SóProvas


ID
2384932
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Em relação a lesões produzidas por instrumento perfurocontundente, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Os orifícios de entrada nos tiros a curta distância têm forma arredondada ou ovalar.

II. Nos ferimentos de tiros a curta distância, não podem ser percebidos halo de enxugo e aréola equimótica.

III. O diâmetro dos orifícios de entrada nos tiros a curta distância é tipicamente menor que o do projétil.

IV. A zona de tatuagem é um sinal indiscutível de orifício de entrada em tiros a curta distância.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Não entendi porquê o item III está errado
  • O orifício de entrada é normalmente proporcional ao diâmetro do projétil, com exceção dos de ponta oca, principalmente os expansivos.

  • a III pra mim estaria correta devido à elasticidade da pele...

  • O erro do item III é que o diâmetro menor não é TIPICAMENTE identificado nos tiros à curta distância. Pode haver situações nas quais o ferimento de entrada seja maior do que o diâmetro do projétil, como por exemplo nos projéteis de alta energia.

    Se a questão estivesse falando dos tiros à distância, aí sim estaria correta a assertiva.

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em traumatologia médico-legal.

    Diz-se que um tiro é a curta distância quando, desferido contra um alvo, além da lesão de entrada produzida pelo impacto do projétil (efeito primário) são encontradas manifestações provocadas pela ação dos resíduos de combustão ou semi combustão da pólvora e das partículas sólidas do próprio projétil expelido pelo cano da arma (efeitos secundários).

    I. CERTO. A forma dos ferimentos de entrada em tiros a curta distância é geralmente arredondada ou elíptica, dependendo da incidência do projétil. Quanto maior a inclinação do tiro sobre o alvo, maior será o eixo longitudinal do ferimento (mais ovalada ela ficará). 

    II. ERRADO. Ambos elementos podem ser encontrados nos tiros a curta distância.
    O halo de enxugo ou orla de Chavigny é explicado pela passagem do projétil através dos tecidos, atritando e contundindo, limpando neles suas impurezas. 
    A aréola equimótica é representada por uma zona superficial e relativamente difusa, decorrente da sufusão hemorrágica oriunda da ruptura de pequenos vasos localizados nas vizinhanças do ferimento. Esta aréola é vista bem próximo à periferia do ferimento de entrada, de tonalidade violácea, podendo, todavia, estar encoberta por outros elementos. 

    III. ERRADO. O diâmetro do orifício não é tipicamente menor do que o projetil nos tiros a curta distância, uma vez que por atuar a violenta ação expansiva dos gases, este pode se apresentar maior do que o calibre do projetil. Além disso, quando o ferimento de entrada é produzido por projéteis de alta energia, é sempre maior que o diâmetro destes. 

    IV. CERTO. A tatuagem é um sinal indiscutível de orifício de entrada em tiros a curta distância porque nos tiros encostados essa pólvora ela vai entrar junto com o ferimento de entrada, e nos tiros à longa distância não vai ter energia suficiente para chegar ao corpo da pessoa.

    Gabarito do professor: Alternativa D (apenas as assertivas I e IV estão corretas).

  • orifício de entrada nos tiros a curta distância terá a forma arredondada ou ovalar, com bordas invertidas (voltadas para dentro), orla de contusão e enxugo, auréola equimótica e as zonas de queimadura e esfumaçamento, podendo também apresentar a zona de tatuagem. O formato será ovalar nos tiros inclinados (oblíquos). O diâmetro do orifício de entrada corresponde aproximadamente, ao diâmetro externo do projétil."*

  • Discordo do gabarito e explico o motivo: IV - Não é indiscutível, pois anteparos podem evitar algumas características.
  • A palavra "Indiscutível" em Medicina Legal...... Errei por pensar assim

  • Não é indiscutível, pois segundo Genival V. França, poderá haver a falsa tatuagem, que seria quando o sujeito disparasse atrás de vidros e assim estilhaços de vidros penetrasse na pena, ocasionando uma falsa tatuagem.

  • Gab. D

    I. Os orifícios de entrada nos tiros a curta distância têm forma arredondada ou ovalar.

    --> Correto! É comum também encontrar nos livros de Medicina Legal o sinônimo de ovalar = ELÍPTICA.

    .

    II. Nos ferimentos de tiros a curta distância, não podem ser percebidos halo de enxugo e aréola equimótica.

    --> Incorreto! Nos ferimentos de tiros a curta distância podemos perceber:

    • Orla de escoriação
    • Halo de enxurgo
    • Zona de tatuagem
    • Zona de esfumaçamento
    • Zona de chamuscamento
    • Aréola equimótica
    • Zona de compressão de gases

    .

    III. O diâmetro dos orifícios de entrada nos tiros a curta distância é tipicamente menor que o do projétil.

    --> Incorreto. TIPICAMENTE, COMUMENTE o diâmetro dos orifícios de entrada nos TIROS À DISTÂNCIA é menor que o do projétil.

    .

    IV. A zona de tatuagem é um sinal indiscutível de orifício de entrada em tiros a curta distância.

    --> Correto! A zona de tatuagem é formada pelos efeitos secundários dos tiros de arma de fogo; é a ação da pólvora incombusta na pele.