-
IV. Ferimento produzido por instrumento perfurocortante no abdome é sempre menor ou igual ao comprimento do gume desse instrumento. (errado)
Nem sempre, pode ocorrer da lesão ser produzido em partes moles do corpo, como o abdômen por exemplo, o local sofre depressão e o intrumento penetra mais fundo no corpo, é a chamada lesão em acordeon ou ferida de Lacassani.
-
GABARITO LETRA A
-
1 Angulo agudo = 1 gume
2 Angulos agudos = 2 gumes
ferida triangular ou estrelada = 3 gumes
Facada na barriga = o local é mole porquanto sofre depressão e a lâmina penetra mais fundo no corpo, é a chamada lesão em acordeão ou ferida de Lacassagni.
Quando o ovo é de águia = Não importa o ninho *
*Essa última foi o delegado Zouk que inventou kkkkkkkkkkk
-
A questão avalia os conhecimentos do candidato em traumatologia médico-legal, mais especificamente sobre as características das lesões causadas por instrumentos perfurocortantes.
As lesões perfurocortantes são provocadas por instrumentos de ponta e gume, atuando por um mecanismo misto: penetram perfurando com a ponta e cortam com a borda afiada os planos superficiais e profundos do corpo da vítima. Agem, portanto, por pressão e por secção.
I. CERTO. As soluções de continuidade produzidas por instrumentos perfurocortantes de um só gume resultam em ferimentos em forma de botoeira com uma fenda regular, e quase sempre linear, com um ângulo agudo (lado do gume) e outro arredondado (lado sem corte).
II. CERTO. Os ferimentos causados por arma de dois gumes produzem uma fenda de bordas iguais e ângulos agudos (correspondentes aos dois lados da lâmina cortante).
III. ERRADO. Sua largura é notadamente maior que a espessura da lâmina da arma usada, devido à retração dos tecidos superficiais. Já o comprimento é menor que a largura da folha, se o trajeto da arma foi perpendicular ao plano do corpo, saindo da mesma direção, e maior se agiu obliquamente. Se, ao sair, tomou um sentido inclinado, corta mais a pele, aumentando o diâmetro da fenda.
IV. ERRADO. O tamanho dessas lesões, devido à elasticidade da pele, pode ser inferior, igual ou superior ao diâmetro da arma. Os ferimentos penetrantes do abdome por esse tipo de instrumento, podem ter um trajeto maior ou menor que o comprimento dele, e isto é explicado pela movimentação aflita da vítima em uma luta corporal, nos seus recuos e avanços, comuns nas flexões do corpo durante a contenda.
Gabarito do professor: Alternativa A (apenas as assertivas I e II estão corretas).
-
Sobre as feridas em acordeão, é só recordar do abdômen, galera. Faça o teste vc mesmo: sente-se e observe-se se a pele da sua barriga não vai fazer aquele "efeito safona". Percebe que um instrumento pequeno vai conseguir fazer um ferimento grande porque a sua pele está dobrada, toda unida, permitindo que o instrumento alcance uma grande área?
Portanto, ferimentos no abdômen podem ser maiores que o instrumento perfurocortante.