SóProvas


ID
2384929
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Em relação a lesões produzidas por instrumento perfurocontundente, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Os orifícios de entrada nos tiros encostados têm forma irregular, denteada ou com entalhe.

II. O diâmetro dos orifícios de entrada nos tiros encostados é sempre menor que o do projétil.

III. Os tiros encostados permitem deixar impresso o desenho da boca e da alça de mira na pele, através de um alo de tatuagem e esfumaçamento, conhecido como sinal de Benassi.

IV. Em geral, nos ferimentos de tiros encostados, não há zona de tatuagem nem esfumaçamento.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • O item II está errado, pois o diâmetro é maior.

    Já no item III, o sinal não é o de Benassi e sim de Puppe-Werkgaertner.

  • Sinal de Benassi: nos tiros dados no crânio, costelas e escápulas, pode-se encontrar um halo fuliginoso (ou negro de fumo) na lâmina externa do osso referente ao orifício de entrada, pode desaparecer com a lavagem.

  • O formato do tiro encostado não depende da superfície sobre a qual ele é aplicado? Um tiro encostado no osso do crânio tem formato diferente de um tiro encostado na barriga...

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em traumatologia médico-legal.

    As feridas perfurocontusas são produzidas por um mecanismo de ação que perfura e contunde ao mesmo tempo. Na maioria das vezes, esses instrumentos são mais perfurantes que contundentes. Esses ferimentos são produzidos quase sempre por projéteis de arma de fogo; no entanto, podem estar representados por meios semelhantes, como, por exemplo, a ponta de um guarda-chuva, um espeto de churrasco. Ainda assim, nosso estudo será orientado apenas para o projétil de arma de fogo. 

    I. CERTO. Estes ferimentos, com plano ósseo logo abaixo, têm forma irregular, denteada ou com entalhes, devido à ação resultante dos gases que descolam e dilaceram os tecidos. Isso ocorre porque os gases da explosão penetram no ferimento e refluem ao encontrar a resistência do plano ósseo.

    II. ERRADO. O diâmetro dessas lesões pode ser maior (e não sempre menor) do que o do projétil em face de explosão dos tecidos pelo efeito “de mina", e suas bordas algumas vezes voltadas para fora (revertido), devido ao levantamento dos tecidos pela explosão dos gases. 

    III. ERRADO. Os tiros encostados ainda permitem deixar impresso na pele o chamado sinal de Werkgaertner, representado pelo desenho da boca e da massa de mira do cano, produzido por sua ação contundente ou pelo seu aquecimento. Os outros três elementos citados são distintos do sinal de Werkgaertner.

    Halo de tatuagem: é resultante da impregnação de grãos de pólvora incombustos que alcançam o corpo.
    Zona de esfumaçamento: a zona ou orla de esfumaçamento, ou zona de TISNADO é decorrente do depósito deixado pela fuligem que circunscreve a ferida de entrada, formado pelos resíduos finos e impalpáveis da pólvora combusta.
    Sinal de Benassi: nos tiros dados no crânio, costelas e escápulas, principalmente quando a arma está sobre a pele, pode-se encontrar um halo fuliginoso (ou negro de fumo) na lâmina externa do osso referente ao orifício de entrada.

    IV. CERTO. Em geral, nos tiros encostados não há zona de tatuagem nem de esfumaçamento, pois todos os elementos da carga penetram pelo orifício da bala e, por isso, suas vertentes mostram-se enegrecidas e desgarradas, com aspecto de cratera de mina. 

    Gabarito do professor: Alternativa D (apenas as assertivas I e IV estão corretas).

  • o Item I está errado, pois Os orifícios de entrada nos tiros encostados têm forma irregular, denteada ou com entalhe apenas de forem disparados encostado sobre superfície ósseas, pois caso contrário, mesmo tratando-se de tiros encostados o orifício não apresentará forma irregular, denteada ou com entalhe.

  • IV- Isso, tendo em vista que os resíduos que estavam no cano da arma penetram junto com o PAF. Todo o material está dentro do corpo humano.

    ...

    O chamado cone de dispersão (zona de queimadura, zona de esfumaçamento/pólvora combusta e a zona de tatuagem/pólvora incombusta) encontrado nos tiros à curta distância/queima-roupa decorre da expansão do material proveniente do cano da arma e é encontrado na parte externa do corpo.

    Como no tiro encostado o material não possui espaço para se expandir, ele irá penetrar com o PAF, sendo possível observá-lo na parte interna do corpo (estará tudo impregnado de pólvora)

  • O item I não diz que se trata de tiro encostado com plano ósseo logo abaixo. Poderia, portanto, ser interpretada como incorreta a assertiva. Necessário responder por exclusão. Questão ruim!