-
''Características das lesões corto-contusas
Os ferimentos podem apresentar bordas nítidas e regulares, se o instrumento tiver gume afiado, ou irregulares com equimoses nas adjacências e muitas nos planos mais profundos, se o seu corte não for afiado, predominando, neste caso, o peso do instrumento e a força que foi aplicada.
Um dos tipos mais interessantes desses ferimentos é o provocado pela dentada feita pelo homem ou animal. Quando a dentada é leve, ficam apenas as marcas dos dentes alinhados na pele, mas as mordidas de animais geralmente provocam lesões mais graves e profundas acompanhadas de arrancamento de tecidos como nas orelhas, dedos, mãos etc.''
-
A questão avalia os conhecimentos do candidato em traumatologia médico-legal.
Esses ferimentos (corto contusos) são produzidos por instrumentos que, mesmo sendo portadores de gume, são influenciados pela ação contundente, quer pelo seu próprio peso, quer pela força ativa de quem os maneja.
I. CERTO. Um exemplo bem peculiar dessas lesões corto contundentes, que se apresentam com características próprias, é a mordedura ou dentada, produzida pelo homem ou por animais, que são sempre pesquisadas na pele humana, em alimentos e em objetos. Tem por ação uma forma de mecanismo que atua por pressão e secção, principalmente quando provocada pelos dentes incisivos.
II. CERTO. Essas lesões têm forma bem variável, dependendo da região atingida e da inclinação, do peso, do gume e da força viva que atua. Sendo o instrumento mais afiado, predominam as características dos ferimentos cortantes (bordas regulares, afastadas). Quando o fio de corte não for vivo, prevalecem os caracteres de contusão nos tecidos (então nós podemos observar escoriações nas bordas das lesões, por exemplo).
III. CERTO. São exemplos de instrumentos causadores de lesão corto contusas: a foice, o facão, o machado, a enxada, a guilhotina, a serra elétrica, as rodas de um trem, a tesoura, as unhas e os dentes.
IV. ERRADO. Tais ferimentos podem apresentar bordos regulares quando o instrumento tem o gume mais afiado, no entanto, não apresentam cauda de escoriação nem pontes de tecidos íntegros entre as vertentes da ferida, o que os diferencia das feridas cortantes e das contusas, respectivamente.
Gabarito do professor: Alternativa A (apenas as assertivas I, II e III estão corretas).
-
GAB: LETRA A
O único item incorreto é o IV.
A cauda de escoriação é característica das feridas incisas e NÃO das lesões cortocontusas.
Características das feridas incisas: Predominância do cumprimento sobre a profundidade; nitidez na lisura das bordas, sem irregularidades nem sinais de contusão; afastamento das bordas devido à elasticidade e tonicidade dos tecidos, neste caso, há a coaptação perfeita, ou seja, quando aproximamos as bordas elas se fecham perfeitamente; presença de “cauda” (de escoriação, fim do corte, é a parte menos profunda), o instrumento cortante não penetra por igual em toda a extensão da ferida, nas extremidades esta é menos profunda que no centro, tanto menos profunda quanto mais próxima de seu início ou término.
-
Gab. A
I. A dentada é um tipo de lesão cortocontusa.
CORRETO! A dentada é uma lesão classificada como corto-contusa em decorrência do instrumento corto-contundente.
II. Quando o fio de corte não for afiado, prevalecem os caracteres de contusão dos tecidos.
CORRETO! Imagine um desferimento de faca onde sua lámina não está afiada, o agente terá que aplicar maior força para que adentre os técidos, ocorrendo assim, mais contusão na região.
III. A ação de um machado tipicamente causa uma lesão cortocontusa.
CORRETO! Os machados agem por DESLIZAMENTO, PERCUSSÃO E PRINCIPALMENTE PRESSÃO, ações típicas de lesões do tipo conto-contusas.
IV. As lesões cortocontusas apresentam tipicamente bordos regulares e cauda.
INCORRETO! Não apresentam cauda de escoriação nem pontes de tecidos íntegros entre as vertentes da ferida, o que as DIFERENCIA DAS FERIDAS CORTANTES E CONTUSAS.