-
As lesões oriundas desse tipo de ação denominam-se feridas punctiformes ou puncturas, pela sua exteriorização em forma de ponto. Têm como características a abertura estreita; são de raro sangramento, de pouca nocividade na superfície e, às vezes, de certa gravidade na profundidade, em face desse ou daquele órgão atingido; e, por fim, quase sempre de menor diâmetro que o do instrumento causador, graças à elasticidade e à retratilidade dos tecidos cutâneos.
O trajeto dessas feridas é representado por um túnel estreito que se continua pelo tecido lesado,
representado no cadáver por uma linha escura.
O ferimento de saída, quando isso ocorre, é em geral mais irregular e de menor diâmetro que o de
entrada, em face do instrumento atuar nessa fase através de sua parte mais afilada.
-
EXEMPLOS DE INSTRUMENTOS PERFURANTES DE BAIXO CALIBRE: ALFINETE, AGULHA, ESPINHO
-
A questão avalia os conhecimentos do candidato em traumatologia médico-legal, mais especificamente sobre as diferenças nas lesões causadas por instrumentos perfurantes de baixo calibre, das causadas por instrumentos perfurantes de médio calibre.
I. CERTO. Um instrumento perfurante de baixo calibre deixará um ferimento puntiforme, de abertura estreita, compatível com o diâmetro do instrumento. As lesões oriundas desse tipo de ação denominam-se feridas punctiformes ou punctórias, pela sua exteriorização em forma de ponto.
II. CERTO. O sangramento é raro pois a abertura do ferimento é quase imperceptível, não atingindo grandes vasos.
III. CERTO. Os ferimentos causados por instrumentos perfurantes de baixo calibre têm como características a abertura estreita (quase imperceptível); são de raro sangramento, de pouca nocividade na superfície e, às vezes, de certa gravidade na profundidade, em face desse ou daquele órgão atingido.
IV. ERRADO. Essas lesões se apresentam quase sempre de menor diâmetro que o do instrumento causador (e não maior!), graças à elasticidade e à retratilidade dos tecidos cutâneos.
Gabarito do professor: Alternativa A (apenas as assertivas I, II e III estão corretas).
-
Fala, pessoal!!!!
Esses tipos de lesão caem bastante em prova. Os colegas já explanaram muito bem sobre os instrumentos perfurantes de pequeno calibre. Vou deixar as minhas observações com base no material do Estratégia e do livro da Prof. Neusa Bitar:
Quando o instrumento é de médio calibre, a forma das lesões assume aspecto diferente, obedecendo às leis de FILHÓS E LANGER.
PRIMEIRA LEI DE FILHOS (lei da semelhança): as feridas assemelham-se às produzidas por instrumento de 2 gumes (casa de botão ou botoeira).
SEGUNDA LEI DE FILHOS( lei do paralelismo): feridas provocadas por instrumento perfurante de médio calibre em uma mesma região do corpo, cujas linhas de força tenham o mesmo sentido, ficam paralelas entre si.
LEI DE LANGER: a extremidade da lesão toma aspecto de ponta de seta, triângulo ou equilátero quando provocadas no ponto de encontro das linhas de força.
Espero poder ajudar alguém!!
-
GAB. A
-
Gab letra A
IV - MENOR diâmetro que o instrumento causador devido a retratação da pele.
-
Quem vai fazer PCRN e não sabe nada de medicina legal, deixa um joinha aqui.
-
Gab. A
Características das lesões punctórias/puntiformes:
- ABERTURA ESTREITA;
- EM FORMA DE PONTO (INSTRUMENTOS DE PEQUENO CALIBRE);
- EM FORMA DE BOTOEIRA (INSTRUMENTOS DE MÉDIO CALIBRE);
- SÃO DE RARO SANGRAMENTO;
- POUCA NOCIVIDADE NA SUPERFÍCIE E, ÀS VEZES, DE CERTA GRAVIDADE NA PROFUNDIDADE, EM FACE DESSE OU DAQUELE ÓRGÃO ATINGIDO;
- QUASE SEMPRE DE MENOR DIÂMETRO QUE O DO INSTRUMENTO CAUSADOR, GRAÇAS À ELASTICIDADE E À RETRATILIDADE DOS TECIDOS CUTÂNEOS;
- O FERIMENTO DE SAÍDA, QUANDO ISSO OCORRE, É EM GERAL MAIS IRREGULAR E DE MENOR DIÂMETRO QUE O DE ENTRADA, EM FACE DO INSTRUMENTO ATUAR NESSA FASE ATRAVÉS DE SUA PARTE MAIS AFILADA.
- AGEM POR PRESSÃO EM UM PONTO, AFASTANDO AS FIBRAS, SEM SECCIONÁ-LAS.