-
GABARITO LETRA C
-
A questão avalia os conhecimentos do candidato em traumatologia médico-legal.
Entre os agentes mecânicos, os instrumentos contundentes são os maiores causadores de dano. Sua ação é quase sempre produzida por um corpo de superfície, e suas lesões mais comuns se verificam externamente, embora possam repercutir na profundidade. Esses instrumentos transferem energia cinética para o nosso corpo por meio de uma superfície (uma área), e não apenas em uma linha ou ponto.
I. ERRADO. As bordas das feridas contusas não são regulares. A irregularidade das bordas da ferida contusa é justificada pela ação brusca da superfície do meio ou instrumento causador da agressão. A ferida da pele é irregular, desigual, anfratuosa, serrilhada ou franjada.
II. CERTO. O fundo da ferida é sempre irregular pela ação mais evidente dos planos superficiais e seu irregular mecanismo de agressão.
III. CERTO. As feridas contusas são menos sangrantes que as cortantes, pois a compressão exercida pelo meio ou instrumento esmaga a luz dos vasos lesados, levando, por assim dizer, a uma hemostasia traumática.
IV. CERTO. As vertentes são irregulares, pois o meio traumático, atingindo de maneira disforme e não alcançando ele próprio a profundidade, torna essas margens irregulares.
Gabarito do professor: Alternativa C (apenas as assertivas II, III e IV estão corretas).
-
Como as feridas contusas são produzidas por meios ou instrumentos de superfície e não de gume,mais ou menos afiados, apresentam elas as seguintes características:
forma estrelada, sinuosa ou retilínea
bordas irregulares, escoriadas e equimosadas
fundo irregular
vertentes irregulares
pontes de tecido íntegro ligando as vertentes
retração das bordas da ferida
pouco sangrantes
integridade de vasos, nervos e tendões no fundo da lesão
ângulo tendendo à obtusidade.
A forma da ferida contusa é quase sempre sinuosa ou estrelada, e mais raramente retilínea,variando de acordo com a forma do instrumento, a região atingida e a violência da contusão.
-
Forma fácil de gravar lesões contundentes: são lesões geralmente "de qualquer jeito", "tudo irregular' -> bordar irregular, vertente irregular e fundo irregular. Abçs.
-
Ferida contusa. Trata-se de lesões abertas cuja ação contundente foi capaz de vencer a resistência e a elasticidade dos planos moles. São produzidas por compressão, pressão, percussão, arrastamento, explosão e tração.
Como as feridas contusas são produzidas por meios ou instrumentos de superfície e não de gume, mais ou menos afiados, apresentam elas as seguintes características:
- forma estrelada, sinuosa ou retilínea
- bordas irregulares, escoriadas e equimosadas;
- fundo irregular;
- vertentes irregulares;
- pontes de tecido íntegro ligando as vertentes;
- retração das bordas da ferida;
- pouco sangrantes;
- integridade de vasos, nervos e tendões no fundo da lesão;
- ângulo tendendo à obtusidade