SóProvas



Questões de Windows 2003 Server


ID
4960
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TCE-RO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O recurso do Windows Server 2003 que permite conexões remotas de usuários e utiliza o protocolo RDP é:

Alternativas
Comentários
  •  Terminal Services (ou Remote Desktop Services) é um componente do Windows que permite que um usuário acesse dados e aplicativos em um computador remoto ligado por uma rede de computadores. Ele utiliza do protocolo Remote Desktop Protocol (RDP).

  • Gabarito D

    Remote Desktop Services, anteriormente designado por Terminal Services, é um dos componentes do Microsoft Windows que permite a um utilizador o acesso a informação e programas em um computador remoto através de uma ligação de rede. Para isso ele utiliza o protocolo Remote Desktop Protocol (RDP).

    Terminal Services é uma implementação da Microsoft de computação de Thin client, onde aplicações do Microsoft Windows, ou mesmo o Ambiente de Trabalho inteiro de um computador ficam acessíveis a um cliente remoto. O cliente pode ser qualquer computador, utilizando qualquer Sistema desde que o protocolo do Terminal Services seja suportado, tanto um barebone como uma máquina mais robusta são suficientes para suportar o protocolo (como por exemplo Windows Fundamentals for Legacy PCs). Com os Terminal Services, apenas a interface de uma aplicação é apresentada ao cliente. Qualquer instrução é redirecionada através de rede para o servidor, onde a execução de todas as aplicações tomam lugar.Com o uso do Terminal Service, pode-se usar periféricos locais em uma maquina remota, como se estivessem acoplados ao mesmo dispositivo, como mouses, teclados, impressoras, etc.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
4963
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TCE-RO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O utilitário que converte um Servidor Windows 2003 em um controlador de domínio (DC - Domain Controller) é o:

Alternativas
Comentários
  • dcpromo serve para promover o windows a DC. Instalando o AD.


ID
8308
Banca
ESAF
Órgão
Receita Federal
Ano
2005
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Analise as seguintes afirmações relacionadas aos clusters:

I. Em um cluster de processamento paralelo, cada vez que este recebe uma tarefa para executar, já previamente preparada para rodar em processamento paralelo, o cluster divide os pedaços da tarefa para cada uma das máquinas realizar. Dessa forma, com várias máquinas trabalhando ao mesmo tempo em uma única tarefa, o tempo necessário para executá-la torna-se consideravelmente menor.

II. Com o Windows Server 2003, Web Edition, combinando até 32 servidores, é possível montar clusters de balanceamento de carga de rede para fornecerem desempenho e alta disponibilidade a serviços e aplicativos baseados em TCP e UDP.

III. Cada rede que conecta os nós de um cluster deve ser confi gurada como sub-redes IP independentes. Os números de sub-redes IP para as redes que conectam os nós de cluster devem ser complementares. Se um nó de cluster possui vários adaptadores conectados à mesma rede de cluster, todos os adaptadores serão utilizados pelo serviço cluster.

IV. O cluster de disponibilidade funciona como um gerenciador de tarefas. Todas as máquinas trabalham em conjunto e a distribuição de tarefas é feita de tal forma que os processadores estão sempre trabalhando com o máximo de disponibilidade.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

Alternativas

ID
17938
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Seja D um domínio Active Directory que possui 4 controladores de domínio (domain controllers), todos Windows Server 2003. Sobre esse assunto, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Seguindo informação coletada da própria Microsoft no Technet:

    http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc782761(WS.10).aspx

    # Para renomear um controlador de domínio usando a ferramenta Netdom, o nível funcional do domínio deve ser definido para o Windows Server 2003.

    A propósito, o passo-a-passo para renomear o DC é:

    1. Abra o Prompt de Comando.

    2. Digite:
    netdomcomputernameNome_Atual_do_Computador/add:Novo_Nome_do_Computador

    (Este comando atualizará os atributos do nome principal de serviço (SPN) no Active Directory para essa conta de computador e registrará os registros de recursos DNS para o novo nome de computador. O valor SPN da conta de computador deve ser replicado em todos os controladores do domínio, e os registros de recursos DNS para o novo nome de computador devem ser distribuídos a todos os servidores DNS de autorização para o nome de domínio. Se as atualizações e os registros não ocorrerem antes da remoção do antigo nome do computador, alguns clientes não conseguirão localizar esse computador usando o nome novo nem o antigo.)

    3. Verifique se as atualizações e os registros DNS da conta do computador estão completos e digite:

    netdomcomputernameNome_Atual_do_Computador/makeprimary:Novo_Nome_do_Computador
    4. Reinicie o computador.

    5. No prompt de comando, digite:

    netdomcomputernameNovo_Nome_do_Computador/remove:Antigo_Nome_do_Computador
  • A funcionalidade de domínios e florestas, incluída no Active Directory do Windows Server 2003, permite habilitar recursos em todo o domínio ou toda a floresta do Active Directory no ambiente de rede. Os níveis de funcionalidade de domínio e de floresta disponíveis são:

    1. Windows 2000 misto (padrão);
    2. Windows 2000 nativo;
    3. Windows Server 2003 interim;
    4. Windows Server 2003.

    Se todos os controladores de domínio do domínio ou floresta estiverem executando o Windows Server 2003 e o nível funcional estiver definido como Windows Server 2003, todos os recursos do domínio ou da floresta estarão disponíveis. Quando os controladores de domínio do Windows NT 4.0 ou do Windows 2000 são incluídos no domínio ou na floresta com controladores de domínio que executam o Windows Server 2003, os recursos do Active Directory são limitados.

    A ferramenta para renomear controlador de domínio só é habilitada se o nível funcional estiver definido como Windows Server 2003.

    Fonte:  http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc738670(WS.10).aspx


ID
27457
Banca
FCC
Órgão
TRE-SE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em relação aos recursos de escalabilidade e alta-disponibilidade do Windows 2003 Server, considere:

I. Migra a aplicação e/ou serviço de um servidor para outro com rápidas ou sem nenhuma interrupção da disponibilidade.
II. Por meio de procedimentos manuais para que a máquina com problemas seja excluída do conjunto de endereços IP participantes, redistribui a carga de requisições aos demais servidores.
III. Em caso de falha de uma das máquinas participantes, automaticamente trata esta falha e faz com que a carga de requisições passe a ser distribuída apenas entre as máquinas em funcionamento.

As afirmações I, II e III referem-se, respectivamente, a

Alternativas
Comentários
  • O recurso de cluster contido no Windows Server 2003 nas versões Enterprise e Datacenter, se aplica a situações onde se necessita prover alta-disponibilidade para aplicações e/ou serviços permitindo que mais de uma máquina possa suportar uma palicação e/ou um serviço. Fornecendo a possibilidade de migrar esta aplicação e/ou serviço de um servidor para outro com rápidas ou sem nenhuma interrupção da disponibilidade desta aplicação ou serviço.

    DNS Round Robin: Recurso que possibilita a criação de um grupo de endereços IP para onde a carga de requisições para um endereço IP é distribuída por este grupo de endereços.

    O NLB (Network Load Balancing) consiste na distribuição da carga de requisições enviadas a um Cluster NLB entre as máquinas que compõem o mesmo.

    Muitas vezes o recurso de NLB pode ser comparado ao recurso DNS Round Robin que também distribui a carga das requisições para um conjunto de máquinas, a diferença é que no caso de uma das máquinas falharem o recurso de DNS Round Robin não percebe e não trata esta falha, tendo que se realizar um procedimento manual para que a máquina com problemas seja excluída do conjunto de direcionamento configurado no DNS, já o NLB em caso de falha de uma das máquinas do Cluster automaticamente trata esta falha e faz com que a carga passe a ser distribuída apenas entre as máquinas em funcionamento.

ID
27508
Banca
FCC
Órgão
TRE-SE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em relação ao Active Directory, considere:

I. É um diretório, onde são armazenadas informações de contas de usuários e senhas, de computadores, de membros de cada grupo de usuários e de Unidades Organizacionais, entre outras.
II. Aplicações integradas com o Active Directory não necessitariam ter seus próprios cadastros de usuários e senhas, já que seriam capazes de acessar as contas e grupos do Active Directory.
III. Relações de Confiança são dispensáveis, tendo em vista que o conceito de múltiplos domínios deu lugar a um único domínio.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Erro na III - Relações de confiança existem no Active Directory, sendo inclusive bidirecionais e transitivas.

ID
27589
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2004
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

João é analista da área de suporte de uma empresa. Na sua fila de atendimento estão abertos os chamados a seguir.

I - Consiste em uma tarefa administrativa relacionada às contas de usuário no Active Directory empresax.com: é necessário mover todas as contas do grupo Vendas localizado no OU Vendas para a recém criada OU VendasSul.
II - Vários usuários estão configurados para se conectar ao Server01 por meio dos Serviços de Terminal, sendo que foi modificada a configuração padrão com o console Configuração dos Serviços de Terminal, para permitir o redirecionamento das impressoras clientes. O objetivo era de permitir que todos os usuários do Servidor de Terminal pudessem imprimir em dispositivos de impressão configurados em seus computadores locais em sua sessão de Terminal Server. Os usuários, porém, informam que eles não conseguem imprimir em seus dispositivos de impressão configurados localmente.
III - Um servidor com Windows Server 2003 com um único controlador RAID de hardware que suporta RAID-0, RAID- 1 e RAID-5 tem duas unidades de disco rígido SCSI de 100 Mb conectadas. No momento 70 Mb da primeira unidade estão sendo usados e a segunda unidade está vazia. O administrador do servidor está com medo de que a unidade de disco rígido do servidor falhe e ele perca todas as informações da primeira unidade de disco. Uma alternativa seria fazer backups regulares, mas não existe dispositivo disponível para isso. O administrador gostaria de configurar uma solução que fornecesse tolerância a falhas para a primeira unidade.

Para atender a cada um destes chamados, o analista está pensando em adotar, respectivamente, as seguintes soluções:
-  Usar o Dsquery para obter os membros do grupo e, em seguida, fazer o pipe (stdin) da saída para o comando Dsmove com a OU VendasSul como destino. 
-  Ativar a definição de redirecionamento do Cliente/Servidor na diretiva de grupo de cada computador cliente do Terminal Server.
-  Configurar os discos em uma configuração RAID-5 usando o utilitário de configuração do controlador RAID por hardware.

Com base nas informações acima, que chamados podem ser atendidos pelas soluções propostas pelo analista?

Alternativas
Comentários
  • Erro na III - Para implementar o RAID 5, serão utilizados no mínimo 3 discos sendo um para paridade.
  • O RAID 5 realmente só pode ser utilizado a partir com 3 ou mais discos, porém os dados de paridade ficam distribuídos por todos os discos, e não em apenas um.
  • Ficou claro que o erro do admin é sobre RAID - Em um dos comentários anteriores a um erro - Raid 5 não utiliza um disco inteiro para paridade mas sim todos os discos. "Note que, ao invés de reservar um HD inteiro para a tarefa, os códigos de correção são espalhados entre os discos. Desta forma, é possível gravar dados simultaneamente em todos os HDs, melhorando o desempenho." - http://www.guiadohardware.net/termos/raid-5

ID
27592
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2004
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Você é o administrador de sistemas de uma organização e mantém um laboratório de testes com cinco servidores que executam o Windows Server 2003 e que são todos membros do domínio único da sua organização. O GPO (Group Policy Object - Objeto de Diretiva de Grupo) de domínio padrão é configurado para bloquear a instalação de todos os drivers sem assinatura em computadores que são membros do domínio. O GPO de domínio também bloqueia o acesso de todos os usuários às Propriedades do sistema e oculta todos os ícones da área de trabalho. Até recentemente isso não era problema, mas você acabou de receber um lote de placas de rede que deseja testar nos servidores do laboratório. Essas placas vêm com drivers que não foram assinados digitalmente pela Microsoft. Como não pode acessar as Propriedades do sistema, você não consegue substituir a configuração padrão do GPO do domínio que bloqueia a instalação dos drivers sem assinatura. Qual dos métodos abaixo permite substituir o GPO de domínio padrão e modificar a configuração dos servidores do laboratório para Avisar, mas não alterar a configuração geral dos outros computadores do seu domínio?

Alternativas
Comentários
  • Como esta questão envolve prática, segue alguns links úteis e interessantes:

    http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc668491.aspx

    http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc668545.aspx
  • Não é necessário prática alguma. Basta lembrar que, por padrão, os GPOs anteriores herdam as diretivas dos GPOs processados mais recentemente, e que a ordem de processamento das GPOs é: local -> site -> domínio -> OU. Assim, uma OU que contém o computador ou o usuário é sempre processada por último. Por este mesmo motivo, as opções a e b não resolvem.

ID
27598
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2004
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Para o IIS 6.0, integrante do Windows Server 2003, são feitas as afirmativas abaixo.

I - O acesso aos recursos IIS nos volumes NTFS é controlado pelas ACLs, exatamente como se o recurso estivesse sendo acessado pelo Cliente para rede Microsoft.
II - O IIS tem permissões de diretórios e aplicativo e quando ambas as permissões IIS e NTFS são aplicadas, as permissões mais restritivas são efetivas.
III - O IIS suporta vários níveis de autenticação, sendo que, como padrão, a autenticação anônima é a que permite que qualquer usuário se conecte às áreas de acesso público do site.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Comentários
  • O IIS 6.0 conta com as permissões NTFS para ajudar proteger arquivos e diretórios específicos contra acesso não autorizado. Ao contrário das permissões de sites, que se aplicam a qualquer pessoa que tente acessar seu site, você pode usar as permissões NTFS para definir quais usuários podem acessar seu conteúdo e de que forma esses usuários podem manipular tal conteúdo. Para maior segurança, usa-se tanto as permissões de sites quanto as permissões NTFS.
    As ACLs (listas de controle de acesso) indicam quais usuários ou grupos possuem permissões para acessar ou modificar um arquivo em particular. Em vez de configurar ACLs em cada arquivo, cria-se novos diretórios para cada tipo de arquivo, define-se ACLs em cada um dos diretórios e permite-se que os arquivos herdem essas permissões do diretório no qual residem.

ID
32704
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Para servidores com Windows Server 2003, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários

  • O DHCP ("Dynamic Host Configuration Protocol" ou "protocolo de configuração dinâmica de endereços de rede") permite que todos os micros da rede recebam suas configurações de rede automaticamente a partir de um servidor central, sem que você precise ficar configurando os endereços manualmente em cada um.

    DHCP - "distribuem end IP para as máquinas da rede, dinamicamente" - mas isso não significa que eles, os servidores DHCP, sejam confihurados com end IP dinâmicos ... o servidor em si, "é configurado com um End IP FIXO" - geralmente pelo Administrador da rede.

    - pois, quando as "máquinas" iniciam na rede, elas "requisitam" um End IP ao Servidor DHCP, que neste caso foi configurado ESTÁTICAMENTE. É uma pegadinha!!!

    Até mais, Papirem!!!

ID
32707
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A pasta documentos de um servidor com Windows Server 2003 foi compartilhada como Docs$. As permissões da pasta foram definidas da seguinte maneira:
Docs$ com permissões compartilhadas de pasta:
Todos – Controle total.
Pasta documentos com permissões NTFS: Usuários autenticados – Leitura, gravar; Gerentes – Modificar; Administradores – Controle total.

Com relação ao acesso aos recursos, assinale a declaração correta.

Alternativas
Comentários
  • Modify permission: can Delete the folder plus perform actions permitted by the Write permission and the Read & Execute permission. Therefore, the manager can do change file properties. Item "D" is also correct.
  •  Permissões NTFS para arquivos

    Permissão Nível de Acesso
    Leitura Permite ao usuário ler o arquivo, permite que sejam exibidas as permissões, dono e atributos.
    Gravar Permite ao usuário gravar um arquivo com o mesmo nome sobre o arquivo, alterar os atributos da pasta e visualizar o dono e as permissões da pasta.
    Ler e executar Permite ao usuário executar aplicativos (normalmente programas .exe, .bat ou .com), mais todas os direitos da permissão Leitura.
    Modificar Permite ao usuário modificar e eliminar o arquivo, mais todas as ações permitidas pela permissão Gravar e pela permissão Ler e executar.
    Controle total Permite que sejam alteradas as permissões, permite ao usuário tornar-se dono do arquivo, mais todas as ações permitidas por todas as outras permissões NTFS.

    Fonte: www.infowester.com

    • d)  Gerentes podem alterar a propriedade de um arquivo na pasta.
    •  e) Gerentes podem excluir arquivos da pasta.
    • Penso que pode realizar as duas operações.
    • Discoram?

     

  • Breve descricao das pemissoes windows:
    $: adicionado ao final do compartilhamento, permite acesso a compartilhamentos ocultos na rede.
    Leitura: Apenas ler o arquivo na pasta;
    Leitura/Escrita: le e escreve arquivos na pasta;
    Leitura/escrita/execução: le, escreve e executa arquivos na pasta;
    Modificação: permissoes anteriores+modificar arquivos na pasta. Ex.: excluir;
    Controle total: permisssoes anteriores+modificar permissão da pasta+modificar dono do arquivo;
    Sendo assim:

    a) O $ no nome do compartilhamento Docs$ faz com que apenas os Administradores possam acessar a pasta compartilhada. Não. qqr usuario pode ter acesso b) Usuários autenticados podem excluir arquivos da pasta. Usuarios autenticados podem apenas ler e gravar. Excluir requer permissão minima de modificar. c) Usuários autenticados podem alterar a propriedade de um arquivo na pasta. Alterar propriedade significa mudar as permissões da pasta. Usuarios autenticados podem apenas ler e gravar. d) Gerentes podem alterar a propriedade de um arquivo na pasta. Gerentes só podem modificar o conteudo da pasta. No máximo, excluir(vide C). e) Gerentes podem excluir arquivos da pasta. Correto, a propriedade mofdifica permite mudar o conteudo da pasta(adicionar, excluir etc).
  • Se todos tem controle total, então todo mundo pode fazer tudo.
  • Todos – Controle total.

  • e-

    O acesso modificar permite excluir arquivos

  • Gerentes podem excluir arquivos da pasta.


ID
59557
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A respeito da estruturação de diretórios e pastas, bem como da
atribuição de permissões no Windows 2003 Server, julgue os
itens a seguir.

Qualquer usuário, autenticado ou não no sistema operacional, pode acessar o diretório de instalação do sistema operacional e nele navegar com todos os direitos de leitura e escrita.

Alternativas
Comentários
  • Errado.
    Somente o usuário administrator/administrador é quem tem os direitos de leitura e escrita... Outros poderão ter, mas deverão estar com perfil/grupo administradores. A generalização 'qualquer usuário', ainda 'sem autenticação no S.O' = convidado/guest, mostra o erro nesta questão.

ID
59560
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A respeito da estruturação de diretórios e pastas, bem como da
atribuição de permissões no Windows 2003 Server, julgue os
itens a seguir.

As variáveis de ambiente influenciam na escrita de arquivos temporários e na instalação de programas.

Alternativas
Comentários
  • As variáveis de ambiente são cadeias de caracteres que contêm informações sobre o ambiente do sistema e sobre o usuário que efetuou logon. Alguns programas utilizam estas informações para determinar o local onde os arquivos (por exemplo, os arquivos temporários) irão ser armazenados. Durante a instalação, o programa de instalação do Windows XP configura as variáveis de sistema padrão, como, por exemplo o caminho para os arquivos do Windows.
  • Não gostei da afirmação "influenciam".

    Acho que o certo seria "podem influenciar".

    Não minha opinião esta questão está errada.

    Abs.

ID
101410
Banca
FGV
Órgão
SEAD-AP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O Windows Server 2003 utiliza um serviço de diretórios denominado Active Directory. Um Serviço de Diretório é um serviço de rede, que identifica todos os recursos disponíveis em uma rede, mantendo informações sobre contas de usuários, grupos, computadores, recursos e políticas de segurança em um banco de dados e torna estes recursos disponíveis para usuários e aplicações.

Um domínio é simplesmente um agrupamento lógico de contas e recursos que compartilham políticas de segurança.

Um domínio baseado no Active Directory no Windows Server 2003 suporta dois tipos de servidores, que são denominados:

Alternativas
Comentários
  • O conjunto de servidores, estações de trabalho, bem como as informações do diretório, é que formam uma unidade conhecida como Domínio. Todos os servidores que contém uma cópia da base de dados do Active Directory fazem parte do domínio.
    Um domínio pode também ser definido como um limite administrativo e de segurança.

    Um domínio baseado no Active Directory e no Windows Server 2003 é possível ter dois tipos de servidores Windows Server 2003:
    . Controladores de Domínio (DC – Domain Controlers)
    . Servidores Membro (Member Servers)

    A criação de conta de usuários, grupos de usuários e outros elementos do Active Directory, bem como alterações nas contas de usuários, nas políticas de segurança e em outros elementos do Active Directory, podem ser feitas em qualquer um dos Controladores de Domínios. Uma alteração feita em um DC será automaticamente repassada (o termo técnico é “replicada”) para os demais Controladores de Domínio.

    Nos Servidores Membros podem ser criadas contas de usuários e grupos, as quais somente serão válidas no Servidor Membro onde foram criadas. Essa é uma prática não recomendada, pois dificulta a administração do domínio.

    Os DCs também são responsáveis por fazer a autenticação dos usuários na rede, já os servidores membros não possuem uma cópia da lista de usuário e grupos, estes não efetuam a autenticação dos clientes e também não armazenam informações sobre as políticas de segurança para o Domínio.

    Fonte: http://imasters.com.br/artigo/4735/servidores_windows/entendendo_active_directory/


ID
110404
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em relação ao armazenamento básico e armazenamento dinâmico no Windows Server 2003, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • E) CORRETOA), B) ERRADONo armazenamento dinâmico os discos rígidos são chamados de Discos dinâmicos. Os discos dinâmicos usam volumes ao invés de partições. Os discos dinâmicos usam todo o espaço do disco para criar um único volume, e a principal diferença entre os discos básicos é que com discos dinâmicos podemos criar um número ilimitado de volumes.C), D) ERRADOArmazenamento Básico: No armazenamento básico os discos rígidos são chamados de Discos básicos.Os Discos básicos usam partições para "dividir" o disco rígido e têm um limite de quatro partições primárias por disco, ou três partições primárias e uma partição estendida. Para cada partição primária criada é atribuída uma letra de unidade por exemplo C:,D:. Cada uma destas letras pode ser considerada um driver lógico, ou seja, uma porção do único disco físico existente.

ID
114175
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca do active directory (AD), assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • numa empresa qualquer, vc pode configurar vários objetos para o AD. Exemplo:
    "ou=nome_do_objeto_qualquer,dc=empresa_qualquer,dc=com,dc=br"
    esses objetos podem ser qualquer palavra, que vai ajuda-lo a segmentar seu AD, exemplo:
    - departamento
    - computadores
    - grupos
    - partições
    - quotas
    e outros.
  • a) ERRADO. O Active Directory apenas suporta LDAP v2 e v3.

    b) CORRETO.

    c) ERRADO. Apenas 1 RID existe em cada domínio.

    d) ERRADO. São permitida alterações no esquema.

    e) ERRADO. Uma árvore é um conjunto de domínios.

  • Desconheço objetos do tipo aplicações. Alguém conhece?
  • poiseh, tambem errei a questao por desconhecer objetos do tipo aplicações.
  • Fui por eliminação. Procurei fontes que corroboram com ''aplicações'' dentro da UO, porém não achei.


ID
120724
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Num ambiente de rede com Windows Server 2003, considere as afirmações em relação às permissões NTFS:

I. Se um usuário pertence a mais de um grupo, os quais têm diferentes níveis de permissão para um recurso, a permissão efetiva do usuário é a soma das permissões atribuídas aos grupos aos quais o usuário pertence.

II. Se um usuário têm permissão NTFS de escrita em uma pasta, mas somente permissão NTFS de leitura para um arquivo dentro desta pasta, a sua permissão efetiva será somente a de leitura, pois a permissão para o arquivo tem prioridade sobre a permissão para a pasta.

III. Permissões NTFS são válidas apenas para o acesso via uma pasta compartilhada na rede.

IV. Se um usuário pertence a dois grupos diferentes e, para um dos grupos, foi dada permissão de leitura para um arquivo, enquanto, para o outro grupo, ela foi negada, o usuário terá o direito de leitura em ambas as pastas.

Está correto o que se afirma SOMENTE em

Alternativas
Comentários
  • Existem três regras básicas sobre permissões NTFS, a saber:

    As permissões são cumulativas, ou seja, se um usuário pertence a mais de um grupo, ele terá as permissões de ambos; Arquivos possuem prioridades sobre pastas; Negação possui prioridade sobre permissão.

ID
121180
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A família Windows Server 2003

(I) suporta apenas duas arquiteturas de 32-bits diferentes.

(II) suporta a arquitetura EPIC (Explicitly Parallel Instruction Computing) desenvolvida pela Intel e implementada no processador Intel Itanium (IA64).

(III) suporta a arquitetura baseada em extensões 16 bits do conjunto de instruções xt86. Conhecida como arquitetura ×16 ela potencializa o uso das aplicações Windows de 16-bits, permitindo o uso da tecnologia de 32-bits.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • I  - ERRADA

    Suporta arquiteturas de 64 bits diferentes

    II- CORRETA

    III - ERRADA


    A família Windows Server 2003 suporta duas arquiteturas de 64-bits diferentes, atualmente disponíveis no mercado. A primeira arquitetura suportada é chamada EPIC (Explicitly Parallel Instruction Computing) desenvolvida pela Intel e implementada no processador Intel Itanium (IA64). Esta arquitetura oferece suporte nativo para aplicações 64-bits

    A segunda arquitetura de 64-bits suportada pela família Windows Server 2003 é a baseada em extensões 64-bits do conjunto de instruções x86. Conhecida como arquitetura x64 ela potencializa o uso das aplicações Windows de 32-bits, enquanto permite o uso da tecnologia de 64-bits com excelente relação custo x benefício. A arquitetura x86 está disponível no mercado através dos processadores AMD64 e Intel com Extended Memory 64 Technology (EM64T) (Intel IA-32e).


ID
126685
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Marcos está procurando um relatório gerado pelo desfragmentador de disco de seu sistema Windows Server 2003, que contém dois volumes NTFS: o primeiro volume tem 100 GB e é espelhado em um segundo disco de 100 GB; o segundo volume tem 400 GB e usa o RAID-5 em cinco discos de 100 GB.
O relatório que Marcos está examinando foi uma análise executada apenas no segundo volume.
Marcos está intrigado porque parece haver várias seções no segundo volume com a cor verde, que em uma análise de desfragmentador, representa os arquivos que não puderam ser movidos. Marcos acha que os únicos arquivos que não podiam ser movidos pelo desfragmentador de disco estariam localizados nos volumes de sistema ou de inicialização. Marcos apontou, então, três possíveis causas para o corrido:

I - arquivos hidden e arquivos compactados estão armazenados no segundo volume;
II - o arquivo de página estava localizado no segundo volume;
III - o diário de modificações NTFS, armazenado em todos os volumes NTFS, é um arquivo que não pode ser movido.

A(s) causa(s) apontada(s) que pode(m) gerar o ocorrido é(são)

Alternativas
Comentários
  • Olá, pessoal!

    Essa questão foi anulada pela organizadora.


    Bons estudos!

ID
126691
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Paulo recebeu uma tarefa administrativa relacionadas às contas de usuário no Active Directory empresa.com (rede com Windows Server 2003). Ele precisa mover todas as contas do grupo Financeiro localizado no OU Financeiro para a recém criada OU FinanceiroLeste. Paulo deve usar o

Alternativas
Comentários
  • dsmod é utilizado para modificar atributos de objetos selecionados.
  • Pessoal, alguém tem maiores explicações sobre DSQuery? O que é, funcionalidades.....
    Sei que é um recurso do Windows 2008, então nos anteriores seria possível executar tal ação através do snap-in Usuários e computadores?
  • DSQUERY 
     
    Comando para consultar e localizar uma lista de objetos no diretório 
    através de critérios de pesquisa especificados. Permite usar um modo 
    genérico para consultar qualquer tipo de objeto ou, em um modo 
    especializado, para procurar tipos de objeto seleciona


ID
126694
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Um usuário retornou de uma longa viagem de negócios e conectou novamente seu computador à rede. O usuário consegue fazer logon, mas não pode se conectar a qualquer recurso da rede. O administrador da rede examina as contas associadas ao usuário no snap-in Usuários e Computadores do Active Directory (rede com Windows Server 2003) e observa que a conta de computador do laptop do usuário está marcada com um ícone X. O que o administrador deve fazer para solucionar o problema?

Alternativas
Comentários
  • Para redefinir uma conta de computador usando a interface do Windows

    1. Para abrir Usuários e Computadores do Active Directory, clique em Iniciar, em Painel de Controle , clique duas vezes em Ferramentas Administrativas e clique duas vezes em Usuários e Computadores do Active Directory.

      Para abrir Usuários e Computadores do Active Directory em Windows Server® 2012, clique em Iniciar, digite dsa.msc.

    2. Na árvore de console, clique em Computadores.

      Onde?

      • Usuários e Computadores do Active Directory\nó do domínio\Computadores

      Ou clique na pasta que contém o computador que deseja redefinir.

    3. No painel de detalhes, clique com o botão direito do mouse no computador e clique em Redefinir Conta.

    Considerações adicionais

    • Para executar este procedimento, você deve ser membro do grupo Opers. de Contas, Admins. do Domínio ou Administrador corporativo nos Serviços de Domínio Active Directory, ou a autoridade adequada deve ter sido delegada a você. Como uma prática recomendada de segurança, é aconselhável usar Executar como para executá-lo. 
    • Também é possível executar a tarefa deste procedimento usando o Módulo Active Directory para Windows PowerShell. Para abrir o Módulo Active Directory, clique emIniciar, em Ferramentas Administrativas e, em seguida, em Módulo Active Directory para Windows PowerShell

      Para abrir o Módulo Active Directory no Windows Server 2012, abra o Server Manager, clique em Ferramentas e em Módulo Active Directory para Windows PowerShell.
    https://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc753596.aspx


ID
126697
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A pasta Documentos em Serv01 (Windows Server 2003) é compartilhada como Docs$. As permissões da pasta com- partilhada são definidas da seguinte maneira:

. Docs$ Permissões compartilhadas de pasta: Todos - Controle total
. Pasta Documentos Permissões NTFS: Usuários autenti- cados - Leitura, gravar; Gerentes - Modificar; Adminis- tradores - Controle total.

A partir desses dados, em relação ao acesso a recursos, afirma-se que

Alternativas
Comentários
  • Modificar: equivale às permissões gravar e ler e executar. Além disso, permite a exclusão de pastas.

    A D também esta certa quem exclui pode alterar.

  • Modificar tem todas as características do controle total exceto o poder de modificar o "owner" proprietário da pasta ou arquivo.
  • Considero que, alterar as PROPRIEDADES no sentido que a questão coloca, só quem pode fazer são os usuários que possuem o Controle Total, no caso os usuários do grupo Administradores.

  • Permissões NTFS para pastas: Leitura: lista as pastas e arquivos localizados dentro de uma pasta, visualiza as permissões, donos e atributos. Gravar: cria arquivos, subpastas, altera o atributo da pasta e visualiza o dono e as permissões. Listar conteúdo da pasta: lista o conteúdo das pastas, visualiza o nome do arquivo e subpastas. Ler e Executar: equivale às permissões ler e listar conteúdo da pasta. Permite a um usuário navegar por pastas que não tenha permissão para alcançar um arquivo ou pasta que tenha permissão. Modificar: equivale às permissões gravar e ler e executar. Além disso, permite a exclusão de pastas. Controle Total: equivale à soma de todas as outras permissões NTFS. Pode alterar as permissões da pasta, tornar-se dono da pasta e excluir pastas e arquivos.http://juliobattisti.com.br/fabiano/artigos/permissoes_ntfs_2003.asp


ID
126700
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O administrador de um servidor instalou três placas de rede ligadas a um servidor membro do Windows Server 2003. Após uma série de análises, ele concluiu que duas placas de rede funcionam adequadamente, mas que uma terceira parece estar em conflito com outro dispositivo do seu sistema. Como o administrador pode identificar o outro dispositivo do sistema que está em conflito com a terceira placa de rede?

Alternativas

ID
126772
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Um analista está trabalhando em um script de logon, em um domínio com Windows Server 2003, para atribuir tarefas que serão executadas quando um usuário se logar na rede. Para obter informações no Active Directory sobre o usuário atualmente conectado, ele poderia utilizar no script a sequência de comandos:

Alternativas
Comentários
  • Eu não conhecia o comando correto para obter as informações sobre o usuário no AD, mas se observarmos os scripts podemos inferir que as duas opções possíveis seriam:

    a) Set sysinfo = CreateObject("ADSystemInfo") 
    Set oUser = GetObject("LDAP://" & sysinfo.UserName)
    ou
    c) Set dnsinfo = CreateObject("DNSInfo") 
    Set oUser = GetObject("DNS://" & dnsinfo.UserName)   pois eram as únicas que retornam um objeto de acordo com os parâmetros informados.

    Para escolher entre as duas, bastava lembrar qual protocolo que deveria ser utilizado com o Active Directory, seja ele o LDAP.

    Resposta correta letra a)

    a) Set sysinfo = CreateObject("ADSystemInfo") 
    Set oUser = GetObject("LDAP://" & sysinfo.UserName)

ID
129286
Banca
MOVENS
Órgão
DNPM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Um novo servidor de banco de dados foi adquirido para uma equipe de suporte a servidores, e o sistema operacional a ser instalado é o Windows 2003 Server. A instalação deve obedecer a alguns requisitos:

- uma pasta chamada Drivers deve ser criada na instalação para receber os drivers dos dispositivos do servidor;
- um script chamado drvcopy.bat, que realiza a cópia dos drivers para o novo servidor, devendo ser executado ao final da instalação; e
- um arquivo chamado installopt.txt, previamente preparado com as opções de instalação, de uso obrigatório.

Em seguida, realiza-se o boot no servidor com um disco de boot, baseado no MSDOS, e inicia-se a instalação.

Considerando a linha de comando a ser utilizada para atender os requisitos da instalação, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
129319
Banca
MOVENS
Órgão
DNPM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Está sendo instalado um novo servidor com o sistema operacional Windows 2003 Server Enterprise versão 32 bits. A configuração de hardware do servidor é:

Processador: 1 processador Intel QuadCore 3.0Ghz;
Disco Rígido: 2 discos rígidos com capacidade de 500Gb; Memória: 16 Gb; Interfaces de rede: 4 Interfaces Gigabit.

Todo o hardware é compatível com o sistema operacional e os drivers são fornecidos pelo fabricante.
Quando é terminada a instalação, durante o carregamento do sistema operacional, nota-se que somente 4Gb de memória foram reconhecidos. Para que o sistema operacional utilize toda a memória instalada, é necessário alterar o arquivo boot.ini para ativar a funcionalidade "extensão de endereço físico" no boot do servidor.

Considerando o texto acima, assinale a opção que indica o comando que deve ser acrescentado na entrada de boot correspondente do Windows 2003 Server Enterprise para que a funcionalidade "extensão de endereço físico" seja ativada.

Alternativas
Comentários
  • D) CORRETOA Physical Adress Extenxion (PAE) recebeu a capacidade do processador IA32 para endereçar mais de 4 gigabytes (GB) de memória física. Os seguintes sistemas operacionais podem usar a PAE para obter vantagens de uma memóra física acima de 4 gigabytes (GB):Microsoft Windows 2000 Advanced ServerMicrosoft Windows 2000 Datacenter ServerMicrosoft Windows Server 2003, Enterprise EditionMicrosoft Windows Server 2003, Datacenter Editionfonte:http://support.microsoft.com/kb/283037/pt-br

ID
131395
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com a popularização do sistema operacional Linux, hoje há
ambientes com sistemas operacionais bastante heterogêneos.
Permitir a troca de informações e o compartilhamento de recursos
entre sistemas heterogêneos nem sempre é uma tarefa simples.
Acerca dos sistemas operacionais e seus componentes, julgue os
itens seguintes.

O Active Directory, incluso no sistema operacional Microsoft Windows Server 2003, tem suporte ao LDAP (lightweight directory access protocol).

Alternativas
Comentários
  • O Active Directory (AD) é uma implementação de serviço de diretório no protocolo LDAP rodando em Windows 2003. Existem outros serviços em Software Livre e código aberto, como o OpenLDAP por exemplo, que utilizam o protocolo LDAP. O OpenLDAP é compatível com vários sistemas operacionais Ex.: Linux, BSD, AIX, HP-UX, Mac OS X, Solaris, Microsoft Windows (2000, XP, 2003, 2008 e Vista) e z/OS.

  • c-

    Lightweight Directory Access Protocol - protocolo usado para acessar um serviço de diretório, baseado no padrão X.500, sobre TCP/IP


ID
145333
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca dos serviços de diretório e LDAP, julgue os seguintes itens.

No Windows Server 2003, é possível sincronizar o Active Directory com o Novell Directory Serviços por meio do MSDSS.

Alternativas
Comentários
  • Correto

    . A ferramenta MSDSS está presente no

    Microsoft Windows Services for NetWare

    , um conjunto de ferramentas de migração e compatibilidade com a plataforma de diretório da Novell.

  • Microsoft Directory Synchronization Services
    Incluído no Services for NetWare (um produto separado), o Microsoft Directory Synchronization Services (MSDSS) pode efectuar uma migração isolada de objectos de directório ou sincronizar objectos de directório a partir dos ambientes Novell Directory Services (NDS) e Bindery com o Microsoft Active Directory.

    https://technet.microsoft.com/pt-pt/library/cc738033(v=WS.10).aspx


ID
149776
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No que se refere a sistema operacional, julgue os itens a seguir.

Para se disponibilizar serviços web, uma opção é utilizar o sistema operacional Windows 2003 Server, por ser multiusuário.

Alternativas
Comentários
  • Definição wikipediana de multiusuário:

    "term that defines an operating system or application software that allows concurrent access by multiple users of a computer."

  • Gabarito: C

    Discordo do gabarito. Não é por ser multi-usuário que isso se torna verdadeiro. Eu não preciso de um sistema multi-usuário pra isso. Alguém discorda/concorda? :)


ID
150223
Banca
FCC
Órgão
TJ-PA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No Windows 2003 Server, o Active Directory possui dois tipos de grupo:

Alternativas
Comentários
  • http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc781446%28WS.10%29.aspx

     

    Tipos de grupos

    Tipos de grupos

    Os grupos são usados para reunir contas de usuário, contas de computador e outras contas de grupo em unidades gerenciáveis. Trabalhar com grupos em lugar de usuários individuais ajuda a simplificar a manutenção e a administração da rede.

    Há dois tipos de grupo no Active Directory: grupos de distribuição e grupos de segurança. Você pode usar grupos de distribuição para criar listas de distribuição de email e grupos de segurança para atribuir permissões para recursos compartilhados.

  • Apenas complementando, ao se criar um novo grupo podemos definir o seu escopo, para o qual teremos as opcoes GLOBAL e LOCAL

  • Grupos simplificam a administração, pois permitem a atribuição de permissões para recursos (como pastas).

    São dois tipos de grupos:
    • SEGURANÇA -> utlizado para atribuir permissões
    • DISTRIBUIÇÃO -> usado apenos com aplicativos de e-mail

    Os grupos são caracterizados por escopo e tipo. O escopo determina se o grupo abrange varios dominios ou se está limitado ao dominio local.
    ESCOPO:
    • GLOBAL
    • DOMINIO LOCAL
    • UNIVERSAL
    • LOCAL
  • Complemantando o comentário do Thiago:

    Converter grupos de segurança em grupos de distribuição e vice-versa

    Um grupo pode ser convertido de grupo de segurança em grupo de distribuição, e vice-versa, a qualquer momento, mas somente se o nível funcional do domínio estiver definido como Windows 2000 nativo ou superior. Os grupos não podem ser convertidos quando o nível funcional do domínio estiver definido como Windows 2000 misto.

    fonte: http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc781446(WS.10).aspx


ID
153517
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O Windows Server 2003 utiliza um serviço de diretório, denominado Active Directory, que emprega um banco de dados onde ficam armazenados todos os recursos de uma rede e ele os torna acessíveis a todos os usuários e aplicativos dessa rede. Dentre seus componentes, um representa um depósito de informações que armazena um subconjunto dos atributos de todos os objetos existentes no Active Directory, tendo a função de agilizar a realização de queries. Nele existe a informação necessária para que se saiba a localização de qualquer objeto existente no Active Directory. Esse componente é denominado:

Alternativas
Comentários

  • “Global Catalog” é uma função que pode ser desempenhada apenas por um servidor do tipo “controlador de domínio” em uma rede Windows 2000 / 2003. Ele desempenha um papel vital no processo de logon dos usuários de uma rede.

    Ao fazer o logon em uma rede, uma das informações necessárias é saber a quais grupos um usuário pertence. Baseado nesta relação de grupos é que os acessos e direitos a objetos são concedidos ou negados.

    Mas, por padrão, um controlador de domínio só consegue identificar os grupos a que um usuário pertence de seu próprio domínio. Apenas o GC consegue identificar se o usuário pertence a um grupo de um outro domínio, por exemplo, os grupos do tipo “Universal”.

    Portanto, no processo de logon, o controlador de domínio precisa contatar um GC para identificar quais grupos Universais, de outros domínios, este usuário pertence. Podemos considerar o GC como um “atalho” neste processo, pois caso contrário, cada controlador de domínio teria que, ele próprio, contatar cada controlador na floresta independentemente para descobrir tais informações.

    Um outro papel do GC é que em ambientes de múltiplos domínios, ele possibilita que um usuário faça um logon em um controlador de domínio o qual não pertença a sua conta. É o GC que possibilita que este controlador “descubra” o domínio do usuário e permita o logon.

  • O Global Catalog é um repositório de dados distribuído que contain parte de cada objeto de cada domínio de uma floresta do Active Directory. O Global Catalog é armazenada em cada DC que está definido como Global Catalog. Todas consultas são feitas nos Global Catalog porque eles são rápidos porque têm as informações de todos os domínios de forma simplicada (poucos atributos de cada objeto).

    Um Domain Controller pode ser um Global Catalog, mas um Global Catalog sempreé um Domain Controller.

    Fonte: http://www.andersonpatricio.org/definindo-um-dc-como-global-catalog/


ID
157804
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

NÃO é um dos quatro componentes nos quais se baseiam o serviço de terminal do Windows 2003 Server:

Alternativas
Comentários
  • O Serviço de Terminal Atua como
    1. Administração Remota e
    2. Modo de Servidor de aplicativo
    Este último, para execução de aplicativos remotos.
    Sendo assim, Multissessão, Protocolo RDP e Tarefas administrativas constituem meios necessários para a execução destas tarefas.

    O serviço de terminal não possui relação com Servidor Web, por isso a Alternativa D está errada.

ID
157807
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O sistema de arquivos NTFS utilizado no Windows 2003 Server suporta o padrão de nomes do mundo Unix quando utiliza o subsistema

Alternativas
Comentários
  • POSIX - É uma sigla aproximada de Portable Operating System Interface, com o X a representar a herança que o interface de programação de aplicações tem do sistema UNIX
  • complementando o Comentario do colega acima 


    •  a) AIX.
    • Advanced Interactive eXecutive, ou simplesmente AIX, é uma versão da IBM para o sistema operacional Unix que é executado em computadores IBM de médio porte. Ele é umsoftware livre de código fonte fechado e se baseia no UNIX System V e é muito utilizado em grandes corporações. Antes do produto ser comercializado, o acrônimo AIX era uma abreviação de Advanced IBM UNIX ou, em português, Unix Avançado da IBM.
    •  b) POSIX.
    • ver comentario anterior
    •  c) LINUX.
    • Linux é um termo popularmente utilizado para se referir a ou sistemas operacionais que utilizem o núcleo Linux. O núcleo Linux foi desenvolvido pelo programador finlandês Linus Torvalds, inspirado no sistema Minix. O seu código fonte está disponível sob a licença GPL (versão 2) para que qualquer pessoa o possa utilizar, estudar, modificar e distribuir livremente de acordo com os termos da licença.
    •  d) RAID
    • Redundant Array of Independent Drives, também denominado Redundant Array of Inexpensive Drives, mais conhecido como simplesmente RAID ou ainda em português:Conjunto Redundante de Discos Independentes ou também Conjunto Redundante de Discos Econômicos ou ainda Arranjo Redundante de Discos Independentes, é um meio de se criar um sub-sistema de armazenamento composto por vários discos individuais, com a finalidade de ganhar segurança e desempenho.
    •  e) SCSI.
    • SCSI (pronuncia-se "scãzi"), sigla de Small Computer System Interface, é uma tecnologia que permite ao usuário conectar uma larga gama de periféricos, tais como discos rígidos, unidades CD-ROM, impressoras e scanners. Características físicas e elétricas de uma interface de entrada e saída (E/S) projetadas para se conectarem e se comunicarem com dispositivos periféricos são definidas pelo SCSI.
  • Gabarito B

    POSIX (um acrônimo para: Portable Operating System Interface,[1] que pode ser traduzido como Interface Portável entre Sistemas Operacionais) é uma família de normas definidas peloIEEE para a manutenção de compatibilidade entre sistemas operacionais, e designada formalmente por IEEE 1003. POSIX define a interface de programação de aplicações (API), juntamente com shells de linha e comando e interfaces utilitárias, para compatibilidade de software com variantes de Unix e outros sistemas operacionais.[2]

    Tem como objetivo garantir a portabilidade do código-fonte de um programa a partir de um sistema operacional que atenda as normas POSIX para outro sistema POSIX, desta forma as regras atuam como uma interface entre sistemas operacionais distintos, enfim, de modo coloquial "programar somente uma vez, com implementação em qualquer sistema operacional".

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • O Padrão POSIX é constituído por uma série de regras que determinam como o programador deve escrever o código-fonte de seu sistema de modo que ele possa ser portável entre os sistemas operacionais baseados no Unix.

    Portável nesse caso significa que bastará recompilar o programa, usando o compilador adequado para torná-lo compatível com o sistema desejado, sem a necessidade de fazer alterações no código fonte. É graças à essa Interface POSIX que existe um razoável nível de compatibilidade entre os programas escritos para o Linux, FreeBSD e para outras versões do UNIX.

  • b-

    NTFS:

    O sistema de arquivos NTFS oferece suporte à norma Portable Operating Sistem Interface (POSIX) para garantir compatibilidade entre sistemas.


ID
172951
Banca
FGV
Órgão
MEC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O Active Directory é o serviço de diretórios do Windows Server 2003, definido como um serviço de rede, que identifica todos os recursos disponíveis em uma rede, mantendo informações sobre estes dispositivos.
Os domínios baseados no Active Directory, têm vários recursos, dos quais dois são descritos a seguir:

I. os domínios podem crescer a qualquer momento, sem limite de tamanho. A forma de administração é a mesma para uma rede pequena ou grande.

II. com os domínios baseados no AD, há um tipo de gerenciamento, em que todas as informações sobre contas de usuários, grupos e recursos da rede, podem ser administradas a partir de um único local no domínio.

Esses dois recursos são conhecidos, respectivamente, como:

Alternativas
Comentários
  • Ao utilizar os domínios baseados no AD, temos os seguintes recursos:

    • Logon único : com esse recurso, o usuário necessita fazer apenas um logon para acessar os recursos em diversos servidores da rede, inclusive e-mail e banco de dados.
    • Conta de usuário única : os usuários possuem apenas um nome de usuário para acessar os recursos da rede. As contas de usuários ficam armazenadas no banco de dados do AD.
    • Gerenciamento centralizado : com os domínios baseados no AD, temos uma administração centralizada. Todas as informações sobre contas de usuários, grupos e recursos da rede, podem ser administradas a partir de um único local no domínio.
    • Escalonabilidade : os domínios podem crescer a qualquer momento, sem limite de tamanho. A forma de administração é a mesma para uma rede pequena ou grande.
    Fonte: http://www.juliobattisti.com.br/fabiano/artigos/activedirectory.asp

ID
175177
Banca
VUNESP
Órgão
CETESB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em um servidor com Windows Server 2003 instalado, com o Active Directory configurado e com todas as contas de usuário criadas, a validação de usuário para processos internos acontece por meio

Alternativas
Comentários
  • Questão correta letra (E)

     

    Quando se cria um novo objeto, o Controlador de Domínio cria um novo Objeto de Segurança que representa o objeto, atribuindo-lhe um Identificador de Segurança Único (SID). O SID consiste em um Domínio SID  que é igual para todos os Objetos de Segurança criados no domínio e um identificador relativo (RID), único para cada objeto de segurança criado no domínio.
     
    Letra b) errada pois: "Session variables are special types of variables that are expanded at runtime when they are used. When they are used on screens, their values are automatically expanded for you, however if a session variable is used in an action script, it must be manually expanded using the SessionVar.Expand action."
     
    Fonte: Windows 2003 Guia Completo.pdf
  • Não tem como a resposta 'd' estar errada.


ID
175183
Banca
VUNESP
Órgão
CETESB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Dois servidores, com Windows Server 2003 instalado, precisam ser capazes de acessar um ao outro. A rede foi criada sem o uso de Active Directory e sem o uso de DNS. Um determinado software precisa ser executado nesses servidores e precisa ser capaz de acessar recursos do outro servidor, porém a configuração do software permite apenas a adição do nome do servidor e não aceita a utilização de IP. Para garantir que esses servidores poderão ser acessados por meio do nome, deve-se

Alternativas
Comentários
  • Letra D. O arquivo HOSTS é responsável por associar um número de IP a um endereço URL. Desta forma, será possível editar o arquivo (que tem conteúdo em texto plano) adicionando o número de IP para o endereço do outro servidor.

  • N funcionaria tambem somente add eles em um grupo e trocando seu nomes???

     

  • O arquivo HOSTS (C:\Windows\System32\drivers\etc\hosts) funciona como uma tabela de DNS local. Como não foi instalado o AD, que exige, inclusive, a presença de um servidor DNS no domínio, resta utilizar essa solução.

    GABARITO: D


ID
175186
Banca
VUNESP
Órgão
CETESB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em um computador com Windows Server 2003, instalado, se faz necessária a utilização do protocolo NetBIOS. Para saber quais computadores estão registrados na sua tabela local do NetBIOS, deve-se utilizar o comando de console nbtstat com a opção:

Alternativas
Comentários
  • a) -n  CORRETO
    Exibe a tabela de nomes NetBIOS do computador local. O status Registrado indica que o nome foi registrado por difusão seletiva ou em um servidor WINS.

    b) -o
    Não existe esse parâmetro para o comando.

    c) -p
    Não existe esse parâmetro para o comando.

    d) -q
    Não existe esse parâmetro para o comando.

    e) -r
    Exibe as estatísticas de resolução de nomes NetBIOS.


    ==> OUTROS PARÂMETROS:

    Parâmetros

    -a nome_remoto
    Exibe a tabela de nomes NetBIOS de um computador remoto, onde nome_remoto é o nome de computador NetBIOS do computador remoto. A tabela de nomes NetBIOS é a lista de nomes NetBIOS que correspondem aos aplicativos em execução no computador.
    -A endereço_IP
    Exibe a tabela de nomes NetBIOS de um computador remoto, especificado pelo seu endereço IP (com notação de ponto decimal).
    -c
    Exibe o conteúdo do cache de nomes NetBIOS, a tabela de nomes NetBIOS e seus endereços IP resolvidos.
    -n
    Exibe a tabela de nomes NetBIOS do computador local. O status Registrado indica que o nome foi registrado por difusão seletiva ou em um servidor WINS.
    -r
    Exibe as estatísticas de resolução de nomes NetBIOS. Em um computador que executa o Windows XP ou um sistema operacional Windows Server 2003 configurado para usar WINS, esse parâmetro retorna o número de nomes resolvidos e registrados por difusão seletiva e WINS.
    -R
    Limpa o conteúdo do cache de nomes NetBIOS e recarrega as entradas marcadas com #PRE do arquivo Lmhosts.
    -RR
    Libera e atualiza nomes NetBIOS para o computador local registrado em servidores WINS.
    -s
    Exibe sessões de cliente e servidor NetBIOS, tentando converter o endereço IP de destino em um nome.
    -S
    Exibe as sessões de cliente e de servidor NetBIOS, listando os computadores remotos somente por endereço IP de destino.
    intervalo
    Exibe novamente estatísticas selecionadas, pausando o número de segundos especificado em intervalo entre cada exibição. Pressione CTRL+C para interromper as estatísticas de reexibição. Se este parâmetro for omitido, o nbstat imprimirá as informações de configuração atuais apenas uma vez.
    /?
    Exibe ajuda no prompt de comando.


    Referência: http://technet.microsoft.com/pt-br/query/cc755486%28v=ws.10%29.aspx


  • a-

    output de ntbstat -n

    Local Area Connection:

    Node IpAddress: [666.666.666.6] Scope Id: []

                   NetBIOS Local Name Table

          Name              Type        Status

       ---------------------------------------------

       DAMND-PC      <00> UNIQUE     Registered

       WORKGROUP     <00> GROUP      Registered

       DAMND-PC      <20> UNIQUE     Registered

    VirtualBox Host-Only Network:

    Node IpAddress: [666.666.666.7] Scope Id: []

                   NetBIOS Local Name Table

          Name              Type        Status

       ---------------------------------------------

       DAMND-PC      <00> UNIQUE     Registered

       WORKGROUP     <00> GROUP      Registered

       DAMND-PC      <20> UNIQUE     Registered

    VPN - VPN Client:

    Node IpAddress: [0.0.0.0] Scope Id: []

       No names in cache


ID
175192
Banca
VUNESP
Órgão
CETESB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O Windows Server 2003 possui diversas opções de backup. Em uma operação de backup básica, quando um arquivo é processado pelo backup, o Windows altera um atributo no arquivo para indicar a data do último backup do arquivo com o intuito de evitar que o arquivo seja processado novamente pelo próximo backup, mesmo que não tenham ocorrido alterações nele. Para evitar que os atributos dos arquivos sejam alterados durante o backup e garantir que eles sejam processados no próximo backup, deve-se utilizar o backup

Alternativas
Comentários
  • BACKUP INCREMENTAL
    Esse tipo de Backup é interessante porque copiará  Apenas os  arquivos criados ou modificados desde o último Backup Normal. Ou seja, os arquivos que Não possuem a marcação.

    Se um usuário selecionar um pasta contendo 3000 arquivos, mas 400 deles não possuem a marcação, apenas esses 400 serão copiados, o resto
    dos arquivos não!
    Exemplo:  
    1) No Domingo, foi feito um backup NORMAL que copiou os 3000 arquivos daquela pasta.  
    2) Na segunda, 300 arquivos foram criados e 400 arquivos foram alterados.
    3) Na terça, se for feito um backup INCREMENTAL, só serão copiados 700 arquivos, porque somente eles estarão sem as marcações (os demais
    ainda permanecerão marcados devido ao backup NORMAL do domingo).
    Depois de feito o Backup Incremental nos arquivos, eles são marcados novamente (ou seja, recebem uma marca  que indica que eles acabaram de
    passar por um backup).
    Em Resumo: O Backup Incremental COPIA QUEM PRECISA (arquivos que foram criados ou modificados desde o último backup Normal ou Incremental) e depois OS MARCA.
    Porque a explicação dos “arquivos que precisam” é assim: arquivos que foram criados ou modificados desde o último  backup Normal ou
    Incremental????
    Simples, os demais tipos de backup  Não MARCAM os arquivos depois de copiá-los... “Pode até parecer fraqueza... pois que seja fraqueza
    então...” Ops... me perdi... Eu ia dizer: Pode até parecer que não há sentido em NÃO MARCAR depois de copiar... Mas acredite... Existe razão sim!

    BACKUP DIFERENCIAL
    Esse backup é semelhante ao INCREMENTAL no que se refere aos arquivos que ele copia. O backup DIFERENCIAL copia exatamente os arquivos
    que precisam (ou seja, que foram criados ou alterados desde o último backup NORMAL ou INCREMENTAL), em outras palavras, apenas os arquivos que não possuem a marca.
    Ou seja, se uma pasta com 3000 arquivos possuir apenas 400 arquivos sem a marcação, o backup DIFERENCIAL só copiará esses 400.
    Depois do backup realizado, os arquivos  Não são MARCADOS.
    Issoparece ser meio IMBECIL por parte desse tipo de backup, mas tem lá suas razões...
    Em Resumo: O Backup Diferencial COPIA QUEM PRECISA (arquivos que foram criados ou modificados desde o último backup
    Normal ou Incremental) e depois NÃO MARCA NINGUÉM.
    O Backup DIFERENCIAL normalmente não é MISTURADO com o backup INCREMENTAL. Ou seja, nas estratégias das empresas que usam mais de um tipo de backup, não estão definidos os backups INCREMENTAL e DIFERENCIAL ao mesmo tempo (eles são quase excludentes: onde se usa um deles, o outro não é usado). 

    Fonte: Aula do Professor João Antônio (Ponto dos Concursos - na época).


ID
178969
Banca
VUNESP
Órgão
CETESB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em um determinado servidor com Windows Server 2003, determinadas atividades estão agendadas para serem executadas diariamente. Como essas atividades acessam recursos de rede, é necessário que elas sejam executadas com uma determinada conta de rede. No Windows Server 2003, para configurar uma atividade agendada para ser executada com uma conta específica, deve-se

Alternativas

ID
178972
Banca
VUNESP
Órgão
CETESB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em um servidor com Windows Server 2003, uma determinada aplicação deve estar disponível permanentemente (24x7). Como o Windows Server 2003 divide os recursos do servidor entre os serviços do sistema operacional e as aplicações, deve-se configurar o servidor para priorizar a execução de aplicativos. Para executar a configuração da prioridade do servidor para aplicativos, deve-se

Alternativas

ID
178975
Banca
VUNESP
Órgão
CETESB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Um determinado servidor, com Windows Server 2003 instalado, exporta os seus arquivos de backup para um dispositivo de fita. O dispositivo de fita fica instalado no servidor somente enquanto se faz a extração do backup. Para garantir que os drivers desse dispositivo estarão disponíveis apenas quando o dispositivo de fita for usado, assim como os serviços correspondentes, deve-se

Alternativas
Comentários
  • Os perfis de hardware (hardware profiles) permitem criar configurações ou conjuntos diferentes de drivers. No caso do enunciado, poderia ser criado um perfil de transferência de backup, com os drivers do dispositivo de fita ativados, e um perfil comum, com os drivers do dispositivo de fita desativados. É uma maneira de reduzir o esforço manual de habilitar e desabilitar os dispositivos individualmente. Contudo, não entendo por que a alternativa B não está também correta, afinal é uma forma manual de realizar a tarefa.

    GABARITO: E


ID
178990
Banca
VUNESP
Órgão
CETESB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Considere a seguinte afirmação relacionada com políticas de backup do Windows Server 2003:

Ele realiza o backup dos arquivos marcados como alterados desde o último backup, e adiciona um flag no arquivo dizendo que entrou no backup.

Sobre a afirmação, pode-se dizer que se trata do tipo de backup

Alternativas
Comentários
  • Como é feito a marcação do flag nos tipos de backup:

    INCREMENTAL - Faz o backup e marca o FLAG
    DIFERENCIAL - Faz o backup e não marca o FLAG
    Completo  = Normal - Faz o backup e marca o FLAG
    Parcial - Acho que nem existe.
  • Ele realiza o backup dos arquivos marcados como alterados desde o último backup,
    • como ele só realiza o backup dos arquivos marcados, então pode ser Incremental ou Diferencial.
    • o backup completo realiza o backup de todos os arquivos e os marca
    e adiciona um flag no arquivo dizendo que entrou no backup.
    • se ele marca o arquivo, então só pode ser o Incremental, uma vez que o Diferencial não modifica o atributo do arquivo.
  • Quando você define a configuração do tipo de Backup para total, completo, todos os arquivos e pastas na unidade são backup toda vez que você usar esse conjunto de arquivos.


    Um backup diferencial fornece um backup dos arquivos que foram alterados desde que foi feito um backup completo. 


    Um backup incremental fornece um backup dos arquivos que foram alterados ou novos desde o último backup incremental. Para iniciar o processo, um arquivo com a opção incremental selecionada é usado para executar um backup.



    Fonte: Microsoft

  • Não tem erro:

    IncreMental, coMpleto, norMal: Marca!

    O resto não marca.


ID
180652
Banca
FGV
Órgão
MEC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No ambiente Microsoft Windows Server 2000/2003 existe um serviço configurável que permite ao servidor Windows 2000/2003 Server rodar aplicações de 32 bits de forma centralizada no servidor.

Este serviço é conhecido por:

Alternativas
Comentários
  • O Terminal Services pode ser executado em 2 modos:

    • Remote Administration Mode (Modo de Administração Remota) : nesse modo, os administradores poderão gerenciar o servidor a partir de qualquer local. Esse é um método seguro para se administrar redes remotas. Quando esse modo for utilizado, somente 2 conexões simultâneas poderão ser feitas com o servidor. Além disso, para que a conexão seja efetuada, a conta de usuário utilizada deverá ser membro do grupo Administrators (Administradores). Esse modo não requer nenhum tipo de licenciamento.
    • Application Server Mode (Modo de Aplicação) : nesse modo, podemos utilizar o servidor para executar aplicativos remotamente. Deve ser utilizado quando clientes com pouco recurso de hardware precisam executar aplicativos que exigem grande poder de processamento. Quando utilizamos esse modo, devemos levar em conta o licenciamento. Logo a seguir falaremos sobre o licenciamento do Terminal Services. Cada usuário que se conectar com o servidor Terminal Serviçes terá um perfil que armazenará suas configurações particulares. Podemos configurar algumas opções desse perfil nas propriedades das contas de usuários.
  • Remote Desktop Services, anteriormente designado por Terminal Services, é um dos componentes do Microsoft Windows que permite a um utilizador o acesso a informação e programas num computador remoto através de uma ligação de rede.
    Com os Terminal Services apenas a interface de uma aplicação é apresentada ao cliente. Qualquer instrução é redireccionada através de rede para o servidor, onde a execução de todas as aplicações tomam lugar.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Terminal_Service

ID
180661
Banca
FGV
Órgão
MEC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O Windows Server 2003 R2 ajuda a integração de sistemas UNIX e Windows, incluindo aplicativos baseados em UNIX personalizados e legados, serviços de segurança e diretório, compartilhamento de impressoras e arquivos, e scripts de aplicativos e gerenciamento.

Um dos componentes de interoperabilidade UNIX com o Windows Server 2003 R2 é o subsistema para aplicativos que fornece um Sistema Operacional para processos específicos, que pode ser traduzido como Interface Portável entre Sistemas Operacionais e uma família de normas designada como IEEE 1003, por meio do qual os administradores podem compilar e executar seus aplicativos com pouca ou nenhuma mudança no código fonte original.

Esse tipo é conhecido pela denominação:

Alternativas
Comentários
  • Questão certa letra (b):

    POSIX (acrônimo para o nome denominado: Portable Operating System Interface, que pode ser traduzido como Interface Portável entre Sistemas Operacionais) é uma família denormas definidas pelo IEEE e designada formalmente por IEEE 1003, que tem como objetivo garantir a portabilidade do código-fonte de um programa a partir de um sistema operacional que atenda as normas POSIX para outro sistema POSIX, desta forma as regras atuam como uma interface entre sistemas operacionais distintos. A designação internacional da norma éISO/IEC 9945.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/POSIX

  • O Subsistema para Aplicações Baseadas em UNIX (SUA) é um subsistema de compatibilidade de origem para compilar e executar aplicações baseadas em UNIX personalizadas num computador com um sistema operativo da classe de servidor do Microsoft® Windows®. Pode tornar as aplicações UNIX totalmente interoperáveis com o Windows no SUA com poucas ou nenhumas alterações no código de origem original.

    O Subsistema para Aplicações Baseadas em UNIX fornece um sistema operativo para processos POSIX (Portable Operating System Interface).

    http://technet.microsoft.com/pt-pt/library/cc772343(v=ws.10).aspx

  • O examinador deu até o nome em português: "traduzido como Portável entre Sistemas Operacionais" e no começo disse que era interoperabilidade UNIX x WINDOWS.

    Com um pouco de atenção não precisava saber o assunto.
  • Gabarito B

    POSIX (um acrônimo para: Portable Operating System Interface, que pode ser traduzido como Interface Portável entre Sistemas Operacionais) é uma família de normas definidas pelo IEEE para a manutenção de compatibilidade entre sistemas operacionais, e designada formalmente por IEEE 1003. POSIX define a interface de programação de aplicações (API), juntamente com shells de linha e comando e interfaces utilitárias, para compatibilidade de software com variantes de Unix e outros sistemas operacionais.

    Tem como objetivo garantir a portabilidade do código-fonte de um programa a partir de um sistema operacional que atenda as normas POSIX para outro sistema POSIX, desta forma as regras atuam como uma interface entre sistemas operacionais distintos, enfim, de modo coloquial "programar somente uma vez, com implementação em qualquer sistema operacional".

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
189289
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Uma empresa que utiliza uma rede Windows com Active Directory, na qual o nível funcional da floresta é Windows Server 2003, os controladores de domínio que serão suportados são

Alternativas
Comentários
  • Se todos os controladores de domínio no seu domínio ou floresta estiverem executando uma versão posterior do Windows Server e o nível funcional de domínio e de floresta estiver definido como o maior valor, todos os recursos de domínio e de floresta estarão disponíveis. Quando o domínio ou floresta contém controladores de domínio que executam versões anteriores de Windows Server, os recursos AD DS são limitados.

    Fonte: http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc771294.aspx
  • Nível funcional do domínio Windows Server 2003     

    Sistemas operacionais do controlador de domínio suportados

    Windows Server 2012

    Windows Server 2008 R2

    Windows Server 2008

    Windows Server 2003 

    letra c

  • What?

  • pra facilitar, a versão da floresta tem que ser no minimo igual ou mais antiga que os controladores de domínio.


ID
214174
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No Windows 2003 Server, qual comando pode ser utilizado para alterar a configuração de endereço estático para dinâmico de uma interface denominada Rede Local?

Alternativas
Comentários
  • Alternativa CORRETA letra C

    Um poderoso comando que poucos utilizam e é muito bom para qualquer ação com o sistema operacional é o NETSH, você pode realizar diversas operações de rede, como alterações de endereço IP, servidor de DNS, WINS, renomear placa de rede, configuração de filtro IPSEC, configuração do firewall do Windows XP SP2, entre outras funções.

    Abaixo veremos alguns comandos úteis, como alterações de dados em interface, e um comando que ajuda a diagnosticar problemas na rede.

    Antes de testar os comandos perceba que o nome utilizado abaixo é “REDE LOCAL”, e no Windows ele vem como “Local Área Connection”, para renomear sua placa você pode ir ao menu Iniciar, Conexões de Rede, clicar com o botão direito em cima da placa de rede, e renomear.

    1) Alteração de IP na interface para endereço estático :

    netsh interface ip set address name="Rede Local" static 10.0.0.9 255.255.255.0 10.0.0.1 1

    2) Alteração de IP na interface para endereço DHCP

    netsh interface ip set address name="Rede Local" source=dhcp

    3) Alterando o Gateway e metrica

    netsh interface ip set address "Rede Local" gateway = 10.0.0.1 gwmetric = 2

    4) Alterando o DNS da placa de rede

    netsh interface ip set dns "Rede Local" source=static addr=200.200.200.200 register=PRIMARY


ID
214183
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em um computador com Windows Server 2003, há itens que são exclusivamente característicos do NTFS e não estão presentes no FAT e FAT32. Nesse contexto, analise os itens a seguir.

I - Particionamento de disco
II - Criptografia de dados
III - Compartilhamento de pastas
IV - Permissionamento de arquivos específicos
V - Recursos de compactação nativa

São itens do NTFS APENAS os

Alternativas
Comentários
  •  Particionamento de disco e compartilhamento de pastas existem no FAT32.

  • Questão confusa. O termo APENAS deveria vir antes de NTFS, indicando que, das alternativas, apenas algumas fariam parte do NTFS, excluindo o FAT.

  • eita, compartilhamento de pastas com FAT? aqui fala que não

    https://social. technet. microsoft.com/Forums/pt-BR/1f938f02-ee0f-400e-bc89-79a76354d491/compartilhamento-de-pastas?forum=winxpp


ID
214186
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Para se estabelecer através do Active Directory uma floresta, com um domínio, com 8 OUs (Unidades Organizacionais), 400 contas de usuários e 20 grupos de distribuição, o número mínimo de servidores Windows Server 2003 necessários é de

Alternativas
Comentários
  • Para criar um domínio AD é necessário apenas um controlador de domínio.
  • Um domínio AD no Windows Server 2003/2008 suporta milhares de objetos (quase infinito), a única limitação existia no Windows NT 4.0 que suportava apenas 40.000 objetos cadastrados em um domínio AD.


  • Questão nada a ver. Será que ele quis dizer um balanceamento de carga? Tenho DCs com mais de 4000 usuarios, centenas de OUs, grupos e tudo mais...


ID
214189
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Foi solicitado ao administrador de uma floresta de servidores Windows Server 2003, com nível funcional em Windows Server 2003, que os usuários da sua floresta acessassem recursos disponibilizados em um domínio separado de servidores Windows NT 4. Qual o tipo de relação de confiança que deve ser estabelecido para permitir esse acesso?

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    Relação de confiança externa para formar uma relação de confiança intransitiva unidirecional ou bidirecional com domínios fora da floresta. São necessárias quando os usuários precisam acessar recursos localizados em um domínio do Windows NT 4.0 ou em um domínio localizado em uma floresta separada, que não sejam unidos por uma relação de confiança de floresta.
    Relação de confiança de atalho são relações de confiança transitivas unidirecionais ou bidirecionais que podem ser usadas quando os administradores precisam otimizar o processo de autenticação. As relações de confiança de atalho são necessárias quando muitos usuários em um domínio fazem logon regularmente em outros domínios na floresta.
    Relação de confiança de territóriopode ser estabelecida entre qualquer território Kerberos V5 não-Windows e um domínio do Windows Server 2003. Essa relação de confiança permite interoperabilidade entre plataformas com serviços de segurança com base em outras versões do Kerberos V5, como UNIX e implementações de MIT. As relações de confiança de território podem ser alternadas entre intransitivas e transitivas. As relações de confiança de território podem ser unidirecionais ou bidirecionais.
    Relação de confiança de floresta só pode ser criada entre um domínio raiz da floresta do Windows Server 2003 e um domínio raiz de outra floresta do Windows Server 2003.

ID
214192
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Para se criar um Cluster, com vários nós e com discos compartilhados, a partir do Windows Server 2003, é necessário criar uma conta dedicada ao serviço de Cluster. Dos direitos descritos abaixo, qual NÃO é necessário para o funcionamento dessa conta?

Alternativas
Comentários
  • Para funcionar corretamente no Microsoft Windows Server 2003, a conta de serviço de cluster explicitamente requer os seguintes direitos para todos os nós do cluster:

    * Atuar como parte do sistema operacional
    * Ajustar cotas de memória para um processo
    * Fazer backup de arquivos e diretórios
    * Aumentar as prioridades de agendamento
    * Faça logon como um serviço
    * Restaurar arquivos e diretórios

    Além disso, certifique-se que o grupo Administradores Local possui acesso aos seguintes direitos do usuário:

    * Depurar programas
    * Representar um cliente após autenticação
    * Gerenciar logs de auditoria e segurança

    http://support.microsoft.com/kb/269229


ID
214204
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Qual protocolo padrão é utilizado pelo Windows Server 2003 para o compartilhamento de pastas e impressoras através de uma rede?

Alternativas
Comentários
  • O SMB/CIFS?

    O SMB/CIFS (Server Message Block/Common Internet File System) é um protocolo de redes cujo o uso mais comum como foi dito anteriormente é o compartilhamento de arquivos em uma LAN. Este protocolo permite que o cliente manipule arquivos como se estes estivessem em sua máquina local. Operações como leitura, escrita, criação, apagamento e renomeação são suportadas, sendo a única diferença de que os arquivos manipulados não estão no computador local e sim em um servidor remoto.

    O protocolo SMB/CIFS funciona enviando pacotes do cliente para o servidor. Cada pacote é tipicamente baseado em uma requisição de algum tipo, como a abertura ou leitura de um arquivo. O servidor então recebe este pacote checa-o para ver se a requisição é válida, ou seja, verifica se o cliente possui as permissões apropriadas para efetuar a requisição e finalmente executa a requisição e retorna um pacote de resposta ao cliente. O cliente então analisa o pacote de resposta para determinar se a requisição inicial foi completada com sucessp

    O SMB/CIFS é razoavelmente um protocolo de rede de alto nível. No modelo OSI ele é provavelmente melhor descrito como uma camada de Aplicação/Apresentação. Isto significa que o SMB/CIFS depende de outros protocolos para o transporte. O protocolo mais utilizado para transporte confiável é o NetBIOS sobre TCP (NBT), que será melhor descrito mais a frente em Uma rede SMB/CIFS. Outros protocolos foram utilizados na camada de transporte porém com a enorme popularidade da Internet o NBT se tornou um "padrão".

    Apesar do compartilhamento de arquivos ser a principal proposta do SMB/CIFS existem outras funções associadas a ele.A maioria das implementações de SMB/CIFS são capazes de determinar outros servidores SMB/CIFS na rede (browsing), compartilhar impressoras e até mesmo fornecer complicadas técnicas de autenticação. Veremos aqui somente os conceitos básico de operações com arquivos do SMB/CIFS.

    Onde é encontrado

    O protocolo SMB/CIFS é extremamente utilizado pelos sistemas operacionais Microsoft Windows.

    fonte: http://www.gta.ufrj.br/grad/01_2/samba/smbcifs.htm

     

  • NFS (acrônimo para Network File System) é um sistema de arquivos distribuídos desenvolvido inicialmente pela Sun Microsystems, Inc., a fim de compartilhar arquivos e diretórios entre computadores conectados em rede, formando assim um diretório virtual.


    Implementação

    Para que os clientes possam acessar o servidor NFS é necessário que os seguintes daemons estejam executando[1]:
    nfsd - daemon NFS, que atende requisições dos clientes NFS.
    mountd - daemon de montagem NFS, que executa as solicitações que o nfsd lhe passa.
    portmap - daemon portmapper, permite que clientes NFS descubram qual porta o servidor NFS está utilizando.


    fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Network_File_System

  • Resposta letra (A)

    O Windows para Workgroups foi o primeiro sistema operacional da Microsoft a utilizar o SMB/CIFS e cada sistema operacional da Microsoft desde então passaram a possuir a capacidade de funcionar como um servidor ou cliente de SMB/CIFS. Os sistemas operacionais da Microsoft utilizam o SMB/CIFS para operações com arquivos remotas (tipicamente o mapeamento de drives de rede), navegação (via o Ambiente de Rede, autenticação (NT e Windows 2000) e serviços de impressão remotos. É razoável então dizer que o núcleo de rede nativo da Microsoft seja baseado nos serviços do SMB/CIFS.

    Fonte: http://www.gta.ufrj.br/grad/01_2/samba/smbcifs.htm

  • Com o serviço NFS podemos acessar arquivos de diferentes Sistemas Operacionais como Windows e Linux.
  • NFS:

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Network_File_System

     , resumindo seria um sistema de arquivos distribuídos para o compartilhamento de arquivos e diretórios para Linux, este serviço não vem como padrão ao Windows.


    SMB ou CIFS

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Server_Message_Block

     , SMB OU CIFS já é padrão em Windows para compartilhamento com o Linux.



ID
215860
Banca
IF-SE
Órgão
IF-SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O Windows 2003 Server trouxe algumas novidades ligadas à segurança com relação ao uso de senhas. Nesse sistema operacional, caso um usuário opte por fazer uso de uma senha em branco, sua conta poderá ter acesso:

Alternativas

ID
215863
Banca
IF-SE
Órgão
IF-SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Qual dos seguintes utilitários de rede pode ser usado de uma estação Windows 2003 Server para exibir a lista de processos em execução de uma outra estação remota Windows 2003 Server.

Alternativas
Comentários
  • Utilitário de rede utilizado para exibir a lista de processos em execução em um sistema remoto Win2003 ou na própria máquina windows.

    http://technet.microsoft.com/en-us/library/bb491010.aspx

ID
223345
Banca
FGV
Órgão
BADESC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O Windows Server 2003 R2 disponibiliza componentes direcionados à integração do Windows com UNIX, incluindo o Subsistema para Aplicativos baseados em UNIX - SUA, Active Directory Services e Serviços de Arquivos e Impressoras.

A esse respeito, analise as afirmativas referentes às características do SUA.

I. Compila e executa aplicativos personalizados baseados no UNIX em um computador executando Windows Server 2003 R2.
II. Fornece uma ferramenta case para processos POSIX (Portable Operating System Interface for UNIX).
III. Suporta nomes de arquivo sensitive case e o uso de utilitários e scripts shell do UNIX.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Não entendi o porquê da resposta...

    I. Compila e executa aplicativos personalizados baseados no UNIX em um computador executando Windows Server 2003 R2.
               O Subsistema para Aplicativos UNIX (SUA) é um subsistema de compatibilidade de origem para compilar e executar aplicativos UNIX em um computador que esteja executando o sistema operacional de classe de servidor Windows. Imaginei que era correta.

    II. Fornece uma ferramenta case para processos POSIX (Portable Operating System Interface for UNIX).
    O Subsistema para Aplicativos UNIX fornece um sistema operacional para processos da Interface do Sistema Operacional Portátil para UNIX (POSIX). Correto.

    III. Suporta nomes de arquivo sensitive case e o uso de utilitários e scripts shell do UNIX.
    O SUA também oferece suporte para nomes de arquivos que diferenciam maiúsculas de minúsculas, ferramentas de compilação e o uso de mais de 300 comandos do UNIX, utilitários e scripts de shell. Imaginei que tambem seria correta

    Fonte: http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc779522%28WS.10%29.aspx

    Então, na minha opinião resposta correta seria E.

    Se alguem puder esclarecer, eu agradeço. Abraço galera
  • De acordo com seu comentário e a fonte citada, Isaú, com certeza houve erro na questão. Só discordo de vc na segunda afirmativa. Ela está errada, pois sistema operacional para processos é diferente de ferramenta case. As outras duas estão corretas. Provavelmente o examinador, originalmente, queria perguntar qual afirmativa ERRADA e por isso a confusão na questão.
  • Concordo com o Jideão. Pra mim esta questão deveria ser invalidada ou corrigida aqui no QC, pq as corretas seriam I e III e não existe esta possibilidade. Abços.


ID
227215
Banca
VUNESP
Órgão
CEAGESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No Windows Server 2003, para compactar uma base de dados WINS por meio da linha de comando, deve-se utilizar o utilitário

Alternativas
Comentários
  • Microsoft Windows NT Server inclui um utilitário, Jetpack.exe, que pode ser usado para compactar um banco de dados DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) ou Service (WINS). A Microsoft recomenda que você compactar o banco de dados WINS sempre que ele se aproxima 30 MB.

    A sintaxe correta para Jetpack.exe é:
    JETPACK.EXE < nome do banco de dados > < nome do banco de dados temporário >

    Comandos de exemplo para compactar o banco de dados WINS:
    CD %SYSTEMROOT%\SYSTEM32\WINS
    NET STOP WINS
    JETPACK WINS.MDB TMP.MDB
    NET START WINS

    Comandos de exemplo para compactar o banco de dados DHCP:
    CD %SYSTEMROOT%\SYSTEM32\DHCP
    NET STOP DHCPSERVER
    JETPACK DHCP.MDB TMP.MDB
    NET START DHCPSERVER

    fonte: http://support.microsoft.com/kb/145881/pt-br


ID
227218
Banca
VUNESP
Órgão
CEAGESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Para garantir que um determinado usuário tenha acesso a uma quantidade pré-determinada de espaço em disco, em um servidor com Windows Server 2003, deve-se utilizar o Disk

Alternativas
Comentários

ID
229498
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca do sistema operacional Windows 2003 Server, julgue os seguintes itens.

I O active directory é uma implementação de serviço de diretório no protocolo LDAP que armazena informações sobre objetos em rede de computadores e disponibiliza essas informações a usuários e administradores dessa rede.

II A versão standard edition do Windows 2003 Server, indicada para empresas de pequeno e médio porte, permite compartilhar arquivos, impressoras e conexão à Internet.

III O Windows 2003 Server permite ativar um cache de gravação adicional, se existir um sistema de no-break que garanta que o computador não será desligado sem aviso, ao custo de um desempenho inferior na gravação de dados.

IV O Windows 2003 Server nativamente provê serviços de certificado digital e Kerberos, VPN, RAS, DNS, DHCP, WINS e políticas de grupo.

Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • O Win2003 permite que você ative um cache de gravação adicional somente quando você tiver um sistema de no-break que garanta que o computador não será desligado sem aviso. Isso permite um desempenho superior na gravação de dados

  • Tá muito estranha essa questão. Já li e ouvi algumas vezes que serviços como o DNS e DHCP não vêm instalados por default no Windows Server 2003.

    "Por padrão, o DNS não é instalado durante a instalação do Windows Server 2003. Ao instalar o Active Directory, tornando o servidor um DC, o assistente do Active Directory precisa se comunicar com um servidor DNS que seja a autoridade para o domínio do qual fará parte o DC. Pode ser qualquer servidor DNS da rede, inclusive servidores DNS baseados no UNIX. Somente será possível utilizar servidores DNS no UNIX, se a versão do DNS for a BIND 8.1.2 ou superior. "

    http://www.juliobattisti.com.br/artigos/windows/tcpip_p22.asp

    Se alguém puder me esclarecer isso, me mande um e-mail "fabiano.silva.amorim@gmail.com"
  •  Fabiano Amorim, A questão nõa fala que o DNS e o DHCP já vem instalado no Windows Server 2003, e sim que o Windows server 2003 oferece nativametne este recurso, ou seja, que para instalar o DHCO e DNS, você não precsia de  nada além do que vem com o proprio Windows, e isto é verdade.
    Após a instalação do Windows Server 2003, você pdoe simplesmente instalar/ativar os servidores DNS e DHCP dentro do próprio windows, sem precsiar baixar mais nada.
  • I O active directory é uma implementação de serviço de diretório no protocolo LDAP que armazena informações sobre objetos em rede de computadores e disponibiliza essas informações a usuários e administradores dessa rede. 

    OK. Apesar da estranheza do texto, "uma implementação de LDAP" pode ser interpretado como "baseado em LDAP", que é correto.   II A versão standard edition do Windows 2003 Server, indicada para empresas de pequeno e médio porte, permite compartilhar arquivos, impressoras e conexão à Internet. 

    OK. Vide http://www.microsoft.com/brasil/servidores/windowsserver2003/compare_standard.mspx    III O Windows 2003 Server permite ativar um cache de gravação adicional, se existir um sistema de no-break que garanta que o computador não será desligado sem aviso, ao custo de um desempenho inferior na gravação de dados.

    ERRADO. Com um cache de gravação a mais, há mais gravação acontecendo simultaneamente, o que melhrora o desempenho global de gravação. E creio que exista a necessidade de existir esse sistema de nobreak  - q, de qqr forma, é externo ao ambiente Windows.
        IV O Windows 2003 Server nativamente provê serviços de certificado digital e Kerberos, VPN, RAS, DNS, DHCP, WINS e políticas de grupo. 

    OK. São serviços do w2003. Como configurar está aqui: http://technet.microsoft.com/en-us/library/cc780199(v=ws.10).aspx a lista de serviços genérica está aqui: http://smallvoid.com/articles/windows-2003/services/
  • Sobre o cache de gravação adicional:

     

    "Write caching enables the OS to tell an application or process that a write to disk has been performed, allowing processing to continue, while in reality the device caches the write-in memory to write out at a later time as part of other writes to optimize performance.

    This means potentially if there were a power outage, the write would never occur, and data loss or corruption could occur. Connecting the computer to an Uninterruptible Power Supply (UPS) offers some protection from power failure, making the use of write caching less risky, but power failure isn't the only problem to consider. Other failures could also occur:

    * Physical hardware failure/crash

    * OS crash

    In either of the above scenarios, a UPS doesn't offer protection from possible data loss or corruption caused by write caching. I should stress that data loss or corruption is only "possible" and by no means a certainty."

    Fonte: http://windowsitpro.com/systems-management/q-it-best-practice-always-enable-write-caching-my-drives


ID
236923
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em determinado centro de dados (datacenter), algumas
rotinas de cópias de arquivos (backup) devem ser implementadas.
Para esse fim, o datacenter dispõe de um robô de backup, um
software que controla, organiza e classifica as fitas de backup.
Dispõe, ainda, de local apropriado para armazenamento dos dados.
Não há nenhum serviço que demande leitura e escrita durante todo
tempo.

Considerando os procedimentos de backup e rotinas descritos na
situação acima, julgue os itens que se seguem.

Considere que, em um sistema do tipo Windows 2003 Server, o administrador solicite que o diretório c:/arquivos seja copiado diariamente em função de alterações de arquivos dos usuários, que a pasta em questão seja compartilhada na rede e que os usuários a utilizem diariamente. Nesse caso, o backup total será o mais eficiente, pois ele captura somente os dados que forem alterados após o backup incremental mais recente.

Alternativas
Comentários
  • O backup total, ou full, copia todos os arquivos. Além disso, o bit archive de cada arquivo será desativado.

     

    Conceitos

    bit archive : quando ligado indica que o backup deverá copiar aquele arquivo, pois ele foi alterado.

    Full: copia tudo e apaga todos os bits archive

    Copia: copia tudo deixando os bits archvie intactos

    Incremental: copia todos os arquivos com bit archive ativos (alterados desde o último backup) e apaga o bit archive

    Diferencial: copia todos arquivos com bit archive ativo deixando o bit archive intacto. Como resultado, teremos sempre a cópia de todos os arquivos alterados desde o último backup.

  • Gabarito Errado

    Nesse caso o mais indicado é o Backup incremental, ao qual realiza o backup apenas dos últimos arquivos alterados.

     

    Vamos na fé !

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Prezados,

    O Backup total copia todos os arquivos independente de alteração ou não . O comando da questão erra ao afirmar que esse tipo de backup captura somente os dados que foram alterados após o backup incremental mais recente.

    Portanto a questão está errada.


  • ERRADO.

    "...backup total será o mais eficiente..."

    O backup mais indicado seria o INCREMENTAL.


ID
238468
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca do sistema operacional Windows Server 2003, julgue os
próximos itens.

Caso seja necessário disponibilizar o acesso a recursos do sítio de determinada empresa localizados no próprio servidor IIS, é preciso configurar um diretório virtual para tornar mais eficiente a localização desses recursos.

Alternativas
Comentários
  • Um diretório virtual é um diretório do servidor que não está dentro do diretório de publicação habitual, ou seja, um diretório que não depende de C:\Inetpub\wwwroot mas que sim que se pode acessar através do servidor web como se estivesse dentro de tal diretório.

    O diretório virtual se acessa com algo como http://localhost/diretorio_virtual, mas não tem porque existir uma correspondência em disco deste diretório dentro da pasta de publicação, ou seja, não tem porque existir o diretório C:\Inetpub\wwwroot\diretorio_virtual, senão que tal diretório poderia estar em qualquer outro site de nosso disco rígido, por exemplo C:\minhas_paginas.

    Os diretórios virtuais podem ser mapeados para outro diretório de nossos discos rígidos ou inclusive a outro diretório situado em outro computador da rede.

    *** configurar um diretório virtual para tornar mais eficiente a localização desses recursos... estou na dúvida, pois fica mais fácil para o usuário comum localizar um recursos utilizando um caminho mais acessível...
  • Acredito que o problema está em dizer que torna mais eficiente a localização dos recursos.

    É bem mais eficiente deixar no diretório padrão, porque as buscas são feitas lá a todo momento. Se o diretório estiver em outro local do disco ou em outro servidor na rede, pode demorar mais para acessar.
  • O erro está em afirmar que é preciso configurar um diretório virtual. É altamente recomendável a criação de um DV, mas não é requisito obrigatório.
  • Prezados,

    Um diretório virtual no IIS é um recurso que permite um diretório virtual aparecer para navegadores clientes como se ele estivesse no diretório raiz do servidor web, mesmo que ele possa estar fisicamente em outro lugar.

    Uma vez que o comando da questão fala que os recursos estão disponibilizados no proprio servidor IIS, não é preciso configurar um diretório virtual.

    Portanto a questão está errada.



ID
238471
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca do sistema operacional Windows Server 2003, julgue os
próximos itens.

O Windows Server 2003, plataforma de infraestrutura que suporta aplicações, redes e serviços, está disponível nas versões de 32 bits ou 64 bits.

Alternativas
Comentários
  • Versões 64-bits do Windows Server 2003

    As versões 64-bits do Windows Server são desenhadas para os processadores de alto desempenho disponíveis atualmente. Em linhas gerais, um processador de 64bits processa em um ciclo de clock, o que um processador de 32bits leva dois ciclos para concluir.

    Estes processadores aumentam o desempenho e a escalabilidade, processando mais dados, endereçando mais memória e executando cálculos numéricos mais rápido. São ideais para cargas elevadas de processamento e uso de memória. Grandes conjuntos de dados podem ser carregados inteiramente na memória sem a necessidade de tabelas de referência, como as usadas com o PAE usado nos sistemas x86 para endereçamento acima de 4GB de memória RAM.

    A arquitetura Windows de 64-bits permite redução do custo total de propriedade (TCO), oferecendo uma plataforma de 64-bits que se integra com o ambiente de 32-bits, aproveitando o conhecimento dos profissionais sobre Windows e permitindo que as aplicações 32-bits sejam executadas no sistema de 64-bits, e possibilitando também que novas demandas de 64-bits sejam atendidas com o cenário de 32-bits.

    A família Windows Server 2003 suporta duas arquiteturas de 64-bits diferentes, atualmente disponíveis no mercado. A primeira arquitetura suportada é chamada EPIC (Explicitly Parallel Instruction Computing) desenvolvida pela Intel e implementada no processador Intel Itanium (IA64). Esta arquitetura oferece suporte nativo para aplicações 64-bits.

    fonte: http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc668472.aspx; 

  • Questão correta. 

    Essa é praticamente pra não zerar. Quem está prestando concurso para área de suporte em TI sabe isso desde que iniciou carreira, geralmente.
  • Gabarito Certo

    Mamão com açucar....

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Prezados,

    Essa questão é bem simples. Com o avanço das arquiteturas, boa parte das aplicações vem nas versões de 32 e 64 bits.

    Portanto a questão está correta.



ID
250072
Banca
IPAD
Órgão
Prefeitura de Goiana - PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Sobre o serviço Active Directory que pode ser utilizado em redes Windows 2003, analise as seguintes afirmativas:

1. Organiza e centraliza o acesso a recursos existentes na rede.

2. Mantém dados sobre contas de usuário, impressoras, computadores, servidores e outros recursos de rede.

3. Tem limitação acerca da quantidade de recursos gerenciados, não sendo assim escalonável.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • 1 - Um servidor com Active Directory (AD) configurado realmente serve como centralizador de Recursos de Rede e os acessos aos mesmos. (verdadeiro)
    2 - Entre os dados que o AD armazena, podemos listar os ativos de rede: Impressoras, computadores e servidores assim como os dados de contas de usuários. (verdadeiro)
    3 - Ele é escalonável, podendo os recursos serem gerenciados por grupos, como grupo de usuários por exemplo. (falsa)

ID
250075
Banca
IPAD
Órgão
Prefeitura de Goiana - PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca da instalação e funcionamento do serviço DHCP no Windows Standard Server 2003, analise as seguintes afirmativas:

1. O serviço DHCP é instalado por padrão (instalação típica).

2. As configurações podem ser feitas através da opção DHCP encontrada nas propriedades de Meu computador.

3. A atribuição dos IPs via DHCP é sempre feita de forma estática, ou seja, um mesmo computador sempre recebe o mesmo endereço IP.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • O DHCP é um serviço que não está incluído na instalação típica do Windows Server 2003/208, sendo necessário adicionar ele posteriormente pelo Ferramentas Administrativas, Gerenciador de Servidor.
    É nesta opção que encontraremos o item DHCP depois de instalado.
    E por fim, o DHCP visa distribuir IPs dinamicamente, e não estaticamente. Não existe distribuição estática, mas atribuição estática, placa por placa, MAC por MAC.
  • 1. O serviço DHCP é instalado por padrão (instalação típica).
    (Falsa)
    Após instalação do Windows 2003 server, será necessário instalar as ferramentas administrativas (admistrative tools), em seguida criar um escopo DHCP, atribuir suas configurações e ativá-lo

    2. As configurações podem ser feitas através da opção DHCP encontrada nas propriedades de Meu computador.
    (Falsa)
    As configurações serão encontradas dentro das ferramentas administrativas no ícone (DHCP).

    3. A atribuição dos IPs via DHCP é sempre feita de forma estática, ou seja, um mesmo computador sempre recebe o mesmo endereço IP.
    (Falsa)
    O próprio nome informa que é ao contrário do enunciado:   Dynamic Host Configuration   Protocol, é um protocolo de serviço TCP/IP que oferece configuração dinâmica de terminais, com concessão de endereços IP de host e outros parâmetros de configuração para clientes de rede.
  • Questões 2 e 3 são fáceis de matar. O que pega na questão é a observação "(instalação típica)" do itém 1, que você pode confundir com a Configuração Típica do AD, que por sua vez, instala o DHCP.
  • DHCP client ou server ?? Isso não ficou claro. O servidor pode muito bem servir para várias funções menos ser DHCP server. Pode ter um roteador com NAT e o Windows server pega o IP como qualquer máquina.


ID
250084
Banca
IPAD
Órgão
Prefeitura de Goiana - PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Analise as seguintes afirmativas acerca das diferenças entre o Linux e o Windows Server 2003:

1. O Linux possui um melhor suporte de help-desk, já que a grande quantidade de participantes das comunidades Linux permite-nos encontrar rapidamente respostas para dúvidas novas.

2. Desempenho do Linux é infinitamente maior do que o do Windows Server 2003.

3. O Windows segue a licença chamada de GPL, enquanto o Linux não.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • 1 - Suporte help-desk é uma característica de softwares proprietários, onde a empresa que desenvolve o software mantém uma equipe de suporte através de uma central de atendimento. Não é a justificativa para a base de usuários que compartilham e melhoram a codificação do sistema operacional corrigindo erros.

    2 - A palavra infinitamente já denuncia o vício da questão. Com os dados informados, nem dá pra afirmar que o linux tenha desempenho maior, uma vez que não cita qual versão se trata.

    3 - A licença GPL é a licença do GNU: General Public License (Licença Pública Geral).
  • Discordo do gabarito. Em todas as máquinas que conheço que possuem os dois sistemas operacionais, Linux e Windows, simultaneamente instalados em partições distintas, o desempenho do Linux é SIM muito, mas muito superior mesmo que os do Windows. Chega a ser covardia. Olha, nesse notebook que escrevo esse comentário agora, por exemplo: É um Linux com 2Gb e tenho Ubuntu 12.4 e Windows 7 Starter. Gente, só vendo pra acreditar a diferença. Se o Linux for de 64 bits então, aí é humilhação!!! Nenhum Administrador de SO  vai se manifestar contra esse absurdo nessa questão?
  • Que questão doida!

  • O Linux poder ser 1 trilhão de vezes melhor que o Windows, porém infinito ainda é muito maior que isso.

  • 1. O Linux possui um melhor suporte de help-desk, já que a grande quantidade de participantes das comunidades Linux permite-nos encontrar rapidamente respostas para dúvidas novas. -->> FALSA. Não há pessoas trabalhando em um local com um telefone ou acesso remoto respondendo prontamente (característica de um Help Desk) dúvidas de usuários, até mesmo por ser um sistema livre..

    2. Desempenho do Linux é infinitamente maior do que o do Windows Server 2003. --> FALSA. Com base em que dados concretos poderia alguém citar isso?

    3. O Windows segue a licença chamada de GPL, enquanto o Linux não. --> FALSA. Na verdade é o contrário.


ID
257551
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com relação aos sistemas operacionais Linux e Windows, julgue os itens seguintes.

No Windows Server 2003, o System Information Tool é uma subseção do menu ativado por Start -> All Programs -> Accessories -> System Tools.

Alternativas
Comentários
  • Neste caminho encontramos o "System Information" apenas.
    E não o "System Information Tools" como é mecionado no item. 

ID
257554
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com relação aos sistemas operacionais Linux e Windows, julgue os itens seguintes.

No Windows Server 2003, para se compartilhar um dispositivo de impressão, a sequência de ações é: clique Iniciar -> Impressoras e Faxes; selecione o dispositivo e clique com o botão direito do mouse escolhendo Compartilhar; na aba de compartilhamento, escolha Compartilhar impressora e entre com um nome e endereço de rede para ela; se desejar que a impressora seja listada no Active Directory, clique na caixa Listar no diretório; finalize clicando OK.

Alternativas
Comentários
  • Alguém corrija se eu estiver errado, mas a palavra que torna esta afirmativa errada é "endereço". Para compartilhar uma impressora não entramos com endereço; somente um nome.
  • Como compartilhar uma impressora
    Clique em Iniciar e clique em Impressoras e aparelhos de fax . Dê um clique direito na impressora que você acabou de instalar e, em seguida, clique emcompartilhamento . Clique em compartilhar esta impressora e, em seguida, digite um nome de compartilhamento para a impressora. Opcionalmente, clique em Drivers adicionais , clique nos sistemas operacionais dos computadores cliente que podem anexar a esta impressora e, em seguida, clique em OK . Adicionando drivers para esses sistemas operacionais, usuários em computadores cliente podem se conectar ao servidor de impressão e baixar automaticamente os drivers apropriados para esse modelo de impressora sem precisar configurar nada. Quando você é solicitado para fazer isso, insira o CD-ROM do Windows Server 2003. Clique em OK para fechar as propriedades da impressora. Feche a impressoras e aparelhos de fax pasta.

ID
267745
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com relação à administração de sistemas operacionais e de sistemas
de informação, julgue os itens seguintes.

Por meio do Default Domain Controller Policy do Windows 2003 Server, é possível restringir a adição de membros ao grupo Domain Admins.

Alternativas
Comentários
  • Certo. Através da Default Domain Controller Policy é possível restringir a adição de membros ao grupo Domain Admins.
    As diretivas de segurança de domínio são aplicadas a usuários, computadores, servidores membros e controladores de domínio. Um detalhe importante é que a GPO (Objetos de Diretiva de Grupos) só pode ser aplicada em computadores que utilizam o Windows 2000, Windows XP ou o Windows 2003. De maneira geral, com as diretivas de segurança podemos definir o que um usuário poderá fazer em seu computador e na rede. Assim como as contas de usuários e grupos de usuários, as diretivas de segurança também podem ser criadas e aplicadas localmente ou no domínio. 
     

ID
270808
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue os seguintes itens, que versam sobre conceitos referentes a
sistemas operacionais.

Há várias versões para o Windows 2003 Server, as quais se diferenciam pelo número de programas que podem ser executados simultaneamente sobre a plataforma.

Alternativas
Comentários
  • As diferentes versões se diferenciam quanto à FUNÇÃO do servidor

    Windows Small Business Server
    Web Edition
    Standard Edition
    Enterprise Edition
    Datacenter Edition
    Windows Compute Cluster Server
    Windows Storage Server
    Windows Home Server
  • Existem diversas diferenças, entre elas as confirações suportadas tipo: memória, disco, processadores, segurança etc.

    As versões são:
    Standard Edition   Enterprise Edition     Datacenter Edition     Web Edition
  • Seguem algumas caracterisitcas das versões do Win2003


ID
271003
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PREVIC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca de instalação, configuração e administração de sistemas
operacionais Windows Server, julgue os itens que se seguem.

A GPO (group policy) é capaz de mudar configurações, restringir ações ou distribuir aplicações em seu ambiente de rede. Ao se criar uma OU (organizational unit) para cada departamento da empresa, diferentes configurações de GPO podem ser criadas para cada um desses departamentos.

Alternativas
Comentários
  • Conceito correto para GPO - Group Policy Object - Objeto de Política de Grupo, presente desde a versão Windows 2000 Server. No Windows Server 2008 R2, as configurações foram separadas em um item externo ao Active Directory.
  • CORRETO. 

    O enunciado está correto, apesar de algumas palavras omitidas ou trocadas, o texto ao seu final explicita umas das aplicabilidades gerais de uma GPO (Group Policy Object). 

    Estão surgindo muitas questões acerca de GPOs nos concursos, recomendo o Livro: http://www.americanas.com.br/produto/6994867/livro-tecnologia-em-redes-de-computadores

  • Direto do site da Microsoft


    "A Group Policy(GPO), é capaz de mudar configurações, restringir ações ou até mesmo distribuir aplicações em seu ambiente de rede. As vantagens são muitas, e podem ser aplicadas em sites, domínios e organizational units(OUs). Se você criou uma OU para cada departamento da sua empresa, poderá então, fazer diferentes configurações de GPO para cada departamento."


    https://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc668545.aspx


ID
308620
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca de instalação, configuração e suporte dos sistemas
operacionais Windows XP/Seven, Windows 2003/2008 Server e
Linux (RedHat e Suse), julgue os itens que se seguem.

Nos servidores com Windows 2003/2008 Server, é possível ativar o uso de quotas para novos usuários, limitando, assim, o volume de espaço em disco que cada usuário pode usar. A utilização desse procedimento é eficaz em redes com muitos usuários, a fim de racionalizar o uso do espaço disponível e evitar que um único usuário ocupe a maior parte do espaço em disco em detrimento de outros.

Alternativas
Comentários
  • O uso de Quotas é muito importante em sistemas que atuam como servidores de serviços, e em alguns casos é importante limitar um espaço de disco.

    Resposta certa.
  • Até endendo que a resposta seja correta, mas pode levantar questionamentos. A utilização desse procedimento de cota para usuário em grandes redes não acho que seja uma boa maneira de administrar cotas. A cota deveria ser definida para grupos e não para usuários, mas a solução de cota do Windows não permite isso.
  • Correto.
    As quotas podem ser ativadas para controle do espaço usado por cada usuário no servidor. Nas propriedades do disco, acesse a guia Quota, estabeleça um limite máximo e um limite de alerta, e adicione os nomes dos grupos ou usuários que serão limitados. Depois, podemos mudar manualmente algum específico para um valor superior.

ID
311863
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Considere:

I. O Windows Server 2003 possui um controlador no modo kernel, o HTTP.SYS, para a análise e o cache de HTTP, o que otimiza a escalabilidade e o rendimento.

II. O IIS 6.0 foi criado sobre o HTTP.SYS e está ajustado especificamente para aumentar o rendimento do servidor da Web.

III. O HTTP.SYS processa diretamente solicitações no kernel, sob determinadas circunstâncias.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • HTTP Protocol Stack (IIS 6.0)

     

    The HTTP listener is implemented as a kernel-mode device driver called the HTTP protocol stack (HTTP.sys). IIS 6.0 uses HTTP.sys, which is part of the networking subsystem of the Windows operating system, as a core component.

    Earlier versions of IIS use Windows Sockets API (Winsock), which is a user-mode component, to receive HTTP requests. By using HTTP.sys to process requests, IIS 6.0 delivers the following performance enhancements:

    Kernel-mode caching. Requests for cached responses are served without switching to user mode.

    Kernel-mode request queuing. Requests cause less overhead in context switching, because the kernel forwards requests directly to the correct worker process. If no worker process is available to accept a request, the kernel-mode request queue holds the request until a worker process picks it up.

    Using HTTP.sys and the new WWW service architecture provides the following benefits:

    When a worker process fails, service is not interrupted; the failure is undetectable by the user because the kernel queues the requests while the WWW service starts a new worker process for that application pool.

    Requests are processed faster because they are routed directly from the kernel to the appropriate user-mode worker process instead of being routed between two user-mode processes.

    For information about improvements made to HTTP.sys for Windows Server 2003 SP1, see the HTTP API in Windows Server 2003 SP1 white paper.

    fonte: http://www.microsoft.com/technet/prodtechnol/WindowsServer2003/Library/IIS/a2a45c42-38bc-464c-a097-d7a202092a54.mspx?mfr=true

  • How HTTP.sys Works

    When you create a Web site, IIS registers the site with HTTP.sys, which then receives any HTTP requests for the site. HTTP.sys functions like a forwarder, sending the Web requests it receives to the request queue for the user-mode process that runs the Web site or Web application. HTTP.sys also sends responses back to the client.

    Other than retrieving a stored response from its internal cache, HTTP.sys does not process the requests that it receives. Therefore, no application-specific code is ever loaded into kernel mode. As a result, bugs in application-specific code cannot affect the kernel or lead to system failures.

    HTTP.sys provides the following services in IIS 6.0:

    Routing HTTP requests to the correct request queue.

    Caching of responses in kernel mode.

    Performing all text-based logging for the WWW service.

    Implementing Quality of Service (QoS) functionality, which includes connection limits, connection timeouts, queue-length limits, and bandwidth throttling.


    fonte: http://www.microsoft.com/technet/prodtechnol/WindowsServer2003/Library/IIS/a2a45c42-38bc-464c-a097-d7a202092a54.mspx?mfr=true

  • How HTTP.sys Handles Kernel-Mode Queuing

    When IIS 6.0 runs in worker process isolation mode, HTTP.sys listens for requests and queues those requests in the appropriate queue. Each request queue corresponds to one application pool. An application pool corresponds to one request queue within HTTP.sys and one or more worker processes.

    When IIS 6.0 runs in IIS 5.0 isolation mode, HTTP.sys runs like it runs in worker process isolation mode, except that it routes requests to a single request queue.

    If a defective application causes the user-mode worker process to terminate unexpectedly, HTTP.sys continues to accept and queue requests, provided that the WWW service is still running, queues are still available, and space remains in the queues.

    When the WWW service identifies an unhealthy worker process, it starts a new worker process if outstanding requests are waiting to be serviced. Thus, although a temporary disruption occurs in user-mode request processing, an end user does not experience the failure because TCP/IP connections are maintained, and requests continue to be queued and processed.




    fonte: http://www.microsoft.com/technet/prodtechnol/WindowsServer2003/Library/IIS/a2a45c42-38bc-464c-a097-d7a202092a54.mspx?mfr=true
  • Confiabilidade e escalabilidade

    O Windows Server 2003 oferece os recursos a seguir para proporcionar uma confiabilidade e uma escalabilidade aprimoradas.

    Novo controlador em modo de núcleo, HTTP.SYS: O Windows Server 2003 introduz um novo controlador no modo kernel, o HTTP.SYS, para a análise e o cache de HTTP, melhorando a escalabilidade e o rendimento. O IIS 6.0 foi criado sobre o HTTP.SYS e está ajustado especificamente para aumentar o rendimento do servidor da Web. Além disso, o HTTP.SYS processa diretamente solicitações no kernel, sob determinadas circunstâncias.

    Fonte:Technet

     


ID
328951
Banca
FGV
Órgão
DETRAN-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Qual das características a seguir NÃO se aplica ao recurso de cópias Shadow do Windows Server 2003?

Alternativas

ID
345253
Banca
MOVENS
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No Windows Server 2003, discos rígidos podem ser gerenciados como discos básicos e discos dinâmicos.

Com relação aos dos discos dinâmicos e básicos no Windows Server 2003, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A. INCORRETA. A conversão básico > dinâmico não provoca perda de dados, mas o oposto sim. B. INCORRETA. O padrão é disco básico. C. INCORRETA. Para formar clusters, é preciso que os discos sejam básicos. D. GABARITO. Na verdade, o correto seria chamar de volume, não de partição. De qualquer modo, a afirmativa está correta.

ID
360568
Banca
FEPESE
Órgão
UDESC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Assinale a alternativa que indica como abrir o utilitário do Windows Server 2003 que permite criar novos usuários do sistema.

Alternativas

ID
360574
Banca
FEPESE
Órgão
UDESC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Identifique o comando cuja execução em um computador com sistema operacional Windows Server 2003 forçará que todas as senhas de usuário que forem configuradas no computador possuam no mínimo 8 caracteres.

Alternativas

ID
363070
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Num ambiente com Windows Server 2003, Active Directory e estações de trabalho com Windows XP, para criar compartilhamentos ocultos, de maneira que eles não possam ser exibidos pela opção “Meus locais de rede”, deve-se utilizar o caracter

Alternativas
Comentários
  • Digitando $ no final do comando.
  • Eis o que diz o suporte da Microsoft: É possível ocultar o recurso compartilhado dos usuários digitando $ como último caractere do nome do recurso compartilhado (o $ passará a fazer parte do nome do recurso). Os usuários poderão mapear uma unidade para o recurso compartilhado, mas não poderão vê-lo quando o procurarem no Windows Explorer ou em Meu Computador, ou ainda quando utilizarem o comando net view no computador remoto.
    Fontes: http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc778421%28v=ws.10%29 e http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc775533%28v=ws.10%29
    Att, LA_X

  • Minha opinião é que esta questão é passível de anulação. Usa-se o $ no final do nome de compartilhamento e não no final do comando, até mesmo porque pode ser feito através do Windows Explorer na opção Mapear Unidade de Rede. Ficaria muito estranho e até daria erro um comando NET USE$ ou NET$


ID
363076
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No que diz respeito às características dos tipos de armazenamento disponíveis no Windows Server 2003, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • No armazenamento básico, o disco é dividido em partições. Uma partição é uma parte do disco que se comporta como se fosse uma unidade de armazenamento separada. Por exemplo, em um disco de 4GB, posso criar duas partições de 2GB, que na prática se comportam como se fossem dois discos de 2GB independentes. Em um disco com armazenamento básico, nos podemos ter Partições primárias, partições estendidas e Drivers lógicos.
     
    No Armazenamento Dinâmico (suportado apenas pelo Windows 2000) é criada uma única partição com todo o espaço do disco. Um disco configurado com Armazenamento Dinâmico é chamado de “Disco Dinâmico”. Um Disco Dinâmico pode ser dividido em volumes, sendo que um volume pode conter uma ou mais partes de um ou mais discos. Também é possível transformar um Disco Básico em um Disco Dinâmico e podemos ter diferentes tipos de volumes. O tipo de volume a ser utilizado é determinado por fatores tais como espaço disponível, performance e tolerância a falhas. A tolerância a falhas, diz respeito a possibilidade do Windows 2000 Server manter as informações, mesmo no evento de comprometimento de um disco ou volume.

    Importante: É importante salientar que um disco somente pode ser configurado para um tipo de armazenamento. Não podemos, por exemplo, ter uma porcentagem do disco como armazenamento básico e o restante como armazenamento dinâmico.

    Mais informações: http://www.babooforum.com.br/forum/index.php?/blog/524/entry-1092-gerenciando-discos-no-windows-2000-armazenamento-basico-x-armazenamento-dinamico/

ID
363079
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em relação à utilização de criptografia do próprio Windows, num ambiente com Windows Server 2003, Active Directory, estações de trabalho Windows XP e Windows Vista, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • a)      Somente arquivos e pastas em volumes NTFS e FAT32 podem ser criptografados. (Errado. O recurso de segurança EFS (Encrypting File System) está disponível somente em volumes NTFS)

    b)      Se arquivos criptografados forem movidos para uma pasta descriptografada, eles serão automaticamente descriptografados na nova pasta. (Errado. O status de criptografado é do arquivo e ele será retido nas movimentações dentro da mesma partição ou em partições diferentes, desde que elas sejam NTFS. Quando o arquivo criptografado é movido para uma partição NÃO NTFS, aí sim, o aquivo perde o atributo de criptografia. Por isso é importante associar permissões NTFS juntamente com as de EFS).

    c)      Arquivos ou pastas criptografadas recebem proteção contra exclusão ou mesmo listagem de arquivos ou pastas. (Errado. Se o usuário tiver permissão NTFS sobre a pasta ou o arquivo, mesmo sem permissão de descriptografia, poderá excluí-lo).

    d)     Criptografar ou descriptografar pastas e arquivos é possível somente no ambiente local do computador. (Errado. Embora o EFS seja mais normalmente utilizado em ambientes locais, é possível utilizá-lo em servidores remotos, desde que o mesmo seja configurado para isso).

    e)      Se arquivos descriptografados forem movidos para uma pasta criptografada, eles serão automaticamente criptografados na nova pasta. (Certo.)

ID
363082
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Quanto ao DNS no Windows Server 2003, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Atualização dinâmica segura

    A segurança de atualização DNS está disponível apenas para zonas integradas ao Active Directory. Depois que você integrar uma zona ao diretório, os recursos de edição da lista de controle de acesso (ACL) estarão disponíveis no console DNS para que você possa adicionar ou remover usuários ou grupos da ACL para uma zona ou registro de recurso especificado.


ID
459400
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com relação a administração de serviços de rede em servidores
Windows 2003 Server, julgue os itens subseqüentes.

O Internet IIS é instalado por default no Windows 2003 Server.

Alternativas
Comentários
  • O IIS 6.0 é "Locked-down server By default", em outras palavras, está protegido na sua instalação, exigindo que o administrador habilite as funções especiais e necessárias para executar o site na Web. Sem isso, ele só pode oferecer conteúdo estático e extensões dinâmicas desabilitadas. Isso faz com que o IIS 6.0 seja o servidor de Web mais seguro.


ID
459409
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com relação a administração de serviços de rede em servidores
Windows 2003 Server, julgue os itens subseqüentes.

O serviço de impressão do Windows 2003 Server é capaz de capturar uma impressora por uma porta IP e de compartilhar essa impressora para os usuários mediante permissão de impressão.

Alternativas
Comentários
  • Porta IP é a porta que impressora irá utilizar para impressão, tal termo vem dos Porta LPT, Porta COM e por aí vai.


ID
492343
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com relação ao pacote de aplicativos Microsoft Office 2003,
julgue os próximos itens.

Durante a instalação do Microsoft Office 2003, é necessário informar algumas opções que podem modificar a configuração básica do funcionamento do kernel do Windows.

Alternativas
Comentários
  • Errado. Os aplicativos 'de último nível', como o Microsoft Office, não alteram a estrutura do núcleo do sistema operacional. O máximo que fazem é alterar as configurações de inicialização do Windows (incluindo processos e serviços para acelerar o carregamento do Office e sua integração).

ID
519514
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em relação ao sistema operacional Windows Server 2003, o comando que permite ao administrador exibir uma lista de drivers de dispositivos instalados é:

Alternativas

ID
582721
Banca
FCC
Órgão
TRT - 19ª Região (AL)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No que se refere ao processo de instalação do Windows Server 2003, é INCORRETO:

Alternativas
Comentários
  • O Windows Server 2003 pode ser instalado utilizando partições FAT32.
  • De acordo com o site da Microsoft, são admitidos 3 tipos de partições para o Windows Server 2003: NTFS, FAT ou FAT32 (http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc787653%28v=ws.10%29 ). A letra E está errada porque afirme que só o NTFS é possível.
    Att, LA_X

ID
609028
Banca
CONSULPLAN
Órgão
SDS-SC
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Qual protocolo, em um servidor Windows 2003, faz com que clientes NetBIOS possam se comunicar sobre o protocolo TCP/IP ?

Alternativas
Comentários
  • NetBT é um protocolo que descreve como os serviços do NetBIOS são fornecidos em uma rede TCP/IP.

    NetBIOS  é um conjunto de serviços de rede para uma rede de computadores. O NetBIOS pode ser implantado no número máximo de protocolos de rede diferentes, tais como TCP/IP.

  • A API NetBIOS deve estar habilitado em um dos protocolos de transporte: NetBEUI, TCP / IP ou NWLink IPX / SPX. Redes que usam TCP / IP para compartilhamento de arquivos e impressoras requerem NetBIOS sobre TCP / IP, também conhecido comoNetBT.
  • e-

     

    UDP - user datagraam protocol - assim como TCP, é protocolo da camada de transporte para aplicacoes que nao necessitam movimentar volume grande na internet. Na camada de aplicacao, os protocolos que usam UDP é SNMP, BOOTP e TFTP. POr ser mais simples e menos confiavel do que TCP, tem baixo overhead e nao usa acknowledgements, sliding windows e sequenciamento. É parecido com IP em relacao a servicos. POrem, usa controle de erros por checksum, o qual verifica dados e header.

     

    RPC remote procedure call- é um paradigma/modelo para fazer aplicacoes distribuidas em ambientes heterogeneos client-server. VANTAGENS: modelo de facil uso, balanceamento, uso distribuido dos recursos, alta disponibilidade por replicacao e poder das aplicacoes para rodar em hardware e software heterogeneo e caracteristica de esconder do programador complexidades da rede. 

     

    IP - Internet Protocol é o protocolo base da internetoferecendo um serviço de datagramas não confiável (melhor esforço, quase sem garantias). O pacote pode chegar desordenado, duplicado ou perdido. Confiabilidade é adicionada à camada de transporte.


ID
613060
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com relação aos sistemas Windows 2003 Server e Linux, julgue os
itens que se seguem.

Ao se desligar deliberadamente um servidor Windows Server 2003, o sistema solicita uma justificativa para tal ação.

Alternativas
Comentários
  • Certo!
  • Acontece isso mesmo: abre uma janela p/ escolher uma justificativa. Entretanto, quem não tem familiaridade com esse sistema operacional, dava p/ responder a questão usando um pouco de intuição.  Se o sistema operacional é usado em servidores, deve, no mínimo, dar um aviso informando se tem certeza que deseja desligar, qdo esse procedimento for executado de forma deliberada.

    Alternativa: Certa

  • "dar um aviso informando se tem certeza que deseja desligar" tudo bem...Algo como se assegurar de que o usuário queira realmente desligar.

    Mas justificar?!?!  Tipo colocar um campo texto pro usuário responder algo do tipo:
    "Estou desligando a máquina por motivos X, Y, Z"...

    Cespe: ame o odeie.
  • Prezados,

    O nome dessa funcionalidade é Shutdown Event Tracker, como vemos na imagem abaixo, ela solicita justificativa para desligar o sistema. Essa opção pode ser desabilitada.





    Portanto a questão está correta.

  • Ai é só questão de se saber o que significa "Deliberadamente".

    Questão facil galera.

    Otimos estudos a todos...


ID
616750
Banca
FCC
Órgão
MPE-SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O Windows Server 2003 fornece serviços de clustering do tipo clusters de

Alternativas

ID
616753
Banca
FCC
Órgão
MPE-SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Serviço NÃO incluído em todas as edições do Windows Server 2003:

Alternativas

ID
630898
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Considere que a palavra “servidor” representa o endereço IP do servidor.   

Ao instalar o IIS 6.0 da maneira padrão no Windows Server 2003, é criado um site web com todos os recursos de administração que podem ser acessados de uma estação de trabalho ou via Internet. Para acessar esse site utiliza-se o URL:

Alternativas
Comentários
  • Introdução
    O IIS (Serviços de Informações da Internet) 6.0, com o sistema operacional Microsoft® Windows Server 2003™, fornece recursos de servidor Web integradas, confiáveis, escalonáveis, seguras e gerenciáveis em uma intranet, na Internet ou em uma extranet. O IIS é uma ferramenta para criar uma sólida plataforma de comunicações de aplicativos de rede dinâmicos. Organizações de todos os portes usam o IIS para hospedar e gerenciar páginas da Web na Internet ou em suas intranets, para hospedar e gerenciar sites FTP e para rotear notícias ou emails usando o protocolos NNTP (Network News Transfer Protocol) e SMTP (Simple Mail Transfer Protocol). O IIS 6.0 alavanca os mais recentes padrões da Web, como o Microsoft ASP.NET, XML e o protocolo SOAP (Simple Object Access Protocol), para o desenvolvimento, implementação e gerenciamento de aplicativos da Web. O IIS 6.0 contém novos recursos projetados para auxiliar organizações, profissionais de TI e administradores de servidores a alcançarem suas metas de desempenho, confiabilidade, escalabilidade e segurança para milhares de sites da Web potenciais em um ou vários servidores IIS.

    Questão
    Para administrar um servidor Web do IIS com a ferramenta 'Administração remota (HTML)'
    • Abra o site da intranet a partir de um browser para a Web e escreva o seguinte na barra Endereço: https://nomeanfitrião:8098

      Substitua nomeanfitrião pelo nome do computador ao qual pretende ligar e administrar.

      Letra: a)

    Fontes:
    http://technet.microsoft.com/pt-pt/library/cc786404%28WS.10%29.aspx
    http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc785089%28WS.10%29.aspx
  • Em Identificação de Site , registre os números que são exibidos na caixa Porta TCP Porta SSL caixas nas. Por exemplo, 8099 8098 .

ID
630901
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Sobre o sistema de impressão no Windows Server 2003 é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • a) Todos os documentos são impressos diretamente na impressora sem passar pelo spooler do servidor.
    Errado. Se a impressora está instalada e compartilhada no servidor, quando algum terminal da rede tentar imprimir nesta impressora, tem que passar pelo spooler do servidor.

    b) As impressoras podem ser publicadas no Active Directory, o que permite que usuários pesquisem por impressoras e localizem-nas mais facilmente.
    Correto.

    c) Um relatório (log) de impressão é gerado no cliente, com informações sobre o usuário que enviou o trabalho de impressão e a data/hora da impressão.
    Errado. Gerado no servidor.

    d) O driver da impressora fica armazenado no cliente de impressão e deve ser instalado manualmente.
    Errado. O driver fica armazenado no cliente, mas a instalação é automática (por exemplo: você está em um terminal, e precisa instalar uma impressora que está compartilhada no SERVIDOR1... é só clicar em Iniciar -> Executar, digitar \\servidor1, será exibido a impressora compartilhada... clica com botão direito na impressora -> CONECTAR. O Windows instala automaticamente a impressora (pega o driver do servidor).

    e) Não há suporte ao acesso às impressoras via HTTP.
    Errado. No primeiro momento fiquei em dúvida quanto a essa questão... eu pensei que a banca estava se referindo a algum tipo de interface web onde fosse possível administrar os trabalhos de impressão, etc... (o que na prática não existe no Windows Server)... Mas na verdade a questão se refere a seguinte tela durante a instalação da impressora:


    Se pede uma URL, então é HTTP mesmo =)

    Bons estudos.

ID
661639
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Sobre o ICS (Compartilhamento de conexão com a Internet) em Windows 2003 Server, analise:

I. Permite que você use o Windows 2003 Server para se conectar a uma pequena rede corporativa ou doméstica pela Internet.

II. Fornece a NAT (Network Address Translation) os endereços IP, além dos serviços de resolução dos nomes para todos os computadores de uma rede pequena.

III. É possível configurar o ICS em uma rede que possua um dos seguintes requisitos: use endereços IP estático; tenha um controlador de domínio Windows 2003 Server; ou utilize outros servidores DNS, gateways ou servidores DHCP.

É correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • Questão ctrl+c + ctrl+v do suporte da microsoft.
     Segue o endereço: http://support.microsoft.com/kb/324286/pt-br

  • O ICS (Compartilhamento de conexão com a Internet) permite que você use o Windows Server 2003 para se conectar a uma pequena rede corporativa ou doméstica pela Internet. O ICS fornece a NAT (Network Address Translation), os endereços IP, além dos serviços de resolução dos nomes para todos os computadores de uma rede pequena. Este artigo passo a passo descreve como instalar o ICS em um computador baseado no Windows Server 2003. 

    São necessários os seguintes hardwares ou softwares para esse procedimento:
    • Uma DSL (digital subscriber line) ou modem a cabo conectados a um ISP (Internet service provider), além de uma conta de cabo ou DSL ativada.
    • Dois adaptadores de rede instalados. Este artigo descreve como instalar um segundo adaptador de rede.
    • Uma rede já está configurada com o TCP/IP em funcionamento.
    ATENÇÃO: Antes de realizar os procedimentos descritos neste artigo, observe os seguintes pontos:
    • Não use o ICS em uma rede que:

      Como o ICS cria um endereço IP estático para o seu adaptador de rede e aloca endereços IP para os outros computadores em sua rede, você perderá a sua conexão com o restante da rede se outros computadores já oferecem esses serviços. Se houver uma ou mais dessas condições em sua rede, você deve usar a NAT do Windows Server 2003 em lugar do ICS. Para obter mais informações sobre ela, consulte a Ajuda do Windows Server 2003.
      • Use endereços IP estáticos
      • Tenha um controlador de domínio Windows Server 2003
      • Use outros servidores DNS, gateways ou servidores DHCP
    • Não crie uma conexão VPN (virtual private network) com uma rede corporativa a partir do computador ICS. Se fizer isso, por padrão, todo o tráfego do computador ICS (incluindo o tráfego dos clientes da rede local) será encaminhado através da conexão VPN para a rede corporativa. Isso significa que os recursos da Internet não estarão mais disponíveis e que todos os computadores clientes enviarão os dados através da conexão lógica criada com as credenciais do usuário do computador ICS.
    • Não configure o ICS em um computador que seja um servidor VPN. Se o seu computador baseado no Windows Server 2003 estiver funcionando como servidor VPN, você deve usar a NAT do Windows Server 2003.
    http://support.microsoft.com/kb/324286/pt-br
  • Outro link muito bom pra ICS:

    http://windows.microsoft.com/pt-br/windows-vista/using-ics-internet-connection-sharing

ID
661642
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Sobre permissões de arquivos em Windows 2003 Server, é INCORRETO o que consta em:

Alternativas
Comentários
  • Nesta questão como outra tem uma pegadinha, pois o correto é:

    As permissões explícitas têm precedência sobre as permissões herdadas, até mesmo sobre as permissões de negação herdadas. Para obter mais informações, consulte Permissões explícitas e herdadas.



    http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc758122%28v=ws.10%29.aspx
  • Permissões explícitas e herdadas

    Há dois tipos de permissão: permissões explícitas e permissões herdadas.

    • As permissões explícitas são aquelas definidas por padrão quando o objeto é criado ou por ação do usuário. 
    • As permissões herdadas são as propagadas até um objeto a partir de um objeto pai. As permissões herdadas facilitam a tarefa de gerenciar permissões e garantir a consistência das permissões em todos os objetos de um determinado recipiente. 

    Por padrão, os objetos de um recipiente herdam as permissões desse recipiente ao serem criados. Por exemplo, quando você cria uma pasta denominada MinhaPasta, todas as subpastas e todos os arquivos criados nela herdam automaticamente as suas permissões. Portanto, MinhaPasta possui permissões explícitas e as subpastas e os arquivos terão permissões herdadas.

    Observações

    • As permissões de negação herdadas não impedem o acesso a um objeto se ele tiver uma entrada de permissão <b>Permitir</b> explícita.
    • As permissões explícitas têm precedência sobre as permissões herdadas, até mesmo sobre as permissões de negação herdadas. 
  • Erro da letra D --> Robocopy é utilitário de Backup.

    bons estudos.
  • o amigo destacou como errada a letra D pois o robocopy é um utilitário de backup, porém a questão pede para marcar o item incorreto. Temos dois gabaritos corretos???


  • Robocopy: Sabemos que neste caso além da cópia é necessária a manutenção dos atributos e permissões dos dados que serão migrados
    Read more: http://www.linhadecodigo.com.br/artigo/1342/copiando-dados-com-o-robocopy.aspx#ixzz3IxWMtI7m

  • Sérgio. Na letra D a banca não diz que o Robocopy não é ferramenta de backup. 


ID
661645
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O Windows 2003 Server oferece dois tipos de tecnologia para clustering: Server Clusters e Network Load Balancing. O número de servidores possíveis para cada tecnologia é, respectivamente,

Alternativas
Comentários

ID
661648
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Sobre a tecnologia de clustering em Windows 2003 Server, analise:

I. A utilização da tecnologia Server Clusters é mais indicada para aplicações que mantêm estados de longa duração em memória, como Microsoft SQL Server.

II. A utilização da tecnologia Network Load Balancing é mais indicada para aplicações que tratam cada requisição do cliente como uma operação independente, como, por exemplo, servidores FTP.

III. Na tecnologia Server Clusters, os servidores individuais são chamados hosts, e na tecnologia Network Load Balancing, os servidores individuais são chamados nós (nodes).

É correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • O erro da alternativa 3 é que ele trocou a ordem, ou seja, Server Clusters são chamados de nós e na tecnologia Network Load Balancing, os servidores individuais são chamados de hosts.
  • Correção da III:

    Server Cluster:

    Network Load Balancing: HOST


ID
671263
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Considere o texto a seguir.

O Windows Server 2003 possui nativamente um servidor de DNS que é de fundamental importância. Nesse servidor, os domínios DNS são implementados a partir da criação de zonas DNS que podem ser de vários tipos. Um desses tipos é novidade no DNS do Windows Server 2003, em relação a versões anteriores. Esse tipo de zona pode ser criada para a resolução imediata de nomes de um determinado domínio filho. Somente os registros do servidor de nomes, o início de autoridade e hosts necessários são cadastrados. Este recurso é recomendado quando domínios filhos (delegados, como, por exemplo, campinas.sp.gov.br, que é um domínio delegado a partir do domínio sp.gov.br) possuem mais de um servidor de DNS com autoridade, pois nestes casos o servidor de DNS "pai" precisaria ter cadastrado todos os servidores DNS com autoridade no domínio filho. Cadastrando uma zona desse tipo, o gerenciamento fica mais simples, pois essas atualizações podem ser feitas automaticamente.

O texto fala de um tipo de zona de DNS denominada zona

Alternativas
Comentários
  • Os tipos de zona incluem:

    Zona primária: Cria uma cópia de uma zona que pode ser atualizada diretamente neste servidor. Estas informações sobre a zona são armazenadas em um arquivo de texto .dns. Zona secundária: Uma zona secundária padrão copia todas as informações do seu servidor DNS principal. Um servidor DNS principal pode ser um Active Directory, zona primária ou secundária configurada para transferências de zonas. Observe que você não pode modificar os dados da zona em um servidor secundário. Todos os seus dados são copiados do servidor DNS principal. Zona Stub: Uma zona stub contém somente aqueles registros de recursos necessários para identificar os servidores DNS autoritativos para aquela zona. Aqueles registros de recurso incluem o NS (Nome do servidor), SOA (Inicio de autoridade) e possívelmente, agrupar os registros Host (A).http://support.microsoft.com/kb/323380/pt-br
  • Os tipos de zona incluem:

    Zona primária: Cria uma cópia de uma zona que pode ser atualizada diretamente neste servidor. Estas informações sobre a zona são armazenadas em um arquivo de texto .dns.

    Zona secundária: Uma zona secundária padrão copia todas as informações do seu servidor DNS principal.

    Um servidor DNS principal pode ser um Active Directory, zona primária ou secundária configurada para transferências de zonas. Observe que você não pode modificar os dados da zona em um servidor secundário. Todos os seus dados são copiados do servidor DNS principal.

    Zona Stub: Uma zona stub contém somente aqueles registros de recursos necessários para identificar os servidores DNS autoritativos para aquela zona. Aqueles registros de recurso incluem o NS (Nome do servidor), SOA (Inicio de autoridade) e possívelmente, agrupar os registros Host (A).

    http://support.microsoft.com/kb/323380/pt-br


ID
671275
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Sobre o processo de instalação e configuração do Windows Server 2003 é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Letra B.
    Letra A - errada, porque para obter um endereço IP dinâmico, é necessário o DHCP ativado, porém ele nem foi instalado ainda... E um servidor com IP dinâmico, como é que as estações encontrarão ele?
    Letra C - errada, porque é possível adicionar um servidor a uma floresta existente, tornando-se sub-domínio, domínio secundário.
    Letra D - quando a política de complexidade de senhas está ativada (padrão), é exigido o uso de letras, números e símbolos na senha.
    Letra E - ao contrário, em um servidor podemos dividir em várias partições para otimizar a busca de dados nos discos, além de fazer com que vários discos apareçam como um único disco para os clientes (ideia de um cluster de armazenamento).

ID
671284
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Sobre o DHCP no Windows Server 2003, considere:

I. Na ferramenta de gerenciamento do DHCP, é possível garantir que um determinado endereço IP integrante da faixa definida seja sempre concedido a um determinado endereço físico (Mac Address).

II. Uma novidade no DHCP é a possibilidade de realizar um backup das configurações e, se necessário, a restauração dessa base.

III. A alta disponibilidade no DHCP deve ser implementada instalando o serviço em um segundo servidor Windows e definindo metade do escopo em cada servidor.

IV. Não só o endereço IP de elementos de rede são entregues e gerenciados pelo servidor DHCP, mas também todas as configurações de rede necessárias para um funcionamento otimizado e estável da rede.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Resumo do que é DHCP:

    O DHCP ("Dynamic Host Configuration Protocol" ou "protocolo de configuração dinâmica de endereços de rede") permite que todos os micros da rede recebam suas configurações de rede automaticamente a partir de um servidor central, sem que você precise ficar configurando os endereços manualmente em cada um.

    O protocolo DHCP trabalha de uma forma bastante interessante. Inicialmente, a estação não sabe quem é, não possui um endereço IP e não sabe sequer qual é o endereço do servidor DHCP da rede. Ela manda, então, um pacote de broadcast endereçado ao IP "255.255.255.255", que é transmitido pelo switch para todos os micros da rede. O servidor DHCP recebe este pacote e responde com um pacote endereçado ao endereço IP "0.0.0.0", que também é transmitido para todas as estações. Apesar disso, apenas a estação que enviou a solicitação lerá o pacote, pois ele é endereçado ao endereço MAC da placa de rede. Como vimos na introdução, quando uma estação recebe um pacote destinado a um endereço MAC diferente do seu, ela ignora a transmissão. Dentro do pacote enviado pelo servidor DHCP estão especificados o endereço IP, máscara, gateway e servidores DNS que serão usados pela estação.

    O DHCP oferece três tipos de alocação de endereços IP:
    • Atribuição manual- Onde existe uma tabela de associação entre o Endereço MACdo cliente (que será comparado através do pacote broadcast recebido) e o endereço IP (e dados restantes) a fornecer. Esta associação é feita manualmente pelo administrador de rede; por conseguinte, apenas os clientes cujo MAC consta nesta lista poderão receber configurações desse servidor;
    • Atribuição automática- Onde o cliente obtém um endereço de um espaço de endereços possíveis, especificado pelo administrador. Geralmente não existe vínculo entre os vários MAC habilitados a esse espaço de endereços;
    • Atribuição dinâmica- O único método que dispõe a reutilização dinâmica dos endereços. O administrador disponibiliza um espaço de endereços possíveis, e cada cliente terá o software TCP/IPda sua interface de redeconfigurados para requisitar um endereço por DHCP assim que a máquina arranque. A alocação utiliza um mecanismo de aluguel do endereço, caracterizado por um tempo de vida. Após a máquina se desligar, o tempo de vida naturalmente irá expirar, e da próxima vez que o cliente se conectar, o endereço provavelmente será outro.


  • O item III está errado:

    "III. A alta disponibilidade no DHCP deve ser implementada instalando o serviço em um segundo servidor Windows e definindo metade do escopo em cada servidor. "

    O correto seria balancemento de carga, pois se um dos servidores parar o outro escopo ficrá prejudicado, tendo em vista que o item fala que foi definido metade do escopo em cada servidor.
  • Concordo com o colega acima. o Item III não está correto. Uma vez que com apenas metade do escopo não houve redudancia apenas uma divisão. Sé um dos servidores falhar metade da rede será prejudicada. 
  •   Perfeitamente o cometários dos colegas acima. Questao mal elaborada.
  • "todas as configurações de rede necessárias para um funcionamento otimizado e estável da rede. "

    quer dizer que com DHCP não precisa configurar mais NADA na rede? no mínimo estranha essa afirmativa.

  • A galera esperneia mas não cita nenhuma referência. Quanto ao item III segue:

     

    In previous Windows versions like Windows Server 2008 R2 and Windows Server 2003, you have two options to make DHCP highly available:

    DHCP in a Windows failover cluster. This option places the DHCP server in a cluster with an additional server configured with the DHCP service that assumes the load if the primary DHCP server fails. The clustering deployment option uses a single shared storage. This makes the storage a single point of failure, and requires additional investment in redundancy for storage. In addition, clustering involves relatively complex setup and maintenance.

    Split scope DHCP. Split scope DHCP uses two independent DHCP servers that share responsibility for a scope. Typically 70% of the addresses in the scope are assigned to the primary server and the remaining 30% are assigned to the backup server. If clients cannot reach the primary server then they can get an IP configuration from the secondary server. Split scope deployment does not provide IP address continuity and is unusable in scenarios where the scope is already running at high utilization of address space, which is very common with Internet Protocol version 4 (IPv4).

    Those were good, but not great solutions. In Windows Server 2012 DHCP Failover enables administrators to deploy a highly resilient DHCP service to support your business without the challenges of the 2 options discussed above. It provide DHCP service availability at all times on the enterprise network. If a DHCP server is no longer reachable, the DHCP client is able to extend the lease on its current IP address by contacting another DHCP server on the enterprise network.

     

    Veja que na referência se menciona que geralmente se colocava 70% dos endereços em um servidor e 30% em outro, e que, embora em alguns cenários não fosse possível "split scope deployment" (50% em cada servidor), em outros cenários seria possível. Alguém poderia submeter recurso dizendo que a alternativa disse que se "deve" dividir 50% em cada servidor, quando o correto seria que se "pode" dividir assim.

     

    Atente também que a abordagem mudou no Windows Server 2012.

     

    https://blogs.technet.microsoft.com/canitpro/2013/07/09/step-by-step-dhcp-high-availability-with-windows-server-2012-r2/


ID
702958
Banca
AOCP
Órgão
BRDE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Assinale a seguir a alternativa que NÃO apresenta uma versão do Microsoft Windows Server 2003.

Alternativas
Comentários
  • A família de produtos do Microsoft Windows Server 2003 inclui quatro versões:

    Windows Server 2003 Web Edition: Funciona como host e servidor Web, fornecendo uma plataforma para agilizar o desenvolvimento e a implantação de aplicativos e serviços da Web.

    Windows Server 2003 Standard Edition: Atende às necessidades diárias de empresas de todos os portes, fornecendo uma solução para o compartilhamento de arquivos e impressoras, conectividade segura com a Internet, implantação centralizada de aplicativos da área de trabalho e colaboração entre funcionários, parceiros e clientes.

    Windows Server 2003 Enterprise Edition: Destina-se a empresas de médio a grande porte, ativando a infra-estrutura da empresa, aplicativos de linha de negócios e transações de comércio eletrônico.

    Windows Server 2003 Datacenter Edition: Permite o desenvolvimento de soluções comerciais críticas que exigem os bancos de dados mais escalonáveis e o processamento de um grande volume de transações. Além disso, é uma plataforma ideal para a consolidação de servidores.

    Fonte: http://www.microsoft.com/brasil/servidores/windowsserver2003/compare.mspx


ID
702961
Banca
AOCP
Órgão
BRDE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Sobre a instalação do Microsoft Windows Server 2003, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Esse sistema operacional pode ser instalado a partir de um CD-ROM inicializável.

II. O Windows Server 2003 utiliza uma GUI durante a instalação que se parece com a do Windows XP.

III. Tanto as versões comerciais quanto a de avaliação exige a ativação do produto.

IV. Após a instalação e ativação do Windows Server 2003, é possível configurar o servidor utilizando a página Gerenciar Servidor.

Alternativas

ID
702964
Banca
AOCP
Órgão
BRDE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Sobre MMC no Microsoft Windows Server 2003, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. A principal ferramenta para gerenciar o Microsoft Windows Server 2003 é o MMC.

II. O MMC fornece uma interface padronizada e comum para um ou mais aplicativos, chamados snap-ins, que são utilizados para configurar os elementos do seu ambiente.

III. Snap-ins são individualizados para tarefas específicas, e podem ser ordenados e agrupados dentro do MMC de acordo com a preferência administrativa do administrado.

IV. O MMG é a ferramenta que veio para substituir o MMC com funcionalidades mais simples e eficientes.

Alternativas
Comentários
  • É quem nos permite executar as Ferramentas Administrativas, ou seja, é simplesmente um console sobre o qual as Ferramentas Administrativas são exibidas.

    No MMC é possível:

    · Executar as Ferramentas Administrativas

    · Ter um padrão para criação, gravação e abertura das Ferramentas Administrativas.

    · Adicionar snap-ins no MMC. Snap-ins são as ferramentas que utilizamos nas tarefas administrativas em um computador ou em um domínio, como: Gerenciamento do Computador, Gerenciador de dispositivos, Modelos de segurança, e muitas outras.

    · Adicionar um ou mais snap-ins em um console, ou seja, podemos ter em um único console várias Ferramentas Administrativas.

    · Criar nossos próprios consoles personalizados e posteriormente, salvar esses consoles. Os consoles são salvos com a extensão .msc.

    No item IV desconhço essa ferramenta.

    Fonte:http://www.juliobattisti.com.br/fabiano/artigos/consolemmc.asp

ID
702967
Banca
AOCP
Órgão
BRDE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Sobre Snap-Ins no Microsoft Windows Server 2003, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Snap-Ins autônomos são fornecidos pelo desenvolvedor de um aplicativo. Todas as ferramentas administrativas para Windows Server 2003 é o console de um único snap-in ou combinações pré-configuradas de snap- ins úteis para determinada categoria de tarefa.

II. Snap-Ins Wizard são configurados através de um assistente, desta forma o Windows Server 2003 direciona as extensões em um local pré - configurado pela aplicação.

III. Quando adicionamos uma extensão, o Windows Server 2003 coloca a extensão no local apropriado dentro do snap-in autônomo.

IV. Snap-Ins de extensão, ou simplesmente extensões, foram desenvolvidas para funcionar com um ou mais snap-ins autônomos, com base na funcionalidade do autônomo.

Alternativas