência, como as usadas com o PAE usado nos sistemas x86 para endereçamento acima de 4GB de memória RAM.
A arquitetura Windows de 64-bits permite redução do custo total de propriedade (TCO), oferecendo uma plataforma de 64-bits que se integra com o ambiente de 32-bits, aproveitando o conhecimento dos profissionais sobre Windows e permitindo que as aplicações 32-bits sejam executadas no sistema de 64-bits, e possibilitando também que novas demandas de 64-bits sejam atendidas com o cenário de 32-bits.
A família Windows Server 2003 suporta duas arquiteturas de 64-bits diferentes, atualmente disponíveis no mercado. A primeira arquitetura suportada é chamada EPIC (Explicitly Parallel Instruction Computing) desenvolvida pela Intel e implementada no processador Intel Itanium (IA64). Esta arquitetura oferece suporte nativo para aplicações 64-bits.
fonte: http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc668472.aspx;