-
Nas quedas acidentais, é COMUM que o corpo deslize bem próximo ao local da precipitação.
Deus não te daria um sonho tão grande se ele não fosse possível.
-
A questão avalia os conhecimentos do candidato em traumatologia forense, mais especificamente nas lesões por precipitação.
I. ERRADO. Nas quedas acidentais, é comum que o corpo quase deslize bem próximo ao local da precipitação até encontrar um elemento de resistência, caindo bem perto dele, em face da ausência de impulso inicial, como se houvesse apenas a ação da gravidade. Nesses casos, como o corpo não recebeu nenhum impulso horizontal ele cai sob a ação exclusiva do seu próprio peso e por isso o ponto de chegada do corpo (ponto de incidência) fica exatamente na projeção vertical do ponto de partida (ponto de lançamento), normalmente junto do perfil do prédio onde o fato ocorreu.
II. CERTO. Um detalhe que chama a atenção no conjunto das alterações produzidas no corpo pela precipitação é a desproporção entre as lesões cutâneas – relativamente insignificantes, e as gravíssimas lesões ósseas e viscerais. No que diz respeito às lesões internas, pode-se dizer que todas as vísceras estão sujeitas a serem afetadas, principalmente as chamadas vísceras maciças. O coração, por exemplo, apresenta algumas características bem peculiares: o átrio e o ventrículo direitos são em quase todas as vezes os mais atingidos; e, por sua vez, a cavidade atrial é mais afetada que a ventricular. A aorta apresenta muito mais lesões em sua porção ascendente.
III. CERTO. As lesões por precipitação foram sumariamente descritas por Leon Thoinot: “Pele intacta ou pouco afetada, rupturas internas e graves das vísceras maciças e fraturas ósseas de características variáveis."
Gabarito do professor: Alternativa D (apenas as assertivas II e III estão corretas).
-
Então, pessoal....... sobre as precipitações (quedas) temos que se ligar em alguns detalhes:
1- se juquinha cai de um prédio de 5 andares acidentalmente quando mexia na antena da TV, ele muito provavelmente vai cair bem próximo à parede. Isso se dá pq a vítima provavelmente vai tentar se agarrar na parede para evitar a queda, o que também torna normal marcas na parede e vestígios de tinta, por exemplo, na mão da pessoa.
2- há desproporção nas lesões cutâneas ( da pele) e as lesões dos órgãos e ossos. Isso se verifica porque na queda não há tanto atrito entre a pele e o chão, não existindo tantas lesões na pele. Já os órgãos, muitos se rompem e os osso costumam ter graves fraturas.
3- Como eu disse outrora, a pele permanece integra, pois houve pancada, mas pouco atrito.
Espero poder ajudar alguém!
-
pele intacta e lesões internas - lesoes ou fraturas em saco de noz